Rússia quer que búlgaros parem de pintar monumentos soviéticos como super-heróis americanos
De acordo com um jornal do Moscow Times, os brincalhões na Bulgária estão repintando os monumentos da era soviética para que os heróis militares soviéticos se pareçam com super-heróis americanos. Não é preciso dizer que os russos não estão muito felizes com isso.
A Rússia está exigindo que a Bulgária se esforce mais para evitar o vandalismo dos monumentos soviéticos, depois que outro monumento às tropas soviéticas em Sofia ter sido pintado com spray, informou a ITAR-Tass.
A Embaixada da Rússia na Bulgária emitiu uma nota exigindo que seu ex-aliado da era soviética limpe o monumento no distrito de Lozenets de Sofia, identifique e puna os responsáveis e tome “medidas exaustivas” para evitar ataques semelhantes no futuro, informou a agência de notícias.
O monumento foi pulverizado com tinta vermelha na véspera da festa do Partido Socialista búlgaro em seu 123º aniversário, informou a agência de notícias Novinite, com sede em Sófia.
O vandalismo foi o último de uma série de incidentes recentes similares na Bulgária — cada um suscitando críticas irritadas de Moscou.
FONTE: Earthly Mission
Ideais politicos aparti, é um absurdo essas coisas acontecerem, é importante respeita e valoriza os sacrificios historicos do passado e esses monumentos fazem exatamente isso, pixar, grafitar ou qualquer outra coisa em qualquer monumento do tipo em qualquer parte do mundo é um desrespeito com aqueles que lutaram e morreram e hoje fazem parte da historia.
Rolando de rir.
Plínio, vc fala isso porque não ficou sob o tacão soviético.
Se tivesse iria querer fazer a mesma coisa.
Nem aprovo ou desaprovo. Só riu.
Abraço.
Acho que eu perdi alguma parte importante da notícia, porque não faz o menor sentido.
Os soviéticos impuseram um regime comunista na Bulgária por décadas, após a WWII.
Durante esse tempo, os governantes búlgaros plantaram monumentos dedicados aos seus dominadores soviéticos (Síndrome de Estocolmo em grau terminal).
Agora, que a Bulgária está livre do totalitarismo soviético, os russos – que se crêem herdeiros do legado nefasto da URSS – querem impedir que os búlgaros ironizem quem lhes causou tanto sofrimento?
É isso mesmo?
Parabéns aos búlgaros.
Ficou até interessante(pra colocar num shopping)
Mas não fosse a urss seriam quem? os nazistas? Sangue búlgaro não foi derramado?
Pra mim é simples, ou destroem o movimento e o substituem por outro com os valores americanos (super heróis infantis e marcas de lanchonete), ou respeitam o próprio passado.
Adoraria que algum “esquerdalha” fizesse arte em alguma homenagem a figuras históricas do nosso país….
-Só pra deixar claro, não importa se foi um regime terrível, em memória daqueles que sofreram deveria haver respeito.
Não querendo apoiar vandalismo à monumentos históricos, mas admito que esses aí ficaram bacanas com o banho de tinta…
Na boa, vandalismos, protestos e arte as vezes se aproximam muito a ponto de não se conseguir determiná-los ao certo. Disso tudo, o que se pode tirar de bom é que, a partir desses atos, muita gente pôde começar a pensar sobre o significado desses monumentos. O curioso é que monumentos são feitos justamente para serem vistos e fazer lembrar algo de valor e representativo do pensamento “coletivo” de um momento na história. Mas, são (ironicamente) ignorados pela maioria dos que passam por eles.
Porém, não dá para ignorar um bando de heróis coloridos no meio da rua. kkk
Att.
Não precisa disso, já derrubaram estátua de Costa e Silva no RS.
Nosso país não faz brincadeiras com figuras históricas do nosso passado, os destroem literalmente.
Enquanto isso em Maricá um hospital nomeado de Che Guevara.
Bela homenagem, não é?
carcara_br 20 de outubro de 2017 at 14:56
Se é em memória daqueles que sofreram, sequer deveria haver monumentos. Creio que a solução mais adequada seria a retirada desses monumentos e o seu embarque em trens com destino à Rússia.
Doug385,
Ia comentar o mesmo.
