Duterte rompe com EUA e alinha Filipinas com a China
Presidente filipino anunciou ‘separação’ dos EUA em encontro em Pequim. ‘A América perdeu’, disse, anunciando que talvez se alinhe com a Rússia.
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou sua “separação” dos Estados Unidos nesta quinta-feira (20), declarando que o país “perdeu” e que ele se realinhou com a China, já que os dois concordaram em resolver suas desavenças sobre o Mar do Sul da China por meio de conversas.
Duterte fez seus comentários na China, onde está em visita com ao menos 200 empresários para abrir caminho ao que classifica como uma nova aliança comercial no momento em que as relações com os EUA, aliados de longa data, se deterioram.
Seu secretário de Comércio, Ramon Lopez, disse que serão assinados acordos no valor de US$ 13,5 bilhões.
Os esforços de Duterte para se alinhar com a China, meses depois de um tribunal de Haia arbitrar a favor das Filipinas nas disputas referentes ao Mar do Sul da China, marcam uma reversão na política externa desde que o ex-prefeito de 71 anos assumiu o cargo em 30 de junho.
“Agora a América perdeu”, disse Duterte a empresários chineses e filipinos em um fórum no Grande Salão do Povo ao qual compareceu o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli.
“Eu me realinhei em seu fluxo ideológico e talvez também vá à Rússia conversar com [o presidente russo, Vladimir] Putin e lhe diga que há três de nós contra o mundo — China, Filipinas e Rússia. É o único caminho”, acrescentou.
“Com isso, neste local, excelências, neste local eu anuncio minha separação dos Estados Unidos”, disse Duterte ao som de aplausos. “Eu me separei deles. Então dependerei de vocês para todo o sempre. Mas não se preocupem. Também iremos ajudar, como vocês nos ajudam.”
Resposta americana
O Departamento de Estado dos EUA disse que vai pedir explicações do presidente das Filipinas sobre o que ele quis dizer com “separação” dos EUA. O governo americano classificou os comentários de Duterte como “desconcertantes”.
FONTE: G1/Reuters
Fanfarronice de um populista demagogo! E não custa lembrar que a história é implacável em mostrar que populistas como ele invariavelmente fracassam. O Chavismo está aí para mostrar.
No mais eu quero ver toda essa valentia quando os FA-50 adquiridos da Coréia do Sul começarem a ficar no solo pelo embargo às turbinas norte-americanas e também quando o próximo Tufão arrasar o país.
Daqui a pouco o Estado Islâmico aparece por lá…
Eu cantei esta pedra… agora a China conseguiu uma brecha para o Pacífico. Taiwan está cercada; Indonésia, Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia em risco.
.
A China perdeu o processo em Haia, o que fez ? Comprou o vencedor. Este filipino metido a esquerdista deve estar com o rabo cheio de dinheiro.
.
Reclama do bico da águia mas vai curtir as garras do dragão e o abraço do urso ? Coitados dos filipinos.
Falou tudo Delfim! Certamente os chineses compraram esse boquirroto populista. E quem vai pagar o pato vai ser o povo filipino.
Duterte será outro presidente a sofrer um futuro golpe apoiado pelo EUA? Espero que não.
é o lula deles. E a China é hostis humani generis
Tudo isso é culpa do Obama por se meter onde não devia, aos que o chamam de populista, eu digo, populista por populista eu escolho ele a um que todos nós conhecemos, pelo menos ele esta cumprindo uma promessa que ele fez na campanha dele, mandar todos os traficantes para a vala. É impressionante a capacidade que o Obama tem de arranjar problemas e contrariar todos os seus aliados, vide Arábia Saudita, Egito, Israel. Filipinas e Turquia, esta última por coincidência mandou um recado bem parecido hoje como esse para Washington
E a Roda da História vai se movendo… Há tempos eu escrevo aqui. A China está comendo o Pacífico pelas beiradas!!!!
Diz a lenda que a China tem uma balança comercial deficitária com a maioria dos seus vizinhos e pratica sua política econômica predatória com o resto do mundo… Uma política de integração regional inteligente. Talvez isso tenha influenciado positivamente na região…
Não confirmei a informação.
Como vocês sabem que o camarada é populista? Só por que mudou seu alinhamento?
Está mesmo? E você realmente acha que esse populista vai durar muito tempo?
