Governo da Colômbia assina acordo de paz com Farc e encerra 52 anos de guerra

59
acordo-de-paz-colombia-e-farc

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, e Rodrigo Londoño, chefe das Farc

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, e Rodrigo Londoño, chefe das Farc
Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, e Rodrigo Londoño, chefe das Farc

Fim da guerra mais longa em andamento na América Latina vai tornar Farc um partido político

ClippingO presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Timochenko usaram uma caneta feita de uma bala nesta segunda-feira para assinar um acordo que termina com meio século de uma guerra que matou 250 mil pessoas.

Depois de quatro anos de negociações de paz em Cuba, Santos, de 65 anos, e Timochenko, o nome de guerra do revolucionário Rodrigo Londoño, de 57 anos, apertaram as mãos em solo colombiano pela primeira vez, diante de centenas de autoridades.

Um homem balançou uma grande bandeira da Colômbia com uma faixa branca extra para marcar o acordo de paz.

O fim da guerra mais longa em andamento na América Latina vai tornar a guerrilha das Farc um partido político, brigando nas urnas, e não nos campos de batalha que ela ocupa desde 1964.

Convidados na cerimônia na cidade de Cartagena, na costa caribenha, foram orientados a vestir branco e incluíram o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o presidente cubano, Raúl Castro, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Mostrando apoio ao acordo de paz, a União Europeia retirou nesta segunda-feira as Farc da sua lista de grupos terroristas.

Kerry disse que Washington vai também avaliar a retirada das Farc da sua lista e prometeu 390 milhões de dólares para a Colômbia no próximo ano como apoio ao processo de paz.

“Qualquer um pode pegar uma arma, explodir coisas, ferir os outros, mas isso não leva a lugar nenhum. Paz é trabalho duro”, afirmou ele sobre uma rara boa notícia diplomática para o governo de Barack Obama.

FONTE: R7

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

59 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
augusto
augusto
8 anos atrás

Tomara q de certo! , provavelmente o governo colombiano tera que monitorar(espionar) eles por muito tempo ainda. Off topic: o relatorio da ffas sobre as olimpiadas revelou que esta sendo formado uma farsc urbana no Brasil entre a alianca pcc-cv, mataram um grande traficante paraguaio e colicaram a cabeca do presidente em recompensa !

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
8 anos atrás

Ótima notícia para a AL. Quando o povo quer e o assunto é tratado como Política de Estado e não de Governo, tudo se consegue.

Quem visita a Colômbia hoje, ve um povo que tenta apagar o passado de País da Cocaína e se esforça para mostrar o que tem de melhor.

A Colômbia é hoje a terceira maior economia da AL, passou a Argentina, se virou para o Pacífico e caiu fora dessa vibe que tomou conta da América do Sul nos últimos 13 anos!!!

Chile fez o mesmo.

Enquanto isso, a Venezuela é parte do Mercosul, nos juntamos com Bolívia, Equador e Cuba.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

Vamos aguardar o Referendum, seu resultado em números será importante.
Anotem: Se tudo der certo em 15/20 anos esses caras chegam no nível do Chile, ou mais !

Daniel Dutra
Daniel Dutra
8 anos atrás

Se esses caras chegarem a ser eleitos e mais facil chegar no nivel da Venezuela.. espero que nao rs

Marcelo
Marcelo
8 anos atrás

Muito bom!!! agora os assassinos, sequestradores, terroristas, torturadores e soldados comunistas deste bando, recebem o perdão do governo e vão todos virar trabalhadores da terra, resta saber quem vai acreditar !!!!! Dizem que quem é ex militar, é sempre militar e quem é terrorista, é sempre terrorista…..

