O comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas

Resolução irritou duramente Comandante do Exército

O comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas

ClippingO comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, reagiu com irritação à Resolução do Diretório Nacional do PT sobre Conjuntura, aprovada na última terça-feira, em que o partido, em meio críticas à própria atuação e ao governo Dilma Rousseff, incluiu um “mea culpa” por não ter aproveitado seus 13 anos no poder para duas providências em relação às Forças Armadas: modificar o currículo das academias militares e promover oficiais com “compromisso democrático e nacionalista”.

“Com esse tipo de coisa, estão plantando um forte antipetismo no Exército”, disse o comandante ao Estado, considerando que os termos da resolução petista _ e não apenas às Forças Armadas _ “remetem para as décadas de 1960 e de 1970″ e têm um tom “bolivariano”, ou seja, semelhante ao usado pelos regimes de Hugo Chávez e agora de Nicolás Maduro na Venezuela e também por outros países da América do Sul, como Bolívia e Equador.

PT resolucao 17 de maio

Segundo o general Villas Boas, o Exército, como Marinha e Aeronáutica, atravessam todo esse momento de crises cumprindo estritamente seu papel constitucional e profissional, sem se manifestar e muito menos sem tentar interferir na vida política do país. Ele espera, no mínimo, reciprocidade. Além dele, oficiais de altas patentes se diziam indignados contra a resolução do PT. Há intensa troca de telefonemas nas Forças Armadas nestes dois últimos dias.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

106 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Bardini
Bardini
8 anos atrás

Talvez o mesmo que isso signifique lá na Venezuela.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
8 anos atrás

Esses vermelhos traidores do Brasil já encheram bastante o saco. Passaram do ponto do máximo aceitável. Ainda existem mecanismos na legislação eleitoral para cancelar o registro dessa quadrilha chamada PT. Mexam-se senhores do STE. Ou a cobra deverá fumar?

BrancoF-16
8 anos atrás

Quer dizer as forças armas estarão sobre controle e não iram se intrometer nos assuntos do partido ou não irão ser surpreendido por elas, caso resolva se manifestar contra. Essa merda de partido ainda vai incomodar muito.

paco
paco
8 anos atrás

Nacionalismo é impossivel. O alto oficialato é maçônico e globalista. É uma ideologia de proteção ao status quo. Getúlio tentou torná-los nacionalistas e não conseguiu, não é o PT que vai.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Oficial nacionalista pro PT é aquele que acha um absurdo inimaginável a repressão do Regime Militar no Brasil mas vê como normal os mais de 50 milhões de mortes impostas pelos regimes comunistas no Século XX. Esse no governo petista vira Marechal!!!

Pedro
Pedro
8 anos atrás

Raça imunda!

space jockey
space jockey
8 anos atrás

Quando eu digo que são esquerdistas (na verdade BOLIVARIANISTAS) ainda me censuram, como outro forista fez no Aéreo. O plano dessa gente era somente um: podiam levar cem anos, mas uma vez chegado ao poder o plano seria não sair mais ! tentaram aparelhar tudo, dos livros escolares aos ministérios, mas parece que não deu certo, como o III Reich, durou 13 anos ao inves de 1000 !
Onde diabos anda o Vader nessas horas ?!?

Baschera
Baschera
8 anos atrás

Tentam, ainda, promover a cartilha do Foro de São Paulo. Cooptar, nomear e ter sob controle todos os que podem tentar minar o caminho ao socialismo/comunismo bolivariano/cubano. Basta ver o que aconteceu com a Venefavela…onde inclusive há milicias vermelhas dotadas de fuzis Dragunov.

Sds.

takamura Uzumaki
8 anos atrás

nosso exercito não pode se vender para um partido politico fora PT nunca seremos igual a Venezuela não quero passar fosse

JT8D
JT8D
8 anos atrás

Eu me pergunto como é que indivíduos com mentalidade tão primária e tão incompetentes conseguiram chegar ao pode num pais como o Brasil.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

E olha colegas, mesmo com exemplos tão próximos e atuais como Venezuela, Bolivia e Equador, mesmo assim ainda tem muita gente defendendo esse partido onde se vê claramente que o único intuito deles é ser perpetuar no poder e ampliar esse socialismo barato e não trazer melhorias para a nação, parece coisa de louco! ai aparece esses pseudo-intelectuais de artistas defendendo essa gente, defendendo cota e verba pra cultura em meio a uma crise nunca antes vista! pessoas dizendo que no governo da madame tinha igualdade de raça e orientação sexual na ala ministerial e de governo e que agora são só “homens brancos, ricos e velhos”

wilde branco
wilde branco
8 anos atrás

os caras estão mexendo no vespeiro.

