Congresso do Partido Comunista

Em discurso no Congresso do Partido Comunista, o líder defendeu a autoridade dos socialistas no país

O presidente da China, Xi Jinping, anunciou o início de uma “nova era” na política chinesa no primeiro dia do Congresso do Partido Comunista. O líder pediu aos chineses o combate a qualquer ameaça à autoridade do partido.

“Cada um de nós deve fazer mais para defender a atualidade do partido e do sistema socialista chinês e opor-se decididamente a qualquer palavra e ação para miná-los”, afirmou o presidente chinês, diante dos quase 2.300 membros reunidos para a grande assembleia quinquenal do partido que governa o país.

Em seu discurso de quase três horas e meia, o presidente enfatizou que a China viveu “mudanças históricas” desde o último congresso, em 2012, e destacou que 60 milhões de pessoas saíram da pobreza no país nestes cinco anos. Também exaltou o crescimento econômico contínuo e estável, o reforço das forças armadas e a crescente presença dos chineses no exterior.

Em uma mensagem ao resto do mundo, Xi, que receberá no próximo mês o presidente americano, Donald Trump, afirmou que seu país vai se abrir “ainda mais” e prometeu um tratamento “igualitário” para as empresas estrangeiras. Também disse que está determinado a prosseguir com a modernização militar para “tornar o exército popular um exército de primeira ordem” até 2050.

O XIX Congresso do Partido Comunista Chinês deve renovar por cinco anos o mandato de Xi como secretário-geral da legenda, o que inclusive pode permitir que ele tenha um período no poder ainda mais longo. O limite de idade de 68 anos imposto aos membros do politburo – a instância de 25 integrantes que governa a China – poderia efetivamente desaparecer para Xi Jinping, que terá 69 anos no próximo congresso de 2022.

Taiwan

No discurso, o presidente também advertiu o vizinho Taiwan sobre o desejo de uma separação definitiva da China. Ele afirmou que Pequim “tem os meios para vencer as tentativas separatistas a favor da independência taiwanesa”.

Ainda assim, afirmou que “respeita o sistema social atual e o estilo de vida” da população do território separado unilateralmente da China em 1949. “Estamos dispostos a compartilhar primeiro com eles as oportunidades brindadas pelo desenvolvimento da parte continental”, afirmou Xi.

FONTE: Veja.com (Com AFP e EFE)

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

66 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bruno
Bruno
7 anos atrás

Até o comunismo dos outros é melhor do que o nosso! Nossos partidos comunistas são uma porcaria, se fossem como o chines estaria bom.
Ps, não sou comunista.

Emmanuel
Emmanuel
7 anos atrás

Aqui o rato é quem caça o gato.

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

O reinado da China como superpotência dominante será de paz e prosperidade.

Nas ultimas 3 décadas eles não se envolveram em nenhuma guerra.

Os americanos fizeram umas 20 guerras nesse tempo.

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

sub-urbano 19 de outubro de 2017 at 19:53
Não aposte seu vintém nisso…

Augusto
Augusto
7 anos atrás

O pós guerra fria foi o período de maior paz e prosperidade da história da Humanidade graças a vitória do bloco ocidental liderado pelo “belicista” EUA que já casou mais de 20 guerras. Outro período de grande paz e prosperidade foi o do pós guerras napoleônicas até a IGM conhecido como Pax Britannica

FELIPE MORAIS
FELIPE MORAIS
7 anos atrás

kkkkkkkkkk Em pensar que eu gastei 10 minutos respondendo esse sub urbano na outra matéria.

Se tivesse lido esse aqui antes tinha ido ver o filme do Pelé.

carcara_br
carcara_br
7 anos atrás

Espero que as máquinas possam substituir logo praticamente qualquer atividade laboral humana, Porque quando aquele sistema de trabalho chines tiver que ser adotado pelo resto do mundo para tentar se manter competitivos teremos problemas…

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Parece que temos um profeta aqui no Forte.

