Terroristas divulgam ‘manual’ para ataques nos Jogos do Rio
Extremistas publicaram 17 técnicas e cronograma de ações
Extremistas islâmicos publicaram na rede social Telegram recomendações de 17 técnicas a serem usadas em atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no dia 5 de agosto. De acordo com a especialista norte-americana em contraterrorismo Rita Katz, os extremistas deram instruções para possíveis ataques, assim como um cronograma de ações.
Entre as técnicas citadas, estão atentados a aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e veiculação de falsas ameaças. Os jihadistas também pediram para que os chamados “lobos solitários” (pessoas que atuam sozinhas em ataques) se dirijam ao Brasil. Na última segunda-feira (18), Rita Katz, que trabalha na agência de contraterrorismo SITE, informou que um grupo no Brasil havia declarado lealdade ao Estado Islâmico (Isis, também chamado de EI ou Daesh). Eles criaram um canal no Telegram com o nome “Ansar al-Khilafah Brazil”. Foi a primeira vez que alguém da América do Sul explicitou uma suposta aliança com o EI.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou ontem uma nota oficial garantindo que “todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo”. “Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa”, informou a Abin.
A estimativa é de que cinco mil homens da Força Nacional de Segurança Pública e 22 mil oficiais das Forças Armadas (14,8 mil do Exército, 5,9 mil da Marinha e 1,3 mil da Aeronáutica), além do contingente fixo do Rio de Janeiro, atuem durante os Jogos Olímpicos. Nesta semana, militares do Exército intensificaram ações de patrulhamento motorizado e a pé na região do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. As Olimpíadas ocorrerão do dia 5 de agosto, quando acontece a cerimônia de abertura no Maracanã, até 21 do mesmo mês.
FONTE: Terra/ANSA
Bom… se isso vai se concretizar em ações ou não, jajá saberemos, certo? Bora rezar para que não, pois acredito que exista somente um orgão público preparado para tal: COT, tirando estes vai ser policial e militar mais perdido de cego no meio de tiroteio.
Cara.. esse manual terrorista aee nada mais é que a Realidade do Rio de Janeiro!
Segurança pública nunca foi tratada com devido respeito… se fosse.. os policiais não seriam tratados pior que bandidos.
Infelizmente esse é nosso Brasil
Estou de serviço na Baixada e estou feliz.
Eu vou sair da cidade nos jogos olímpicos, graças a Deus, não aconselho ninguém a vir para o Rio, a barra aqui é pesadíssima, não é lugar para forasteiros, aqui se morre por causa de R$10,00, as estradas e vias expressas são perigosíssimas, tem favela em tudo que é lugar, só moro aqui porque minha empresas me obriga, senão já teria picado a mula, até acho que quando começarem os jogos a festa vai ser legal, tem competições que eu queria ir, mas não vou arriscar não, melhor ver pela TV, tem muita coisa legal, eu adoro esporte, mas o Rio além das águas imundas (mar, lagoas e rios, é tudo podre), se vc se perder em qualquer rua, arrisca perder a vida, é sério!
Sou carioca e moro no Rio de Janeiro, mas não me permito cair no ufanismo habitual da cidade.
O maior risco que o Rio corre, nessas Olimpíadas, é o de ter desmascarada a mentira de que é uma cidade que “tem vocação turística”.
A vocação é inversa: aqui, tudo é feito para que o turista arrependa-se profundamente de haver escolhido tão mal seu destino.
O que há não é vocação, mas potencial turístico. Tal potencial, contudo, é sempre prejudicado pela atitude gananciosa de praticamente qualquer comerciante que lide com um turista por aqui, pela falta de segurança pública, pelos preços extorsivos sem contrapartida em bons serviços, pela poluição generalizada das praias…
O Rio de Janeiro é apenas fotogênico. Nas fotos, fica muito bem. E só.
Essa bosta de estado islâmico tem mais simpatizantes do que pensava, no youtube está cheio de vídeos propaganda deles em forma de música, se dar uma passada neles pega um monte de potenciais terroristas. Exemplos:
_
https://www.youtube.com/watch?v=h1Juge6uECw
https://www.youtube.com/watch?v=t7cfnP2Dylc
Sinceramente…
.
Que segurança podemos oferecer a turistas e atletas nos jogos? Se não conseguimos sequer combater o tráfico, tiroteios nos morros , como achar que podemos dar segurança diante de alguma ameaça terrorista?
.
