Eleição Presidencial 2018: direita conservadora tende a ir para o segundo turno

87

1. A presença permanente do deputado Jair Bolsonaro em segundo lugar nas pesquisas pré-eleitorais realizadas por todos os institutos de pesquisa, não deve ser vista de forma personalista em função da imagem e posicionamentos do deputado. É provável que se as pesquisas incluíssem o nome de um General – destacado nas redes e na imprensa por suas declarações conservadoras-, haveria uma troca com Bolsonaro, que perderia alguns pontos nas intenções de voto.

2. Pesquisa recente do Instituto Paulo Guimarães, perguntando se os eleitores preferiam um presidente civil ou militar, 33% responderam que preferiam um Presidente Militar. Em outra pergunta, se para o Brasil seria melhor a Democracia ou um Regime Autoritário, 21,6% responderam que preferiam um Regime Autoritário. O Instituto Datafolha, em pesquisa de outubro, mostra que a direita + centro-direita somam 40% da preferência dos eleitores. E ao elencar opiniões sobre temas, 29% são a favor do cidadão possuir uma arma legalizada, 46% a favor da pena de morte, 83% a favor da proibição de drogas e 26% de desencorajar homossexualismo.

3. O instituto Pew de pesquisas, dos Estados Unidos, em pesquisa recente, em 38 países, perguntou sobre apoio ou simpatia por governos militares ou não democráticos. Folha de S. Paulo, 17/10: “Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados no Brasil dizem não gostar da democracia representativa e apoiam ao menos uma das três formas de governo: tecnocrático, militar ou com um “líder forte”. Nos 38 países, a média é de 13%, com 23% que dizem descartar formas de governo “não democráticas”.

4. Quando a pergunta é feita especificamente sobre um governo militar, 38% dizem que a opção seria boa no Brasil, contra 55% que se opõem. Em todos os países, a média é de 24% de apoio a esse tipo de governo”.

5. Cruzando essas e outras pesquisas com pesquisas recentes políticas e eleitorais no Brasil, verifica-se que uma, se não a mais importante, resultante de opinião da crise política, econômica e corrupção política, é reforçar o apoio às ideias não democráticas e retomar a memória positiva do regime militar no Brasil.

6. Importante destacar que quando se faz referência às ideias ditas de Direita, as que ganham maior apoio são as conservadoras e não as liberais. A criminalização da política em função dos escândalos, reforça essa tendência.

7. As consequências eleitorais, se as eleições fossem hoje, são claras. Um candidato com ideias conservadoras de direita iria para o segundo turno. E mais ainda. Se Lula conseguir ultrapassar seus problemas jurídicos e se candidatar a presidente, ou se seu apoio aberto e colado a um candidato que seja sua “imagem e semelhança”, a probabilidade – hoje – é que no segundo turno teríamos um candidato conservador e de direita e Lula ou seu clone.

8. E agregue-se o efeito que o crescimento dos votos brancos e nulos e da abstenção terá sobre a decisão do eleitor em 2018. É provável que o voto conservador de direita tenha maior estabilidade e se beneficie dessa tendência. Dessa forma, os candidatos de centro, centro-esquerda ou centro direita, e especialmente os liberais, estariam – hoje – fora do segundo turno.

9. Mas ainda há muita água a passar nesse rio da opinião pública política. E que esse processo não corra espontaneamente, mas que seja impressionado pela opinião das pessoas, das redes e da imprensa. Espera-se!

FONTE: Cesar Maia

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Quanto mais a esquerda ficar histérica mais votos o Bolsonaro ganha. Isso inclui a mídia, a classe artística, e os grupos LGBT e os pedófilos.
Sem falar de algumas atrizes que defenderão a esquerda morando nos EUA.
A classe média odeia radicalismo e hipocrisia.

Bravox
Bravox
7 anos atrás

O tal general embuste da esquerda que pode ser um candidato viavel para eles é o tal do esquerdista general etchegoyen .

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Por que estão fazendo esse tipo de pesquisa? Estão querendo segregar as pessoas? Em vez de criar harmonia estão criando segregação… Não sei quem são os donos do instituto Pew de pesquisas e Instituto Paulo Guimarães, mas quanto a Folha de São Paulo e dataFolha…são terríveis! Não tem 1% de credibilidade…aliás, não acesso a Folha e Uol há anos! O que estão querendo com essas pesquisas? tantas indagações poderiam ser feitas para os cidadãos, enfrentando problemas reais, saneamento, segurança pública, impunidade, corrupção, midia financiada pelo Estado, carga tributária….mas não, querem saber quem prefere ou não democracia. Sabem por que? Para… Read more »

Bardini
Bardini
7 anos atrás

General Etchegoyen, esquerdista?