Fred
Fred
8 anos atrás

Gente, analisando friamente, esse tom é bem mais populista aos moldes getulista, ou similares, do que comunista. Gente, o comunismo é internacionalista, pregar nacionalismo soa co o algo anticomunista.
Vocês bem sabem que pelos meus posicionamentos eu sou de esquerda, e eu realmente fico espantado com essa onda de ressuscitar o comunismo e ve-lo em todos lugares. O governo do PT foi de pacto empresarial, salvo algumas medidas sociais todo o resto foi extremamente capitalista e em alguns aspectos até privatista e neoliberal.

Exemplo: dinheiro do BNDES para Cuba. É só observar direitinho que a grana foi emprestada com uma venda casada de obras de empreiteiras brasileiras. O dinheiro foi para elas, que expandiram seu mercado de atuação através da ação do Itamaraty. A grana foi pra própria burguesia brasileira. Assim em quase todos negócios similares. Eh sob ter bom senso e analisar as coisas. Todas empreiteiras implicadas na lava jato e que patrocinaram todos os partidos com representação no confesso excetuando o PSOL que vocês tanto odeiam.

A esquerda brasileira nunca esteve tao fragmentada, inerte, e acuada. Nunca na historia recente brasileira pautas conservadoras foram tao aclamadas.

Esse impeachment levado a cabo no peito e na raça, mas com apoio popular, mostra isso claramente. E agora vamos entrar num ciclo conservador, neoliberal, um consenso de Washington revisado. Vai durar alguns anos, vai ter consequências sociais que vão levar a outros governos mais a esquerda no futuro. Vocês sabem, com o tempo o trabalhador vai entender que a conta disso tudo vai ficar Carano seu bolso e irá se instalar outro ciclo. Vida que segue.

Sob me espanta essa força todas vcs dao pro comunismo, foro de são Paulo, bolivarianos, blá blá blá. Perto dos governos Allende ou Jango, esses governos que vcs tanto temem são quase nada. Náo vejo nenhum motivo praesse medo todo, sinceramente me parece histeria coletiva.

Fred
Fred
8 anos atrás

Confesso = congresso

johnatan warp drive
8 anos atrás

Vai a conspiraçao, 13 anos no poder, Numero do partido 13, simbolo uma unica estrela (ou seja toda america do sul (UNASUL) sob um mesmo teto, Bolivarianismo.
Entao no ano 13 atacarao, objetivo mostrar ao mundo que a UNASUL=URSS

Mauricio Veiga
8 anos atrás

Essa gente “Petralha” ainda não acordou, o tombo vai ser feio, a “Tetinha” acabou …

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Fred,
O PT joga pra galera com isso de nacionalismo e democracia e por trás desse “populismo getulista” tá o comunismo mais vivo que nunca. Esse é o discurso mas todo mundo ta cansado de saber que o discurso deles é um e a prática é outra.
Todo mundo sabe que o comunismo é contra o nacionalismo e muito mais contra a democracia, mas não dá pra nesse atual momento histórico isso vir a tona de forma aberta e eles vêm com essa história manjada de politicamente correto pra conquistar os que se prestam a se portarem como os “carneiros de Panúrgio”.

Emerson R.B
8 anos atrás

A que novidade! Eles querem fazer igual esta na Venezuela, onde as forças armadas estão cagando pra população, uma vez que, boa parte dela aparelhada e outra esta covardemente quieta.
“”Fred 20 de maio de 2016 at 23:44 “”
Pro Fred é só mudar o nome de comunismo pra democracia que vc acha que o comunismo n existe.O COMUNISMO, le-se movimento revolucionário internacional, muda de cara conforme lhe convém.Dois exemplos, na China virou um fascismo as avessas ala capitalismo selvagem , e tbm na Rússia, é um fascismo transviado de direita conservadora catolica ortodoxia(desde que essa esteja a serviço do Kremelin),que persegue padres e quem não concorda com suas posições, a Ucrania e os misteriosas assassinatos de possíveis lideres políticos russos com algum poder de massa e com mentalidade mais liberal,pra ir contra aquela bagunça que virou a Rússia .São um exemplo do que virou aquilo.
Resumindo, um Camaleão dos infernos.