joseano
8 anos atrás

faço minhas as palavras do Marcelo, considero um absurdo esse acordo, por que anistiar todos esses terroristas ou imputar-lhes penas brandas? Não nos esqueçamos que essa gente cometeu crimes contra a humanidade( tortura, cárcere, etc), e aí serão perdoados? fácil assim? Particularmente penso que o acordo é o resultado da incapacidade do Estado colombiano derrotar de forma definitiva os guerrilheiros no campo de batalha, apenas isso, logo se não pode derrotar o inimigo dá-se um jeito de conviver com ele.Parece um pouco com o conflito sírio onde nenhum dos lados tem condições de impor uma derrota definitiva ao oponente e por isso o conflito se arrasta por mais de 3 anos com o padecimento da população e o aniquilamento da infraestrutura do país que regrediu décadas, é triste não tem condições nem de produzir o próprio alimento que precisa.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
8 anos atrás

Joseano,

Você não sabe o que é o seu país com 1/3 do território dominado por uma guerrilha, consumindo os recursos das FFAA no combate que dura décadas, espantando os investidores, acabando com a economia e o turismo, ceifando vidas.

Quem falou em anistia,perdão, etc?

Se fosse para acabar com esta mazela que arruína o país, tudo tem que ser pesado em seu custo/benefício.

Temos que aplaudir de pé sim. E aprender com eles?

Aqui no Brasil, no Rio de janeiro, mesmo. Venderam uma solução salomônica chamada UPP – Unidade de Polícia Pacificadora – nas favelas. Só esqueceram de avisar aos traficantes e consumidores de drogas.

colocaram uns containers com policiais recém formados no alto da favela e chamaram isso de presença do estado.

Tenho pena dos PM”s designados para estes lugares. Morreu e ainda morre muito policial bom!!

Mas aqui, para que acabar com esta “galinha dos ovos de ouro” que movimenta milhões todos os meses??? Vocês lembram da ocupação do Complexo do Alemão?? Já está tudo dominado novamente.

No nosso caso, não temos que fazer acordo com traficante, tem que prender ele e o consumidor que movimenta o mercado, até porque o objetivo das FARC era político, aqui é econômico.

Tulio Stephanini
8 anos atrás

Acabou a guerra civil colombiana, Juan Manoel Santos dará de bandeja a Colômbia aos terroristas e traficantes das FARC, espero que o não ganhe no país vizinho.

Lopes FT
Lopes FT
8 anos atrás

Pablo Escobar conseguiu ser eleito deputado e aprovar o fim da extradição de presos para os EUA, esse era seu grande temor caso fosse “preso”. Imagem agora com as farc se transformando em partido politico com direito a 5 cadeiras na câmara dos deputados e 5 no senado, acabou a Colômbia!!! Não existe acordo com esse tipo de gente, são bandidos, mentirosos, ardilosos!!! O Alvaro Uribe, ex-presidente, é totalmente contra esse acordo. Sem esquecer de Cuba nessa história, esse presidente colombiano é cego ou muito safado mesmo!!!

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2016/09/26/uribe-lidera-em-cartagena-protesto-contra-acordo-de-paz-na-colombia.htm

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

Esses caras são o povo Colombiano.
Estive lá duas vezes, uma recente (Junho).
Nada como o tempo, senhor de todas as razões.
Me baseio em fatos, dados e visitas (a trabalho).
Achismo é outra praia.
A paz proverá esse caminho !
https://actualidad.rt.com/economia/187087-colombia-potencia-economica-america-latina

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Off – Shimon Peres faleceu.

HMS_TIRELESS
HMS_TIRELESS
8 anos atrás

Triste notícia Delfim! Por outro lado ele teve uma vida longa, produtiva e plena. Foi um dos fundadores do Estado de Israel. Quando era Ministro da Defesa em 1976, foi o cara que bancou junto ao restante do gabinete israelense o resgate em Entebbe.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

HMS
Sua morte vale um tópico.
Tirando o fato que foi ele o criador do poder nuclear israeli – que além de não ter serventia, só serve de estímulo para que outros países da região também tenham suas nukes – ele foi um dos políticos israelis mais brilhantes, artífice do Tratado de Oslo.
Seu outro defeito foi ter menosprezado Nethanyahu, por isto para ele perdeu.
.
Outra sugestão de tópico : amanhã fará 10 anos do desastre do voo Gol-1907.

