Quase 200 pessoas morrem em tentativa de golpe; cinco generais são afastados

40
Golpe na Turquia

Tentativa de golpe na Turquia

Golpe na Turquia

José Romildo – Correspondente da Agência Brasil

ClippingQuase 200 pessoas morreram em uma tentativa de golpe militar de Estado conduzida ontem (15 ), na Turquia, por uma facção das forças armadas do país. Os militares chegaram a realizar movimentos com tanques e helicópteros para tomar o poder: assumiram a TV estatal, impuseram a lei marcial e um toque de recolher, atacaram a sede do órgão de inteligência turco e atiraram no prédio do Parlamento do país e em um resort na cidade portuária de Marmaris.

No entanto, no final da noite de ontem (15) e na madrugada de hoje (16) milhares de turcos responderam positivamente ao apelo do presidente Tayyip Erdogan para resistir ao golpe e tomaram as ruas de Ancara (capital do país) e de Istambul (principal cidade da Turquia). Em consequência, dezenas de soldados que atuaram em favor do golpe abandonaram os tanques nas ruas. Esses tanques foram ocupados por civis que apoiam o presidente Erdogan.

Comunicado distribuído à imprensa pela Embaixada da Turquia em Washington, capital dos Estados Unidos, informou, no final da noite de ontem, que “o que se desenrolou na Turquia foi uma tentativa de golpe para derrubar o governo democraticamente eleito”.

O documento informou ainda que “a tentativa foi frustrada pelo povo turco em unidade e solidariedade”. Segundo o comunicado, a tentativa de golpe foi conduzida por “uma minoria” dentro das Forças Armadas.

Hoje pela manhã, a agência Anadolu, a principal do país, informou que 1.563 membros das forças armadas foram detidos em todo o país. De acordo com o Ministério do Interior, 5 generais e 29 coronéis foram afastados das suas funções.

Cerca de 200 soldados desarmados deixaram quartéis militares da Turquia e se entregaram à polícia, segundo informou a Agência Anadolu.

A tentativa de golpe começou a se reverter, ontem, a partir do momento em que o presidente Tayyp Erdogan desembarcou no Aeroporto de Istambul, vindo de um local não identificado. Em seguida, ele fez um apelo dramático para que a população do país fosse às ruas.

“Uma minoria dentro das forças armadas, infelizmente, tem sido incapaz de digerir a unidade da Turquia”, disse Erdogan ao canal de televisão privado NTV. Ele acrescentou: “O que está sendo perpetrado é uma rebelião e uma traição. Eles vão pagar um alto preço por sua traição à Turquia “.

Na entrevista, o presidente turco deu a entender que os conspiradores tinham tentado assassiná-lo, referindo-se a um bombardeio que ocorreu em um resort mediterrâneo na cidade portuária de Marmaris. “Parece que eles pensaram que eu estava lá”, disse o presidente.

A Turquia é um país integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e um dos principais aliados dos Estados Unidos. A Otan é uma aliança política e militar que integra 28 países da América do Norte e Europa. Quase 100% da população turca se identifica como muçulmana.

A maior parte dos muçulmanos da Turquia são sunitas e professam a religião dentro de padrões moderados, ao contrário de outras nações muçulmanas, que seguem uma orientação fundamentalista. O presidente Erdogan, que também é muçulmano, tem dominado a cena política turca por mais de uma década.

FONTE: agenciabrasil.ebc.com.br

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

40 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ocidental Sincero
Ocidental Sincero
8 anos atrás

O golpe mais falso do mundo. Cerca de 2500 juízes, altos oficiais e militares presos em menos de 24 horas.
Acredito que eles foram boi de piranha, Estes coitados foram usados pela CIA, que como sempre usa suas famosas táticas de informação/ traição.

A história mostra que os EUA nunca foram confiáveis: Osama Bin Laden, Saddam Hussein Muamar Gadafi e Erdogan… Primeiro eles fazem amizades em interesses com seus parceiros e quando conseguem seus objetivos, destroem aqueles que os apoiaram para apagar qualquer rastro.