O Rio é terra de ninguém. Há diversos bairros que a polícia sequer tem coragem de entrar. Que diferença pode haver em termos ou não auxílio das FAs? A ABIN não faz a menor idéia do que seja terrorismo (até divulgou uma campanha ridícula, onde todos com capuz e mochila são suspeitos). Se há algum ataque planejado, os terroristas podem estar aqui há muito tempo…é muito fácil entrar no país, e muito fácil se esconder no Rio de Janeiro.
.
Atletas e turistas preocupados com Zika/Dengue? Fala sério, isto é o de menos. Deviam estar preocupados com segurança. Vamos ter um monte de turistas e atletas roubados. Isto sim é preocupante. O terrorismo então, nem se fala. Se nenhum atentado acontecer, será devido a um fato muito simples: os terroristas não quiseram.
Concordo com o Pangloss em gênero, número e grau.
O Rio só é cidade maravilhosa no universo paralelo criado pelas novelas da Rede Globo.
Não podemos vacilar na segurança!!! Creio que com o trabalho em conjunto de inteligencia e das Forças Armadas vamos dar conta do recado!!!!
“A estimativa é de que cinco mil homens da Força Nacional de Segurança Pública e…” ontem mesmo estava lendo que os agentes da Força Nacional, além de não terem comida e estrutura para se alojarem a contento; de serem “aconselhados” pelo tráfico local a usar a internet somente de seus respectivos celulares…haviam ligado pra PMRJ pedindo segurança, pois os traficantes estavam assaltando seus membros na entrada dos alojamentos….
É um absurdo o que esta ocorrendo a anos no RJ, com descaso das ditas autoridades, desvios de verbas para a segurança e facções criminosas comandando bairros inteiros dentro da cidade…os politicos passaram anos para se preparar para estes jogos, mas temos a certeza que algo de muito ruim irá acontecer.
Pangloss, o mesmo pode ser dito de outras cidades “turísticas”. Moro em ssa e o que vc falou sobre o RJ também se aplica aqui.
….
Será que não rolou um acordão com as grandes facções criminosas e o governo municipal e estadual para durante a Olimpíada as coisas ficarem mais calmas, para “inglês ver”?
Eu me preocupo muito com a segurança nas Olimpíadas. Os ataques terroristas realizados em Mumbai em 2008 demonstram que uma célula terrorista é capaz de fazer um enorme estrago se conhecer a cidade atacada e souber como se movimentar nela aproveitando a confusão que eles mesmos criam. Nem precisariam fazer grande esforço para obter armamento, já que no Brasil, obter fuzis é só uma questão de dinheiro (que eles têm) e vontade (que eles também têm). E como os atacantes podem ter qualquer nacionalidade, ou perfil, não temos nenhuma condição de evitar um ataque. A rigor, a minha impressão é que nenhum país do mundo tem hoje condições de evitar um ataque terroristas de “lobos solitários”.
pode ser a olimpíada do massacre no brasil.sim pode ser e melhor a policia abrir o olho e cuidar para que nas aconteça….
Olá Luciano!
.
Também já pensei nisto. Nos jogos panamericanos e mesmo na Copa a coisa foi muito tranquila. Dá mesmo a impressão de um acordão. Tipo: não matar a galinha dos “ovos de ouro” .
O COT!!! Kkkkkkkkkk
Certamente já fizeram um acordo do governo com as facções criminosas ao melhor estilo Alckmin em 2006.
Fico muito triste, devido ao nível dos criminosos do Brasil, nosso país deveria ser referencia em como proceder nos conflitos assimétricos. Mas infelizmente não fizemos a lição de casa em relação ao CV, ADA, PCC, “milicias” e agora essas quadrilhas de assaltos a casa de valores, carros fortes e bancos. Também em nenhum momento nosso país demonstrou vontade em criar uma legislação especifica sobre a questão do terrorismo, então, creio que nosso país é um alvo perfeito, pelo fato de sediar os jogos e também porque qualquer fundamentalista islâmico deve nos considerar habitantes de uma Sodoma e Gomorra (devido a imagem do Brasil no exterior), só isso já daria motivos suficientes para qualquer atentado.
Agora o certo é torcer para que tudo de certo nessas olimpíadas e que o Brasil ao menos fique entre os 5 melhores no ranking de medalhas.
Olha, a torcida para que aconteça uma merda nas Olimpíadas é maior do que para que ganhemos medalhas de ouro!! Nunca vi coisa igual!!!
