Soldados venezuelanos atravessam fronteira para roubar e pedir alimentos na Guiana

67
Soldados-venezuelanos
Foto: AFP / FEDERICO PARRA

Tropa teria pedido desculpas pelo incidente e justificado que estão há 45 dias sem suprimentos

Georgetown, 16 — O chefe de gabinete do Exército da Guiana disse nesta quarta-feira que as autoridades estão investigando relatos de que soldados da Venezuela atravessaram a fronteira do país em busca de alimentos.

O general Patrick West disse nesta quarta-feira que outras tropas serão enviadas para a região fronteiriça, em resposta à queixa de grupos indígenas na região da Guiana. West disse que os soldados venezuelanos pediram comida e outros suprimentos, além de roubar moradores da região.

O Ministério dos Assuntos Indígenas do país informou que os soldados venezuelanos pediram desculpas aos soldados da Guiana pelo incidente recente e disseram que não foram reabastecidos em 45 dias, em meio à profunda crise econômica em seu país. As tropas venezuelanas até agora foram amplamente poupadas da escassez de alimentos generalizada no país.

FONTE: www.em.com.br/Associated Press

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

67 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz Trindade
Luiz Trindade
7 anos atrás

Rapaz… Se o Maduro começar deixar falta alimentação para as tropas… ele não dura muito tempo não!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
7 anos atrás

A fome apertou né, oprimir seus compatriotas não lhes causa vergonha não? Veremos quanto dura esta loucura bolivariana na Venezuela.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Caramba, vocês tem ideia de como isso é grave? Incrível o estado atual da Venezuela…socializaram a fome!

Franz A. Neeracher
Editor
7 anos atrás

Qualquer hora dessa vao entrar no Brasil…..:-(

Bravox
Bravox
7 anos atrás

Logo o comunismo funciona, sim funciona mata de fome !

Carlos Alberto Monteiro
Carlos Alberto Monteiro
7 anos atrás

Nicolas o “caduco”, agora o bicho pega.

Space Jockey
Space Jockey
7 anos atrás

Por que esses traidores ainda não depuseram aquele vagabundo ?

Daniel Dutra
Daniel Dutra
7 anos atrás

Se ate aqueles que protegem o Maduro nao estao tendo comida imagina so a população.

Space Jockey
Space Jockey
7 anos atrás

Lembro quado eu Lia revistas dos anos 90, em que o Exército Venezuelano e a FAV eram instituiçoes sérias e profissionais… ponha um comunista e em 15 anos tudo muda, ponha um fabiano e muda sem você perceber.

Adler Medrado
7 anos atrás

Ao invés de se mobilizarem para tirarem do governo aqueles que os puseram em tal situação, eles vão incomodar um país vizinho.

Tallguiese
Tallguiese
7 anos atrás

Roubar não é honroso para um guerreiro! Guerreiros combatem outros guerreiros, guerreiros não podem se tornar ladrões ou assassinos. não há honra nisto, não é lógico.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
7 anos atrás

Os militares na Venezuela:
=> Um militar ativo e dez na reserva ocupam 11 dos 32 ministérios, incluindo Defesa, Agricultura e Alimentação.
– Controlam a produção e distribuição de alimentos básicos – em grave escassez -, bem como uma empresa de petróleo, uma estação de televisão, um banco, uma montadora de veículos e uma construtora.
– Em 2016 Maduro criou uma empresa estatal que hoje é controlada pelo Ministério da Defesa para gerir recursos como petróleo, gás e minérios do país. A Companhia Anônima (?) Militar de Indústrias Mineradoras, Petrolíferas e de Gás (Camimpeg) temcomo função efetuar “tudo o que for relativo às atividades lícitas (?) de serviços petrolíferos, gás e exploração de minérios”.
.
=> As Forças Armadas têm 1.000 generais, quando precisam de apenas 200
.
=> Oficiais como o ministro do Interior, o general Néstor Reverol, ou o ex-diretor de inteligência Hugo Carvajal são acusados pela justiça dos Estados Unidos de tráfico de drogas.
.
=> A Venezuela tem 165.000 militares na ativa e 25.000 (profissionais), na reserva, bem como milhares de membros de uma milícia civil.
.
Militares Brasileiros:
Muitos criticam os nosso militares que várias vezes nos governos petistas sofreram tentativas de cooptação, ingerências nas escolas militares de formação profissional (mudança na grade curricular dos estabelecimentos de ensino) e até mesmo sondagens no escritório do Exército no Congresso Nacional onde parlamentares de esquerda sondaram uma intervenção militar constitucional caso houvesse um pedido da então presidente Dilma Rousseff. Isso foi em março de 2016, dias antes do impeachment. Foi negado veementemente pelo General Villas Boas.
.
Não é à toa que o PT, após o impeachment de Dilma, divulgou uma nota que entre os vários assuntos abordados a respeito do tal “golpe”, assumia que o partido e os governos petistas não conseguiram influenciar e/ou identificar oficiais generais alinhados com o pensamento do partido e com ideiais mais nacionalistas.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
7 anos atrás