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Debate presidencial 2018:
Irão responder alinhados aos assuntos de:
Bolsonaro – Nióbio, Grafeno e EUA.
Dória – Marketing eleitoral em pleno debate, SP e Gestão Eficiente.
Lula – Conspiração dos EUA, Moro e o seu Legado, o Lulismo.
Marina – Meio Ambiente.
Ciro – Especulação Internacional/Financeira e Juros.

Esse debate irá ser cômico.

Bueno
Bueno
7 anos atrás

kkkk General Etchegoyen não tem visibilidade nas redes sociais, é o G. Mourão ou G. Heleno

Zorann
Zorann
7 anos atrás

O nick do cara é tonhão. Segundo o dicionário informal: é sinônimo de b.obão, i.diota, sujeito que não dá uma dentro, v.acilão. E vem chamar os outros de b.urro? Ri muito aqui.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
7 anos atrás

Só esclarecendo que Bolsonaro está de “4”, atrás de: Lula, Indecisos e “Em Branco”

Zorann
Zorann
7 anos atrás

A única coisa que assusta é se o Lula conseguir sair candidato. Se for candidato, é arriscado ele ganhar. Aí os movimentos separatistas ganharão mais força.
.
E sejamos bem sinceros, a democracia não funciona em todos os lugares.

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

Como boa Infantaria não recuamos ao ter que chafurdar no lamaçal:
1) KKK lula tem problemas jurÍdicos é?? lula é criminoso e condenado a mais de 9 anos de prisão, até agora.
2) Não há criminalização da política, os políticos é que são criminosos.
3) A Direita, que tem como LÍDER JAIR BOLSONARO, é PATRIÓTICA LIBERAL-CONSERVADORA.
O Brasil só vai endireitar
quando radicalizar!!!

oganza
7 anos atrás

Dois pequenos trechos do textos são reveladores. “6. Importante destacar que quando se faz referência às ideias ditas de Direita, as que ganham maior apoio são as conservadoras e não as liberais. A criminalização da política em função dos escândalos, reforça essa tendência.” . – Mais lógico impossível. A realidade é que pesquisa após pesquisa o Povo brasileiro demonstra-se Conservador e Cristão em 80% dos casos, mesmo que em seu cotidiano no atual Brasil, tais valores se demonstrem “flexíveis” e de difícil aplicação, não pela vontade da população e sim pela constante presença de uma agenda ideológica e de poder.… Read more »

camargoer
camargoer
7 anos atrás

Caro Zorann,
De fato, a democracia não funciona em todos os lugares, por exemplo em regimes totalitários ou fascistas. Concordo plenamente com você.

Bravox
Bravox
7 anos atrás

Lembrando que esse tipo de materia é extrategia da esquerda para desgaste popular!

oganza
7 anos atrás

Bravox,
exatamente… bravo.
Grande Abraço.

André
André
7 anos atrás

General Etchegoyen, esquerdista?
Paisano é um bicho que deveria ser estudado.

Zorann
Zorann
7 anos atrás

Olá Camargoer!
.
De boa, eu perdi a esperança. Cresci no regime militar, ouvindo dizer que com a redemocratização do país, tudo iría melhorar. E cheguei a acreditar nisto. Aliás, a minha geração cresceu acreditando nisto. E na verdade, tudo piorou. Na minha opnião, aqui não funciona. E pela pesquisa, não é só eu que penso assim.

Agnelo
Agnelo
7 anos atrás

Bravox 18 de outubro de 2017 at 13:17
prezado
Gen Etchegoyen esquerdista é um voo muito grande…
Não é mesmo!!

