T-72B1 da Nicarágua - 4
T-72B1 da Nicarágua

A Nicarágua começou a receber os tanques de batalha principais (MBT) russos T-72B1 em junho de 2016.

Cerca de 20 MBT-T-72B1 foram entregues no primeiro lote e os restantes foram fornecidos até o fim daquele ano. O país latino-americano encomendou um total de 50 tanques T-72B1.

Os T-72B1 foram alocados na brigada de infantaria mecanizada General Augusto Sandino, unidade que está estacionada perto da capital do país, Manágua.

O carro de combate T-72B1 (não oficialmente apelidado de “Águia Branca”) recebeu o visor de artilheiro PN-72U Sosna-U diurno/noturno e o assento do comandante está equipado com um visor panorâmico PKP-72 Sokolinyi Glaz (Olho de Falcão) integrado com um imageador térmico de terceira geração.

O T-72B1 possui um dispositivo de rastreamento de alvos automático, um sistema de gerenciamento de informações de chassi, uma estação antiaérea controlada remotamente com uma metralhadora pesada de 12,7 mm NSVT Utes, uma unidade auxiliar de energia (APU) e um sistema de navegação GPS/GLONASS.

O canhão de 125mm 2A46M do carro está equipado com um estabilizador. O T-72B1 recebeu uma blindagem reativa explosiva Kontakt-1 (ERA) desenvolvida em meados da década de 1980.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

60 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
7 anos atrás

Um bonito MBT.Eu mesmo tenho em estoque um T-72M1, com outro em ordem. Também possuo um T-90. Todos de controle remoto…rsrs

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
7 anos atrás

Imaginem a diferença que 300 desses animais fariam no Brasil… Só se fossemos serios com a defesa, claro.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
7 anos atrás

Fariam diferença no Brasil… ?

Fábio CDC
Fábio CDC
7 anos atrás

Entendo, mas contra quem os usaríamos?

– Poderia ser contra o Uruguay? O que eles tem que nos ameaçam tanto?
– Poderia ser contra o Paraguay, que opera blindados do tempo da 1º GM e alguns Cascavéis desatualizados?
– Poderia ser contra a Bolívia? O que eles tem além de uns poucos blindados médios?
– Ah, contra os argentinos… Mas creio que as FA´s deles estão mais preocupadas em não morrerem de inanição no momento, já que se encontram em lento, porém contínuo processo de desintegração.

300 unidades é muita coisa, e acredito que os Leopard que temos, devidamente atualizados, já são muitíssimo suficientes para provocar diarréia nos vizinhos cujos territórios permitem o emprego de blindados dessa natureza em combate. Sem mencionar a superioridade aérea proporcionada pelos ST , A-1, e Grp-NG, além dos Sabre, constantemente atacando-os pelo ar.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

O mais valioso é o que já está amarrado em termos de manutenção,munição,treinamento da tripulação, e peças de reposição. Os Leopard quê temos são parte importantes, no nosso sistema de dissuasão no nosso T.O

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Poderia ser contra a China ou contra Cuba, já que elas vivem jogando seus tentáculos por aqui sem qualquer reação por parte de quem deveria nos defender.

Ou poderia ser contra Uruguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, etc tudo junto e misturado (UNASUL) numa intervenção bolivariana conjunta contra nós capitaneada por Cuba.

Ou até poderia ser contra “rebeldes brasileiros” (mortadelas) em guerra por procuração a soldo do fundo arrecadado pela roubalheira comunista ou até pelos próprios comunistas (China).

Não falta gente querendo meter a mão nas abundâncias do Brasil.

De repente, dá até para usar alguns contra os narco-terroristas e narco-guerrilheiros do PCC, o CV, o ADA, o FDN, etc, mais conhecidos como “facções criminosas” (para não ter que decretar Estado de Defesa).

Até a Suíça, país neutro, tem armamento abundante para poder preservar sua neutralidade. E nós ficamos pensando que nunca mais teremos guerra depois da Guerra do Paraguai…

Fila
Fila
7 anos atrás

M Silva,
Os argentinos recebem ordens de Havana?