Gente, sem querer ser a favor ou contra mas, será que é verdade esta notícia? Lembrem-se que na guerra a verdade é a primeira vítima.

Maduro não chega ao final de 2017, e ainda vai se refugiar em Cuba, escrevam o que eu disse.

Cesar
Cesar
7 anos atrás

A situação só permanece assim por inércia do Brasil.
Se qualquer força externa apoiar as tropas para derrubar Maduro, seu próprio exercito o faria. Em lugar algum há unanimidade, e considerando a situação lamentável deste exército, um apoio do Brasil facilmente cindiria as forças de maduro.
Oremos pela América Latina!
Att.

MA
MA
Responder para  Cesar
6 anos atrás

Cesar… O Brasil, tem por força constitucional, o impedimento de imiscuir-se em qualquer assuntos de outros países. Nem aqui mesmo, a não ser por solicitação de algum dos três poderes, poderá ocorrer esta intervenção.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
7 anos atrás

Cesar 17 de agosto de 2017 at 16:34
As FFAAs venezuelanas estão no topo do DESgoverno Maduro. Se leu o que postei mais acima verá.
O que elas temem são o que seriam delas e todos os seus altos oficiais envolvidos no atual DESgoverno bolivariano visto que têm culpa também de tudo o que aí está. O erro é a oposição não chamar o militares para conversar, pelo menos aqueles menos envolvidos nos maiores escândalos, corrupção, tráfico de drogas e roubalheiras. Sobre este último, estima-se que mais de US$ 500 bi simplesmente desapareceram da PDVSA e parte da esquerda minoritária oposicionista a Maduro e que por incrível que pareça ainda acredita nessa balela de socialismo, cobra dele o destino de toda essa grana, coisa que ele veementemente não dá informações. Tem muita gente envolvida não só das FFAAs mas políticos e oficias das forças de segurança do país. Não vão largar o osso porque sabem que não tem volta depois de tudo o que fizeram. Sabem que, se Maduro cair haverá, inevitavelmente, uma caça às bruxas no país.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Gonçalo Jr. 17 de agosto de 2017 at 17:43
Eu fico imaginando a quantidade de dinheiro roubado dentro de um país nos moldes da Venezuela, se no Brasil com diversos mecanismos de controle e medidas de vigilância do dinheiro público houve dezenas de bilhões de reais roubados, imagina na Venezuela!
Abraço!

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Isso é balela.
Na minha humilde opinião, essa desculpa de escassez de alimentos é na verdade um motivo de militares venezuelanos adentrarem em território que eles mesmos querem conquistar. A disputa de terras por essas duas nações virou mais do que esse simples motivo, agora a disputa é por petróleo.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2015/11/23/disputa-de-terras-entre-guiana-e-venezuela-vira-luta-por-petroleo.htm
Isto me remete ao prolongamento do socialismo da URSS, devido a exploração dos países-satélites recém-conquistados durante e no pós-guerra.

Os militares nunca ficarão sem comida, o “sucesso” do socialismo depende unicamente do quanto suporte os militares podem dar, se o presidente que nada tem haver com os militares for benevolente com os milicos, não importa se a nação estiver morrendo, porque o presidente depende do poder dos militares para continuar sua revolução socialista e implementar o conto de fadas de Marx. Só falta a Venezuela criar uma polícia secreta nos moldes da NKVD e pronto, virou uma mini-URSS, embora eles já tenham uma KBG para chamar de sua – Serviço de Inteligência Bolivariana (Sebin), agora basta apenas completar com um elemento-chave.