Despachar os monumentos para a Rússia seria uma solução simples. Mas resta saber se os russos aceitariam isso… Afinal de contas, é certo que os russos se consideram os libertadores dos húngaros ( assim como de todo o leste europeu na SGM ), e não duvido que poderiam se sentir tão ofendidos quanto com o vandalismo com a proposta, já que certamente consideram que sua história está ligada umbilicalmente a dos países leste europeu por conta do passado recente…
Ficou melhor que antes kkkkk
“heróis militares SOVIÉTICOS” homenageados na Bulgária, a questão é: pq essa joça ainda está de pé?
O pessoal aqui tem a menti muito fechada, aquele monumento não é em homenagem a URSS, e nem ao terror que eles colocaram em cima de muitos países, é uma homenagem ao homem comum que sangrou e morreu na linha de frente, o povo da bulgaria não morreu na guerra, seja civil ou militar? então os monumentos sao para valorizar eles, as pessoas comuns.
respeitar o passado coletivo da nação é importante mesmo que não gostemos ou concordemos com oque aconteceu, e por não respeitarem o passado que países como o Brasil estao como estao.
Não me admira brasileiros concordarem com o vandalismo de monumentos, um povo sem historia, que não conhece a verdade sobre o proprio passado nem os verdadeiro herois do Brasil, pode vim oque de um povo assim?!
Agora se o monumento não tem haver com o povo bulgaro e sim com o povo russo, que retirem e devolvam para a Russia, agora vandalizar ja é de mais, como disse um desrespeito com os que morrem no passado.
O coringa tá fantástico
Muita ignorância e falta de respeito.
O problema não é pixar os monumentos…
O problema está nos búlgaros que não removeram os monumentos do seu conquistador após a queda da URSS.
Se os russos estão sentidinhos, que vão lá e limpem os monumentos.
Seguindo a linha dos de “mente muito aberta”, a Polonia deveria homenagear os soldados alemães e a Coreia os japoneses da II Guerra.
E ainda quer dar liçao de civismo e bons modos.
Monumento é patrimônio, é lugar de memória, passado presentificado naquele objeto. Bem, se o povo búlgaro mudou tanto após o fim da URSS, e mudou a ponto de abominar o passado a que remete o monumento ( ou da forma que remete ao passado), acredito que, num processo democrático, a população deveria escolher o destino do monumento. Mantê-lo, devolvê-lo à Rússia, ou mesmo, destruí-lo… Que o povo decida. O povo muda sua identidade e rejeita essa memória, ok.
Mas façamos um exame reverso. Em SP, por exemplo, há quem queira que o monumento aos bandeirantes caia também. Aposto, que todos que estão adorando a pixação do monumento aos soviéticos, são os mesmos que jamais aceitariam pixação no monumento dos bancos. Fica a dica, que coerência é importante, e se a identidade nacional búlgara rejeita determinada memória excludente imposta, o mesmo pode acontecer em SP.
PS.: Não defendo a pixação do monumento paulista, mas só evidenciei que se vocês aceitam mudança de identidade no povo alheio, tem que admitir que a identidade nacional brasileira também pode mudar. Aliás, está mudando. E isso aterroriza muros de vocês. Fico feliz com a oportunidade de evidenciar essa contradição tão frequente nos conservadores. Pau que dá em Chico, dá em Francisco.
O brasileiro é muito estranho mesmo, não entende e se doi com a piadinha de um país escravo do outro em uma era nefasta e nada fala a respeito de uma mostra liderada por um banco que promove cães transando com idosos e crianças… E ainda houve escola pública levando os seus filhos lá e cobrando “trabalho escolar” como a fazer com que a criança PRESTASSEM A ATENÇÃO (já que seria cobrado) no que chamam de “arte”. É o brazil!
.
Quanto tempo para ufanistas-alienados aparecerem aqui e vir a dizer que somos “vira-latas”????
Bancos = bandeirantes , corretor doido
Off topic gold
Pesquisa no GloboPlay dá 81% de votos ao Bolsonaro.
https://www.criticanacional.com.br/2017/10/12/pesquisa-online-da-globo-bolsonaro-obtem-oitenta-por-cento-dos-votos/
Plinio Carvalho 20 de outubro de 2017 at 16:04
.