HMS_TIRELESS
HMS_TIRELESS
8 anos atrás

Outra sugestão, mas para o Poder Aereo: O Míssil que derrubou o MH-17 veio da Rússia http://www.bbc.com/news/world-europe-37495067

horatio nelson
horatio nelson
8 anos atrás

agora as farc vão poder matar mais gente quando chegarem ao poder assim como todo bom governo de esquerda

H.Saito
H.Saito
8 anos atrás

Podem anotar aí, a Farc se tornará o PT da Colômbia!

Predator
Predator
8 anos atrás

No futuro será a republiqueta daqui que transformará o PCC e o CV em partidos político.

Marcos
Marcos
8 anos atrás

Faço as minhas as palavras de Marcelo e H.Saito, e horatio nelson, Predator e outros do tipo. Mas no resto dá para ver que muita gente ainda está por fora, não tá entendendo o que está acontecendo e o que isso implica. Desse jeito a Colômbia está indo para o caminho da Venezuela, assim a esquerda vai tomando conta da América do Sul. As FARC é leal a Cuba, faz parte do Foro de São Paulo e UNASUL, pelas armas não estava avançando então mudou de estratégia mas nunca deixará as armas para o caso de não dar certo pelo meio político. E além disso manterá parte do efetivo nas sombras mexendo os pauzinhos. Mas o problema da Colômbia não é de hoje, já vem de antes de Pablo Escobar.

De qualquer forma, espero o melhor para a Colômbia.

AMX
AMX
8 anos atrás

Mais um passo atrás da Amérdica Latrina.
As FARC estavam muito acuadas no governo Uribe. Não totalmente derrotadas, mas sim tinham perdido muito. Era o caminho para a sua extinção. Isso já se delineava.
Mas Juan Manuel Santos quer o prêmio nobel da paz.

Essa esquerda maldita sempre nos atrasando. E, pior: sempre angariando a simpatia de desavizados.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Na boa…

Os colombianos vão se arrepender de ter feito negócio com esta gente…

Depois quando cair a ficha da m…. que fizeram vai dar mais trabalho para exterminar.

Aliado do PT, não pode ser boa coisa..

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Um mau acordo é melhor que uma boa briga.
Ademais o confronto devia estar bem caro.

Leonardo
Leonardo
8 anos atrás

O ataque socialista agora será feito através das urnas.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

Editores:
O NÃO ganhou na Colômbia, voltou tudo a estaca ZERO !

- Marcelo alvez
- Marcelo alvez
8 anos atrás

Parabéns ao povo colombiano!
Não se deixou ser enganada por traidores eleitos com o discurso de combate às FARC e tentam reduzir todo o passado de mortes e crimes a luta política.
O exemplo brasileiro dos ex-guerrilheiros, assassinos, terroristas, que anos depois tiveram a imagem construída pelo mainstream nacional como defensores da democracia deve ter assustado a Colômbia!
Fora Foro de SP

TERMINATOR
TERMINATOR
8 anos atrás

O NÃO ganhou. Então a Colômbia não quer um PT por lá.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Como disse o Antagonista; ” Ainda existe vida inteligente na Colômbia”. Está na cara que vão repetir o mesmo erro que nós cometemos aqui e hoje estamos pagando muiiiiiito caro por isto, anistiando terroristas, bandidos, ladrões e traficantes de drogas.
O lugar deste gente é na cadeia, no caminho da forca ou de baixo dos sete palmos.

G abraço

Hawk
Hawk
8 anos atrás

Não sei dá para comparar com que aconteceu aqui com lá.
O povo voltou não porque as FARCS há anos aprontam por lá!
Eu não sei de onde tiraram que o povo iria votar a favor deles.
Pra mim a surpresa foram ter feito um plebiscito sobre o assunto e não ter empurrado goela abaixo do povo como fazem aqui no Brasil.
Alguém lembra do plebiscito sobre o desarmamento? Respeitaram a decisão do povo?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

O que será feito agora ? Vão retomar a repressão ? E se as FARC realmente renunciarem ao terror, prisões serão válidas ?
Criou-se um imbróglio jurídico.