Adler Medrado
7 anos atrás

M.Silva falou bonito.
O erro e pensarmos que nossas ameaças serão apenas com esses paisecos que nos avizinham.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
7 anos atrás

É só estar mal, q a ameaça aparece rapidinho.
Estamos muito bem com o q temos e com as melhoras q buscamos.
Minha preocupação é MB e FAB, pq é mais difícil “correr atrás do prejuízo”, se não melhorarmos mais.
Sds

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
7 anos atrás

Tem pessoas que ainda vivem no tempo da guerra fria. Então quer dizer que o Brasil está em luta contra o comunismo e que a qualquer momento podemos ser invadidos pela China, por Cuba ou pela União Soviética???!!! Pelo amor de Deus….
Nós seremos dominados pela China, mas não será militarmente, e sim pela agressiva economia deles, que é muito mais capitalista do que comunista.
E Cuba?! Foi sério isso? Estamos sob ameaça de uma invasão cubana???
No mais, dizer que o governo do PT foi comunista é outra besteira sem tamanho. Um governo que se aliou com o pior do empresariado nacional, favorecendo de toda a maneira o acúmulo de capital por grandes empresas e bancos…

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
7 anos atrás

Aliás, se estamos em guerra contra o comunismo, então por que comprar tanques da Rússia?? Esse país tem um certo histórico de relação com o comunismo…

Walfrido Strobel
7 anos atrás

Estamos em guerra contra o comunismo, então vamos proibir a entrada de qualquer produto fabricado na China…
Epa, do ferro de passar roupa ao meu computador, tudo é chines na minha casa, e agora???
Até as bandeiras do Brasil vendidas na Copa eram chinesas.

Johan
Johan
7 anos atrás

Daniel, não é guerra fria, mas o governo da anta enigmática passava informações para esses países e com um louco feito o Maduro uma hora ele pode criar um conflito com um vizinho querendo por a culpa o estado de calamidade que o país se encontra. Nós sabemos que a guerra fria acabou, mas para esse pessoal que ainda está no poder pela AL ainda estar longe de acabar.

EParro
EParro
7 anos atrás

Eu ainda prefiro os Leopard 1A5.
A meu ver são mais elegantes, mais adequados aos nossos hábitos e costumes. Já temos aqui conhecimento e capacidade de manutenção para eles. Existe certa comunalidade com os Gepard. Além do que, pode ser um caminho para a aquisição dos Leopard 2A, sem grandes transtornos e quando possível.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
7 anos atrás

“Daniel Ferreira 17 de dezembro de 2017 at 13:51
Aliás, se estamos em guerra contra o comunismo, então por que comprar tanques da Rússia??”
.
kkkkkk
Com esse tipo de lógica os “ispecialistas” babaram do tanto que ficaram sem reação… rs

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Fila, hoje os argentinos não recebem ordens de Cuba. Mas já receberam!

Se receberem ordens de Cuba daqui a uns 5 anos, estaremos prontos para nos defender deles com o resto dos “bolivarianos” (Bolívia, Paraguai, Cuba, Venezuela, Uruguai, etc)?

Pode contar com o apoio da Rússia e da China quanto a armamentos e munição – tudo será pago pelo perdedor, é um investimento para escravizar uma nação.

O UNASUL não teria, em tese, legitimidade para intervir e invadir um país que tentasse reprimir os comunistas com uma intervenção militar (golpe militar) para “restaurar a ordem democrática”?

E você esperaria uma invasão ou um bombardeio estratégico para fazer um edital de licitação e todo esse processo para adquirir armamento, treinar o pessoal, etc? Estaríamos rendidos antes da publicação desse edital…

Cuba já interveio na África nos anos 1970 e 1980 e ajudou a fazer muita podridão que vige até hoje por lá. Um paizinho daqueles, com 11 milhões de pessoas, junta e arma facilmente 1 milhão de combatentes e manda tudo para cá, como força regular ou irregular de guerrilha e terrorismo, e serão alimentados por nós roubando nossos estoques de alimentos (o serviço de espionagem e reconhecimento já deve ter sido feito durante o “mais médicos” com pessoal cubano).

Imagina quem corre o risco de ficar de joelhos…eles ou um país de arruaceiros que é incapaz sequer de produzir seus próprios fuzis e adquirir munição a preço razoável?

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Ilusões até agora detectadas nos comentários:

o PT não é comunista;
só seriamos ameaçados por vizinhos mal-equipados;
a China garante que só nos destruirá economicamente, nunca militarmente, nem se for preciso garantir nossa escravidão com uma invasão e ocupação;
Cuba nunca foi uma ameaça à paz mundial e nem à ordem pública e social brasileira ou latino-americana – e nem é um país que sustentaria terrorismo ou guerrilhas por aqui.

Golaços até agora:
só estar mal que a ameaça aparece;
nossas ameaças não se limitam aos paisecos vizinhos.

Então é jogar sério com a defesa!

Gabriel
Gabriel
7 anos atrás

Agora já tem a força blindada mais poderosa da América Central e se depender da Frente Sandinista mais aquisições virão…sabe como é…gato escaldado tem medo de água fria!
Obs: Acho que os sandinistas não vão deixar o poder tão cedo.