Eu não coloco minha mão no fogo pelos chineses, mas também não faço aquela propaganda para colocar os chineses como os verdadeiros inimigos da humanidade.
No mais, é um povo na qual eu tenho uma admiração cultural sobretudo pelas artes marciais. Confesso que assim como vários, a influência chinesa aos meus olhos vieram com os filmes de Bruce Lee, e essa influência continua atualmente com os filmes de artes marciais chinesas, na qual não posso deixar de mencionar o filme do Ip Man, isso está mais do que claro que é para se contrapôr a Hollywood. Uma outra conotação política é a preservação da língua portuguesa, sim amigos, os chineses por incrível que pareça são os maiores contribuidores da globalização da língua portuguesa, e esse papel deveria ser ou do Brasil ou de Portugal. Estou achando que deveriam incluir a China na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. rs
Continuando, essa defesa pela globalização da língua portuguesa feito pela China seria em minha humilde opinião uma conotação política para brigar pelo pódio de língua universal contra o inglês, porque eu acho muito difícil o mandarim estar em páreo a páreo com o inglês.
A influência chinesa em Angola e Moçambique também é uma tendência dessa inclinação de política externa com o mundo lusófono, mas ainda é cedo para avaliar e por enquanto fica apenas na suposição.
http://www.plataformamacau.com/seccoes/cultura/a-china-e-o-pais-onde-se-aprende-mais-portugues/
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41022424

Ao tema militar, será possível a China conseguir se tornar a maior potência mundial até 2050?
Sinceramente tenho minhas dúvidas, principalmente em relação que antes de tudo deveria olhar o cenário econômico, na qual vêm se desacelerando o que indica que o crescimento econômico chinês até 2050 não se manterá nessa porcentagem atual e portanto isso afeta o investimento na modernização militar, já que com a desaceleração econômica chinesa vêm a desaceleração dos investimentos militares, isso pode ser resolvido pelo aumento percentual gradual de gastos militares sobre o PIB, isso consumiria mais recursos do governo em face a outros tipos de gastos como saúde, educação entre outros, a qual não vejo essa possibilidade.

Hawk
Hawk
7 anos atrás

Alex 19 de outubro de 2017 at 21:38, concordo contigo!

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Alguém já percebeu que o plano de Brasilia, que alguns dizem ser inspirado em um avião, parece-se mais com o martelo a foice comunista? Só faltou o cabo da foice e a cabeça do martelo.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Cruzes! Viver na China como um formiga…

MadMax
MadMax
7 anos atrás

Falou, falou, falou e não explicou a tal “nova era” política.

camargoer
7 anos atrás

Caro Vitor. O plano elaborado por Lucio Costa para Brasilia não foi inspirado em um avião nem lembra foice e martelo. O conceito de duas linhas que se cruzam é uma alusão ao gesto de marcar com um “X” em um mapa mesmo no solo quando se toma posse. Esse erro conceitual sobre avião tem a ver com a divisão em “asa” norte e sul, que tem significado de alça, de coisa lateral (a asa de um avião ou pássaro tem esse nome porque é algo que e sobressai na lateral). Niemeyer projetou os prédios, mas o plano urbanístico foi de Lucio Costa.

http://www.museuvirtualbrasilia.org.br/PT/plano_piloto.html

donitz123
7 anos atrás

AiatOlavo de Carvalho deve estar se descabelando.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Camargoer…

Muito suspeito… Na verdade o projeto urbanístico de Brasília, eu acho, além de feio, sem sentido. Se não há um motivo para as “alas” serem curvas ( “x” de perna torta?), só mais demonstra a total falta de planejamento. Isto reflete na política? O fato é que se Brasilia não foi inspirada em um avião, ou em uma foice e martelo, que porra feia é aquela?

Alongando o eixo monumental ( é assim que se fala a parte reta?) tem-se uma espada! Ufa! Ainda dá para corrigir a cagada! Ainda que se tenha que desapropriar e demolir algumas propriedades imóveis. Eu não tenho dúvidas que é um “quasi” foice e martelo.

