Golpe de estado em curso na Turquia
Os militares da Turquia anunciaram que tomaram o controle do país, num golpe contra o governo do Presidente Erdogan.
Civis foram informados que a lei marcial foi imposta e que eles devem retornar para suas casas. Não está claro ainda quais unidades militares participam do golpe e quais estão contra.
Unidades militares tomaram o controle do aeroporto internacional Ataturk em Istanbul, e os canais de comunicação Twitter, Facebook e o canal estatal de televisão foram bloqueados.
Rapaz….. será que esse “novo Governo” vai vingar??
Bolão pra morte do erdogan 18/07/16 kkkk
Seria esses militares os novos ”young turks” ?
Pelas notícias que estão saindo são militares de médio escalão que tem como objetivo o retorno da ordem no país e o retorno de um estado laico.
chega noticia de ataque na catedral em que se rezava pelas vitimas
http://www.dailystar.co.uk/news/latest-news/530436/machete-knife-attack-nice-cathedral-vigil-terrorist-attacks
estão informando que todo o país já esta sobre controle dos militares..
Estranho deixarem edorgan viajar…
Rapaz, no Jornal da Band, agorinha a pouco, disseram que não há noticia confiável sobre a situação. Governo diz ter abafado quartelada, Forças Armadas dizem ter tomado o controle! Tá meio dividido ainda eu acho…. kkkk
Parece que o novo atentado na França foi a gota d’água para o governo cada vez mais islâmico do Erdoğan. Difícil saber quem tem o controle agora mas teve até helicoptero atirando
https://youtu.be/cI4yGHkbwTU
isso realmente me surpreendeu uma democracia,menbro da otan e união européia é o mundo dando voltas…vamos ver o q vai dar
Os militares tomaram o poder.
E o Erdogan fugiu.
Quero saber como vai ser a reaçao dos curdos e do EI!
Olha mandar abater um avião russo, que avisou por onde passaria, comprar oleo do Estado islamico, criar uma cupula islamica …
Não me admiraria se os russos estiverem dando uma “ajudinha” nisso dai.
Erdogan achou que iria mandar abater um avião russo e a coisa ia ficar por ai?
Um F-16 aliado ao governo abateu um AH-1 cobra que participava do golpe. Tanques abriram fogo contra prédios e tiroteio no aeroporto… Segundo fontes.
Golpe ou contra golpe contra uma “democracia” islâmica?
a noticia é pavor nas ruas…Erdogan forçou muito a mão, deixou seus adversários politicos muito preocupado, construiu um suntuoso palácio… deve ter feito muito mais coias
até simular um milagre ele fez em público, se declarou deus , e tentou unir islamicos…
http://www.oantagonista.com/posts/todo-mundo-tentando-comprar-alguma-coisa
Olha aí pintando primeira missão para o C-767 da FAB. Resgatar os brasileiros na Turquia. Aeroportos fechados!!! Esquadrão Corsário se prepara!!!!
Cidadãos brasileiros já foram avisados pra arrumarem o que puder para serem avecuados a qualquer momento. Missão pra fab eu acho. Eu torço a favor desse golpe. O Erdogan é totalitário. Censurava a impressa, caçava adversários, quis atacar a Síria por que um avião Turco foi abatido dentro da Síria. Abateu um avião Russo, ameaçou Israel, quer unir o mundo islâmico, apoia a islamização da Turquia e Europa. Espero q consigam trazer a Turquia para o rumo certo.
Fortes indícios mostram q a Turquia faz corpo mole no combate ao EI, lava dinheiro terrorista, compra petróleo terrorista. Desculpa o comentário dividido
GloboNews mostrou, ainda agora, policiais turcos, em Ankara, levando sob custódia vários soldados revoltosos, sem violência. Parece que titio Tayyip começa a controlar a situação.
Veremos!
Certamente uma “revolução” preventiva à ameaça comunista. Já vi esse filme.
Erdogan pousou em Ataturk, que estava dominada pelos rebeldes. O que isso significa?? Fracassou o golpe!! Affz mano, que b0st@…….. 🙁
Blackhawk tem nada a ver com comunismo
Uma pena se falhar ? queria titio Erdogan na força
Carlos Campos 15 de julho de 2016 at 22:06
Olá Carlos Campos, só como contraponto, nos últimos tempos temos visto a substituição de líderes em vários países e seus substitutos, via de regra, têm-se mostrado piores do que os substituídos. Não raro nem substitutos existem e a coisa descamba para o caos.
Aliás, a única exceção até agora, foi justamente onde a “Primavera Árabe” começou – a Tunísia – onde parece-me que as coisas tomaram prumo (veremos ainda).
Será mesmo que substituir “titio Tayyip Erdogan”, assim na marra, melhorará alguma coisa por lá?
Os militares estão atirando em civis. Independente da opinião quanto ao Erdogan, um golpe assim não é a maneira correta de fazer mudança, ainda mais se a população estiver tão dividida como se comenta e se for preciso matar o povo pra tomar o controle.
https://twitter.com/hashtag/DarbeyeHay%C4%B1r?src=tren
Conversa fiada de golpe.