Este o golpe foi tentado depois que a Turquia começou a mostrar interesse em reaproximação com a Rússia e Síria.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

E agora o Erdogan tem o álibi para afastar, prender e punir qualquer opositor!

camargoer"
8 anos atrás

Os senhores se esquecem do mais importante, houve uma tentativa de golpe de estado contra um governante eleito e por causa disse civis foram assassinados. Minha convicção democrática sugere cautela em relação a qualquer teoria conspiratória. Talvez menos imaginação e mais prudência fossem mais produtivos.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Ocidental…
.
Usar o golpe para reforçar a autoridade de Erdogan ( uma “false flag”, se é que é possível usar o termo ) não faz sentido para os americanos, visto que a situação com os turcos lhe era cômoda de qualquer jeito… E da mesma forma, não faria sentido remove-lo do poder, posto o dito cujo estar de acordo com os interesses do Ocidente ao permitir combater Assad e o EI ( a menos que ele se negasse a essas duas coisas )… É muito pelo contrário. Esse golpe na verdade prejudica a causa americana, visto Erdogan exigir agora cooperação contra seus opositores ( entregar o clérigo opositor Fethullah Gülen, o que deixa os EUA numa tremenda saia justa ).
.
Se houvesse alguém de fora realmente interessado nesse golpe na Turquia, este alguém consistiria justamente nos russos… Eles mesmos são os principais opositores de Erdogan no cenário internacional, acusando seu governo e o próprio de cooperação com o EI e de facilitar acesso de armas e recursos a minorias anti-Assad, fora combaterem os curdos pró-Russia.
.
A atual reaproximação entre Rússia e Turquia é fomentada por um interesse maior em particular: Bósforo… A Turquia é guardiã da mais preciosa saída russa para águas quentes do Atlântico. Fora isso, há também o comércio e turismo entre os dois países, no que a desavença já tá dando um prejuízo considerável aos dois lados…
.
Ou seja: vai me desculpar, mas sua teoria carece de sustentação…
.
Essa questão dos turcos é interna, e está relacionada basicamente a uma disputa de poder entre teocráticos e liberais.

kfir
kfir
8 anos atrás

parece que foi tudo armação
https://noticias.gospelprime.com.br/fracasso-golpe-militar-turquia-profetico/?utm_content=buffered079&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
.

Agora, o sheik Yusuf Qaradawi, líder da Federação Mundial dos Sábios Muçulmanos, que representa os muçulmanos sunitas, maior ramo do islamismo, anunciou que jura fidelidade a Erdogan, de acordo com o Shoebat.
.
Na Turquia, em alguns lugares o presidente Erdgan já é chamado de “o mensageiro de Deus”, título que é reservado para Maomé.
.
.Dois anos atrás, hospedou o que foi chamado por especialistas em profecias bíblicas de “Confederação do Anticristo”

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

Eu concordo com o Ocidental Sincero, ele só errou a cor da bandeira.
O golpe contra Erdogan foi um golpe de mestre daqueles que criaram o próprio Erdogan. Esse golpe não enganou ninguém, nem nós aqui. Se Erdogan fosse morto, também não convenceria.

Esse golpe foi um ataque de bandeira falsa, como pensou o Zmun: http://www.forte.jor.br/2016/07/15/golpe-de-estado-em-curso-na-turquia/#li-comment-79780

Save Ferris!

Lc
Lc
8 anos atrás

Maskirovka. Golpe fajuto com vistas a exterminar de vez quem tinha força para apeá-lo do poder.
É o fim do laicismo turco.
Os eurobambis que se virem agora, se tiverem cojones para isso.

kfir
kfir
8 anos atrás

já perceberam…olha deve ter muita gente “sumindo” por lá

Turkey coup could threaten country’s Nato membership, suggests John Kerry
State Department says Nato is monitoring how the Turkish government responds to the failed coup. Members of the alliance are required to ‘uphold democracy, including tolerating diversity’

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/turkey-coup-could-threaten-countrys-nato-membership-john-kerry-warns-a7142491.html

The Turkish government’s response to the failed coup has alarmed both the US and the EU, after it described the plotters as a “cancer” which had to be “cleansed” from public institutions.