Sobre a China, lembrem-se, ela só pode crescer para fora…

camargoer
7 anos atrás

Caro Vitor. Não há suspeita. Tem o lago Paranoá ali do lado. Se fizer um reta, cai na água. O projeto venceu um concurso internacional porque tem uma sólida fundamentação. Você encontrará excelentes livros sobre o projeto de Brasilia. Sugiro um link mas o bom mesmo é pegar algum livro para ter uma dimensão do que era o cerrado onde foi a cidade foi construída e do contexto histórico em torno de JK. O plano piloto é tombado e Brasilia é reconhecido pela UNESCO como patrimônio. Portante, a avenida vai continuar curva.
https://concursosdeprojeto.org/2010/04/21/plano-piloto-de-brasilia-lucio-costa/

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
7 anos atrás

…“respeita o sistema social atual e o estilo de vida” da população do território separado unilateralmente da China em 1949. “Estamos dispostos a compartilhar primeiro com eles as oportunidades brindadas pelo desenvolvimento da parte continental”, afirmou Xi.
.
“Çei”. Da mesma maneira como fizeram com Hong Kong deixando de respeitar o princípio de “Um país, dois sistemas” que regeu a retrocessão em 1997, prendendo políticos de Hong Kong, estududantes, barrou políticos candidatos a eleições, inclusive alguns eleitos foram proibidos de tomar posse.
.
Mais de 1.2 milhões de pessoas entre funcionários públicos, ministros, empresários, militares e integrantes do partido foram punidas, um modo de expurgar adversários políticos inclusive com a pena de morte de um dos bilionários do país Liu Han, magnata do setor de mineração e dono de uma fortuna de 4,6 bilhões de dólares. Liu foi condenado à morte e executado em 2015. Muitos empresáriso chineses temem ter o mesmo destino.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
7 anos atrás

é só chegar uma crise que a China se desmantela que nem a URSS, repressão só faz aumentar o ressentimento contra a China.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Não. Vai virar uma espada alongando desde o palácio do Planalto no sentido do Memorial JK. Parecida com a espada do Conan, e não a espada dos três mosqueteiros. Os ministérios seriam a empunhadura da espada.

O alongamento será feito em área não tombada ( para posteriormente ser também tombada) não alagada e facilmente área livre para construção.

É mais um improviso brasileiro, um puxadinho, para corrigir uma cagada.

Pode até ficar bonito. Os comunistas, os gays, os ultra revoltados, os politicamente corretos, e os amantes de coisa velha vão odiar minha ideia, mas, moralmente é como enfim achar um remédio para a loucura que toma conta de brasília. Nós herdamos do comunismo o pior, que é a comprovada corrupção.

Mas os que entendem o que eu falo, tomarão providência.

É óbvio que há influência comunista no projeto. Óbvio.

camargoer
7 anos atrás

Olá Victor. Vou assumir que a sua menção à espada de Conan seja um brincadeira (porque sou fâ de Conan, o bárbaro de 82). Como afirmou Mario Quintana, o autodidata é um ignorante por conta própria. Sugiro a dissertação “Projetos para brasília e a cultura urbanística nacional” como ponto de partida para compreender o projeto. Aproveite o fim de semana para ler.

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

A China ainda tem muita lenha pra queimar.

Ainda nem exploraram o mercado de consumo interno ainda.

Vão exportar igual loucos por mais uns 20 anos ainda. Depois disso começa o foco no mercado interno de quase 2 bilhões de pessoas e um avanço no setor de serviços.

O mais incrível é que a China ainda é uma economia jovem…

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Talvez tudo o que esteja escrito, Camargoer, seja exatamente o que eu ataco. Há uma mensagem subliminar. Eu não sou adepto de nenhuma teoria de conspiração (NIBIRU, Terra oca, Terra plana, reptilianos, etc…) mas que pode ter existido no submundo das conversações, e das ideias, uma vontade de expressar um desejo. Brasilia era a Terra do futuro, assim quando a construíram. Então, talvez de relance, sub-repticiamente, como que uma segredo mágico dos doutrinadores comunistas, talvez preparando o “futuro” para um futuro comunista, fizeram uma foice e uma martelo, e chamaram aquela coisa monstruosa de libélula, ou avião, e deram o nome de plano “piloto”, apenas para disfarçar.