Perdão se minha mente não é aberta como a sua, mas o monumento me parece celebrar o Exército Vermelho, que enquanto ‘libertava’ a Europa do nazismo terminou de destruir, saquear e violentar o patrimônio e os cidadãos daquela região.
.
Me parece justo que ele seja alvo de bufonaria e ressentimento dos locais.
Desmonta, embrulha e devolve pro Putin(ho).
_RR_ 20 de outubro de 2017 at 16:00
Não sei de que eles se consideram libertadores, se foram eles mesmos que incentivaram e alimentaram o Terceiro Reich. São uns caras de pau. Hitler só avançou sobre a Polônia e o resto do Leste Europeu sob a benção e consentimento de Stalin, para que depois o mesmo se fizesse de “libertador” e pudesse marchar até Lisboa. Era seu plano para conquistar toda a Europa; só faltou combinar com americanos e britânicos.
Hiroshima e Nagasaki não foram um recado aos japoneses, mas sim aos soviéticos. Não fosse o terror atômico, certamente Stalin tentaria tomar o resto do continente.
Só sei que eles fizeram miséria no Leste Europeu e ninguém por aquelas bandas sente falta dos tempos de URSS.
Como diria um amigo meu: libertador de c&$# é rol$@!
Os bulgaros nao tem seus proprios herois, para colocarem por cima destes monumentos? Ou sao mais uma terra de midiotas?
No próximo mês o governo do Mato Grosso do Sul inaugurará uma estátua de Solano Lopezem Ponta Porã. Será um monumento em homenagem a todos os mortos na Guerra do Paraguai. De igual modo, os paraguaios inaugurarão uma estátua de Dom Pedro II em Assunção.
Torçamos para que não sejam vandalizadas.
Não concordo – Está faltando a linda Mulher Maravilha e lógico o Capitão Gay (personagem hilario interpretado pelo fantástico Jô Soares na década de 80/90) Assim ficaria legal o Putin ficaria ainda mais Putinho
Sr. Delfin Sobreira está certo. Devolvam os monumentos aos russos. Inaugurar hospital com nome de assassino pode(só será inaugurado em 2018 e a população sofrendo com o descaso da secretaria da Saúde Municipal); da mesma forma que empregar o filho de 17 anos que passou no vestibular como secretário do município(salário de 18 mil fora mordomias) também pode. Isto em Maricá -RJ , bastião do bolivarianismo petista e oligarquias decadentes. Dois pesos , duas medidas e assim caminha o Brasil dos hipócritas e politicamente corretos com bênçãos do servilismo do Judiciário, MP e demais instituições aparelhadas pela súcia gananciosa, corrupta e desonesta que assola a nação.
“A identidade nacional brasileira também pode mudar. Aliás, está mudando”. Não entendi. Mudando pra que, pra onde?
Chama o Dória Kkkk ……
______________________________
Rinaldo Nery 20 de outubro de 2017 at 21:52
“A identidade nacional brasileira também pode mudar. Aliás, está mudando”. Não entendi. Mudando pra que, pra onde?
GLBT 2º a RedeGoebbels. rsrs
______________________________
Concordo com o Plinio Carvalho, e caso não saibam, até Berlim manteve monumentos soviéticos, um deles homenageia os soldados que lutaram na batalha de Berlim e representa o sofrimento humano dos conquistadores. Não sou nem de longe de esquerda, só acho que se deve respeitar a História, pois ela ensina a evitar os erros do passado.
Rinaldo,
Me mostre um autor qualquer de sociologia ou história que afirme que identidades coletivas são imutáveis. Se você conseguir. Nunca mais comento aqui.
Serve qualquer um.
Essencialmente a notícia trata de patrimônio, memória e identidade.
Carlos,
Freud explica essa paranóia com gays.