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Creio que a vitória do “não” deixou claro que a redenção das FARC e sua conversão a via democrática, não se dará somente com um tapinha nas costas.
Quanto mais rápido Timochenko e sua turma entenderem isto, menos traumático e mais rápido será o processo.

Tamandaré
Tamandaré
8 anos atrás

Hoje, acabar com as FARC está bem mais fácil: eles têm 14 Tucanos e 24 Super Tucanos, além dos Kfir. Fazendo um bom trabalho de inteligência, dá pra localizar os alvos e mandar chumbo grosso dos céus!! Posso estar até enganado, mas parece ser bem mais fácil…. já estão bem mais fracos hoje, face ao que eram até os anos 90.
.
Boa tarde a todos!
.
Ah propósito: concordo com a população colombiana. Pra guerrilheiro não há perdão ou reconciliação! 😉

Mauricio R.
Mauricio R.
8 anos atrás

Como se diz por ai, forçaram a amizade:
.
“O escritor e apresentador peruano Jaime Bally, evidentemente simpático a Uribe, resumiu os argumentos contra o acordo dizendo que, com ele, as FARC conseguiram “uma vitória política nada desprezível: absoluta impunidade, pois só por confessar seus delitos mais atrozes não irão para a cadeia ou terão levíssimas penas de serviço comunitário, sem privação significativa de liberdade; dez cadeiras no Congresso, ainda que o povo não os eleja (cinco no Senado, cinco na Câmara de Deputados); recompensa econômica paga pela democracia colombiana para deixar de delinquir, mais de trinta rádios para propalar suas ideias ultrapassadas e fazer campanha política”.”
.
(http://veja.abril.com.br/blog/mundialista/uribe-mostrou-a-forca-dos-argumentos-contra-acordo-de-paz-na-colombia/)
.
Era esperar demais que o povo, chamado a chancelar um acordo absurdo para passar um pano em tudo o que a guerrilha havia feito, fosse concordar assim sem mais e nem menos.
Colheram o que plantaram.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Maurício R
Então que se dê a anistia pura e simples.
A Anistia de 1979, na minha humilde opinião, ainda é não apenas o evento inicial da democracia brasileira, mas o maior, insuperável.
Não é à toa que a Véia tentou “revisá-la”, sem sucesso. Sua força deriva justamente de ter sido “ampla geral e irrestrita”, de uma generosidade tal que quem tenta quebrá-la acaba quebrado, com a marca do rancor mesquinho.
Ainda é exemplo pro mundo todo.
Quem quiser me xingar de “isentão” fique à vontade.
.
PS não acredito que vou ter que “crivellar”.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
8 anos atrás

Delfim Sobreira!! Onde eu assino???? Esplêndido!!!

Infelizmente, metade da Colômbia quer mais 52 anos de guerra, problema deles!

Foro de SP? Já começou a cair na Argentina, Brasil, Colômbia, qual será o próximo?

PS: É triste mais é verdade, vamos crivellar!!!! kkkkk

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

MR & Tamandaré,
Concordo.
Estão enfraquecidos, mas são assassinos, promoveram dezenas de massacres e atentados mutilando famílias de todas as formas e ponto.
7 palmos seria melhor, mas lá é uma Democracia e não tem pena de morte, então pena máxima !
Juárez M
A família do Sd Mário Kozel Filho recebe pensão ?
E as dezenas de vítimas dos Canalhas travestidos de revolucionários ?
Aos moldes dos(as) guerrilheiros e sofredores (tem até artista plástico recebendo $$$$$).
************************************************************
https://homemculto.com/2010/04/17/diogenes-do-pt-dilma-roussef-e-demais-terroristas-indenizados-e-os-matadores-do-soldado-mario-kozel-filho/