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
7 anos atrás

esse negocio de comunismo,cuba invandir o Brasil tudo inverdades,mas china comprar o Brasil isto e mais provável,pois já estão comprando parte da africa.Lembre-se senhores tem um milhão e trezentos milhões de indivíduos para alimentar.Uma invasão territorial e pouco provável, é claro se estourar uma guerra atômica vai ser o EUA e sobreviventes da Europa principalmente na amazonas,que segundo um cel do antigo sni que o Brasil e africa são zonas de fugas de guerras nucleares.Se isto acontecer nossas forças armadas nada ou pouco podem fazer para impedir a invasão.Quanto as aquisição da nicaragua são poucos blindados,para segurar uma invasão americana por exemplo mas estão bem armados para a área américa central.

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Claro, comunismo e possibilidades de Cuba invadir Brasil são inverdades…já invadiram até Angola para garantir o comunismo de lá, do outro lado do oceano, o que nos garantiria que gostariam de perder a fonte de mesadas (BNDES e roubalheira petista em parte desviada para lá) com tanta boa vontade neste lado do mundo?

A China está até bancando certo pré-candidato à presidência do Brasil e que estudou em Harvard, mas é tudo teoria da conspiração, pode voltar a assistir os desenhos animados do Unicórnio tranquilo…não somos da China…sei…

Mas a primeira coisa que comunista faz é inchar as forças armadas para se garantirem e poderem lutar pela “causa” em outros países. A Nicarágua já virou uma Cuba, ai dos vizinhos! A praga sandinista e comunista não sai mais de lá.

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

50 tanques novos num paiseco daqueles!

Silva
Silva
7 anos atrás

Ué, como assim? Podemos utilizar como desculpa, para comprarmos um MBT moderno, a necessidade de uma frente para anexar de volta ao Brasil, a nossa eterna Província rebelde, o Uruguai, ou melhor, a nossa Cisplatina. kkk…

PauloR
PauloR
7 anos atrás

M.Silva 17 de dezembro de 2017 at 11:18

kkkkkk…. Quanta bobagem!!! Toma logo seu remédio antes que o estado de saúde piore.

PauloR
PauloR
7 anos atrás

Cada comentário é uma piada. Parece uma convenção de gente louca, tipo aqueles que saem as ruas pedindo intervenção militar. kkkk
Queria saber se vocês acreditam mesmo no que dizem aqui ou se são apenas trolls entendiados.
Vi um cidadão falando de Russia comunista como se estivesse falando da URSS, mal sabe ele que o Putin tem mais a ver com a direita brasileira do que com a esquerda. Enfim, só gente doida e perigosa por aqui.

CignusRJ
CignusRJ
7 anos atrás

Desculpem sair um pouco do escopo da matéria.
Infelizmente, apesar de desavisados ou dos desinformantes (mentira é conhecida pelo jargão “desinformação controlada”) o MSilva tem mais razão que os os incautos possam perceber.
Cuba já ofereceu tropas pra combater no Brasil nos anos 60, incluindo no Araguaia. A oferta foi recusada pq o PCdoB não tinha como abastecer estes cubanos aqui e as lideranças estavam mais preocupadas em fugir que lutar.
Na Venezuela existem mais de dez mil cubanos nas tropas paramilitares chavistas. Durante dois anos conversei com uma venezuelana que dizia que a situação tava cada vez mais difícil lá. A ponto de pessoas comuns serem alvejadas pelo simples fato de usarem celulares pra filmar qualquer manifestação contra o governo ou mesmo saques a supermercados. A última mensagem dela foi em abril de 2015.
O que impediria fazerem o mesmo no Brasil? Caso voltemos a ter no governo alguém que faça parte do Foro de São Paulo isso de fato aconteceria. Pra quem não sabe o Foro de SP foi criado em 1990 por Lula e Fidel, ideia inicial do frei beto, pra poderem “recuperar o terreno perdido com a queda do muro de Berlim” tendo Cuba como “capital” e os demais países, incluindo o Brasil como seus satélites. O resultado disso seria a criação da URSAL. União das Repúblicas Socialistas da América Latina, Unasul, Patriagrande, bolivarianos são apenas etapas.