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

Por que 99% das análises sobre a direita, ou sobre ideologias feitas aqui são de autores socialistas-comunistas?
Coloquem análises econômicas do Instituto Mises Brasil, tem um site muito bom.
E quanto ao conservadorismo, uma referência, que os próprios conservadores levam em conta, para começar, é Edmund Burke. E não os “conservadores” indicados pela esquerda. Por favor, caro editor Alexandre Galante, equilibre esse debate, aberto por vocês mesmos, com textos de conservadores de verdade.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
7 anos atrás

Oganza, parabéns pelos comentários lúcidos e equilibrados. Como sempre. O povo brasileiro SEMPRE foi conservador e cristão, como você apontou. Depois de 85, a mídia, que é hoje quase 90% esquerda, vem querendo pintar o povo brasileiro como “ljberal e de esquerda”. Não é nem nunca será. Não foi a esquerda quem elegeu Lula, foi a massa pobre, a plebe ignara, normalmente localizada no Norte e Nordeste. Essa massa que assiste Ratinho e Faustao nem sabe o que é democracia. Você mora nos EUA, conhece e diferença entre povos que entendem ou não o que é democracia. Direita conservadora vai… Read more »

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

No Brasil, quando se fala de conservadorismo hoje, não tem como escapar de Olavo de Carvalho e do padre Paulo Ricardo. São odiados profundamente pela esquerda, e atacados ora através da ridicularização, ora tentando ignorar (para dizer que não são nada), ora com acessos de fúria. Não à toa, pois são verdadeiros conservadores, e levantaram o conservadorismo no Brasil. São, diria, inimigos mortais da esquerda e da mente revolucionária.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

“Edmund Burke (Dublin, 12 de janeiro de 1729 — Beaconsfield, 9 de julho de 1797) foi um político, filósofo, teórico político e orador irlandês,[1] membro do parlamento londrino pelo Partido Whig.[2][3] Sua principal expressão como teórico político foi a crítica que formulou à ideologia da Revolução Francesa, manifesta em Reflexões sobre a revolução na França e sobre o comportamento de certas comunidades em Londres relativo a esse acontecimento, de 1790.[4] Advogado, dedicou-se primeiramente a escritos filosóficos, entre os quais destaca-se o tratado de estética A Philosophical Inquiry into the Origin of Our Ideas of the Sublime and Beautiful (“Investigação filosófica… Read more »

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

A verdade é que ninguém ali aguenta um debate com o Ciro Gomes. Em termos de preparo ele é o melhor candidato. O que chega mais próximo é o Alkimin. – Essas apelações transloucadas nunca ganharam eleições presidenciais. Pode ver que o lula só foi eleito quando moderou muito seu discurso. – O Lula era barbudo, ele nem aparava direito a barba, andava com a camisa aberta, calça jeans… depois que ele melhorou a aparencia e moderou o discurso, venceu. – Eu acho um pouco difícil que o Bolsonaro vá para o segundo turno, ele é um candidato um pouco… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
7 anos atrás

Bolsonaro tem grandes chances de ganhar. Ao menos de ir para o segundo turno. O discurso dele lembra muito o do falecido Enéas, que, cá entre nós, era muito mais preparado do que Bolsonaro. Mas, se você considerar que Enéas ficou em terceiro lugar na primeira eleição democrática pós era militar, com 4,6 milhões de votos (7%) você pode deduzir que Bolsonaro começa, parte disto, deste valor. Isto talvez seja o mínimo que Bolsonaro receba de votos. Mas devido à atual conjuntura do país, ele tem chances de ir bem além disto. Eu, como eu já disse, posso votar em… Read more »

Celso
Celso
7 anos atrás

Antes de mais nada, urnas honestas sem as quais qualquer resultado nao tera credibilidade e….Caro Galante…Bolsonaro fascista….acho q vc se perdeu na definicao, nao percebeu q esse cidadao so representa claramente o q a maioria nesse pais quer que seja feito sem frescuras. Qdo vc descamba para essa definicao, fica a descoberto para julgar o homem em questao. Pare de rotular pra comecar, nao lhe cai bem tomar partido dessa forma, seja contra ou a facor. No mais seu comentario esta bem no clima, mas esquece q esses numeros nao representa corretamente ou cobre estatisticamente o Brasil 100 %, ou… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

Bolsonaro…

A extrema-direita que quer um comunista no Ministério da Defesa…

Me engana que eu gosto “a direita” desta cara.

MAXILIANO MANCANO
MAXILIANO MANCANO
7 anos atrás

Maioria da população é conservadora, ou seja acredita no Capitalismo, por sua vez na liberdade econômica e individual, exceto aqueles que possa tira a nossa liberdade como Drogas, Aborto e imoralidade etc.
Eu vejo a população se descontaminando contra a Guerra Cultural e espero nunca mais ver o Socialismo em nosso pais, porem isso vai depender do Voto impresso das Urnas Inauditaveis na mão da esquerda!