Juliano M
Juliano M
8 anos atrás

O quadro político brasileiro é semelhante ao da Rússia em 1993.
.
Teve pedido de impeachment; manifestações populares pela saída do presidente; inconstitucionalmente Yeltisin dissolveu o Congresso, inconstitucionalmente o PT queria convocar novas eleições gerais.
.
A diferença que o PT agora lamenta é que na Russia parte do exército apoiou os planos déspotas e inconstitucionais do presidente.
.
Não duvido do alcance dos sonhos de alguns: fazer de Dilma a Yeltsin tupiniquim mandando o exército pra cima do povo (cogitaram o Estado de Defesa pra ver até onde as FFAA iriam) e com dedo enriste ordenar que blindados alvejassem um sitiado congresso de maioria opositora.
.
“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa” – imundo Marx

Victor
Victor
8 anos atrás

Onde anda o Vader ? Nunca mais vi ele comentando por aqui.

Fred
Fred
8 anos atrás

Respeito os foristas, mas discordo de vocês. O comunismo soviético é um defunto pútrido e insepulto. Pestilento ainda contamina parte de uma esquerda arcaica, mas cada vez mais diminuta. Aqui e no mundo.

Os partidos e movimentos de esquerda do século xxi, por mais radicais que sejam, por mais que atuem em outras pautas radicais das minorias, no máximo pleiteiam reformas na atuação do Estafo, um tipo de keynesianismo reformado.

Ilustre bosco, um historiador europeu publicou um ótimo livro recentemente chamado “forjando a democracia”. É um estudo extenso e vasto sobre os partidos e movimentos de esquerda europeus dos últimos 200 anos. A sua tese eh a de que nesse tempo todo a maior conquista da esquerda não foi o comunismo soviético, mas sim a democracia ocidental, concebida como um imperfeito sistema de negociação entre as massas trabalhadoras e a burguesia dirigente. Gosto bastante do livro e da ideia central.

Não duvido da capacidade interpretativa dos colegas foristas, exceto de alguns cegos de ódio hehehehe, e acredito que todas interpretações possíveis são sempre bem vinda mas eu continuo acreditando que foro de sp, bolivarianos, não tem nenhuma capacidade de intervenção REAL na política brasileira. São poeiras que o tempo varrerá pra baixo de algum tapete brevemente.

Em todo meu tempo de militância em movimentos de esquerda, nunca vi um militante sério, estudioso, que acreditasse na proximidade de uma revolução. Sequer na possibilidade disso acontecer como acontecia no século passado. Ao contrario, vi pessoas em luta por questões pragmáticas, possíveis, pontuais e pequenas reformas que atenuassem as barbáries sociais perpetradas pelas ações do mercado.

E sobre os currículos das escolas militares, de tempos em tempos eles mudam. Os militares em maior ou menor medida absorvem as ideias do mundo acadêmico, dentro de um tempo que a instituição leva para debater e interpretar de sua maneira essas ideias. Um exemplo: As questões raciais foram encaradas por varias diferentes óticas pelos militares do exercito ao longo do século xx. Ora politicas higienistas e eugenia, ora democracia racial, ora atuando junto ao movimento negro no sentido de buscar uma raiz africana. Outro exemplo: Um dos livros que estava na bibliografia do concurso de historia para o quadro complementar de oficiais do exército era o breve século xx de Eric Hobsbawm. Célebre historiador do Partido Comunista Britânico. É o reconhecimento da instituição do valor acadêmico do livro, referência obrigatória em todos cursos de história Brasil afora. E o exercito não é nenhum pouco comunista por reconhecer a importância da obra. A discussão sobre o currículo das escolas eh pertinente, mas ao meu ver, pertinente aos militares. Como sempre foi. A seu tempo, os próprios militares reformam seus currículos.

Eh o tipo de coisa que me parece elementar. E mais uma idiotice do PT, em sua resolução partidária achar que pode interferir nos assuntos internos das forças armadas. Falta de bom senso, de tato, de sensibilidade. As demandas da sociedade entram na caserna pelos próprios militares, que também são parte da sociedade. Só leva tempo.