Aquilo não se parece com um avião nem com um libélula. Muito menos um X. Pelo amor de Deus. Aquilo é uma foice e martelo!

camargoer
7 anos atrás

Olá SubUrbano. O sucesso econômico da China tem duas componentes que não podem ser ignoradas. A primeira é uma acelerada degradação ambiental (que é ignorada hoje mas terá um custo enorme em um futuro próximo) e a segunda componente política é o partido único.

camargoer
7 anos atrás

Olá Victor. Sugiro realmente que você leia a dissertação. É um belo texto, bem escrito e com uma ampla revisão histórica sobre Brasilita, desde a época do império. Depois você poderá ter uma opinião fundamentada e livre de achismos. Um grande abraço e bom divertimento na leitura.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Dessa matéria eu só discordo da autonomia de Taiwan, na minha opinião Taiwan nunca mais será chinesa, perderam! Eles sabem que perderam, justamente por isso até hoje nunca tocaram em Taiwan…tocar em Taiwan significaria embargos para a China, como nós sabemos China é totalmente dependente de exportações e mais dependente ainda de importações de petróleo, comida, minérios etc…, imagina um país que vem tendo grande prosperidade, ascensão social etc…do nada ter 50 ou 80% das exportações e importações paralisadas? Aliás, basta a Europa fechar o mercado para a economia chinesa desabar. O reflexo social interno seria imenso…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
7 anos atrás

camargoer – Nessa hora o sonho dos comunas com partido único no Brasil mostra a cara… vários países da Africa tem partido único sem contar cuba que é um museu vivo. O sucesso da China está em copiar a economia capitalista de Hong Kong que ficaram muito ricos enquanto a China ficou décadas estagnada na pobreza, o pib per capita de Hong Kong é de país desenvolvido, muito acima do Brasil e da China e está maior até que o do Japão.

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

IvanBC

Se a Europa fosse fazer alguma coisa teria feito quando a China anexou Hong Kong em 1997 que era da Inglaterra.

Não estamos falando de uma republica bolivariana governada por generais de Ray Ban. Todo mundo sabe onde pisa e os ingleses sabiam no que estavam se metendo. Não fizeram movimentos bruscos e tudo terminou bem.

André Gomide
André Gomide
7 anos atrás

camargoer 20 de outubro de 2017 at 10:30

Tu tem muita paciência. Parabéns.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

Alexandre Galante 19 de outubro de 2017 at 19:23

Aqui no Brasil o gato virou churrasquinho

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

sub-urbano 20 de outubro de 2017 at 11:20

Hong Kong foi devolvida à China por força de um tratado assinado ainda em 1898 que previa o arrendamento do território por 99 anos. Que chato você ter faltado a aula de história…..

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
7 anos atrás

sub-urbano 19 de outubro de 2017 at 19:53

Reinado da China como superpotência será de paz e prosperidade? Pergunte aos indianos, Taiwaneses e Vietnamitas se os chineses são pacíficos…..

Agora, quer ver a “prosperidade chinesa”? Vá até o Zimbábue….

camargoer
7 anos atrás

Caro Smoking. Um regime democrático precisa da liberdade partidária. Regimes totalitários à esquerda e à direita, por outro lado, são baseados em partidos únicos. Podemos pensar em 3 modelos., o regime de partido único, bipartidarismo ou livre organização partidária. O sonho fascista também requer um partido único. Aliás, o partido único garante o Estado totalitário, não o sucesso econômico. Quando comentei que o sucesso econômico chinês tem dois componentes, estou criticando (não elogiando). Em minha opinião, o sucesso econômico sob ação totalitária (com viés de esquerda ou direita) e degradação ambiental não deve ser tomado como exemplo.

camargoer
7 anos atrás

Olá Gomide. Obrigado. Acho que as únicas coisas que não podem estar em um debate é a ofensa e a pressa. Um grande abraço e um sorriso de agradecimento.