CignusRJ
CignusRJ
7 anos atrás

Uma pergunta ao mais conhecedores sobre o assunto.
Com o desenvolvimento da tecnologia, novos satélites, helicópteros, mísseis, artilharia etc até que ponto os grandes blindados não estarão fadados à extinção?
Vide os RPG da vida, uma arma simples e barata pode derrubar um monstro destes de milhões de dólares. Até que ponto vale à pena tê-los?
abraços

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Angola que o diga, PauloR…

Ninguém pediu intervenção – se houver, para podar os comunistas, os socialistas estrangeiros deixariam barato? O Evo e o Maduro rosnaram para o Brasil na época do impeachment da BanDilma, e aí?

Defesa é pensar nas possibilidades, e ainda assim somos surpreendidos. Todo bom defensor é imaginativo e paranóico. Os EUA que o digam…

Putin quer reviver a URSS e você o acha de “direita”?

O Putin quer fomentar o patriotismo, já que povo sem patriotismo não serve como guerreiro para defender o próprio país.

Se a “direita” é patriota, é porque a esquerda é internacionalista e sem patriotismo (adere a “causas socialistas”, ainda que o próprio país se ferre e não liga se o mesmo servir a nações estrangeiras socialistas – só é anti-imperialista se o imperialismo for dos inimigos dos seus senhores).

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
7 anos atrás

Parece que entrei na máquina do tempo, e voltei pra 1980. Aqui a guerra fria nunca terminou…rsrsrs

Antônio
Antônio
7 anos atrás

Por que a Nicarágua está se entupindo de tanques se o comunismo acabou?
Enquanto os EUA dormem em berço esplêndido, o comunismo vai se alastrando.
Nicarágua, Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai.
Somente no peru e na Colômbia é que a população não se deixou enganar por esses mafiosos…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
7 anos atrás

Uma das coisas que aprendi no Forte é que faz bem para a saúde mental não discutir comunismo e monarquismo.

Roberto F Santos
Roberto F Santos
7 anos atrás

Não entendi pra q eles querem isso , outra coisa, eles trocaram o carro blindado por bananas ……..

Fábio Mayer
Fábio Mayer
7 anos atrás

Cuba é uma porcaria (para não dizer outra coisa feia) de país, que exporta mão-de-obra escrava e sua revolução mambembe, para políticos mambembes do resto da América Latina, entre eles, os do PT, PSOL, PC do B e PSTU no Brasil… mas e um lixo de país que não ameaça ninguém pelas armas e cujas FFAA estão abandonadas também, desde que parou de receber mesada da URSS.

E o ciclo bolivariano está acabando. Já perderam eleições no Peru, Colômbia, Argentina e ontem Chile, quase perderam no Equador (com denúncias de fraude) e só se mantém na Venezuela porque lá, a fraude eleitoral foi institucionalizada em favor do narcotráfico que governa Nicolas Maduro… mas também cairá por mal, cedo ou tarde, com o bigodudo pendurado pelo pescoço num poste de Caracas dia desses.

A Nicarágua é uma pequena Venezuela, se enterrando em uma proto-ditadura, e está praticando o que todo ditador faz: se arma ao máximo que pode, para ter segurança contra seu próprio povo… não contra inimigos externos.

Dodo
Dodo
7 anos atrás

Esse M.silva deve ser um tiozao de 50 anos que fica vendo globonews o dia todo ou lendo esses jornalecos sensacionalistas kkkk o cidadao acha que esta vivendo a 40 anos atras. Amigo vamos lá deixa eu te explicar uma parada,hoje em dia nao existe mais essa historia de comunismo vs capitalismo,o que existe é interesses economicos diversos entre as nacoes. Quere resumir tudo a uma visao dicotomica de “preto e branco,comunismo e capitalismo,bem e mau” etc… é ridicula e defesada,tipico de um periodo em que nao nao se havia internet,as pessoas ficavam limitadas a adiquirir informacao em uma imprensa politizada e manipulavel. Outra coisa, a china nao podereia estar mais longe do comunismo,os caras sao um exemplo de economia aberta,fomentadores de empresas,investimentos externos,sem falar que possuem a 2 maior bopsa de valores do mundo(a bolsa de shanghai). A Russia nao é comunista,eles se utilizam da visao da antiga urss como uma forma de guia de seu crescimento,mas sem a palhaçada ideologica do comunismo,o Putin esta LONGE de ser comunista,ele so quer garantir os interreses de seu pais e de seu povo,coisa que qualquer lider descente deveria fazer. Cidadaos como M.silva me impressionam porque mesmo vivendo no mundo conectado e globalizado em que vivemos,com todas as mudanças que ocorreram na sociedade,insistem em manter uma mentalidade totalmente ultrapassada de cisao politico-ideologica como forma de responder de forma simples questoes geopoliticas complexas… Enfim,reliquias da guerra fria,ainda bem que essa geracao deles esta cada vez mais velha o que abre espaço para geracoes mais jovens e mais informadas e preparadas para lidar com a geopolitica global assumir as redeas do sistema!