Fred
Fred
8 anos atrás

Perdão pelos erros de português, celular eh terrível p digitar…

DePaula
DePaula
8 anos atrás

Me desculpem se estiver saindo do assunto. Mas ainda corremos o perigo do PT, PCdoB e todos esses partidos comunistas voltarem a assumir o controle deste país e continuar com seu projeto de implantação do bolivarianismo? Se ocorrer, isso se daria em que situação? O que ocorre na Venezuela, podemos considerar que os governos petistas também são responsáveis, uma vez que os apoiavam (Hugo Chávez e agora Maduro)? O fim do bolivarianismo de vez pode ser decidido com o desfecho do que vier a ocorrer na Venezuela, uma vez que eles eram/são seus maiores divulgadores?
Não sei se fiz as perguntas de forma correta, mas se algum comentarista se dispuser a responder alguma, ficaria agradecido.

Hawk
Hawk
8 anos atrás

Space Jockey ia comentar exatamente sobre esse “Nacionalismo” a la “Hitler e Mussolini” mas você já disse tudo. Fred o que você comentou li algo parecido esses dias num site. É a diferença entre Democracia Clássica vs a Democracia Moderna. Democracia Clássica é o governo é eleito pela maioria dos votos e assim o mesmo acha que pode fazer o que quiser porque foi eleito pela maioria sem questionamento. Democracia Moderna é eleger um governo mais se ele começar a fazer cagadas o povo pede para tira-lo e o mesmo tem que sair mesmo que tem sido eleito por 100% dos votos. Ultimamente a Ditadura e a Democracia tem andado muito juntos Basta ver a Corea do Norte onde só tem um candidato e ai de quem não votar no mesmo! É uma democracia porque ele ganhou a maioria dos votos! Não sou especialista mas é como eu consegui entender.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Não precisa fazer grande esforço em saber o que seriam as modificações pretendidas do PT..

Quem é antigo nos fóruns de Defesa deve se lembrar quando o Lulla assumiu e como ficaram os fóruns..

Teve até militar melancia mostrando a cara..

De qualquer maneira o Brasil precisa de uma nova constituição e que proíba, como já proíbe o nazismo, de partidos de esquerda e casse os registros dos partidos que promovem este pensamento nefasto.

Luiz Campos
Luiz Campos
8 anos atrás

Comandante do Exército Brasileiro chama de ‘lamentável’ clamor por intervenção militar
18 de março de 2016.
Pois é general, muitos aqui (inclusive eu) criticaram sua posição em não atacar a jararaca.

kfir
kfir
8 anos atrás

Grampo contra grampo
Brasil 21.05.16 06:42

A reportagem da IstoÉ sobre a espionagem da ABIN diz:

“Membros da Lava Jato receberam informações anônimas denunciando espionagem sobre o juiz Sergio Moro. Segundo agentes da PF, Lula teria sabido com antecedência que seria obrigado a depor coercitivamente e também soube de que sua conversa com Dilma sobre a frustrada nomeação para a chefia da Casa Civil havia sido gravada”.

E mais:

“Moro teria tornado públicas as gravações a partir do momento em que tomou conhecimento de que pudesse estar sendo monitorado pela ABIN”.
http://www.oantagonista.com/posts/governo-dilma-grampeou-temer-e-moro

Alberto
Alberto
8 anos atrás
SHTF and Preparation
8 anos atrás

O que me deixa irritado é o general falar que isto “pode criar um sentimento anti-petista”. Como assim? Quer dizer que a preocupação dele é que as pessoas não adquiram ódio da esquerda?

Ora ora, como não odiar a esquerda general? Apenas o ladrão não odeia a si próprio.

Enquanto isto Cristóvão Buarque apresenta projeto para proibir a venda de armas no Brasil. Projeto este que certamente muito agrada o exército.

Na hora do pega pra capar eu vou lutar por mim mesmo, não pela porcaria do Exército, que já deveria estar fazendo algo para me permitir a copra de um SCAR. Mas não faz, pelo contrário, está mais é ao lado da esquerda.