SmokingSnake
SmokingSnake
7 anos atrás

Alexandre Galante – Esse segundo parágrafo do teu texto resume um pouco da farsa do governo do encantador de jumentos que são incapazes de perceber que esse sistema tributário agressivo em cima dos serviços e bens de consumo é altamente prejudicial para quem é mais pobre e gera desigualdade! O Estado tira tudo deles com impostos, joga uma migalha de volta para se passar por bonzinho e formar um curral eleitoral e eles ainda acham que os inimigos são as empresas privadas e o dono burgues da padaria, a alienação que esse governo fez foi grande! E digo mais, se… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

Pra mim o Bolsonaro vai nadar de braçada e vai dar show/aula nos debates. Meu voto ele já tem.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Brasileiro, conservador?
.
Estamos falando do tal “povo” religioso, que acredita naquela entidade divina chamada Estado, onde a “bíblia” prega que o tal Deus “vai prover” saúde, educação, segurança, moradia, regulamentação trabalhista, saneamento e outros infinitos pontos, com “qualidade” e “de grátis”???
.
Se isso é ser conservador, brasileiro só não é mais por falta de espaço, rsrs…

Mahan
Mahan
7 anos atrás

Melhor Jair se acostumando,
em 2018 é lula enjaulado
e Presidente BOLSONARO!

oganza
7 anos atrás

Rinaldo Nery, estou no Brasil nesse exato momento, vim para o Círio de Nazaré aqui no Pará, só volto para os EUA no Natal. Eu amo demais esse País, essa nação tem um potencial absurdo, mas a mentalidade que ama o poder vigente no País desde 85 só desidratou a alma do brasileiro. . Já tem 2 anos que formamos uma “Confraria” conservadora… temos a munição ($) mas não sabemos manejar as armas (o intelecto), então há um ano e meio montamos um “Estado Maior” para analizar a situação e encomendamos uma pesquisa. O relatório final sai agora em novembro,… Read more »

oganza
7 anos atrás

Bardini,
você descreveu justamente a “presença de uma agenda ideológica e de poder” e não os valores e os anseios do brasileiro. Você descreveu o véu de ações que fazem o povo brasileiro parecer isso, mas isso não reflete a realidade.
Grande Abraço.

Bravox
Bravox
7 anos atrás

Queria saber da onde tiram que o bolsonaro é um facista ?
(lembrando que o idolo da esquerda “vargas” era um verdadeiro facista que flertava com o fuher)

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Bolsonaro não é fascista. É uma mistura de Nacionalista com Coletivista e Positivista.
.
O maior de todos o problemas do Bolsonaro, é ele se intitular “Liberal”.
.
Um cara que se diz Liberal e tem como lema “Brasil e Deus acima de tudo e de todos” ou é ignorante ou é mal carácter.

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Oganza,
.
Isso aí está encravado na mentalidade brasileira desde os tempos do Golpe que originou a República.
.
“Ordem e Progresso”.
Positivismo.
O Estado é quem dá as cartas… É um “Deus” que tudo sabe e tudo irá prover. Nosso povo crê neste Deus, com muita fé.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

Galante, onde assino?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
7 anos atrás

Provavelmente Jair Bolsonaro adotará uma versão “paz e amor” para atrair votos de indecisos. Ou seja, será um pouco menos conservador. Mas se adotar um tom mais liberal economicamente, a tendência é não crescer nas intenções de voto. A maior parte dos brasileiros gosta de um Estado gigante e de um Presidente que prometa dar tudo para ele. Se defender privatizações e reformas não será eleito. . Mas acho que o principal desafio que ele tem a enfrentar é o ataque dos demais adversários. Não esse ataque bobinho da imprensa. Um ataque intenso, colecionando fatos desabonadores de sua vida –… Read more »

oganza
7 anos atrás

Bardini,
sim, mas não tanto, ele quer se libertar desses grilhões, não sabe como. Estamos trabalhando.
Esse aki é muito bom e escrito por um brasileiro:
https://www.saraiva.com.br/pare-de-acreditar-no-governo-por-que-os-brasileiros-nao-confiam-nos-politicos-e-amam-o-estado-8878517.html

Bravox
Bravox
7 anos atrás

Melhor coisa para o brasil ainda é a volta da monarquia !
Ave império !!!