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Cignus, grato por alertar os desavisados.

A Venezuela virou província cubana, e a África está virando quintal chinês (logo ali – o RN está mais perto da costa africana do que do RS).

Quanto aos outros…lembrem-se de que vietcongs e afegães eram uns esfarrapados, mas surraram super-potências. Cuba atravessou o oceano e guerreou na África para garantir o socialismo em Angola. A China e a Rússia estão se tornando super-potências militares. A OTAN já viveu melhores dias…

A China e a Rússia ocupariam este país justamente para garantir o suprimento de matérias-primas e seu escoamento sem impedimentos ou bloqueios por adversários – teriam o controle total do país. E a estadia seria paga pelo otário do cidadão brasileiro – inclusive hospedando os militares deles (e, por que não, cubanos também, já que a comunicação fica mais fácil como em Angola?) nas próprias casas, como se fazia na França durante a Segunda Guerra Mundial (perguntem aos franceses idosos).

O sucateamento das nossas FFAA não ocorre por acaso. Onde está nosso tanque Osório? Está engavetado porque o dinheiro para defesa precisa ser investido em demagogia eleitoreira. Agora, precisamos de tanques de 2a mão…

Mas o brasileiro é assim mesmo: seu otimismo sempre o faz crer que desgraças só acontecem com os outros. Quando toma um susto, é daqueles que dizem “que absurdo, aonde vamos parar?”. Não se previne nem contra roubos na rua ou furtos na própria residência, imagine se terá capacidade de pensar na defesa do próprio país…

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Fábio, pesquise direito: a Rússia está investindo no reequipamento das FFAA cubanas até 2020:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/russia-e-cuba-assinam-acordo-de-cooperacao-em-defesa-ate-2020.ghtml

“Juram” que não venderão armas aos cubanos. Você acredita? Será que Cuba é tão inofensiva assim?

donitz123
7 anos atrás

As Olavetes que tanto falam mal dos chineses tenho apenas uma recomendação:
.
Parem de financiá-la. Joguem suas quinquilharias eletrônicas na lata do lixo.
.
Vocês criticando os chineses e enchendo o bolso deles comprando seus produtos é algo tão ridículo quanto os esquerdistas que postam no Facebo0k coisas do tipo “Abaixo ao capitalismo – (Enviado por iPhone).”

CignusRJ
CignusRJ
7 anos atrás

Colombelli, obrigado pela resposta.
Então não haverá, pelo menos não se vislumbra, uma extinção dos MBT.
Mas o que vc disse sobre a eficácia das contramedidas até que ponto elas seriam assim tão eficazes caso fosse uma guerra urbana? de qualquer ponto pode aparecer um ou vários soldados com seus mísseis e foguetes antitanques.

Sobre a compra dos tanques, o desarmamento de nossas FFAA e sobre inimigos claros ou ocultos a resposta é sempre a mesma.
SE VIS PACEM PARA BELLUM

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
7 anos atrás

CignusRJ
Os Carros de combate atiram a 4 Km, além disso, artilharia caindo nas posições inimigas, tanto para destruí-los, quanto para mantê-los abrigados e podermos manobrar sobre ele, e para cega-los.
Assim, quando o CC chega no alcance dos mísseis, Inf Bld chega junto protegendo o CC.
Assim, o armamento AC é de uso emergencial, contra carros, geralmente menos protegidos em situações muito esporádicas, q teria q ficar divagando um pouco, tornando sacal.
Ou seja, via de regra, o armamento AC é emergencial, quando seu CC não foi suficiente para parar o CC imimigo. Isso tudo com apoio de Inf, Art e Eng.
Sds

Dodo
Dodo
7 anos atrás

As pessoas falam de “desarmamento das forcas armadas”,ate parecem que nao leem ou acompnaham o blog. Ate hoje eu so vi noticias de compras de equipamentos novos,ou desenvolvimento de sistemas avancados no Brasil(15 potencia militar no ranking global de 210 paises). Onde exatamente vcs veem “desarmamento” das forcas armadas??

