Teste de navegação de viatura blindada no AGSP
São Paulo (SP) – O Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP), no dia 19 de setembro, realizou o teste de navegação de Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Urutu na represa de Guarapiranga (São Paulo/SP), com o apoio do 2° Subgrupamento de Bombeiros de São Paulo.
Essa VBTP pertence a um lote de 17 viaturas que estão sendo modernizadas em parceira com a empresa “Technicae Projetos e Serviços Automotivos”. No AGSP, cada viatura é totalmente desmontada e, então, realiza-se a manutenção de 4° escalão, recebendo, ainda, novos motores, caixa automática, freio a disco, sistema elétrico, porta traseira com abertura remota e ar-condicionado.
O teste de navegação faz parte da etapa de controle de qualidade realizado pelo AGSP em todas as viaturas modernizadas.
FONTE: EB
apesar se ser uma viatura de “transposição fluvial” gostaria de saber se ela eh testada em agua salgada tb…
wwolf22,
O CFN testou na década de 70 ou início de 80 o Urutu para desembarque anfíbio. Na ocasião ele usava dois snorkel. Mas, parece que não foi muito bem enfrentando a arrebentação pois ficava muito instável.
Os Navais do blog podem me ajudar!!1
Um abraço,
Desconhecia essa modernização no Urutu. Que bom, que assim se atualize até que se cheguem os Guaranis.
Pq 17 viaturas!?? Tudo a conta gotas não….
Quem é a
“Technicae Projetos e Serviços Automotivos” ?
Quais suas qualificações ?
wwolf22 24 de outubro de 2016 at 14:09
Teoricamente sim, ocorre que deve ser observado um certo nível de turbulência e ou intensidade da correnteza no curso d´água, tem um certo limite, no caso de ondas do mar, o risco é a água superar o estabilizador frontal e entrar pela escotilha do motorista, inundando a viatura ou pelo menos, danificando seu interior, creio que para o desembarque no mar, só mesmo os CLAnfs (Carro Lagarta Anfíbio) da Marinha.
wwolf22 escreveu em 24 de outubro de 2016 as 14:09: “… apesar se ser uma viatura de “transposição fluvial” gostaria de saber se ela eh testada em agua salgada tb… “, wwolf22, o EE-11 Urutu foi concebido como veiculo de desembarque do CFN (Brasil). Foi o primeiro projeto de veiculo blindado da ENGESA e foi realizado com a cooperação de engenheiros da Marinha do Brasil. Alem dos veiculos fornecidos ao CFN, que foram usados até a aquisição do CLANF, a ENGESA demonstrava aos varios clientes prospectivos a “desova” e reembarque do Urutu no Duque de Caxias. Plena capacidade anfibia, não… Read more »
Uma questão…
o que faz o Urutu “navegar” meio inclinado para o lado direito (já havia observado em outras fotos e vídeos). Será o peso do motor?
De qualquer forma será bom revitalizar estes veículos.
“….gostaria de saber se ela eh testada em agua salgada tb…” (?)
“Teoricamente sim,,,,” (?)
Testada teoricamente ? (rs)
____________
Engº R. Bachi vem e acrescenta, sempre.
Essa modernização é para os Urutus do exército da Colômbia:
http://www.janes.com/article/64782/st-kinetics-brazilian-subsidiary-to-upgrade-colombian-afvs
Engº Reginaldo Bacchi
“Technicae Projetos e Serviços Automotivos”
o Senhor conhece ?
Conforme informa a Jane’s (aparentemente tudo aquilo que o EB deveria informar a midia brasileira, é informada a Jane’s) estes Urutus são da Colombia (minhas anotações dão um total de 56, vendidos a Colombia em 1982).
Conforme a mesma fonte, a Technicae pertence a Kinetics de Singapura. Uma das melhores fabricas de veiculos blindados na Asia.
Engº Reginaldo Jose da Silva Bacchi
_________________________________
O Engº Roberto Pina de Oliveira Filho o Sr, conhece ?
Boa noite galera,
Em 1986 a rede globo exibiu uma edição do globo reporter cujo tema era armas “made in brazil”.
Na época eu tinha apenas 11 anos, mas como sempre fui “tarado” por assuntos militares, assisti tudo do inicio ao fim e me lembro de tudo com riqueza de detalhes qdo o reporter Alexander Garcia disse “se o inimigo esta no mar ele vai atrás” e nesta cena, vi um urutu entrando no “MAR” e desbravando as ondas.
Se alguém conseguir este video por favor envie p/o fortejor.
Carlos, não me lembro de alguém com este nome!
Lembre-se que a grande maioria de contatos que tive, foram a mais de 30 anos atrás.
Caro Engº R. Bacchi
Pois é,
ele é o Sócio Administrador da Technicae, por isso perguntei.
Gostaria de me atualizar da expertise dessa Empresa, é isso.
Muito interessantes as inovações introduzidas nesta versão.
Gelson, de fato a distribuição de massas do Urutu sempre teve esse detalhe: como o motor é posicionado à direita do motorista, há uma inclinação característica.