Tivemos Rio-92, Rio+20, Cimeira 99, Jornada Mundial da Juventude, Jogos Panamericanos, Visita de dois Papas, Copa do Mundo. Mas mesmo assim, acham que não podemos fazer um evento desta grandeza!
Digo isso porque sou carioca e todo mundo que hoje critica, festejou lá em 2009 a escolha da cidade.
Desde quando terrorista vai fazer cartilha avisando onde vai atacar!!!
O Rio tem muitos problemas como toda cidade grande tem, também gostaria de sair e ir morar em uma cidade média, do Vale do Paraíba, por exemplo, que eu gosto muito, mas, daí dizer que vai acontecer isso ou aquilo, é demais. Amanhã vão colocar a venda o último lote de ingressos, garanto que em 2 horas se esgota, se o site não sair do ar!!!
Vamos fazer uma das melhores e maiores Olimpíadas de todos os tempos, isso digo sem ufanismos. Problemas acontecerão, como aconteceram em muitas outras, mas, no balanço final, veremos!!
Aliás, você que estará ou está aqui, não deixe de visitar o novo cais do porto e a Orla Conde, junto ao Museu do Amanhã!!! De preferência, próximo ao por do sol!!!
Se for fim de semana! Deixe o carro no estacionamento subterrâneo da Cinelândia (R$16,00 o dia todo) , peque o VLT e desça na Parada dos Museus!!!
Chupa que é de caramelo!!!!!
Ah, Delfim Sobreira,
Vai estar de serviço na Baixada? Pois abre o olho!
Moro em Duque de Caxias e aumentaram os assaltos por aqui pois no Rio a segurança está muito forte, então a bandidagem esta vindo toda pra Baixada até acabar as competições!!
Se eu fosse você pedia pra ficar onde está!!!
Marcelo
Estou na DHBF há meses.
Marcelo,
Nunca houve atentados terroristas nos eventos que você citou não por capacidade das forças de segurança brasileiras de prevenirem ou neutralizar esses atentados e sim porque não havia interesse dos fundamentalistas islâmicos atingirem um país aliado.
Hoje, com a saída do PT, os fundamentalistas podem considerar que o Brasil já não é mais um aliado e há sim perigo de atentados no Rio.
Aliás, afastar os terroristas islâmicos do Brasil é um dos únicos méritos do PT, que queria fazer com o mundo acaso tivesse assento no CS da ONU o mesmo que fez com a segurança pública no país. Os terroristas seriam vítimas e protegidos pelos Direitos Humanos e elevados à condição de heróis combatendo o imperialismo e o Ocidente e as vítimas seriam os opressores que fizeram por merecer seu destino.
Eu SEMPRE fui contra o Rio-2016, não mudei não. E nem era pela segurança, e sim pela nossa mania de sermos gigantes de pernas de barro. Falta tudo no Rio, mas teremos as Olimpíadas… grande meleca.
A questão de segurança veio recentemente, com os ataques na Europa, e com a incompetência da Véia em “abrir as fronteiras e conversar com os terroristas”.
Pessoalmente nem vejo tantas chances de ataque a alvos olímpicos, e sim aos não-olímpicos, como bares, clubes, boates… além da maior chance de sucesso por segurança menor, alavancaria a rejeição popular ao evento.
Os terroristas serão mortos por balas perdidas no Rio de Janeiro…já conhecemos o inferno…voltarão assustados para casa…
Trabalhar na Olimpíada no “auxílio ao controle de acesso aos Jogos”, uma função-chave da segurança, é uma oportunidade que ainda está disponível aos interessados. Para se inscrever, bastar ter ensino médio. O salário é de R$ 26 ao dia, mais um lanche.
A 16 dias da Olimpíada, o processo de seleção de 5.000 operadores de detectores de metal e aparelhos de raio-x ainda está em andamento.
O procedimento para a contratação é sumário: análise de currículo, palestra, leitura de uma apostila e prova virtual. Para especialistas, a seleção é marcada pelo improviso, colocando em risco a segurança dos Jogos.
.