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

As Farc manterão o cessar-fogo definitivo na Colômbia, acertado com o governo, apesar de neste domingo a população colobiana ter rejeitado em plebiscito o acordo de paz, anunciou nesta segunda-feira (3) o comandante máximo dessa guerrilha, Timoleón Jiménez, conhecido como “Timochenko”.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/farc-dizem-que-manterao-cessar-fogo-na-colombia-apesar-de-referendo.html
.
A rejeição do acordo de paz no plebiscito realizado no domingo gerou incertezas sobre o futuro dos diálogos entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano. (…) Nas primeiras horas após o resultado, o governo e os líderes das Farc afirmaram que manteriam o diálogo e buscariam uma solução conjunta. Ainda assim, sobram dúvidas sobre o destino do acordo – se será mantido, renegociado ou cancelado.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/4-pontos-para-entender-o-que-acontece-na-colombia-apos-rejeicao-do-acordo-de-paz.html
.
Acredito que, se forem retiradas as “mordomias” inicialmente concedidas as FARC e for concedida uma anistia pura e simples, a coisa vai.

horatio nelson
horatio nelson
8 anos atrás

o não dá colombia será igual o nosso não em 2005 no desarmamento…os politicos não vão respeitar a vontade do povo e farão a vontade deles próprios…o referendo só foi para “inglês ver“(amo essa frase) os 2 lados já disseram q vão manter o acordo como antes…infelizmente

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Horatio
Haverá alterações no processo de paz, mas tanto as FARCs quanto o Governo colombiano manterão o cessar-fogo. Coloquei links do G1 em post anterior mas foi retido.

Tamandaré
Tamandaré
8 anos atrás

As FARC cavaram sua própria cova!! O povo não chancelará acordo nenhum, porque todos têm ciência das atrocidades, todo mundo perdeu algum parente, amigo ou conhecido nas mãos desses crápulas. Eles perderam o bonde da história; o momento de uma revolução socialista armada foi no século passado. A esquerda de hoje não atira mais; só dão a bund@ e fumam maconha. Eles vão morrer aos poucos, como já estão morrendo, porque há muitas baixas e poucas adesões. Aos poucos, com bombardeios periódicos da FAC aos acampamentos, eles morrerão.
.
Falar de perdão é fácil quando vc não perdeu ninguém. Os colombianos perderam E MUITO durante todos esses anos. Se as FARC ainda fossem bastante poderosas, talvez até fizesse sentido acordar a paz. Mas hoje o povo vê a possibilidade de eliminá-los de vez. O povo tem medo do quê esses malucos poderão fazer com cadeiras no Parlamento.

Tamandaré
Tamandaré
8 anos atrás

As FARC hoje buscam a paz exatamente porque não tem mais tanta força nas armas. Não é porque eles “mudaram de ideia, e agora crêem no diálogo”. Isso, por si só, já é um sinal da desestruturação do grupo.
.
Simples assim!!

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Tamandaré 4 de outubro de 2016 at 9:46
.
“A esquerda de hoje não atira mais; só dão a bund@ e fumam maconha”.
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk ! Perfecto !!!
.
Com o aval da população, deve-se baixar as condições para rendição incondicional pura e simples, no máximo.
Anistia sem mordomia.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

Tamandaré 4 de outubro de 2016 at 9:51
$obrevivem com a produção da pa$ta de coca, os grandõe$ é que $ão beneficiado$.
Fod…..se esses canalhas.

horatio nelson
horatio nelson
8 anos atrás

pena q as farc vão conseguir o q elas querem…se tornar um partido politico e conquistar cargos publicos…infelizmente algumas coisas só se resolvem na porrada mesmo

timuskukii
8 anos atrás

joseano 27 de setembro de 2016 at 20:34

O conflito na Síria já dura 5 anos, não 3, como voce disse. Começou em 2011 na Primavera Arabe.

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
8 anos atrás

Essa foto do tema tópico é emblemática:
Um ditador de mer ………. Raul Castro
Um assassino e terrorista
O presidente da Colômbia,
faltou sua Excelência “o povo”, que deu o troco !
Kkkk