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
7 anos atrás

É evidente que todo país necessita de forças armadas bem equipadas e adestradas para defender seus interesses e sua independência. E isso é necessário mesmo quando não se tem um inimigo definido.
O que é completamente desnecessário é querer justificar a importância do bom aparelhamento por meio de teorias lunáticas do tipo: “Cuba pode nos invadir”.
O comunismo acabou!!! Já foi derrotado!!! Não há mais ditadura verdadeiramente comunista no mundo. Talvez o que chegue mais perto seja a Coréia do Norte.
A Venezuela não está estabelecendo o sistema de produção totalmente estatizado como previsto no comunismo. A China está cada vez mais capitalista.
Os inimigos hoje são outros. Terrorismo, economia predatória da China… talvez no futuro questões relacionadas com escassez de água e/ou de combustíveis fósseis.
Falar que Cuba vai nos invadir para implantar o comunismo no Brasil, desculpe, é ridículo. Cuba está muito mais preocupada em restabelecer os laços com os EUA, o que estava acontecendo durante o governo Obama e agora esfriou com o Trump.
Mais uma vez: o Brasil deve ter um nível adequado de preparação, condizente com seu porte e sua realidade econômica, porque se um dia surgir necessidade as suas forças armadas estarão prontas para resposta. Não precisa inventar um inimigo imaginário para isso. Muito menos Cuba.
Cuba… que doideira.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
7 anos atrás

“colombelli 18 de dezembro de 2017 at 17:26”
.
É meu amigo… não me entenda errado… já que meu objetivo não é defender chinês… longe disso !!
Mas vc terá que tirar esse ponto da sua lista de motivos para não gostar da China, e/ou o que vem de lá…

https://oglobo.globo.com/economia/salario-medio-de-setor-industrial-na-china-ja-supera-do-brasil-20986009

Otto Lima
7 anos atrás

Adoro os artigos das Revistas Forças de Defesa, mas os comentários da criançada aqui no site são de doer.

M. Silva
M. Silva
7 anos atrás

Dou preferência para produtos nacionais se houver tal opção.

Tanto é que adoraria ver nossos lançadores de mísseis, CCs, MBTs e APCs projetados e produzidos aqui mesmo. Nossos políticos traidores da pátria não o tem permitido.

Notícia nova! A URuSSia está recebendo a dívida da Venefavela em gás e petróleo e voltando a dar mesadas de combustível para Cuba: http://www.defesanet.com.br/ven/noticia/28000/Venezuela-concede-campos-de-gas-para-russa-Rosneft/

E aí, depois dessa e dos atritos entre EUA e Coreia da Morte, a guerra fria voltou ou não voltou?

Daniel Ferreira, “os inimigos são outros”, como você escreveu, só que a guerra como meio de garantir a política e a diplomacia continua a mesma coisa. E o pior é que os inimigos são outros e muito mais perigosos do que a Argentina, o Paraguai, o Reino Unido, a Holanda ou os EUA – é China, Rússia e seus procuradores (Cuba e nossos inimigos internos).

M.Silva
M.Silva
7 anos atrás

Dodo, o fato de eu não ser um analfabeto funcional e não achar que o comunismo acabou (apesar de quase vivermos nele no Brasil burocrático e socialista pós-Constituição de 1988) já garante que eu não seja da geração doutrinada pela “pátria educadora” ou pelo “País de Tolos”, mas chutar que eu seja um “tiozão” que assiste fake news o dia inteiro na imprensa oficial globalista em português já mandou a bola para além da arquibancada…tiro de meta!

15a potência militar, sei…Eles não avaliam a qualidade e o estado de prontidão dos armamentos, e acham que gastos (com pessoal, inclusive) sejam investimentos em defesa. Não caia nessa.

O Brasil fabricava e exportava vários dos seus blindados (nosso MBT Osório foi considerado um dos melhores do mundo em testes na Arábia Saudita) e até seus FALs e, hoje, isso parece edição para colecionador (tudo em quantidades mínimas ou recauchutadas). Os recrutas não eram enviados para casa na hora do almoço, como se faz na atualidade. O equipamento da Marinha era bem menos idoso. Isso não é desmonte?

Viraram o assento do trem para trás, o trem está andando de marcha a ré e parece que o país está indo para frente? Ou a perspectiva das coisas não estaria sendo realista?

Talvez o fato de você não ter vivido muito (com esse palavreado – “tiozão” deve ser qualquer um acima dos 30-35 anos – e essa “visão” das coisas) faça com que você não perceba a reedição de coisas antigas (mas nem tão antigas assim) e nem um Brasil melhor que não viu e no qual nem viveu.

Mas isso não me dá o direito de desqualificá-lo, certo? Não tente desqualificar as pessoas; use argumentos melhores para parecer um pouco mais inteligente e menos deselegante, ainda que não os seja.