M. Watanabe
M. Watanabe
8 anos atrás

É o PT usando das técnicas de GUERRILHA!! O PT queria fazer com as forças armadas o mesmo que fez com o ensino público, mudar a grade de matérias de forma a manipular o perfil de formação das novas gerações, ou seja, plantar a semente da revolta para formar guerrilheiros, que ao meu ver, nos tempos atuais estão mais para bandidos, traficantes e terroristas, pois as civilizações estão democratizatas, com exceção de CUBA, VENEZUELA e poucos outros países totalitários. O governo e as Forças Armadas deveriam urgentemente editar e regulamentar a LEI ANTITERRORISMO e também de CONSPIRAÇÃO no Brasil, e classificar as ameaçadoras condutas de movimentos com potencial ofensivo, depredatório e violentos.

Fred
Fred
8 anos atrás

Sinto nesse tópico uma atmosfera agradável e de respeito, por isso continuo demonstrando meu ponto de vista… Me lembra minhas intermináveis conversas com meus amigos, muitos deles assumidamente de direita, conservadores politicamente, outros empresários.

Hawk,

Rousseau no “O Contrato Social” já abria esse precedente no caso de um governo perder a legitimidade, o povo poderia sublevar-se e destituí-lo do poder. Certamente Rousseau, Montesquieu, Locke, e outros iluministas moldaram as instituições formais da democracia e da sociedade de direitos em que vivemos hoje. Constituição, separação dos poderes, republicanismo, ideais liberais de direitos individuais (inclusive o início primordial do que se tornaria a concepção de direitos humanos a partir de 1948).
O papel da esquerda teria sido a ampliação de direitos sociais e participação política ao longo do tempo.

Trollbuster,

Muito recorrente a comparação entre Nazismo e Esquerda, com a qual não concordo, pelo seguinte:

Apesar do nome Nacional Socialismo, o Nazismo nada tinha de ideias baseadas no Marxismo ou qualquer outra escola de esquerda, nem anarquista, nem de movimentos anti capitalistas primordiais como os movimentos religiosos ingleses. As comparações são sempre entoadas com base no morticínio promovido pela URSS no período Stalinista. Concordo, ambos regimes foram genocidas. Sobre isso, procure ler sobre o impacto do Relatório Krushev nos movimentos de esquerda no mundo todo, em 1956, quando o ocidente descobriu esse genocídio. Milhões deixaram de ser comunistas, assim como na época do pacto germano-soviético de não agressão no início da Segunda Guerra. Um caso interessante é do russo, naturalizado brasileiro, Boris Schnaidermann, herói da FEB que em seus relatos de guerra demonstra como era comunista e passou a odiar o regime quando isso ocorreu.

E mais um fator definitivo: muitos tendem a simplificar o que é a esquerda, resumi-la como o comunismo soviético. Bem, as reações ao capitalismo existem desde o início do sistema econômico capitalista. Para exemplificar podemos citar uma série de movimentos religiosos que pregavam na Inglaterra desde o século XVI, inclusive nas forças armadas como no caso do New Model Army, o exército do Parlamento. Pregadores itinerantes envolviam as massas contra as mudanças promovidas pelo incessante crescimento do capitalismo. Depois da industrialização muitos movimentos de trabalhadores manifestaram e levantaram suas vozes. Isso tudo antes de Marx e Engels. Depois deles mais vários movimentos encabeçados pelas diferentes diretrizes da 1ª, 3ª e 4ª Internacionais socialistas. Sem falar do anarquismo. O que almejo dizer é: Não existe esquerda, existem esquerdas, como se fossem um leque ou uma paleta de cores, algumas das quais tão diferentes entre si que umas sequer consideram as outras dentro da esquerda.

Dito isso, é por isso que não acredito que seja possível equiparar toda a esquerda ao Nazismo.

Sobre a proibição ao Nazismo, se ela existe de fato é um tanto ignorada. Vejo um certo político sempre ser recebido por neo nazistas por onde passa e sempre com a saudação nazista. Triste espetáculo.