Sem apoio do povo as forças voltam para o quartel.
Ninguém atira no seu vizinho.
Você pode dar um golpe noutro país, não dentro de casa.
Uma pequena correção a um dos comentários acima, a Turquia não é um Estado membro da UE, apesar da campanha alemã para que se torne logo…
.
Sds.
Não rolou…me lembrei de um certo coronel da Wermacht, os Generais indecisos colocaram tudo a perder, não deve ter sido diferente na Turquia.
Eparro não funcionou pq as instituições eram fracas demais nesses países, o governo comandava com punho de aço, aí veio os ocidentais se meteram onde não deviam, países fracos suscetíveis a se fragmentar e criar caos por uma guerra civil sem fim, desmobilização do exercito do antigo governo, fim dos líderes do governo antigo. A turquia não é tão frágil assim já houve outros golpes e país passou seus problemas e vinha melhorando sempre, sem entrar em guerra civil. o que temos agora é o fim da influência benigna dos militares no país, e um governo totalitário, cheio de problemas anti democrático, anti secular. o pessimismo meu para o futuro da Turquia e da Europa só aumenta
O compromisso de alguns pela democracia é revelador.
Bom dia!
Que absurdo tudo isso! Que pessoas com cabeça vazia. A árvore que gera o fruto da ignorância e da arrogância é sempre ouvir pouco e falar demais. Toda vez que digo algo tento parar e pensar: será mesmo que eu estou correto, pois o ser humano tem a tendência de achar que a sua opinião é sempre a correta (virtude que não existe na cabeça do fanático). Melhoras para o povo da Turquia!
Abraço!
seria bom saber o que ocorreu. endorgan tem vários problemas.
é autoritário, persegue a imprensa e quem lhe critica.
quer implantar uma ditadura islâmica.
o país está sob forte ataque terrorista.
quem bolou esse golpe?
por que deu errado?
a população está dividida?
aparentemente, os militares estava divididos…
um grupo comandou a retirada do presidente, mas aparentemente houve reação.
na venezuela já aconteceu outra revolução fracassada.
esses fracassos tendem a radicalizar os governos. ou será que enfraqueceria?
a Turquia é uma democracia?
será que o povo nas ruas atrapalhou?
poderia a primeira medida a ser adotada a prisão imediata do presidente?
ele ainda ficou passando sms para a população.
A situação é tosca na Turquia : parte pró-secular, parte pró-islâmica, parte pró-Ocidente, parte pró-Rússia… tudo se mistura.
A única certeza que tenho é que, mesmo com quase 100 anos de secularização desde Kemal Ataturk, democracia em populações islâmicas é um devaneio.
Nos dias atuais, golpe militar só tem chance de sucesso naqueles paisecos do 4º mundo.
Em países medianamente desenvolvidos, como a Turquia (e o Brasil se inclui aí), o fracasso de quem se aventura em golpear as instituições é certo.
A grande população urbana, razoavelmente instruída, informada pelos vários meios de comunicação, e consciente de sua cidadania, vai reagir a uma quartelada.
Os próprios golpistas não contarão sequer com a maioria dos militares, cientes de seu papel institucional, que é a defesa do país, e, por inciativa dos poderes constituídos, da lei e da ordem.
militares de M, nem para assassinar o primeiro ministro e o presidente serviram…deixaram os catalisadores em comando e com acesso a comunicação…nem impedir primeiro todos os meios de comunicação fizeram…não foram com tudo…agora estão fugindo com as familias e devem ser cassados… amadores…
isso permitiu erdogan ter acesso a população,
Paquistanês ainda é mistério
Brasil 16.07.16 08:52
http://www.oantagonista.com/posts/paquistanes-ainda-e-misterio
Um paquistanês de 32 anos, que foi preso no domingo passado numa cidade-satélite de Brasília, ainda é um mistério para a Abin.
Na reunião com representantes de delegações estrangeiras, Wilson Trezza prometeu repassar a ficha do cidadão e seu depoimento. A colaboração internacional pode ajudar elucidar algumas questões.
Trezza disse que o paquistanês fornecceu informações desencontradas. Ele foi preso após ser denunciado pela própria mulher por ameaçar explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília.
O suspeito entrou no Brasil, em 2014, como refugiado e conseguiu visto permanente após se casar com uma brasileira. Na busca em sua residência, o Batalhão de Operações Especiais da PM encontrou passagens compradas para os Emirados Árabes, com retorno para setembro.
Essa tentativa de golpe de estado na Turquia acaba como a mais burra e mal planejada do século, até o momento…
Sou contra golpes, mas a Turquia e seu povo fizeram péssima escolha ao não apoiar o golpe. Vão se arrepender…depois querem fugir para a Europa, pois isso tá cheirando igual a Venezuela. Só que com religião extremista tomando conta do estado. Quando as “burcas” começarem a serem impostas….vão encher o saco da Alemanha. Podem apostar nisso,
É por estas e outras que a Turquia NUNCA será aceita na União Europeia.
Delfim Sobreira 16 de julho de 2016 at 9:10
Ataturk está mexendo seus pauzinhos.