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/07/1793783-agente-de-seguranca-para-rio-2016-e-aprovado-apos-teste-virtual-e-palestra.shtml
infelizmente os atentados são inevitáveis…pois o brasil é um país sem segruança e inteligência…em um país q respode por 10% dos homicidios do mundo…onde “bondes“ andam com mais de 20 fuzis incluindo ak-47,fal,ar15,g3, .30 andam livres para invadir outros morros…onde bandidos explodem uma transportadora de valores e humilham toda a policia da cidade q nem consegue chegar perto…onde se consegue dinamite e explosivos plasticos em qualquer esquina….onde existe um lugar q torna os conflitos no oriente médio a disneylandia a chamada “faixa de gaza“…onde a abin só serve para por grampos em politicos…basta apenas querer o q não é problema para o ei…espero q judeus não sejam envolvidos pq já tiveram muito sofrimento…basta saber só como eles irão fazer, quantidades de bombas…se utilizarão só fuzis ou terão tbm .30 ou .50 se farão reféns ou vão sair atirando a esmo,se os ataques vão ser na vila olimpica ou nos locais de competição…ou se usarão carros bomba ou caminhões bomba…sinto muita tristeza em falar isso mais é o ponto q chegamos nesse país…
ah sim ia me esquecendo foi divulgado q foram “negados“ 40 “vistos“ para “suspeitos de terrorismo“kkkkkkkkkkk como se algum terrorista iria vir legalmente ou já não está no brasil…lembrando q o brasil faz fronteira com…paraguay….argentina…urugai…bolivia…venezuela e tantos outros e alguns meses atrás um fugitivo de guantanamo “deficiente“ q anda com ajuda de muletas e nem mesmo fala nosso idioma entrou no brasil e está circulando livrimente…kkkk a abin e os outros não conseguem nem rastrear um terrorista aleijado imagine os q estão por trás dos ataques na frança e na belgica….isso é muito triste
Provavelmente meu comentário pouco acrescenta, mais me preocupo muito com essa olimpíada , pois atualmente depois dos ´últimos atentados na França, Turquia , as coisa por lá tão mais complicadas pros terroristas (devido a alta vigilância) e a bola da vez seria o RIO (grande evento) e um pais como o Brasil com pouca experiencia contra prevenção e reação a ataques terroristas…. torço muito pra que nada aconteça, de verdade mesmo, . mais eu não vou e não iria de forma nenhuma com a minha família assistir as competições….
Por outro lado também tivemos o exemplo da Eurocopa na França agora onde felizmente nada ocorreu. só briga de torcedores…… lógico a vigilância foi extrema, mais foi só acabar o evento e a França sofreu outro ataque.
Seria muito triste para o Brasil ocorrer algo do tipo (ataque terrorista) e talvez a unica cosia que falta acontecer por aqui, pois a verdade é que sobretudo nas cidades mais importantes já vivemos sobre contante terror de ser atacados por marginais em qualquer lugar , corremos o risco de perder a vida por causa de um celular, tênis, etc, o transito é extremamente violento e atualmente alem dos impostos abusivos somos assaltados quando vamos passar no caixa do supermercado. Em resumo as autoridades podem não ter muita experiencia com terror, mais o povo brasileiro vive essa constante, talvez tanto que nem perceba mais … Triste, Quem pode que se proteja e reze e quem não pode só resta rezar é assim.
Bosco, por favor, associar a saída do PT do poder à uma mudança de postura do Estado Islâmico? Pode desenvolver argumento?
Olha, o Estado Islâmico é uma afronta ao ocidente e todos os seus valores. A esquerda também é um polo da política desenvolvido pelo ocidente, inclusive com contribuição enorme à construção histórica das democracias européias. Acredito que o ISIS odeia tanto o PT quanto o PMDB, o PSDB e qualquer outro partido brasileiro. Creio que o ISIS odeie o Estado Laico, a tolerância religiosa à lá brasileira (as vezes intolerante), a pluralidade de ideias da academia brasileira. Creio que considere um ataque a um monumento religioso católico um símbolo forte, pois em números o Brasil é o país com mais católicos no mundo.
Gosto muito dos seus comentários, mas esse eu fiquei curioso, acho que o ISIS tem mil motivos para atacar alvos brasileiros, alvos aleatórios ou delegações estrangeiras durante a Olimpíada.
Não consegui entender onde entra o PT na história. Com PT ou sem PT sempre fomos alvo possível.
Ao mesmo tempo, como historiador, a questão das olimpíadas me intriga como um repeteco da nossa história: em todas as crises, ou frente à possíveis ameaças, nossas forças armadas e agora também a ABIN, chegam despreparadas para o momento. Foi assim na guerra do paraguai, I e II guerras mundiais, na guerra da lagosta…
Nunca, as forças armadas deixaram de agir, não foi omissão. Nem omissão dos governos o tempo todo, por exemplo, em toda era Vargas as forças armadas receberam aproximadamente 1/3 do orçamento da união, era muita grana.