Vader
7 anos atrás

Por que a China vai implodir:

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1868

Vader
7 anos atrás

China: uma aberração econômica keynesiana e mercantilista

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2736

Vader
7 anos atrás

A grande muralha da China começa a se esfacelar (com dados atualizados)

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2170

Bardini
Bardini
7 anos atrás

China Comunista já era. População enriqueceu, ficou melhor instruída e etc. Se não aplicarem o passo seguinte de forma gradativa, que é o Liberalismo, o país vai ruir.
.
Agora é a vez da Índia…

camargoer
7 anos atrás

Caro Bardini. Concordo com parte de sua análise. De fato, a China não tem nada de comunista desde que assumiu ser uma economia de mercado. Por outro lado, o regime de partido único pode não ser comunista mas absolutamente não é democrático. Agora existe uma questão aberta que ainda vai demorar décadas para entendermos, mas o sucesso econômico da China pode significar uma revisão na ideia de que sucesso econômico advém apenas do liberalismo. Eu tenho certeza que a liberdade individual é garantida somente na democracia. Agora, as evidências mostram que sucesso econômico e liberdade individual não são a mesma coisa.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

A china é como uma grande família que vive em uma casa antiga. Ela é superpovoada, cheia de bocas para alimentar e com um pai rigoroso, que não permite que seus filhos saiam debaixo de suas ordens pois acredita, talvez com razão, que eles são inaptos para a liberdade e a verdade. Eles necessitam de ordens rígidas. E bem, a horta desta casa é pequena, e eles não conseguem que todos se alimentem adequadamente, pois são muitos, mas usam o artifício de produzir coisas baratas, comprando matéria prima ao redor do mundo, utilizando-se da mão de obra barata, uma vez que há um número enorme de pessoas que se candidatam a um trabalho estafante e penoso, demorado e mau pago, apenas para poder alimentar-se. Um povo que não pode fazer muitas perspectivas de melhora. Apenas o paizão pode e sabe como utilizar-se dos benefícios da liberdade, do livre mercado e da livre circulação de informações e opiniões. Então esta casa vai produzindo e aumentando suas vendas. Acontece que há um limite. Não há mercado para tantos produtos chineses. É como ter impressão de que produtos chineses são, no mínimo, de segunda linda, imprestáveis. Produção em massa. Sem devido controle de qualidade. Sem tradição. Sem Knowhow. Infelizmente o povo desta casa ainda há de conviver por muitos anos com a fama de fazer coisas imprestáveis, como por exemplo, doce de plástico. Ou rato à milanesa. Então, quando atingir este limite, os custos fixos serão os mesmos, e os variáveis tendem a subir ( uma vez que se a China atinge este limite, pode existir uma quebradeira, e o aumento de preço entre as empresas sobreviventes. É como se um artista sueco vendesse um quilo de ouro em formato de ovo por 10% acima do valor de seu peso. Os chineses vão lá e fazem uma cópia de um ovo de ouro, uma cópia boa, de ouro maciço, mas para ganhar mercado, vendem por apenas $1. Então os chineses ganham mercado e inundam o mundo com ovos de ouro de um quilo a $1. Acontece que existe um limite de compradores de ovos de ouro no mundo, simplesmente porque existem pessoas que não compram. Então, os que compraram, vão começar a achar o ovo chines muito comum, e voltam a procurar o ovo sueco. O ovo sueco é choque e exclusivo. Único. Entende? A China, seja lá de quem ela comprou ou ouro para fabricar ovos de ouro, vai sofrer um prejuízo enorme. Então, o partidão chinês tende a dar um belo de um prejuízo, para o mundo e para o povo deles. Talvez não hoje, mas em breve.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Continuando… Se já não foi…

Pergunta, responda sinceramente, preço a preço, um ovo chines ou um ovo sueco? Ovo de ouro, gente, senão alguém vai falar que parece porta dos fundos… Sacanagem… Preço a preço, Um quilo de ouro chines, ou um quilo de ouro sueco?

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

O sucesso econômico depende totalmente do grau de intervenção da economia. Não há outro esquema mirabolante para explicar o sucesso econômico de cada país, hoje não existe um país cujo linha política segue o liberalismo pleno, aquele com ausência total do governo na economia, até mesmo os países mais liberais detém algum tipo de intervenção, o que caracteriza o sucesso econômico é o grau de intervenção do governo na economia, se for muito não terá sucesso, se for pouco ainda pode permitir algum desenvolvimento, muito pouco será um enriquecimento a la Singapura, infelizmente não há hoje um país com total ausência de intervenção na economia, por isso fica difícil colocar argumentos por este tipo de perspectiva, não posso especular.
Muita intervenção: Venezuela e Brasil
Intervenção média: Alemanha e EUA
Intervenção mínima: Singapura e Hong Kong
Nenhuma intervenção: …