Bardini
Bardini
7 anos atrás

Oganza, eu tenho plena convicção que teremos um Brasil completamente diferente daqui duas décadas. Sabemos que existiu grande crescimento do Liberalismo nestes últimos 10 anos. E a cada dia que passa, mais e mais o Liberalismo cresce. É uma tendência que é facilmente observada, via internet. . O meu maior receio é: O próximo presidente brasileiro, será um “Lula 2.0” (se o Governo for bom) ou um “FHC 2.0”, da “direita” (culpado de “tudo”)? . Se for um “FHC 2.0”, em 2022 fica mais fácil para a corrente Liberal? . E se for um “Lula 2.0” de “direita”? Como proceder… Read more »

Bardini
Bardini
7 anos atrás

“Melhor coisa para o brasil ainda é a volta da monarquia”
.
É a solução mais rápida e mais eficaz pra combater o “messianismo”. O povo precisa dessa referência e o 4º poder seria fundamental para construir uma Nação.

Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
7 anos atrás

Bardini em seus discursos o Bolsonaro em momento algum se disse liberal inclusive um rapaz de um canal postou isso em um vídeo no YouTube e foi bastante corrigido,pois ele sempre se declarou conservador,inclusive participou de um congresso conservador recentemente. É bem verdade que as idéias liberais pelo menos no que tange aos conservadores se pautam muito pelo liberalismo econômico,é bem verdade que as semelhanças de conservadorismo e liberalismo se encerram aí só na pauta econômica,porque de valores os libertários tem asco de conservadores eles costumam usar o termo socialismo de direita do qual eu discordo sou um grande fã… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
7 anos atrás

Afinal de contas, qual é o problema em ser conservador, poder trabalhar com liberdade e esforçar-se em melhorar de vida sem depender de um Estado que não garante nada? Qual o problema em querer ser empreendedor, ter de pagar menos impostos e não estes atuais que são abusivos , bem como viver com uma burocracia que só gera conflito entre as partes , pois uma delas sempre levará vantagens? Por que só acham que o esquerdismo e o socialismo é correto. diferencia-se o socialismo europeu por muitos aspectos, um deles é que vivem dentro de regimes parlamentares e que lá… Read more »

Fred
Fred
7 anos atrás

Me divirto com os comentários aqui. Tem uma galera aqui trabalhando com alucinógenos pesados. Uma pseudo elite que sabe tudo que o brasileiro é e ama.

Anotem aí, bolsonazi vai pro segundo turno. Vai ser aniquilado por qualquer um que vá com ele. Da esquerda ou direita neoliberal.

No mais, é muito Brasil paralelo na mente. Esquizofrenia política total.

Wagner
Wagner
7 anos atrás

Eu já perdi a esperança muito tempo,como vou acreditar em um país onde se acredita que vai prosperar orando? Como vou acreditar em um pais onde os pais joga a responsabilidade da criação dos seus filhos nas costas dos professores,padres e pastores? Como vou acreditar em um país onde todas instituições estão carcumidas e pudridas na corrupção?

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

sergio ribamar ferreira 19 de outubro de 2017 at 1:38

Esquerdista tem horror a suar a camisa. Por isto que eles vêem tanto problema em não gostar de ser dependente do estado.

Juliano Bitencourt
Juliano Bitencourt
7 anos atrás

Fred, o Congresso Brasil Paralelo, com documentários fantásticos na internet, é a melhor coisa que aconteceu no Brasil em décadas. A mentira sistematizada contada pelos “professores” (doutrinadores) comunistas desde pelo menos os anos 80, se não antes, liquidou com a capacidade de reconhecer a realidade de gerações de alunos, e emburreceu a população. A prova, TODOS os exames internacionais realizados que o Brasil participou desde então, onde ficamos atrás até de países de 5º mundo dos grotões da Africa, na rabeira. Parabéns, esquerda, obrigado por destruir a inteligência de nossos cidadãos, para assim os controlarem feito gado. Mas vejo que… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Cesar Maia ?
Ah tá …. fui …..

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Rafael Oliveira ( 18 de outubro de 2017 at 21:54 );

O conservadorismo no seio popular funciona como baliza no meio político. É ele que dita até onde um sujeito pode ir em suas propostas. Tanto é verdade, que propostas progressistas vem sendo sonoramente recusadas nos últimos anos.

Logo, o conservadorismo ( alinhado a fé religiosa, que dita a ação das pessoas ) se constitui sim em fator fundamental para tomada de decisões. Aliás, nunca deixou de ser em lugar algum do Ocidente Cristão em qualquer época…