Então fica a questão na minha mente: Por que, com verbas suficientes ou não, nunca estamos preparados?
Sei que as forças armadas farão de tudo para garantir a segurança dos jogos, e que se necessário agirão com coragem e desprendimento (até em exagero). Mas esse erro recorrente me deixa angustiado.
Acredito que um atentado terrorista poderia trazer um efeito positivo. Acordaria o Governo para a segurança pública, Defesa e inteligência do país. Houveram bons frutos após o 11 de setembro nos EUA. Como potência emergente, o Brasil poderia se consolidar em um país estável e avançar assim como a França.
——–
Aproveitando esse tema de segurança brasileira, queria chamar atenção a essa foto.
https://www.flickr.com/photos/ministreiodadefesa/23468716566/in/album-72157659642108843/
O soldado está usando uma HK416. Ele aparenta ser das Forças Especiais (o que tornaria entendível o uso desse fuzil e colete) ou do 1º Batalhão, sediado no Rio? Notar que o exercício foi realizado no Rio.
A ação terrorista contra a olimpíada não precisa ser praticada no RJ necessariamente. Qualquer ato, preferencialmente de grande monta, pode ser praticado do Oiapoque ao Chui no período dos jogos que terá a mesma repercussão na mídia internacional. Permaneçam vigilantes !
E nunca, mas nunca, terroristas que violam os direitos humanos podem ser considerados heróis da humanidade. Che guevara, por exemplo, homem idealista e revolucionário de seu tempo, ao usar de violência torna-se um combatente, nunca um mártir. Tanto que foi morto, como um combatente. Nunca vi ninguém falar que Che defendia os direitos humanos, me parece uma contradição monstra. Idem à todas as guerrilhas latinoamericanas da ditaduras do cone sul. Ora, quando os governos desmantelaram a participação política, jogaram todas oposições na clandestinidade, os caçaram, mataram e torturaram violando direitos humanos, parece-me correto afirmar que essas guerrilhas não lutaram pela democratização, mas contra o poder instituído, buscando sua desestabilização. Tornaram-se combatentes, morreram como combatentes. Por mais que defendessem os direitos humanos, foram ao combate e seu discurso nesse sentido, perde legitimidade. Heróis? Não, combatentes.
Imagina o pessoal do ISIS, com a violência indiscriminada? Heróis? Nunca.
Em tempo, direitos humanos é uma instituição muito recente da humanidade e deve ser defendida com rigor, com afinco em todas situações. De guerra ou de paz. Mas há um erro nesse discurso de que “só vale para o bandido”. Exemplo: A galera da Força Nacional estava submetida à condições desumanas. Corretamente protestaram em busca de dignidade e direitos. Quantas vezes a PMERJ não utiliza sua cadeia de comando para jogar os seus praças em situações desumanas? Censurando-os com o poder da hierarquia? Abandonados em ação, em condições extremamente adversas, lutando por sobrevivência, muitos PMs agem erroneamente. Mas e seus direitos? Quem feriu sua dignidade humana, e como consequência fez com que eles agissem em desespero? Direitos humanos valem também para os policiais, mas a hierarquia militarizada impede que eles reajam contra o comando. Eis o X da questão. Se fosse possível uma accountability das operações policiais, 99% dos erros estariam na “carga” da cadeia de comando ou estrutura da polícia.
Acho que seria uma burrice o ISIS mexer com o Brasil. O EB é pacífico mas não é bobo.
Aliás, prestei atenção nessa parte do texto:
“Entre as técnicas citadas, estão […] veiculação de falsas ameaças”.
Devemos estar sempre atentos à possibilidade de tudo até agora, como a ameaça divulgada pela Abin, isso e muito mais, não ter passado de uma ameaça. Bem como aconteceu quando afirmaram que iriam envenenar a comida da Europa, conquistar Portugal e não sei mais o quê, em seu auge após o atentado em Paris.
http://veja.abril.com.br/brasil/pf-prende-grupo-que-preparava-atos-de-terrorismo-no-brasil-diz-fonte-do-ministerio-da-justica/
PF prende grupo que preparava ataques terroristas no Brasil
Informação foi confirmada pela agência de notícias Reuters. Ministério da Justiça detalhará ação ainda hoje
Fred,
O PT no poder tem uma política avessa aos EUA e a Israel. Sempre jogou para a galera (militância, crédulos e hipócritas de modo geral) e se colocou como paladino da justiça, da ética e em defesa das nobres causas e dos menos favorecidos. Discurso lindo, devo salientar.