Hawk
Hawk
8 anos atrás

O governo volta ao poder em menos de 24 hrs… Lembra demais aquela vez da Venezuela… Concordo com o Ocidental Sincero, _RR_ e Reinaldo Deprera, juntando os 3 argumentos agora entendi melhor o que aconteceu por lá.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
8 anos atrás

Vocês viram no Jornal Hoje de hoje, as filmagens das rajadas efetuadas pelo helicóptero Cobra, eu acho, 20 mm batendo no chão e nos carros, caraca!!! levantando pedra e asfalto, sinistro.

Não sei se foi o helicóptero derrubado por um F-16.

Wagner
Wagner
8 anos atrás

Ao menos a cena do F 16 foi bem legal !!

kfir
kfir
8 anos atrás

a Exame esta noticiando que um grupo ( célula ) terrorista declarou estar no br…

Plinio M.
Plinio M.
8 anos atrás

Ocidental Sincero tem toda razao, nao ha golpe de estado nessa terra sem o dedo da CIA no meio. So nao se pode a fazer essa referencia no caso Brasil por conta do nivel de maturidade de alguns internautas que levam as coisas pro lado de ideologia partidadaria, mas a verdade tem que ser dita. Os americanos nao dao ponto sem nó, sao e por muito tempo serao nossos sabotadores.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Como disse no outro tópico, os europeus vetaram a Turquia na CE, agora que aguentem.
Abriu-se uma brecha na OTAN no Caúcaso.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Sim, civis e militares, pessoas, foram mortas, mas quantas vezes isso nao ocorreu para validar uma ação? Dá até mais peso! Aqui mesmo isso foi feito vários vezes! Vide a Intentona de 35 ou o ataque da AIB À Vargas. Ele aproveitou as duas ações (que nao foram orquestradas por ele, mas foram em parte consequência de seus atos) para se fortalecer no poder e consolidar seu regime (há ainda os atores internacionais, que nao sabemos bem quais papeis tiveram nisso ai). No final, é o povo que sofre, que se torna massa de manobra e que morre nos embates entre os diversos grupos q disputam o poder.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

2500 juízes presos… estranho isso, nao?

kfir
kfir
8 anos atrás

Guga chacra informou, que um f16 rebelde tentou derrubar o avião de erdogan, mas o piloto simulou ser um voo comercial britânico, não houve contato visual.
.
o grupo militar que tentaria capturar erdogan chegou ao local, 20 minutos atrasado…
Os militares apostaram que teriam mais adesões de outros militares e partidos políticos, falharam em impedir o acesso a comunicação e isso foi crucial para a população apoiar o ditador.

Mateus Oliveira
8 anos atrás

Só queria saber como que o avião dele não foi derrubado por caças já que estava voando sobre o espaço aéreo da Turquia,Não quero abrir nenhuma teoria,so queria entender mesmo.Grande Abraço

Emerson R.B
Emerson R.B
8 anos atrás

Era o Exercito turco que sempre manteve a separação de Igreja muçulmana e estado turco.Com esse falso golpe , os militares que poderiam ir contra um governo, que ,cada vez mais esta parecendo com o do Iran,não existe mais.Esses repórteres do Ocidente são um bando de tapado, e vigarista. Islã e democracia não cabem na mesma frase.=/

Marcello ASM
Marcello ASM
8 anos atrás

O que me espantou nisso tudo foi a reação do povo majoritariamente a favor do Erdogan, que é sabidamente favorável a islamização da sociedade. Pelo visto a separação entre a religião e o estado está mesmo fadada ao fracasso em países islâmicos pois não conta com o mínimo de respaldo popular.
Bem feito para os turcos quando seu país virar um Irã e passarem a viver em uma teocracia repressora.
Isso me lembra uma cena icônica do desenho Rei Leão onde, logo no início, os animais vão saudar o nascimento do Simba. As presas saudando os predadores. Depois não podem reclamar da vida quando forem mortas e devoradas pelos que saudavam.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

Marcello ASM 19 de julho de 2016 at 0:34

O que aconteceu lá foi mais ou menos o que aconteceu aqui.
– A democracia sendo solapada por dentro (numa linha).
– A oposição sendo acusada de golpismo (segunda linha).