Tudo que há de bom na Turquia se deve aos militares turcos que, se personificaram na figura de Ataturk.
Naquela região existe um tipo de máfia que é muito pior do que qualquer outra, a máfia com roupagem religiosa.
Ataturk conseguiu tanto prestígio depois de Galípoli, que tiveram que colocá-lo no poder. Então, ele reformou o estado turco e pois fim ao regime de máfia tribal disfarçada de clans muçulmanos.
Como ele fez isso? Simples, com democracia.
De lá para cá, a Turquia que era um país atrasado e decadente, se tornou em um país moderno e transparente. Hoje qualquer um pode viver bem naquele país sem ter que se curvar a um poder estabelecido que não for o estado turco.
Ocorre que esses clans, ou seja, aquelas famílias que detinham o poder na turquia, ficaram para trás e, movidas de rancor e interesse em obter privilégios seculares (escusos), buscavam colocar um representante no poder. Conseguiram com Erdogan.
Erdogan faz o diabo para se manter no poder. De fraudes eleitorais à sabotagem pura e simples.
Ele aparelhou o estado turco de gente que não tem nenhum apreço pelos valores democráticos.
Erdogan (a máfia tribal antioquina) trabalha para destruir a democracia na Turquia. Essa tentativa de golpe precisa ser acompanhada de perto pela comunidade internacional, pois me parece que o alvo é o arqueiro.
Save Ferris!
Eleições são o primeiro passo para a existência de um sistema democrático, portanto não existe isso de “escolhas certas ou erradas”. Não á suficiente, mas é o primeiro passo por isso a importância de assegurar sempre o seu resultado. Cada nação deveria ter sua opção democrática assegurada. Não há porque ainda acreditar na existência de salvadores. Rupturas atrasam o processo de consolidação democrática.
Não sei muito a respeito do governo Turco, mas se EU fosse orquestrar um golpe desses, o primeiro a ser mandado pro colo do tinhoso seria Erdogan…
.
Erram feio… Deveriam ter estudado mais os golpes do passado. Deixaram até o cara ir a rede nacional e “jogar a carta” do vitimismo pedindo pro povo ir a rua. Parecia o “Nine Fingers” discursado após ter levado a prensa, hahahahá: “Vamos andar o Brasil todo, vai ter luta!!!”. Aí os Golpistas me dispararam contra a população na rua e a vaca vai pro brejo de vez…
.
O mais engraçado foram os russófilos de plantão, que colocaram a conta desse golpe no colo do Deus Putin… Hahahaha! Chamem os BRICS!!! Viva Lá Revolucion!!!
.
Pero no mucho… Erdogan deve estar com a popularidade lá nas alturas a essas horas…
kfir 16 de julho de 2016 at 9:17
Bardini 16 de julho de 2016 at 10:15
Bardini 16 de julho de 2016 at 11:38
Bem, por mais absurdo que possa parecer, já pensaram se ele próprio “orquestrou” esta parada aí, só para firmar-se mais ainda no poder?
É, eu sei, minha estórinha está mais para “teoria da conspiração” do que para realidade. Mas porque os líderes não foram, ao menos, capturados?
Não acredito que os militares turcos sejam assim tão, digamos, ingênuos. Podem não ser assim uma “burastempi”, mas fazem parte da NATO!
Vou falar uma besteira: alguém acha que pode ter dedo russo na história?Até hoje eles não fizeram nada com abate do caça russo….Que acham?
Ataque de falsa bandeira?
camargoer,
Em uma verdadeira democracia, uma escolha pode ser sim considerada errada se o governante eleito não respeita os valores/leis que ele jurou defender. Justamente por isso que qualquer democracia de verdade conta com os mecanismos para retira-lo do poder.
Boa tarde.
EParro: já pensaram se ele próprio “orquestrou” esta parada aí, só para firmar-se mais ainda no poder?
Concordo com você. Da forma que isso aconteceu é uma possibilidade, ele mesmo incitou um pequeno grupo de militares a fazer isso para logo depois abafar a situação. Dessa forma ele passa a agir conforme o planejando, pois agora ele tem a justificativa de “golpe”. Ele passa a ter embasamento para fazer coisas que antes não teria legitimidade.
Mas meu achismo acaba aqui, não conheço nada da Turquia, muito menos da política (politicagem) interna, não moro lá para conhecer a realidade deles e isso tudo é um problema deles e não meu. Nada mais idiota (ignorante) do que ter opinião sobre aquilo que não conhecemos (paranóia).
Abraço!
A Turquia caminha para se tornar de fato O Estado Islâmico. Essa tentativa de golpe tem origem justamente na islamização das próprias forças armadas. Judiciário, Executivo e Legislativo já estão a margem do Estado laico. É algo muito semelhante ao que aconteceu na Venezuela. Erdogan é Chavito turco.
Olá RR. Um golpe militar que resultou na morte de mais de 250 civis não é um mecanismo democrático. Por isso é um golpe.
Aliás, todos os governos condenaram o golpe e as ações violentas que ocorreram na Turquia,