E sobre proibir a esquerda, já digo que é impossível. Como seria essa democracia sem um de seus pólos? Sobre doutrinação em sala de aula: Há uma diferença muito sutil, mas importantíssima, em utilizar conceitos marxistas em explicações (afinal é uma tradição acadêmica que não podemos ignorar e consta nos currículos escolares) e fazer pregações para o partido A ou B (de esquerda). Isso sim, reprovável e repudiável, e vejo caso desses como professor. Infelizmente. Mas o uso correto, ético, é válido. Como explicar em sala de aula as várias adoções paulatinas ao longo do século XX de nossos direitos sociais? Foram dádivas dos governantes? Óbvio que não. São fruto de uma dinâmica social conflituosa. Eis um exemplo. Mas para pensarmos um pouco além, o que não é ideológico numa escola? Alunos uniformizados e enfileirados não é ideológico? Aulas com professor específico e isolada de outras disciplinas não é ideológico? Sistema semi fabril de organização do tempo de aulas não é ideológico? Escolas sem participação dos estudantes em sua gestão não é ideológico? Sistema de avaliação com notas individuais numéricas ou conceituais não é ideológico?

Sabe, tudo é ideológico, assim continuará sendo. Um currículo escolar sem referenciais marxistas continuará sendo ideológico, somente mais parcial.

Enfim, há várias possibilidades e jeitos diferentes de “ser de esquerda”. E com tantos ataques neste tempo recente, confesso, não está muito “legal” ser de esquerda. Eu nunca imaginaria um ciclo tão conservador. A ameaça sobre os currículos escolares é séria, e em todos estados há projetos de lei viabilizando isso. Não conheço nenhuma outra democracia ocidental em que ocorra fenômeno semelhante. Tempos sombrios.

Brazilian
Brazilian
8 anos atrás

O carreirismo (ganância) é o que mantém a lealdade do EB e outros servidores públicos, não o nacionalismo. Dê a eles empregos bem pagos e nunca serão desleais ao governante. O medão de perder a boca é maior do que o medo do inimigo.

Destruirão as instituições a que servem apenas para garantir pequenas vantagens pessoais – é um preço muito barato para os demolidores de instituições.

O oficialato do EB maçônico e internacionalista já é comunista. Isso é tudo encenação de oficiais melancias.

O PT, pelo jeito, queria as FFAA nacionalistas: patriotismo cubano, chinês, russo, angolano, etc., isto é, tudo pela pátria cubana, chinesa, russa, angolana, etc, menos para o Brasil, fornecedor oficial de mesadas para países falidos comunistas.

Passar esse currículo poluído por ideologias para as PMs é um pulo. As Academias Militares se chamarão “Escolas de Covardes Comunistas” – ECC.

SHTF and Preparation 21 de maio de 2016 at 8:37, concordo com você.

Fred, discordo de você. Parece que foi adestrado pelas escolinhas do PT: confunde comunismo com democracia e nem sabe que defende as tiranias socialistas achando que defende a democracia liberal, que, aliás, é um cavalo de Tróia maçônico para demolir as instituições políticas, sociais, econômicas, culturais, familiares, populares e morais ocidentais (consequentemente, a democracia é anti-democrática e anti-povo) e abrir caminho para o fascismo ou o comunismo soviético. O liberalismo é a porta para o comunismo.

Viva a monarquia!

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Sim oficial nacionalista pró PT é aquele acha um absurdo uma repressão na época da ditadura porém aceita e vê com bons olhos o Brasil atual em quê todo dia no Rio de Janeiro é um morto ou ferido por armas de uso restrito,os mortos por falta da educação quê não temos,quê liga o problema com a saúde,quê tem de atender as vitimas desse confronto diário e mais ainda sem verbas quê foram desviadas para os bolsos dos políticos.Por isso defendo mandato presidencial de cinco anos sem reeleição,projetos sociais de governos não podem ser de caridade para se manter no poder comprando votos.Foi a Polícia Federal quê nos salvou,pois se dependesse das três armas agente estava lascado,para não dizer outra coisa.

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Eu tenho um dicionário Petês-Português, Português-Petes. Deu uma conferida rápida e achei o seguinte:

.
Nacionalismo: Internacionalização do socialismo do século XXI.
.
Democracia: Governo do PT.