Dentro desse contexto o Itamarati via as ações terroristas de palestinos contra os israelenses e do fundamentalismo islâmico contra o Ocidente como uma reação se não aceitável, no mínimo, compreensível, ao ponto da então presidente Dilma dizer que deveria haver diálogo com o EI. Claro, naquela época não estava em voga a tese que os EUA foi o responsável direto pela criação do EI, hoje, com essa tese em efervescência, não sei qual seria a postura da Dilma já que haveria aí um contrassenso em apoiar ou mesmo em ver com bons olhos uma cria do imperialismo.
De qualquer forma os talibãs, al-qaedas, sharias e EIs da vida podem ter filosofia totalmente avessa ao discurso do lulopetismo/comunismo caviar/bolivarianismo, mas há pontos de concordância que na vida real os colocam como aliados contra o Ocidente opressor, fazendo valer aquela máxima: “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”. Claro, havendo a derrocada desse mesmo Ocidente pela comunhão de forças desses dois atores anti-ocidentais, as sobras serão disputadas pelos dois polos que não mais terão um inimigo comum.
Inclusive, ao meu ver há semelhanças entre o MST e o EI. Sorte que ainda temos algum controle sobre o discurso de políticos radicais de modo a que os buchas de canhão do MST não se explodam ou não atropelem pessoas nas ruas ou saiam esfaqueando aleatoriamente. O máximo que já vimos foi afagos presidenciais num militante logo após dele dizer que iria cometer crimes acaso a Dilma fosse afastada.
Um maior alinhamento do legítimo governo Temer com o Ocidente de modo geral e com os EUA em particular pode romper essa aliança. O PT agradece. Um ou vários atentados terroristas de fundamentalistas islâmicos nas Olimpíadas seria mais um cravo na cruz do Temer, que seria muito bem explorado no discurso do “golpe” pelos escudeiros do Lula no Congresso (Lindberg, Vanessa, Kokay, Jandira, Gleisi, etc.).
Fred,
“E nunca, mas nunca, terroristas que violam os direitos humanos podem ser considerados heróis da humanidade.”
Fred meu amigo, o Deus bíblico, considerado puro amor e tolerância, matou diretamente ou mandou matar mais de 20 milhões de pessoas. Tudo é relativo e relativizável, conforme os humores da história.
Vivemos no fio da navalha. Temos por um lado os direitos humanos que você citou, inalienáveis, mas nossas regras morais são ditadas por um livro que claramente considera justo e louvável matar e torturar por uma causa.
Nesse contexto, nesse caldo cultural, o algoz pode muito bem se tornar a vítima.
Polícia Federal acaba de prender uma suposta célula terrorista. Operação Hashtag deflagrada pela Justiça Federal do Paraná. Essa República de Curitiba parece ser boa mesmo…
Bosco e Fred ambos os comentários tem muita lógica!
O que agora temo é o “Talvez” (ou não aconteça).
Isso porque já houve inúmeros eventos internacionais no governo do PSDB e do PT e nunca houve nada além de especulações.
Me lembro que na RIO 92 (1992) o exército estava nos lugares mais perigosos além de ter soldados também tinha tanques Cascavel mas não sei se isso está se repetindo de novo.
Quanto ao Temer pra mim as idéias dele e do governo anterior estão bem alinhadas tirando pequenas coisas parecem “gêmeos siameses”.
Um exemplo basta ver as propagandas do TSE….
É mesma ladainha de sempre e nada de enxugar a máquina federal! Mas como não entendo muito espero estar enganado….
Editores! Espero não ter saído muito do assunto….
E se ocorrer algo, qual será o posicionamento do Brasil frente a isso tudo? Me refiro ao pós jogos olimpicos.
Jodreski 20 de julho de 2016 at 17:08
Bom… se isso vai se concretizar em ações ou não, jajá saberemos, certo? Bora rezar para que não, pois acredito que exista somente um orgão público preparado para tal: COT[…]
—–
Nosso problema é a inteligência sem dúvida até porque contra o terrorismo é preciso se antecipar pois o método deles é a surpresa e rapidez com enfrentamento mínimo. Discordo que para enfrentamento só temos o COT, o BFE/EB tem bons integrantes sim e os comandos já mostraram serviço no episódio do Rio Traíra, claro que o perfil era outro mas é bom não subestimar o treinamento das elites das FFAA.