Populista? A galera deve estar bem informada sobre administração do Duterte para classifica-la como populista. Poderiam compartilhar de tais informações?
João Augusto, O Duterte joga para as massas. Existe um problema sério de violência e tráfico de drogas nas Filipinas e ele simplesmente liderou grupos de extermínio além de ter estimulado a população a fazer o mesmo. Qualquer um que faça isso, agindo à margem da lei ou escarnecendo da mesma tal como o PT fez no Brasil, pode ser chamado de populista.
Interessante. Comumente associam populismo a um modo de exercício de poder em que um líder suplanta ou minimiza a intermediação das instituições no contato com sua base de apoio – a maioria da população. A maioria aceita que não tem nada a ver com um determinado agir ou outro…
O populismo do PT, por exemplo, seria através da figura do Lula, que foi, talvez, o líder mais carismático do nosso país… Mas entendi a razão da sua classificação do Duterte…
João, você foi perfeito ao tachar o populismo como forma de exercício do poder onde o líder suplanta ou mesmo suprime as instituições. Foi exatamente o que Duterte fez e faz nas Filipinas.
Âmis
http://veja.abril.com.br/mundo/acordo-aumentara-presenca-militar-dos-eua-nas-filipinas/
Urso
https://mundo.sputniknews.com/asia/201604151058707943-eeuu-filipinas-base-militar/
E eis o mais brilhante: fizeram isso justamente no momento político mais frágil para os EUA, que consiste no período de suas eleições…
Nunca é tarde, mas creio que os Militares Filipinos agirão e breve:
https://mundo.sputniknews.com/politica/201609281063735227-eeuu-duterte-narcotrafico/
____________________________
HMS TIRELESS 20 de outubro de 2016 at 15:58
Matou colega e lembro mais,
a Infra do País é baseada em equipos dos Âmis,
vão trocar tudo ?
Há bilhões de USD investidos por empresas e os Âmis em geral lá,
combinaram com eles ?
A Venefavela nada representa, mas ali o buraco é mais embaixo.
Cadê o Ivan o mapento ?
Já chamaram ate o cara de esquerdistas por não concordar com as ordens de Washington.
Olhem os vizinhos
https://www.google.com.br/maps/@6.3490747,117.0947124,3z
Algo me diz que Taiwan vai começar a modernizar suas Forças. (rs) (Made in USA)
Mais um populista metido a besta……. Rompem com os EUA mas dependem dele para tudo. Como diz o Delfim Moreira, este deve ter se vendido aos chineses com seu populismo barato. Há muitos desses por ai, com os seus países falidos – ou quase – beirando a miséria do seu povo. Como o HMS Tireless disse acima, quero ver quando os americanos embargarem as turbinas dos FA-50 que compraram da Coréia do Sul e quando o próximo tufão passar por lá. Acho que este não dura muito tempo no poder…..
IMBECIL e corrupto…
É tudo o que a China queria para avançar de vez sobre as ilhas, a Filipinas sozinha não vai ter nenhuma chance. Dessa conversa só pode sair vantagem para a China que já tinha perdido no tribunal de Haia, é bem óbvio que as ilhas estão muito longe da China e perto das Filipinas e esse sujeito ainda vai entregar ilhas para os chineses.
.
Ele nem ganhou as eleições por maioria absoluta só teve 38% dos votos, ou seja, a maioria da população não apoia ele e quem votou nele foi por causa do discurso de combater a criminalidade e não se alinhar a China. Duvido que os filipinos vão gostar disso, pelo que já vi alguns comentários de asiáticos, tanto do Vietnã como das Filipinas, eles estavam putos com a China por estarem avançando sobre as ilhas, depois o povo tira ele e vão falar que é golpi da CIA.
Embargar turbina de módicos 12 FA-50 não compensaria nem o prejuízo que o marketing da KAI vai teria…
.
Aliás, os Filipinos iram ganhar 12 F-16MLU na faixa, como outro pais da região ganhou, só que fizeram as contas e descobriram que não conseguiriam manter os caças. Dai que saiu o FA-50.
.
A respeito da “separação”, pergunta pra esse presidente ai se ele já rasgou aquele tal documento chamado: “Mutual Defense Treaty Between the Republic of the Philippines and the United States of America”.