ScudB
ScudB
7 anos atrás

Amigo Gilson!
Poderia citar alguns exemplos de “exploração dos países-satélites recém-conquistados durante e no pós-guerra”? So para entender de que se trata.OU pelo menos dar uns links (vou fazer dever de casa).
Em relação de NKVD e KGB aparentemente Você esta boiando. KGB substituiu NKGB , que substituiu GUGB, que substituiu OGPU dentro de NKVD. Desses o “padrão” mais severo era da GUGB durante período de 1941-43.Porem o mais TOTAL e PODEROSO era KGB mesmo..
Um grande abraço!

LucianoSR71
LucianoSR71
7 anos atrás

Existem videos no Youtube que mostram policiais fazendo praticamente um arrastão em manifestantes que estavam atordoados pelas granadas de gás lançadas. Eu creio que infelizmente ainda tem que piorar mais p/ que os militares de mais baixa patente se revoltem, pois como todos sabem Chaves e Maduro fizeram o expurgo como o Profº Stalin ensinou, só que de maneira mais sutil, passaram p/ reserva ou prenderam todos aqueles que não lhes obedeciam cegamente, substituiram por marionetes c/ divisas e aumentaram muito mais o nº deles.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
7 anos atrás

“Space Jockey 17 de agosto de 2017 at 15:09
Por que esses traidores ainda não depuseram aquele vagabundo ?”
.
Bem capaz de eles acharem que o culpado é a opressão americana… rs

RodrigoMF
RodrigoMF
7 anos atrás

ScudB 17 de agosto de 2017 at 20:32

De novo com esta ladainha ?

Os países satélites gostavam tanto da URSS que na primeira oportunidade correram para o outro lado.

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

ScudB 17 de agosto de 2017 at 20:32

Ocupação e exploração dos países-satélites do Leste Europeu. Na Segunda Guerra Mundial, que, além de ter destruído todas as potências da Europa Ocidental, deu à Rússia (com as bênçãos de Churchill e Roosevelt) o controle de todo o Leste Europeu, o que lhe permitiu espoliar todo o capital destes países, ajudando assim a manter o regime socialista. Não fossem estes satélites europeus servindo de vaca leiteira para o socialismo, fornecendo “gratuitamente” (sob a mira de uma arma) bens de capital e mão-de-obra capacitada para a Rússia, não teria como o socialismo russo durar tanto tempo (daí a desesperada invasão do Afeganistão na década de 1980: o capital do Leste Europeu estava exaurido, e a Rússia precisava de novos recursos).

Não há hoje uma instituição de segurança equivalente ao NKVD, ainda mais se colocarmos em um cenário onde o socialismo predomina em questão, por isso a menção do NKVD.
E sua cronologia está errada.
Cheka – 1917 – 1922
GPU – 1922 – 1923
OGPU – 1923 – 1934
NKVD – 1934 – 1941
NKGB – 1941
NKVD – 1941 – 1943
NKGB – 1943 – 1946
MGB – 1946 – 1953
MVD – 1953 – 1954
KGB – 1954 – 1991

Tive que pesquisar isso. rsrs
https://en.wikipedia.org/wiki/Chronology_of_Soviet_secret_police_agencies
https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Directorate_of_State_Security
https://en.wikipedia.org/wiki/NKVD

E sobre a separação do NKVD e a KGB foi mencionado meramente pelas suas principais funções, enquanto um era conhecido principalmente por administrar os sistemas de campo de trabalho forçado, outro era conhecido principalmente por sua contra-espionagem, aliás neste quesito foi o melhor de todos. Por isso que nesta questão, o SEBIN já se assemelha muito com a KGB, enquanto ainda não se tenha notícia de uma instituição equivalente do NKVD na Venezuela para a administração de trabalho forçado no campo, embora essa atividade já começou a ocorrer devido ao decreto trabalhista de Maduro no ano passado.
E sobre o GUGB, saiba que era subordinado ao NKVD, com a desmembração do NKVD, surgiu então o NKGB, sendo que ambos – tanto GUGB quanto NKVD – foram criados exatamente no mesmo ano – 1934.
Qual deles foi o mais severo eu não sei te dizer, apenas deixo um link sobre isso.
https://pt-br.facebook.com/SegundaGuerraWW2/posts/752831241466469:0