Dodo
Dodo
7 anos atrás

M.silva,sim nao vivi a 30 anos e nem quero ter vivido,sem internet,celulares,facebook….ta doido,o brasil naquela epoca parecia uma africa,meu pai mesmo fala isso quase todas as estradas eram de barro,garotos de 15 anos(meu pai) pegavam um chevete e saiam dirigindo no meio da cidade com vendedores de peixe caminhando puxando um burrinho carregado de produtos. Nao existia cinemas,shoppins centeres(meu pai falou que no brasil so se encontrava restaurante italiano,que nao edixtia variacoes tipo japones ,indiano,fast foods tops tipo madeiro) etc… alias o brasil so começou a entrar na era moderna na decada de 90 com FHC. E sim somos a 15 maior potencia militar do mundo,sim vendemos nossos produtos para centenas de paises do mundo(embraer e avibras e imbel estao ai pra provar isso). Portanto tiozão,peço que repensse sua visao sobre o pais hoje,ele ja foi MUITO pior(nao acredita em mim ? Da uma olhada nas novelas daquela epoca tipo tieta, é de chorar de tanto atrasso), alias a cidade atrazada de tieata hoje é um polo turistico com mais de 7 hoteis resorts, e tem gente que acha que os anos 70 e 80 foram bons…. nao seria chamado de decada perdida se fosse bom

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
7 anos atrás

O país não está indo para trás. Na maioria das coisas ele vai seguindo (lentamente) para a frente.
É bem verdade que em alguns aspectos há retrocesso. Segurança pública é um deles, por exemplo. É uma das (poucas) coisas em que concordo que nas décadas de 70 ou 80 era melhor. Mas no geral há (lenta) evolução.
Veja: hoje o Maluf foi preso. Gente como Eduardo Cunha, Gedel, Odebrecht estão ou passaram pela cadeia. Isso era inimaginável 15 anos atrás. Há ou não há um avanço das instituições (apesar do Gilmar Mendes)?
Os serviços de telecomunicações são melhores agora ou 20 anos atrás?
Rodovias, estradas, embora ainda ruins, são melhores hoje ou na década de 80?
“Ah, mas o Brasil era exportador de blindados nos anos 80 e agora não é mais”. Paciência. Certamente hoje o Brasil exporta alguma coisa que não exportava na década de 80.

Acho que o Brasil tem muita coisa para corrigir e acredito que não viverei para ver. Mas também acho bobagem ficar olhando para trás e pensando que era melhor antes. Engano. O Brasil nunca foi um país desenvolvido. Sempre foi um país atrasado, dependente e corrupto. Não dá para dizer que nenhum governo, seja de tendência de direita ou de esquerda, tenha sido bom o esperado. Em cada governo (FHC, Lula etc.) você consegue pinçar um ou outro acerto, mas percebe que no geral não houve realizações suficientes para reverter nossa condição. É o que eu disse no começo: vamos seguindo em frente, mas bem devagarzinho.

Atualmente a gente vive um momento de polarização extrema, com muito ódio incutido, e isso desvia a atenção de diversos aspectos que deveriam ser melhor analisados. Me refiro ao embate esquerda x direita, que vai se transformando em algo irracional.
Aqui no Brasil, direita e esquerda se misturam, até mesmo pelas características do nosso sistema político de coalizão. Preparem-se para ver as coligações eleitorais ano que vem, que terão uma boa medida disso.
A pregação de “temos que eliminar a esquerda petralha” ou “temos que eliminar a direita retrógrada”, feita por cada lado, só atrapalha a identificação e correção dos verdadeiros problemas do país. O problema não é a esquerda nem é a direita. Em qualquer lugar razoavelmente evoluído do mundo existem e coexistem essas duas tendências, e é saudável que assim seja. O problema aqui é o sistema político como um todo, no qual PT, PSDB, PMDB, DEM, PC do B, PP, PR e outros “Ps” utilizam os mesmos esquemas de troca de favores, cargos, medidas provisórias etc., contra os interesses nacionais, em busca de apoio no Congresso e propina de setores empresariais.
Os esquemas vem se mostrando bem claros: para conseguir dinheiro ilícito para financiar campanhas eleitorais e luxos particulares, o grupo de partidos que está no poder beneficia determinadas empresas (empreiteiras, frigoríficos) por meio de licitações fraudulentas e leis e medidas provisórias que trazem benefícios para esses setores, ainda que nocivas para a sociedade como um todo. E quem faz isso são partidos ditos de esquerda, de centro e de direita. Nenhum, com raras exceções, escapa.
Esse é o grande flagelo do país.