Eu li que ele foi eleito com apenas 39% dos votos válidos… Se fosse um cara esperto, além de ganhar da China, jamais deixaria de ganhar dos EUA. Se fosse uma cara esperto, elevaria-se ao patamar de “independente” para negociar com quem quer que seja sem ter que para isto necessite “separar”, ainda mais com palavras estúpidas que podem levar a algum tipo de violência. Ou fomentar o desacordo e a violência entre EUA e China. Depois reclamam que os EUA são maus, mas vê-se em uma figura pitoresca destas que quando está ganhando ótimo, mas basta um momento de fraqueza dos EUA que logo diz que os EUA perdeu. Eita gente falsa e invejosa. Os EUA estão a 1000 anos luz à frente da China em todos os quesitos analisáveis, principalmente no que se diz a cultura de espontaneidade, onde os americanos são livres, e nos países comunistas orientais o que se vê é uma jogral de teatro fingindo felicidade e poder, quando não fazem mais do que tentar copiar tudo o que o ocidente, especialmente representado pelos EUA, é. É uma pena que isto talvez influencie negativamente no resultado das eleições dos EUA, favorecendo uma vitória do insano Trump ( que todos os inimigos dos EUA admiram pois sabem que ele é capaz de acabar com os EUA). Este cara se por uma lado pode ser o fomentador de uma grande conflito, também, o mais provável, será esmagado a ponto de talvez nem ser mencionado em um rodapé no livro da história universal humana. O mais provável. Para se ver como se tem amigos e amigos…
Colombelli 20 de outubro de 2016 at 16:10
Perfeita comparação. Conhecemos bem esse mesmo teatrinho, e sabemos onde dá. Um certo fulaninho no brasil já fez isso lá por volta de 2003…
Agora, desconsiderando as tolices e bravatas desse fanfarrão demagogo, eu quero saber até em que ponto essa ”revolta” se assemelha com outras, onde um ”certo” líder recém eleito começa a arrotar essas declarações ”anti-imperiais”, e como fica (De fato) a relação com os EUA depois dessa patacoada.
Os EUA são muita coisa boa mesmo,agora o mundo muda e eles parecem ter dificuldade com a política externa,não estão acompanhando o ritmo acelerado das coisas.
Boa noite
Vocês já perceberam que esse Rodrigo Duterte é doente? Só fala besteira…
Certamente grande parte da opinião pública interna é contra esses devaneios…
Está pedindo pra receber um “impeachment” do congresso kkkkk
Abraço!
JPC3/Deagol 20 de outubro de 2016 at 16:05
Daqui a pouco o Estado Islâmico aparece por lá…
Olha o pessoal assumindo que o EI é o braço terrorista Americano, depois ainda querem criticar que fez uso disso num passado distante como no do Kadafi
Sujeito sai do Pandemônio para vir falar besteira aqui. Como assim os EUA “Não estariam acompanhando o ritmo acelerado das coisas”?
Will i be back?
O Duterte consegue dar mais declarações imbecis que a Dilma.
Muito bem, Duterte! Manda aqueles comunistinhas democratas do Obama pro caralho e fogo nos traficantes de droga e n
terroristas islâmicos. They won’t come back!!
Meu caro DaGuerra, o Duterte se diz de esquerda…
Rodrigo Duterte, presidente filipino, pede que viciados matem traficantes.
Medida é aprovada pela população, mas é alvo de protestos da ONU.
Tem gente que ainda tem duvidas que esse kara é populista.
Ivan da Silveiraa 20 de outubro de 2016 at 18:31
É o ”chefe de estado” que chamou outro de FDP. Tira por aí a escrotice dessa piada ambulante que tem cargo de líder.
DaGuerra 20 de outubro de 2016 at 18:50
Com um pequeníssimo porém: Abandone os socialistas fabianos (demoratos) e se jogue nos braços do Partido Comunista chinês. Escolhe.
Meu caro, lula se diz honesto…importa a ação!!
O dinheiro sempre fala mais alto: “Seu secretário de Comércio, Ramon Lopez, disse que serão assinados acordos no valor de US$ 13,5 bilhões.”
KKKKKKKK…….ad infinitum. só fico imaginando se fosse o México que abandonasse os EUA, os triglodipatas iriam até fretar um avião para a Guatemala ou Belize em busca do STATUS QUO Mexicano só para satisfazer a vontade do seu louvado United States of America
Nereu, tá esperando o quê para virar concubina chinesa heim!? No mais, vou lembrar de novo que aqui não é o Pandemônio Brasil e por conseguinte não há um otário como o Konner para censurar as postagens sensatas e publicar apenas as sandices de vocês.