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Ocupação e exploração dos países-satélites do Leste Europeu. Na Segunda Guerra Mundial, que, além de ter destruído todas as potências da Europa Ocidental, deu à Rússia (com as bênçãos de Churchill e Roosevelt) o controle de todo o Leste Europeu, o que lhe permitiu espoliar todo o capital destes países, ajudando assim a manter o regime socialista. Não fossem estes satélites europeus servindo de vaca leiteira para o socialismo, fornecendo “gratuitamente” (sob a mira de uma arma) bens de capital e mão-de-obra capacitada para a Rússia, não teria como o socialismo russo durar tanto tempo (daí a desesperada invasão do Afeganistão na década de 1980: o capital do Leste Europeu estava exaurido, e a Rússia precisava de novos recursos).

Não há hoje uma instituição de segurança equivalente ao NKVD, ainda mais se colocarmos em um cenário onde o socialismo predomina em questão, por isso a menção do NKVD.
E sua cronologia está errada.
Cheka – 1917 – 1922
GPU – 1922 – 1923
OGPU – 1923 – 1934
NKVD – 1934 – 1941
NKGB – 1941
NKVD – 1941 – 1943
NKGB – 1943 – 1946
MGB – 1946 – 1953
MVD – 1953 – 1954
KGB – 1954 – 1991

Tive que pesquisar isso. rsrs
https://en.wikipedia.org/wiki/Chronology_of_Soviet_secret_police_agencies
https://en.wikipedia.org/wiki/Main_Directorate_of_State_Security
https://en.wikipedia.org/wiki/NKVD

E sobre a separação do NKVD e a KGB foi mencionado meramente pelas suas principais funções, enquanto um era conhecido principalmente por administrar os sistemas de campo de trabalho forçado, outro era conhecido principalmente por sua contra-espionagem, aliás neste quesito foi o melhor de todos. Por isso que nesta questão, o SEBIN já se assemelha muito com a KGB, enquanto ainda não se tenha notícia de uma instituição equivalente do NKVD na Venezuela para a administração de trabalho forçado no campo, embora essa atividade já começou a ocorrer devido ao decreto trabalhista de Maduro no ano passado.
E sobre o GUGB, saiba que era subordinado ao NKVD, com a desmembração do NKVD, surgiu então o NKGB, sendo que ambos – tanto GUGB quanto NKVD – foram criados exatamente no mesmo ano – 1934.
Qual deles foi o mais severo eu não sei te dizer, apenas deixo um link sobre isso.
https://pt-br.facebook.com/SegundaGuerraWW2/posts/752831241466469:0

João Bosco
João Bosco
7 anos atrás

A cada dia que passa a Venezuela se aproxima de uma guerra civil sem precedentes… e isso vai repercutir na América do Sul e provavelmente no Brasil……
Alguém vai ter que intervir antes que a coisa fique bastante feia….

Doug385
Doug385
7 anos atrás

RodrigoMF 17 de agosto de 2017 at 21:30

Principalmente romenos, tchecos e os ucranianos. Esses últimos nunca engoliram os russos, mesmo sendo um Estado satélite deles até bem pouco tempo. O Holomodor ainda é algo bem vivo na mente dos ucranianos.
Recomendo o vídeo “The Soviet Story” para esclarecer a relação violenta entre Stalin e as repúblicas soviéticas, bem como os seus planos de conquistar toda a Europa através de Adolf Hitler.
https://www.youtube.com/watch?v=FdfCHrBhiu8

rocha
rocha
7 anos atrás

Curioso como as pessoas falam isso é comunismo ,isso não é. geralmente são pessoas que se preocupam em assistir o faustão no domingo e miniseries americanas nas tvs pagas.
quem estudou realmente os pensadores sabem que até hoje não houve realmente uma sociedade comunista no mundo. assim como não houve uma totalmente anarquista.
e é assim vamos rotulando de bons e maus os governos do mundo afora.
Só lembrando que o nosso É BOM.