E antes que comece o apedrejamento:
Ninguém é obrigado a concordar com ideologias de esquerda ou de direita. O que estou dizendo é que atenção em excesso vem sendo dada para esse pseudo embate, deixando fora da discussão coisas que, pelo menos a meu ver, seriam mais importantes, como uma verdadeira reforma política. Pouco adiantaria eliminar pura e simplesmente o PT ou o PSOL, se o PSDB ou o PMDB continuariam a malversar os recursos públicos e a manter esquemas de corrupção. E vice-versa.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
7 anos atrás

O Dodo, apesar de alguns erros, conseguiu apontar um fenômeno atual: o tiozão que por absoluta ignorância, compartilha qualquer montagem tosca e falsa que critica a esquerda, o Lula, a Maria do Rosário, a reforma da previdência, os políticos em geral e etc. Essas pessoas tem trocentos defeitos, mas a direita não resiste e cria outros, piores, para delírio dos tiozões. E claro que tem tiozões de todas as idades e mulheres. Geralmente são pessoas trabalhadoras, mas não necessariamente honestas. E é o típico que cai na conversinha mole do Bolsonaro.
.
Do outro lado, existe o esquerdista descolado e progressista. Diz estar preocupado com todas as minorias e sofrer todas as dores do mundo, mas não pensa em ajudar ninguém com o próprio dinheiro, que prefere gastar num Iphone. Também tem de todas as idades. Compartilha qualquer bobagem contra o PSDB, a reforma da previdência, o Moro e o Temer . Como se o PSDB e o Temer também não tivessem, incontroversamente, centenas de defeitos para serem apontados. Típico eleitor do Lula.
.
Ambos os exemplos acima odeiam a Globo e a Folha, por elas estarem a serviço do globalismo ou das elites, conforme a opção ideológica de cada um. Preferem acreditar em blogs repletos de fakenews.
.
E no meio disso ficam pessoas mais inteligentes e com mais conhecimento que não se “apaixonam ” por nenhum político ou partido. Alguns mais à Direita, outros mais à Esquerda. O Daniel Ferreira e outros comentaristas aqui do blog se encaixam nesse grupo.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
7 anos atrás

Colombelli, obrigado pelas palavras. E você, seguramente, não é um “tiozão”.
.
Lula é bandido e o político mais nocivo da história do país. Mas não precisa ficar inventando que “ele tem US$ 2 bilhões segundo a revista Forbes”, ou aquelas montagens de protestos contra ele nos estados (feitas grosseiramente com photoshop). Maria do Rosário e Jean Willys são tão caricatos e defendem opiniões tão toscas que não precisam criar tuítes falsos sobre eles falando sobre o indulto de Natal. Aliás, boa parte dessas notícias são feitas por um humorista, Joselito Muller, mas os tiozões espalham como se fosse verdade. A Maria do Rosário já o processou e perdeu. Logo, tenho em alto conceito o humorista – mas ele é apenas isso e se o que ele escrevesse fosse verdade, não seria humorista, mas mero jornalista.
E, de fato, esse tipo de político está espalhado por todo o Brasil. O “alto comando” do PT era praticamente todo de SP (ao menos fizeram carreira aqui, caso do futuro encarcerado). Isso para não falar no Tiririca. Não conhecia esse deputado Marcon e preferia não ter conhecido o “sem terra” que deve ter muito mais dinheiro do que a gente.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

Também saindo do tópico;
Uma postagem sobre um MBT que virou debate sobre ser ou não “Tiozão”,esquerdista ,extrema direita,política ,opiniões pessoais sobre pessoas públicas(a maioria podre é verdade) e qualificação(positiva ou negativa) de pessoas mediante suas opções e ou visão de mundo.
Todos temos opiniões distintas uns dos outros sobre algo, não coincidiremos sempre em tudo mas devemos nos respeitar mutuamente como indivíduos, Deus fez cada um diferente do outro não foi à toa, e buscar aprender um com o outro,o que não nos agrada apenas excluímos. Ninguém é dono da verdade absoluta e está sempre certo além de Deus que vê tudo por todos os ângulos e que por sondar o coração do homem sabe até mesmo se uma ação honrosa e piedosa tem na verdade um interesse maligno e cruel por trás .
Mas ,contudo há muitas informações relevantes e interessantes nos comentários.

Sds.

Carvalho
Carvalho
7 anos atrás

Rafael, não conhece o Dep. Marcon?
Ele é conhecido aqui como “Picolé” por ter roubado picolés durante o saque às instalações da distribuidora de alimentos Standard Logística feito pela Via Campesina durante depredação das dependências da empresa para reclamar do preço do leite pago aos produtores