KKKKK. Temos aqui muitas viúvas do tio sam.
E começaram a aparecer as candidatas a concubinas latinas dos chineses, egressas do Pandemônio Brasil..
Quando será que os EUA vão aprender que a diplomacia do “Eu mando-vocês obedecem” não funciona?
.
romário 20 de outubro de 2016 at 19:58
KKKKK. Temos aqui muitas viúvas do tio sa
.
Romário, elas estão desesperadas…..kkkkk
.
O presidente filipino já virou populista, demagogo, outro já duvidou da democracia de lá – afirmando que ele tem só 39% dos votos (normal em eleição com um turno só, já tivemos isso aqui), quais mais palavras “bonitas” atribuíram a ele? “faz mais declarações imbecis que a Dilma”, “metido a besta”, comunista, ditador, burro. Tudo isso só porque rompeu com os EUA?
.
_RR_ 20 de outubro de 2016 at 16:48
E eis o mais brilhante: fizeram isso justamente no momento político mais frágil para os EUA, que consiste no período de suas eleições…
.
Se ele tivesse feito isso depois das eleições, os EUA fariam o que? invadiriam as Filipinas?
.
Será que a Hillary “vou matar 200.000 palestinos” Clinton vai incluir agora alguns milhares ou milhões de filipinos na lista?
HMS_TIRELESS 20 de outubro de 2016 at 19:52
concubina chinesa? Hã…. Já sei vc deve estar se referindo aquele senhor que estava em Goa, mas eu não sou ele, acho devemos reconhecer os seus parcos esforços com os chineses, sem falar que ele aguentou uma “reuniãozinha” teti a teti com o presidente russo Ex. KGB Vladmir Putin, apos sua maravilhosa estadia em Goa pegou o AERO-LULA e foi para o Japão, lá levou um senhor esporro do premier japonês devido aos investimentos japoneses perdidos com a lava-jato, e do nada pegou o AERO-LULA com destino ao BRASIL para ACUDIR o seu amigo EDUARDO CUNHA que acabara de ser preso
O inimigo não é mais o partido comunista chinês. São os defensores do politicamente correto que protegem a bandidagem do tráfico armada pesadamente caçando famílias em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre ou Manaus. Qualquer político que declare e aja para destruí -los terá o apoio, ao menos do povo.
Tem gente já querendo mandar o Sergio “pega corruptos só do PT” Moro para as Filipinas, kkkkk
A vantagem econômica americana sobre o mundo agora se dissipa, em breve seu vasto poder militar também deve sofrer erosão, não que os EUA deixem de ser uma potência mundial, mas serão uma potência entre várias, não uma superpotência e é nesta a ocasião que os países industrializados do enorme protetorado Americano, surgido a partir da doutrina Monroe, devem ter a percepção de que é possível crescer.
A UE hoje acumula um PIB superior ao estadunidense, o alinhamento da Filipina (na minha opinião apenas um blefe) à Pequim, pode arrastar os NPI do extremo oriente (novos países industrializados) para um mercado comum que seria coroado com o alinhamento do Japão (improvável hoje mas possível num futuro distante / na verdade muito distante), o que deixaria mais evidente a perda de poder dos EUA.
Caso o mundo continue a se fortalecer nesses três eixos há uma chance da futura potência americana (não mais superpotência) oferecer uma saída palatável para Brasil, Argentina e Chile. Talvez realmente exista um futuro onde os EUA incentivem uma America do sul forte, como já ocorreu no pós WWII com a Europa só que agora dentro do grande Mercado Americano.
OBS: o pesadelo será se os continentes Sul e Centro Americanos se tornarem para a América do Norte o que a África é para a Europa. Não está longe da realidade, mas é para mim intolerável.
E dizem que se o Sérgio Moro fosse para Filipinas, logo no aeroporto iria se deparar com o presidente Filipino jogando alguns relatórios no chão para prender em pessoa um sujeito que estaria traficando no aeroporto. O Sérgio Moro agiria com todos os rigores da Lei: prenderia o presidente filipino por jogar papéis na rua e o traficante também seria preso, claro; mas entraria para o processo de delação premiada.