MadMax
MadMax
7 anos atrás

Chegou a hora de o Brasil assumir sua responsabilidade junto ao povo da Venezuela. Não podemos deixar esse cara matar essa gente de fome. Vamos pro pau!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

cvn76 17 de agosto de 2017 at 14:29
Concordo.
+++++++++++++++++++++++++++
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,roraima-pede-reforco-das-forcas-armadas-e-da-policia-federal,70001929078
+++++++++++++++++++++++++++
Só refugiados ? Me entendes cvn76 ?
+++++++++++++++++++++++++++
Cerca de 40 mil da venefavela em Roraíma.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás
ScudB
ScudB
7 anos atrás

Fala serio..
Um boia nos termos que não entende nem de significado trocando as letras , épocas e sentido: NKVD e KGB. Agora Holodomor..Sabe o que estava acontecendo do outro lado da USSR na época?Sabe?De verdade? Tem algum filme sobre isso?
A pergunta foi simples : exemplo de exploração pós-guerra!
E vem uma pérola sobre Afeganistão!Logo duma coisa que se trata de “exploração”.Exploração de QUE nessa por..a?De ópio?Como fazem agora os “libertadores”?Ta difícil assim?
Sei la..

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Ótimo Tema-Tópico do FORTE, leiam também os comentários por sinal igualmente ótimos:
http://www.forte.jor.br/2015/10/25/um-dia-no-2o-pelotao-especial-de-fronteira-assis-brasil/
++++++++++++++++++++++++++++++++
Pergunta:
A Commonwealth prevê cooperação Militar e de Defesa ?

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás
Hawk
Hawk
7 anos atrás

Space Jockey 17 de agosto de 2017 at 15:39 também me lembro! Você comprava revista como a FLAP (de aviação) e morria de inveja com que os Venezuelanos tinham!

Marcos Torres
Marcos Torres
7 anos atrás

Gostaria de propor um tópico aos administradores do site de que criassem um cenário hipotético de guerra civil total na Venezuela em que seria necessária uma intervenção militar brasileira, deixando de fora as questões politicas é claro. Acho que seria um exercício mental interessante para por a prova nossas capacidades militares e logísticas.

Carvalho
Carvalho
7 anos atrás

Marcos Torres 18 de agosto de 2017 at 8:44

Marcos !
Para ajudar na sua proposição 🙂
Saiu agora em um site que eu considero bem confiável:

“milícias de Nicolás Maduro planejam sequestrar diplomatas estrangeiros.
Há dois brasileiros na lista, segundo fontes da Abin.”

vAMOS TORCER PARA QUE OS CENÁRIOS NÃO PASSEM DE HIPOTÉTICOS
Abraços

sub-urbano
sub-urbano
7 anos atrás

Tem gente que fala em “Intervenção Militar Brasileira” como se tivéssemos um USMC com 120 mil homens, 10 esquadrões de Rafales e um porta Aviões Nuclear.

Se for espremer o sumo das forças brasileiras capazes de uma intervenção do tipo vai ter uns 15 mil fuzileiros da marinha, uns 20 mil nego do EB e 200 tanques. A FAB ia ter que ficar no chão pq não tem condição alguma de enfrentar s300, pantsir e sukhois.

Mais facil os USA resolverem o pepino e o Brasil custar a conseguir 25 mil pés de poeira igual foi na WarII

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Caro Scud ( 17 de agosto de 2017 at 20:32 ),
.
O que eu lembro de cabeça ( antes, durante e depois da 2º guerra ):
.
1920, Invasão da Polônia – tentativa de subjugar a Polônia para a seguir avançar sobre o centro da Europa.
.
1932, Ucrânia – confisco da produção ucraniana de grãos para exportação.
.
1940, Guerra de Inverno – russos invadem a Finlândia e conquistam a região em torno de Petsamo, rica em minérios ( Níquel, em particular ).
.
1940, Romênia – romenos são obrigados a entregar grandes extensões de terra a URSS: as regiões da Bessarábia e da Bucovina, terras bastante férteis e com poços de petróleo ( na Bessarábia ).
.
1944 a 1945, Estônia, Lituânia, Letônia e Georgia – inicio de deslocamentos em massa de pessoas desses países para regiões remotas da URSS e deslocamento gradativo de “povos leais” para ocupar seu lugar. Os Países Bálticos, aliás, após a assinatura de “tratados de defesa”, foram sistematicamente ocupados ao longo de 1941 e incorporados a URSS a contra gosto.
.
1953 – repressão de levante na Alemanha.
.
1956 – repressão do levante Húngaro.
.
1968 – repressão da Primavera de Praga.
.
É difícil quantificar casos isolados, como deseja… Todos os países do leste europeu e que compunham a URSS foram sistematicamente integrados a economia da Rússia e passaram a ser braços dessa economia.
.
Troca de mercadorias de países do Pacto de Varsóvia com o Ocidente era algo extremamente regrado pelos próprios…