O problema é que em relação aos ‘lobos solitários” inteligência não serve de nada. Não há como prever. Qualquer maluco sai por aí dando facadas e o EI assume que foi ele.
Estamos vivenciando uma guerra civilizatória e estamos perdendo feio, a menos que haja uma reviravolta. Eles têm como influir na nossa sociedade (o Jean Wyllyis não queria instituir o islamismo nas escolas públicas??) politicamente orreta mas são completamente avessos à influência ocidental.
Podemos dar adeus á famosa bunda brasileira. Dentro de uns 30 anos as garotas de Ipanema irão pra praia de burcas.
A bem da verdade o deputado Jean Wyllys só apoiou o projeto de lei, mas não deixa de ser estranho que logo ele, militante LGBT declarado, o tenha feito. Vai ser politicamente correto assim lá na China. rsrss
Ou seja, é um “duplipensar” totalmente irracional que tomou conta da sociedade brasileira depois do governo militar e com a subida ao poder da retórica de esquerda politicamente correta que é implementada no Ocidente mas que não é aplicada nos países comunistas. Retórica essa com a clara intenção de conquistar corações e mentes e com isso, se perpetuar no poder.
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/905839.pdf
Felizmente, a “direita” parece ter saído do armário e vemos um aceno de sensatez e coerência no mundo ocidental, ao meu ver, tardia.
Bosco, como sempre, muito respeitoso nos comentários. Entre os comentários técnicos sempre admirei seus posicionamentos, principalmente nos conhecimentos sobre componentes eletrônicos, eletroóticos, sensores, etc. E esses seus dois comentários são a prova de que a democracia é algo muito belo, se usado da forma correta. Discordaste de mim com grande classe, mantendo-se aferrado aos seus preceitos, e como sempre colocando-se didaticamente a explicá-los. Nesses tempos, das “torcidas”, te aplaudo de pé! Obrigado.
Democraticamente, discordo de algumas coisas que disseste também. Principalmente por achar que toda a tradição intelectual da esquerda, desde a mais liberal até a mais radical (social democracia – socialismo/comunismo – anarquismo) também é produto do pensamento político do ocidente. A Coreia do Norte é tão infiel (ateísmo comunista) aos olhos dos militantes do ISIS quanto o católico brasileiro.
E também acredito que todo tipo de terrorismo, de qualquer orientação política, utiliza-se das mesmas táticas e armas. Sempre baseando-se no elemento surpresa, no impacto político social das suas ações, que ao mesmo tempo são uma forma de propaganda. Desde grupos de extrema direita, aos de extrema esquerda, e também os religiosos (incluindo os cristãos como o IRA em seus tempos de armas) realizam ações parecidas. Mas o ISIS é um capítulo a parte, talvez algo inédito, pelo menos nos últimos 500 anos. Morticínio em massa, decapitações em massa, métodos de extermínio que eu só observei em regimes totalitários do século XX e em massacres de limpeza étnica promovido em guerras civis como as dos balcãs e o genocídio armênio. Ou seja, episodicamente, de maneira restrita isso aconteceu no ocidente. Na Ásia, em sua história, talvez exista uma maior continuidade nesse tipo de situação. É algo totalmente repudiável na tradição ocidental. Como exemplo, posso citar a deserção em massa de filiados do partido comunista em todo o ocidente quando o relatório Krushev (1956) revelou os podres da era Stalinista. Uma forte ruptura, tanto que surgiu uma “esquerda light” em todo ocidente.
Entendo que podes ver semelhanças entre o ISIS e o MST, talvez de organização, propaganda, ações muito pontuais. Mas não posso imaginar militantes do MST se explodindo ou em episódios de violência como os que ocorrem nos EUA com os atiradores. E, paradoxalmente, o MST, ainda que conduzindo ações “ilegais”, traz legitimidade amparada em artigo da constituição. Nesse ponto como movimento social, o MST cumpre também papel democrático. Tanto que o próprio governo FHC assentou mais pessoas que o governo Lula.
E é bacana ver que concorda com a existência dos direitos humanos, que precisamos desenvolver o conceito, e instrumentalizá-lo melhor, com mais eficiência evitando injustiças.