Por mais, concordo com o camargoer que o sucesso econômico e liberdade individual não são a mesma coisa, as evidências realmente mostram isso, porém as evidências também mostram que um governo autoritário é muito mais inclinado a ser curvar para a restrição econômica do que liberar a economia, a ânsia pelo poder como uma característica intrínseca do ser humano já provou isso várias vezes pela história da humanidade, justamente por isso eu não defendo de modo algum regimes que restringem liberdade individual mesmo tendo liberalismo econômico e sucesso econômico, na minha visão de mundo a verdadeira luta é entre liberalismo x autoritarismo.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

“economia de mercado”
Qual economia não é de “mercado”?
.
O ex primeiro ministro falecido de Singapura já explicou o que vai acontecer a China.

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

a economia pessoal. Aquele ato de cortar o palito de fósforo em dois não pode ser considerado “economia de mercado”.

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

Victor, o que você disse é muito interessante e eu vou um pouco além.

A China seria aquele pai rígido, provedor e exigente com os filhos. Que corrige quando necessário e exige disciplina. Mas é chato e brega, com calça jeans acima do umbigo, meia até o joelho e camisas quadriculadas.

O Brasil seria um pai descolado com os amigos e parentes, cinquentão mas com brinco na orelha, mas alcólatra e que bate na esposa quando enche o rabo de cachaça. Os filhos com ele tem toda a liberdade para vagabundar, fumar maconha e engravidar aos 14 anos.

Ah, o pai brasileiro tem dívidas com agiotas que já querem “passar o cerol” nele. O pai chinês economiza para pagar a faculdade da filha que, segundo a rapaziada da vizinhança, “não dá”.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

Sob esse símbolo (exposto aqui de forma imponente e solene) pereceram mais de 100 milhões de inocentes. Massacrados. Genocídios escabrosos. Como é possível não sentirem vergonha, e ainda se vangloriarem? Como funcionam essas mentes doentes?

camargoer
7 anos atrás

Senhores, a China não é como uma família grande em uma casa pequena… a China tem 17% da população mundial, tem uma identidade cultural de 5.000 anos, foi um dos maiores impérios da historia, como atesta o livro do Marco Polo, sofreu intervenções coloniais de toda ordem, passou por uma revolução sangrenta e será a maior economia industrial do sec XXI, o que me faz lembrar que para todo problema complexo existe uma solução simples e errada.

Caro Gilson, também acho que a verdadeira luta é entre a liberdade individual x totalitarismo (perceba que coloco liberdade individual ao invés de liberalismo, porque enquanto liberalismo tem uma tônica econômica, a liberdade individual é essencialmente política como também é o autoritarismo é uma questão política).

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Bardini

Fiquei curioso, o que ele disse sobre a China?

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Bardini ( 20 de outubro de 2017 at 12:40 );

Ocorre que, como bem começaram a discorrer o Camagoer e o Gilson, é perfeitamente possível manter um Estado extremamente interventor na vida privada e manter uma economia liberal…

Deve-se compreender que o capitalismo ( economia, na verdade… ) e o sistema político, embora andem juntos, são distintos…

É possível ter um grande desenvolvimento econômico e manter o Estado no controle do sistema educacional, do sistema de saúde, segurança pública e com leis bastante restritivas, mantendo sob sua tutela os aspectos fundamentais da vida em sociedade e regulando o cotidiano.

A própria Singapura, que cita, é um exemplo de como esse mecanismo pode vir a funcionar. Esse país tem uma legislação penal bastante rígida ( é, salvo engano, um dos países que mais executa pessoas em relação ao tamanho da população ) e mantém um controle social rigoroso, mas consegue impor um mercado bastante livre, mantendo leis que facilitam negócios.

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Juliano Bitencourt ( 20 de outubro de 2017 at 15:28 );

Se a China deixar de ser o que é, ela se esfacela rapidamente… Manter-se sob a foice e o martelo é questão de sobrevivência não somente do regime, mas da própria unidade da China atual… Logo, penso que eles mesmos consideram que já não é mais uma questão de escolha…