RodrigoMF
RodrigoMF
7 anos atrás

ScudB 18 de agosto de 2017 at 0:46

Não adianta este monte de bobagem…

Se aquele lixo fosse bom não ia ter gente fugindo de lá..

Encara a realidade e para de ler baboseira.

Doug385
Doug385
7 anos atrás

O confisco de grãos ucranianos garantiu níveis recordes de exportação para a URSS, sendo que um dos principais destinos era a Alemanhã. Hitler precisava alimentar suas tropas. O saldo foi de até 8 milhões de ucranianos mortos por inanição. Lembrando que a Polônia foi invadida por Stalin sob acusação de ser um estado fascista(!). O país foi dividido ao meio entre a URSS e a Alemanha Nazista.
Foi uma época onde dois loucos governaram nações poderosas. Há um vasto acervo em forma de documentários disponível. É possível até encontrar alguns raros documentos. Quem em sã consciência iria querer dissimular isso?

Doug385
Doug385
7 anos atrás

*Alemanha

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Gilson Moura ( 17 de agosto de 2017 at 20:00 )
.
A operação soviética no Afeganistão foi, em primeiro momento, uma ingerência soviética para conter dissidências locais. Não era pra ter acontecido. Moscou, de fato, rejeitou diversos pedidos de ajuda de Cabul… Não era do seu interesse intervir, até que se deram conta do tamanho da insurgência e da possibilidade do governo afegão pró-URSS cair…
.
No final, terminou sendo uma operação para “fechar o flanco” contra expansão da influência do Ocidente na região… E não somente Ocidente… Mesmo os chineses tentaram tirar uma casquinha, já que também não era do interesse deles ver os russos por ali, e contribuíram com o treinamento de milícias afegãs.
.

.
A economia da URSS tinha, em verdade, um imenso mercado informal. Foi mais por isso que sobreviveu tanto tempo… E mesmo no “mercado formal”, o que se tinha eram dirigentes alinhados ao PC que tomavam conta das empresas e mantinham os negócios funcionando, de uma maneira bem “capitalista”…

_RR_
_RR_
7 anos atrás

Falando da notícia em si…
.
Se for verdade, então é quase o fundo do poço…
.
É impossível não travar um paralelo com a queda do regime soviético, onde, em meio a desordem, haviam unidades militares que vendiam serviços ou a si mesmos por qualquer coisa…
.
Era surreal ver os resquícios da VVS e PVO oferecendo voos turísticos com suas máquinas avançadas para poder pagar as contas ao final do mês…

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

ScudB 18 de agosto de 2017 at 0:46

Novamente, a NKVD ficou conhecida pela administração dos gulags, enquanto a KGB ficou mais conhecida pela contra-espionagem. É tão difícil compreender isso?
Agora se você não ficou satisfeito com as siglas, basta dá uma olhada nos links postados.
Qual sua justificativa para o holodomor? Me diz aí, sou todo ouvidos.
Parece que temos mais um viúvo da URSS.

É muito fácil colocar apenas a parte do Afeganistão tirando-o do contexto inserido. Olha o que eu disse:”Ocupação e exploração dos países-satélites do Leste Europeu. Na Segunda Guerra Mundial, que, além de ter destruído todas as potências da Europa Ocidental, deu à Rússia (com as bênçãos de Churchill e Roosevelt) o controle de todo o Leste Europeu, o que lhe permitiu espoliar todo o capital destes países, ajudando assim a manter o regime socialista. Não fossem estes satélites europeus servindo de vaca leiteira para o socialismo, fornecendo “gratuitamente” (sob a mira de uma arma) bens de capital e mão-de-obra capacitada para a Rússia, não teria como o socialismo russo durar tanto tempo (daí a desesperada invasão do Afeganistão na década de 1980: o capital do Leste Europeu estava exaurido, e a Rússia precisava de novos recursos).”