Antonio Cançado
8 anos atrás

Oi? COMO? “todo dia no Rio de Janeiro é um morto ou ferido por armas de uso restrito…”? COMO ASSIM “…todo dia no Rio de Janeiro…”? SÓ no Rio de Janeiro? Quer dizer que no resto do país isso não acontece? Deve ser ilusão minha, ver apreensão de Kalashnikovs, Barrets, FALs, etc, pela PM de São Paulo, nas mãos de quadrilhas de assaltantes, então…
Ah!, o recalque…

Antonio Cançado
8 anos atrás

Peço desculpas a todos por me desviar do foco da discussão, mas se fez necessário.
Agora voltemos a ela…Minha opinião bate com a da maioria: o PT queria, sim, controlar as FFAA, como tentou controlar também a imprensa e as instituições, através do aparelhamento descarado e despudorado, ou do igualmente descarado ou despudorado uso de dinheiro público.
Mas como não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
8 anos atrás

Basta ler essa análise da conjuntura pelo PT pra observarmos como eles ainda vivem nos anos 70. Impressionante. Quem fala em mudança de currículo das escolas militares não conhece esses currículos. Há anos não ensinam nessas escolas a combater o comunismo. A guerra fria acabou, mas parece que o PT ainda não percebeu. Esse papo de “burguesia” e “trabalhadores” chega a dar nojo. Fred, com todo o respeito, você é da burguesia ou trabalhador? Qual sua renda mensal? Você pertence a que classe social? Acho que você chega deve ser da famosa “esquerda caviar” .
Chega dessa história de “nós” e “eles”. Quanto aos “movimentos raciais”, a FAB possui um Tenente Brigadeiro negro, TB Botelho, que hoje é o CEMAER. Já houve vários. Nas FFAA o que vale a meritocracia: seja bom e você chega lá, branco, negro ou índio.
Quem gera capital é a iniciativa privada. Somos um País capitalista, e espero que seja assim pra sempre. Se o comunismo fosse um regime decente o muro de Berlim não teria caído. Falar que o impeachment foi golpe, insultando o STF e ignorando o Petrolao, nada mais é que a negação da verdade. Chega a ser patológico. Viram a declaração ontem do Henrique Meirelles e do Romero Juca divulgando o rombo verdadeiro deixado por aquela anta? Nós todos, seu Fred, “burguesia” e “trabalhadores” vamos pagar essa conta que sua mentora deixou.
Quanto a oficiais “nacionalistas” , isso foi um eufemismo pra designar os oficiais “baba ovo” do Planalto que foram promovidos ao generalato. Tem um no STM que ficou no Planalto de coronel a 4 estrelas. Acho que usava a estrela vermelha no uniforme.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

Sim meu caro colega Antônio Cançado 21 de 05.16 ás 09:54,Desculpa aborrece-lo,com o comentário sobre o Rio de Janeiro mais infelizmente junto com São Paulo e Minas é aonde mais quê acontece as coisas pela importância, das cidades. Em nenhuma momento quis ofender a pop. do Rio é igual quando falamos:” A esse avião poderia jogar uma bomba lá em Brasília,para matar os políticos” quando falamos isso nós esquecemos das pessoas de bem quê vive lá e uma das razões das armas irem para as grandes cidades é a vista grossa de deixar armas entrarem pelas fronteiras.Não leve para o recalque pois onde moro temos problemas também mas recebemos de braços abertos à todos.abraços!

horatio nelson
horatio nelson
8 anos atrás

bosco só um pequeno adendo na sua explanação; em estimativas otimistas;

união soviética: 20 milhões de mortos
china: 65 milhões de mortos
coreia do norte: 2 milhões de mortos
vietnã: 1 milhão de mortos
camboja: 2 milhões de mortos
afeganistão: 2 milhões de mortos
leste europeu: 1 milhão de mortos
africa: 1 milhão e setecentos mil mortos
america do sul: 500 mil mortos
estimativa conservadora de 96 milhões de vitimas do comunismo

fica a pergunta porque o nazismo é proibido e o socialismo não?

acredito q mesmo q o pt quisesse introduzir o bolivarianismo nas forças não seria eficaz(apesar de termos muitos melancias) pois temos a cultura do direitismo e ainda temos muitos oficiais de culhões como o general mourão q não permitiriam tal autismo governamental.

fuzilamos sim, e vamos continuar fuzilando;nossa luta é uma luta dedicada a morte.(che)

ScudB
ScudB
8 anos atrás

Uma semelhança assustadora da Historia : antes de Hitler sugerir mudança para NSDAP o partido chamava-se … Deutsche Nationalsozialistische Arbeiterpartei – Partido dos Trabalhadores Alemães. Mas a primeira versão oferecida pela Hitler seria “Partido dos Socialistas Revolucionários” !!!
E agora vem essa jaca infeliz do PT…
Nada nesse mundo é por acaso.
Um abraço!