A população não queria envolvimento militar porque sabia que o AKP (partido de Erdogan) já estava jogando com essa linha. Erdogan tinha que cair democraticamente. Mas os militares turcos não conseguiram segurar as provocações e caíram na armadilha política do AKP.
Tudo não passa de teatro. Erdogan vai se vitimizar ao máximo, expurgar o máximo de opositores dentro das forças armadas e no funcionalismo público e, por fim, justificará cada um dos atos que irão continuar minando a democracia na Turquia.

O que aconteceu no Brasil serviu para, no mínimo, dar a coragem que o AKP precisava para executar essa peça.

Save Ferris!

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Reinaldo Deprera 19 de julho de 2016 at 13:00

Interessante, acho plausível isso.

Tamandaré
Tamandaré
8 anos atrás

Uma bela de uma farsa, só isso! E tava até demorando pra algum idi0t@ falar que foi obra da CIA…..

Marcello ASM
Marcello ASM
8 anos atrás

Reinaldo Deprera 19 de julho de 2016 at 13:00

Eu concordo com a sua avaliação. As únicas grandes diferenças entre o caso Turco e o caso Brasileiro foi que aqui o povo ainda pode se manifestar livremente, sem ser violentamente reprimido como vinha acontecendo por lá, a Justiça bem o mal vinha e ainda vem apurando grande parte dos escândalos e malfeitos do governo e a imprensa, apesar de todas as críticas, ainda é razoavelmente livre para dar a devida divulgação a estas apurações. E isso tudo apesar de todas as tentativas do governo para abafar estas investigações. O que também foi decisivo para a queda do governo aqui foi a crise econômica, gerada pelo próprio governo, que derrubou todas as avaliações positivas anteriores. Assim o governo perdeu a maior parte do apoio popular que detinha. Demos sorte pois não acredito que o governo cairia, apesar de toda corrupção, desmandos e incomPeTência, caso a economia estivesse “bombando”.
No geral sou totalmente contrário a “Golpes” de qualquer natureza, militares ou não, que quebrem com a ordem institucional. Só que a Turquia é um caso meio que único no mundo. Lá são as Forças Armadas as responsáveis pela manutenção da laicidade (constitucional) do Estado, ao contrario do que acontece aqui, no Brasil, assim como em grande parte dos países ocidentais onde esta responsabilidade está com as Supremas Cortes. E como a via democrática não estava funcionando por lá, como foi demostrado nas duas últimas eleições onde em uma o Erdogan perdeu a maioria, manobrou e convocou outra onde conseguiu reconquistar a maioria perdida, a Turquia estava meio que sem alternativas democráticas. E, daqui em diante, “alternativas democráticas” não existem mais na Turquia.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Marcello ASM 19 de julho de 2016 at 16:29

Sim, curiosa essa postura laica do exército turco! Foge aos padrões dos países do Oriente Médio onde vemos muitos Estados confessionais com FFAA subordinadas a uma moral e a leis religiosas.Enquanto no Brasil estamos caminhando para o Estado disfarçadamente religioso, onde cada vez mais se fortalece uma bancada vinculada a igrejas que modificam as leis para submeter o ordenamento social à sua visão moral-religiosa.

Interessante essa relação entre religião e FFAA no ocidente. A laicização dos Estado em muitos países levou a extinção inclusive da capelania castrense. Aqui no Brasil a onda positivista do final do XIX fez o mesmo. O Serviço Religioso só voltaria com a FEB, nos anos 40!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

Marcello ASM 19 de julho de 2016 at 16:29
Perfeito.

Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto. Ataturk foi um dos maiores estadistas do século XX.
Militares, quando acumulam prestígio em situações de crise, invariavelmente costumam ir para a reserva, seguir carreira política e transformar seus respectivos países.
Ataturk, ao instaurar a laicidade do estado, sem querer querendo acabou com o poder secular dos clans. Que por sua vez, tentam acabar com a laicidade desde então.
Ocorre que, a laicidade na Turquia está amarrada à instrumentos jurídicos que sustentam pilares democráticos.

Podemos então afirmar que a Turquia, depois dos acontecimentos dessa semana, irá iniciar um salto para trás do tamanho de 1 século.
Portanto, aposto em uma nova tentativa de golpe até o final do ano. Dessa vez com apoio popular, aderência total das forças armadas e até, quem sabe, uma ajuda de Langley.