Sr. Fred: “Monumento é patrimônio…” Concordo. Porém por que chamar as pessoas de conservadores por não concordar em parte com as ideias expostas pelo Sr.? O que é ser conservador e ser progressista? Na chamada esquerda, diga-se de passagem convivo com várias pessoas, há conservadores e na chamada direita, progressistas. Voltando ao foco. Pichar é terrível em qualquer patrimônio, seja destruindo a estátua de um general ou de um líder guerrilheiro. Grafitar é diferente. podemos encontrar verdadeiras obras de arte( e muitas delas são pichadas) Os búlgaros na minha opinião deveriam devolver os monumentos àqueles que estão reclamando(lembrando: Bulgária não é mais estado- satélite da antiga URSS e sim país soberano, tal qual a Rússia atual Não partilho totalmente de suas ideias mas nem por isto devo desrespeita-lo ou quem quer que seja neste site ou no cotidiano. No nosso país é costume não se respeitar valores e querer mudar abruptamente é o que está acontecendo. Sempre afirmo para mim: O Tempo é o melhor herói e vilão para todos. Procure conhecer um pouco mais sobre a Bulgária e dos horrores que o regime soviético causou aos povos do leste europeu. Regimes totalitários tendem a desaparecer. Se nossa Democracia para muitos é uma piada, culpa nossa, e não dos estadunidenses, russos, ingleses, alemães, chineses…Esta é a Democracia que temos. Só não aceito hipócritas e defensores de oportunistas que se locupletaram ao longo de mais de trinta anos. e um que era ministro e se tornou presidente e mudou as regras para se reeleger e seu partido perdeu para um que se tornou presidente e escolheu muito mal sua sucessora que por sua vez escolheu muito mal seu vice e que atualmente sofremos com tudo isto: inversão de valores, jovens achando que sabem tudo e nada conhecem, copiadores de palavras, ideias e pensamentos ultrapassados, iletrados, intelectuais inescrupulosos que se vendem por trinta moedas(sabem que o sujeito meteu a mão no mel e se lambuzou)e são hipócritas…e muitos outros casos. Pior disto tudo é ver jovens que nem estudam nem trabalham(enen) e querem ter direitos e deveres nenhum. Bem se trabalhar e estudar e muito é ser conservador, então que o seja. Para finalizar adoro comer mortadelas e coxinhas quando tenho oportunidade e não sigo mitos. Quando o comentarista está certo sempre concordo, porém não atrapalho nem desmereço comentário mesmo sendo contra minha maneira de ser. Grande abraço.
Errata: Desculpe as falhas quanto pontuação e utilização de maiúsculas e minúsculas. Abraços a todos.
Esse fato mostra uma certa ingratidão,pois a Rússia poderia ainda estar lá mas não está.A Cortina de Ferro ,o Pacto de Varsóvia já não existem mais. E por pura boa vontade o que era para ser quintal da Rússia,ela concedeu a liberdade a esses países com o colapso da URSS.Enquanto isso do lado dos EUA,ainda ocupam a Alemanha,Japão e até de um certo modo a Itália,e ainda a OTAN se chega para perto da fronteira da Rússia.Mas essas pinturas são coisa de rato de esgoto é só alguém gritar,oh! os russos tão voltando” e eles limpam os monumentos e ainda ficam de quatro esperando os russos.
Srs necrófilos do pseudo-jornalismo!
Para que discutir um troço desses publicado em 2014 sobre uma porcaria de “quase arte” dum grupo de semi-pintores anônimos “Destructive Creation” que trabalham num estilo entre grafim..rda e grafib..sta! Quem quer apreciar os trabalhos deles é aqui : http://destructivecreation.com/
O acontecimento de 2011 trazer para ca e discutir é duro..
Inclusive (para quem nao sabe) o monumento em questão fica no Boulevard do Czar Libertador.Ou seja , Czar russo Alexandre II.
Todas essas “pinturas” são gritos escandalosos e histéricos dos poucos quem não lembra a Historia. So para chamar atenção para própria impotência e ignorância.A maioria dos búlgaros (não húngaros!!!) pensam diferente deles.
Um grande abraço para amantes da arte!
O problema das pinturas de monumentos persiste na Bulgária:
https://www.balkaninsight.com/en/article/painting-monuments-stays-in-vogue-in-bulgaria-05-07-2017
Já andei por estas terras
Os monumentos são marcantes
Tenho que concordar que pintados dessa forma passaram a ter graça
Bela forma de mandarem os russos à merda
Bem colocado amigo Alexandre!
“The problem is not with vandalizing monuments – they can be restored. We have greater problems in Bulgaria – like the lack of any sense of collective ethics and community,” the artist concluded.