Você não aceita que um regime explorar todo o capital de todos os países do Leste Europeu não garante seu prolongamento? É isso mesmo?
Agora, se você não aceita isso, aí já não é problema meu.
E como sempre, quando alguém questiona a “democrática” URSS, aparecem os viúvos defendendo a “honra” da nação soviética e jogando para o lado dos americanos. Diferente de você e do que a maioria, eu sei avaliar e me posicionar sobre quem está errado, não importa quem seja, já postei conteúdos aqui sobre a OTAN com o dínar de ouro e a invasão da Líbia e vários outros assuntos, não existe santo nessa m.e.r.d.a, são todos iguais.

Toda economia tem um número limitado de recursos com os quais fazer bens de capital / estratégicos ou bens de consumo para a nação. Se uma nação se concentra demais em fazer armamentos, as pessoas ficam sem os bens consumíveis de que necessitam para manter um alto padrão de vida. Por outro lado, se o país produz muita manteiga, não há recursos suficientes para aumentar a capacidade econômica da nação ou protegê-la de forças externas. Os “planos quinquenais” de Stalin foram quase inteiramente conduzidos pela necessidade de aumentar a produção de bens de capital para a nação. A União Soviética precisava se industrializar para competir com o resto do mundo, e a única maneira de fazê-lo era canalizar todos os recursos disponíveis para esse objetivo. Infelizmente para o povo soviético, o Politburó nunca mudou de direção para aumentar a disponibilidade de bens de consumo. Na década de 1970 e 1980, as tarifas eram comuns, e os cidadãos soviéticos não tinham acesso a roupas ou sapatos básicos, a escassez econômica minou o argumento da superioridade do sistema soviético, e por isso a desesperada invasão do Afeganistão, eles necessitaram de mais recursos, e o Afeganistão tinha um setor primário que possibilitava aumentar tanto a produção de bens de capital quanto de consumo.
Capiche?

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

_RR_ 18 de agosto de 2017 at 13:04

Eu concordo que um dos motivos da invasão era pra conter as dissidências locais, porém a URSS sempre dependeu dos recursos dos territórios aliados e conquistados, ainda mais se colocarmos em conta que a URSS sofria embargo econômico pelo Ocidente, logo a única opção para os soviéticos eram contar com seus aliados e sua produção interna de armas e bens consumíveis, e o fato de um governo pró-URSS cair no Afeganistão, pra mim demonstra claramente que o setor primário do país era importante para os soviéticos.

Dizem que 50% da economia soviética era informal – isto é pelo mercado negro, porém ninguém do mundo dirigiu uma economia tão planificada como Nikita Khrushchov, isso nos remete que o período pós-Krushchov estava em declínio total e isso nos volta ao assunto do Afeganistão. O planejamento central do estado é a forma mais eficiente de desperdício de recursos, resumindo com uma brincadeira, a diferença do MacGyver americano para o soviético é, enquanto o MacGyver americano com um chiclete e um clip de papel faz um avião, o soviético com um avião e um clipe de papel faz um chiclete.

theogatos
7 anos atrás

As melancias, que o tempo provou que também passam fome sob o sistema socialista, estão procurando sua própria versão de Falklands?
.
Sds

DaGuerra
DaGuerra
7 anos atrás

Foi disso aí que nossas FFAA nos livraram em 1935, 1964 e 2016 (sim, quando se recusaram a cumprir o Estado de Emergência de dilma ). É sempre onde termina a ditadura travestida de igualitarismo. Mesmo assim, comunistas, Petistas e Socialistas, devido aos danos cerebrais irrecuperáveis da doutrinação ideologica esquerdopata, nao esistem de seus sinistros intentos. Como dizia o lema da Guerra Fria, tão atual quanto antes, ” Vigilância, o preço da Liberdade”!