Save Ferris!

Marcello ASM
Marcello ASM
8 anos atrás

Luciano 19 de julho de 2016 at 16:47

Sim, e a religião vem recuperando seu protagonismo não só aqui no Brasil mas no Ocidente em geral. Veja o caso americano onde a partir do Bush Filho o fundamentalismo cristão retoma sua presença na política com a sua agenda anti aborto, pelo criacionismo e por ai vai. Lembrando que nesta eleição dois dos principais concorrentes do partido republicano (Cruz e Rubio) eram claramente identificados a esta corrente.
É de se esperar que também na Europa, com o fortalecimento dos partidos de extrema direita ultra-nacionalista, a religião venha a ganhar bem mais protagonismo do que tem hoje em dia. A noção de nacionalidade sempre envolve um forte conteúdo religioso unificador.
E não deixa também de ser um contraponto a ascensão do Islã, visto como uma ameaça permanente à Fé Cristã.
A situação tende a se complicar muito mais em um futuro próximo.

Reinaldo Deprera 19 de julho de 2016 at 17:30

Sim, é verdade. E o mais interessante é que Ataturk acreditava que o futuro da Turquia estava na Europa e não no Oriente. E todo o seu processo de modernização do país foi voltado para a transformação da Turquia nos moldes dos países europeus. Até o alfabeto foi trocado com a dupla finalidade de padronizar com o ocidental (europeu) e dificultar que as novas gerações tivessem acesso fácil a livros e publicações antigas, escritas no alfabeto original. Isso permitia, na tradução para o novo alfabeto, fazer as devidas censuras aos textos.
O livro “O Choque de Civilizações” de Samuel P. Huntington retrata bem este processo de modernização.
Só que isso não deu muito certo pois a Europa nunca aceitou a Turquia como uma igual. Ser aceita na União Europeia ou mesmo no Mercado Comum era a pretensão turca desde o início mas sempre foi negada. O máximo que ela conseguiu foi ser aceita na OTAN por pressão americana. Isso criou e ainda cria ressentimentos que geram um ambiente propício para o surgimento destes Erdogan´s da vida.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Ao tirar da cartola a pena capital, Erdogan deu um ultimato à Comunidade Européia: ou aceita a Turquia, ou Erdogan rejeita a CE e faz o que bem entender.
Como os russos estão se coçando, a OTAN vai ter que continuar puxando o saco da Turquia, o que é feito desde o séc XIX na guerra da Criméia.
Sem falar que se a Turquia deixar, os migrantes sírios em peso infestam a Europa: a Turquia e a CE chegaram a um acordo em março no qual a CE prometeu repassar 6 bilhões de euros a Turquia ao longo dos próximos três anos, a fim de melhorar a vida dos cerca de 3 milhões de refugiados no país e conter o fluxo migratório para a Europa.
Ou seja, mal com Erdogan, pior sem ele.

EParro
EParro
8 anos atrás

Delfim Sobreira 19 de julho de 2016 at 19:47

Mas Delfim Sobreira, será que Turquia não precisa de “nadica de nada” da Europa, para que Erdogan “faça o que bem entender”? No mesmo contraponto, será que a Turquia também não precisa de “nadica de nada” da NATO?
Não acredito que haja algum país assim tão independente não.

Carlos Campos
Carlos Campos
8 anos atrás

A Turquia já se estranhou com a Rússia no passado, entrou para OTAN, é parceira no F35, consome armas made in usa. Derrubou um jato russo, aí a CIA age para criar um inimigo e os EUA perderem dinheiro e sofrer pressão da Turquia é cada coisa q a gente lê q não sabe se ri ou acha graça

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

EParro
A Turquia precisava sim, entrar na CE. Mas a CE faz jogo duro com ela desde 2004, então a Turquia passou a fazer jogo duro também. Ou é aceita logo ou sai de vez. E a CE ficou fragilizada com o Brexit.
A OTAN é outra coisa, a Turquia sempre fez parte, justamente em caso de conflito com o Pacto de Varsóvia barrar a saída dos russos. A OTAN nem deve pensar da Turquia sair.