O meu ponto, no final das contas é: Se existe um inimigo comum nesse momento, ele é o ISIS. De todo o ocidente e de grande parte dos muçulmanos também. Passou da hora, da ONU impor um mandato de imposição da paz, similar ao comandado pelo general Santos Cruz, envolvendo uma Força Expedicionária para combater o ISIS olho no olho. Eles querem o extermínio do ocidente e de todas as tradições muçulmanas diferentes, eles querem a guerra. Que levemos a guerra para eles. De botas no chão. Uma tropa multi cultura, multi étnica, inclusive, estreitaria laços de respeito e camaradagem entre os militares que a compuserem. Russos, chineses e americanos, tropas da UE, latinoamericanos, comunidade britânica, demais países do oriente médio, todos atuando contra o ISIS. Já passou da hora.
O COT hahaha… 90% das ações do COT ou DPF tem auxilio das FAA. A Cia Prec da brigada Para Quedista já é mais equipada e treinada, isso sem colocar o Comando de operações especiais do Exercito ou Grumec, Comanf.
O COT é bom mas só.
agora uma coisa é verdade se tem uma coisa q presta no brasil se chama POLICIA FEDERAL os caras são dignos de aplausos são muito eficientes viva a pf !!! q beleza q é essa instituição
Off topic, mas nem tanto:
http://www.telegraph.co.uk/news/2016/07/19/us-air-strike-in-syria-kills-up-to-85-civilians-mistaken-for-isi/
Levanta questões interessantes sobre o problema do terrorismo.
(Postei dois comentários desde as 10:36, mas não sei o que aconteceu, uma vez que até agora não apareceram. Fui reescrever nessa conta, mas acidentalmente saí da página. Agora espero que vá.)
Vejo efeitos positivos no caso de um atentado acontecer, principalmente se este ocorrer no Cristo Redentor (isso causaria uma GRANDE mobilização na população e governo. Tome de exemplo a influência do povo com os manifestos pró-guerra que levaram à criação da FEB e modernização do Exército, na época). Os EUA fizeram grandes reformas na inteligência e segurança após o 11/9, e no Brasil eles insistem em investir na grande maioria apenas em equipes contraterroristas, sem pensar que as Forças Especiais não poderiam intervir num ataque de homem-bomba. Além disso, o patrulhamento ostensivo que tanto está sendo prestigiado é temporário – vai demorar pelos Jogos Olímpicos, e talvez não o vejamos sequer nos Paralímpicos.
Polícias mal equipadas, com pistolas defeituosas, coletes vencidos, mal remuneradas, etc. nunca seriam capazes de exercer o trabalho de antiterrorismo. Quanto à Abin, embora reformada, devemos admitir que não se compara aos serviços de inteligência de outros países: Mossad, CIA… Nossa segurança aérea também está defeituosa e vulnerável a ataques, mesmo durante os Grandes Eventos.
Temos soldados com ótima teoria, muito bem preparados, que quando postos em combate fazem um trabalho ótimo. O problema é a falta de experiência. Nossa maior experiência nos últimos 70 anos foi a MINUSTAH, que é inteiramente uma missão de paz e em sua grande maioria cívico-social. E, apenas para ressaltar a capacidade de nossas Forças Armadas: apenas uma morte em combate durante toda a missão, por mina terrestre. Com a iniciativa de contra-ataque (aqui já entramos em uma ficção, mas que poderia se tornar realidade), nossos soldados seriam mais experientes na prática. Recusamos até a Guerra do Vietnã, por duas vezes, durante nossos tempos mais “direita”…
Uma vez eu li que uma das grandes críticas dos Fuzileiros Navais é em relação às “guerras imaginárias da Marinha”. E, afinal, gerações passam: soldados ficam 30 anos sendo preparados à exaustão, e poucos têm o privilégio de entrar numa operação — poucas as quais eles devem fazer uso do treinamento. Se aposentam sem nunca entrar em ação. Só cuidar da faxina. Intercâmbio e simulado não contam como experiência.
Um ataque iria dizimar esses discursos islâmicos da esquerda, assim como quem os apoia. Este seria, ao mesmo tempo, algo ruim pra imagem do país, com vidas perdidas. Mas por uma consequência melhor.
Lembrem-se da resposta da Alemanha após o ataque nas Olimpíadas de Munique, em 1972. Armas, equipamentos e policiamento. Dá pra ter isso no Brasil também.