Up!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ficou muito legal ! Os búlgaros adoooooooram os russos…
O Plínio Carvalho não teve seu país invadido em 1939 depois de um acordo secreto entre URSS é Alemanha, não sofreu com o exército vermelho quando ele avançava para tomar Berlin é também não ficou de 1945 a 1989 sob influência de Moscou e fechado para o mundo ocidental. Quem não viveu isso não tem o que falar sobre o que acontece na Bulgária ou mesmo na Polônia que hoje passa por um movimento que pretende derrubar monumentos homenageando a antiga URSS. Antes de falarem pensem um pouco e pesquisem sobre o que estes povos passaram na mão dos comunistas.
Para quem sabe inglês uma explicação sobre a remoção de Taís monumentos. Como é dito no texto, estes monumentos foram construídos pelo exército vermelho e não possuem nenhum resto mortal de soldados e simboliza para muitos o totalitarismo soviético. https://ipn.gov.pl/en/news/803,Why-do-we-dismantle-Soviet-monuments.html
Parabéns aos búlgaros!
Eu moro em Sofia já faz 2 anos e a relação entre os russos e búlgaros é muito mais antiga e complexa do que resumi-lo ao período comunismo, os búlgaros entendem que os russos são seus ‘irmãos mais velhos’, o país que os libertou depois de 700 anos do terrível domínio otomano , existe um verdadeiro amor/ódio em relação aos russos, falam idiomas muito próximos, usam praticamente o mesmo alfabeto (criado pelos búlgaros) e tem uma relação muito estreita, os jovens parecem esquecer do período comunista e admiram a Rússia (e ao mesmo tempo reclamam da atitude arrogante e mal educada dos turistas russos aqui), os mais velhos tem um pouco de saudade da aparente ordem e tranquilidade que tiveram no período comunista, 95% dos monumentos desse país são relacionados ao fim do domínio otomano e a amizade com a Rússia, muitos são de péssimo gosto e outros são bonitos e imponentes, muitos desses monumentos comunistas estão sendo removidos mas sem nenhum drama e protesto, inclusive um gigantesco monumento comunista no centro de Sofia (no parque do Palácio Nacional da Cultura NDK) foi destruído e removido e ninguém reclamou, pelo contrário, o monumento era horrível e parece que ninguém se incomodou com sua remoção! Parece que as substituições dos monumentos são mais estéticas que históricas e sentimentais!
Talvez eu não tenho entendido direito a história, mas qual a diferença entre isso e os liberais americanos que destroem ou querem retirar monumentos da guerra civil pelo sofrimento dos negros no passado. Ou que jogaram tinta no avião Enola Gay, entre outras coisas.
Penso que depredar monumentos históricos deva ser sempre veementemente rejeitado, execrado até.
Agora, que direito tem a Rússia de “querer” alguma coisa da Bulgária?
Logo a Rússia que não dá a mínima para ninguém.
É o fim final!
Mauro Mosczynski, eu sou e sempre serei contra vandalismo de Monumentos Historicos, se vc é a favor sinto muito por você.
E como ja disse la em cima se os bulgaros acham que o monumento não representa seu povo então que exijam de seu governo a retirada do mesmo. Oque foi feito apesar de mostra talento é vandalismo, é minha opinião e acabou.
E aproveitando, tb acho que os russos naõ tem nada que se envolver com vandalismo de monumentos que nem estao em seu país.
Plínio não entendeu o ponto, isso pelo menos para os poloneses não são monumentos e devem ser removidos. Uma coisa são cemitérios e outra é propaganda política.
Rejeitar uma memória não me parece que seja uma mudança de identidade coletiva.
Rejeitar uma memória não significa esquecê-la absolutamente menos ainda significa apagá-la. A qualquer momento, um simples estímulo, trará à tona a memória rejeitada.
Conheço um velho ditado, aqui da minha terra, que diz mais ou menos o seguinte: A um burro velho, novos caminhos podem ser ensinados e ele os aprenderá. Entretanto, jamais esquecerá os caminhos antigos. Não sei se burros têm identidade coletiva.
Portanto, não me parece que mandando embora monumentos ou não, os búlgaros deixarão de fazer “graça” com heróis soviéticos. A memória, arrisco dizer, perdurará por gerações.