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

Carlos Campos 20 de julho de 2016 at 1:11
Perfeito. A questão na Turquia é sim conspiratória, mas é uma questão interna.

Lembrando que a Turquia “sofre” de “síndrome de grandeza” assim como a Rússia. Cada qual por causas distintas.
No caso turco, a causa é cultural. Ou seja, há conteúdo na sua psicopatia nacional. Afinal, toda aquela área do oriente médio esteve sob domínio otomano durante muito tempo. Pode-se dizer que, na verdade, o fim do Império Romano ocorre com a queda de bizâncio. Sendo que as contribuições de civilizações que ali viveram, de hititas à otomanos, são perenes para a civilização humana nos mais diversos campos. Da ciência às artes.
Acho que lembrar disso é muito importante. A Turquia não poder ser vista como um estado que é conduzido por outros. Achando isso arrogante ou não, ele conduz, ou pelo menos tentará até quando acabar o mojo da cultura/testosterona 😀

Non ducor duco. Save Ferris!

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
8 anos atrás

O Erdogan precisa ser compreendido como o que ele é de fato: um aproveitador. Ele não defende a islamização da sociedade turca por ser particularmente religioso mas porque esta islamização permite a ele concentrar poderes. E por ser um aproveitador, ele vai utilizar esta tentativa de golpe como uma desculpa para fazer o que o Stalin fez em 1937/1938: expurgar do Estado todos os que não lhe são absolutamente leais. O fato é que estamos vendo o fim da laicidade do estado Turco. O Atartuk, coitado, deve estar se mexendo no seu mausoléu.

ScudB
ScudB
8 anos atrás

Uma versão interessante dos iranianos (lógico que temos que estar críticos 🙂 ):
en.farsnews.com/newstext.aspx?nn=13950430001452 (colocar http:// antes do link).
Ja em relacao do Erdogan não tenho ilusões.Ele sempre odiava democracia .E tb odiava os militares “sem partido” (quando aquele coronel mandou o jovem Erdogan tirar os bigodes depois de golpe de 1980) e já sofreu por causa do golpe de 1997.E etc..
Mas o que ele esta fazendo agora é realmente uma “limpeza profunda” : exercito , policia , justiça , professores , políticos – estamos falando de ordem de 20 (ou mais) mil pessoas com as listas prontas bem antes do “golpe”! Em curto prazo ele esta estabelecendo um controle total e .. enfraquecimento generalizado do pais.Sem duvidas.E se precisar levar ao abismo – levara com toda aquela sensação de “grandeza falsa” que amigo Reinaldo comentava.
Outra coisa que me chamou a atenção : para QUE começar um golpe no final da sexta-feira atacando lugares onde não tem um sequer funcionário (Senado , por exemplo) e povo esta nas ruas (restaurantes) fumando , bebendo e curtindo inicio do final da semana?Alguém lembra a tentativa de golpe em 1991 na Rússia (Camarilha dos Oito)? Aquela palhaçada tava bem mais parecendo com um golpe do que esse dai que a gente viu na semana passada.
E devo discordar com amigo Jacinto : o Ataturk não esta se mexendo , ele deve estar girando como ventilador!
Um abraço!

Ivan da Silveiraa
Ivan da Silveiraa
8 anos atrás

ScudB, concordo com você. Está tudo caminhando para a confirmação de autofolpe. Li em um site que Erdogan está prendendo centenas de professores (óbvio que deve ser os que pregam o oposto daquilo que ele pensa). Prisões em massa!

Vid123
Vid123
8 anos atrás

centenas de professores? já passa dos milhares
15200 professores e 6538 pessoas envolvidas com educação

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
8 anos atrás

Mentira e teatro desse maluco, pra prender todo mundo que é contra ele…. Escutem esse cara (presidente da Turquia) é louco

Nonato
Nonato
8 anos atrás

O povo turco que foi às ruas pode ter sido um bando de gatos pingados radicais que respondem aos gritos de seu mestre como ocorre no Brasil.

Pedro Santos Jr.
8 anos atrás

ISSO foi golpe. Tropas nas ruas, tiros, quase 300 mortos…e tem gente que fala que há/houve um golpe no Brasil. Onde?