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira
8 anos atrás

Impressionante a capacidade em se arbitrar sobre aquilo que se desconhece. A propósito, a atual situação pela qual as forças armadas passam são fruto direto de 14 anos de atuação de pessoas que arbitraram sem o menor conhecimento de causa, definindo a política externa, a economia e o desenvolvimento do país. Por fim, pena nos anos 60 e 70 não se ter atuado nos partidos, de forma a promover políticos com compromisso democrático e nacionalista.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Fred,

Meu caro, sua visão(?) esbarra em um extraordinário fato: Toda, eu repito, toda e qualquer experiência, mesma que mínima, de esquerda, só trouxe em maior ou menor grau a decadência para as sociedades e seus Estados que a experimentaram, seja de modo isolado, por uma lei ou determinado “direito conquistado” ou por pura tomada completa do Poder… e isso aconteceu em todo lugar, seja nos US, Canada, UK, Alemanha, França, Suécia… Nesta última os caras eram a 4ª economia do mundo quando começaram a brincar com experiências Sociais Democratas e em ≈ 15 anos se tornaram a 14ª economia do mundo… e sabe pq é assim?

– Não existe igualdade no tecido social, na verdade é impossível pq somos seres humanos. O que é próximo do possível é se construir uma Igualdade de Justiça baseada em direitos e deveres universais. Esse é o fator que permite o tecido social molda-se de forma minimamente equilibrada e com real produção de riqueza e prosperidade. O pensamento de esquerda é incapaz de produzir riqueza e o pior: Ele destrói a pluralidade humana do tecido social justamente pq o quer planificar. A “defesa” esquerdista aos “direitos sociais” apenas empobrece a diversidade da sociedade… justamente o contrário do que eles pregam e eles sabem disso. Não existe nada mais ponerológico do que isso.

– A possibilidade de se viver em/construir uma sociedade com valores democráticos, meritocráticos com livre mercado/iniciativa, propriedade privada e igualdade de justiça é o que define SER ocidental. E isso só foi possível pq esses ideais está germinado em uma base moral judaico-cristã.

Quem não conseguir ver e aceitar esse fato nasceu ou está vivendo do lado errado do planeta.

Ps.: É a MORAL judaico-cristã… isso não é religião. Só os histéricos não percebem a diferença.

Grande Abraço.

junior
junior
8 anos atrás

Fred
Nazismo (que por sinal veio do partido dos trabalhadores) tinha muita coisa da esquerda, o argumento que mais vejo utilizarem para chamar o nazismo de direita é que eles eram contra os comunistas e eram nacionalistas, como se as coisas fossem simples assim e como se fosse impossível um regime de esquerda nacionalista, a Coréia do Norte está aí de prova. A maioria dos eleitores do Hitler eram de esquerda, muitos ele conseguiu ‘roubar’ do partido comunista que tinha muita força na Alemanha, a verdade é que a Alemanha estaria perdida de qualquer jeito porque se o Hitler não ganhasse era provável que os comunistas assumiriam. Quanto a perseguição aos judeus, lendo um pouco do mein kampf, percebi que o motivo principal dele perseguir judeus não foi realmente por racismo, ele usou o racismo como forma de manipular e conquistar apoio das pessoas porque na época o racismo já era muito presente na sociedade e o ódio aos judeus também, além do ódio aos judeus ser muito antigo vinha bem antes de Hitler. O motivo da perseguição era que ele achava que os judeus controlavam quase toda a mídia e as produções culturais na Alemanha e não admitia que um povo estrangeiro que era uma pequena minoria no país tivesse tanta influência, e também achava que o comunismo era uma estratégia de dominação mundial dos judeus e que queria acabar com a identidade nacional dos países. Sem dúvida ele estava certo que o comunismo visava se expandir mundialmente e que queria acabar com o nacionalismo das nações, quanto aos judeus estarem por trás do comunismo já não sei…
.
Recomendo essa leitura antes de falar que não tem como comparar nazismo com a esquerda
http://visaopanoramica.net/2013/08/31/o-nazismo-era-mesmo-de-direita/

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
8 anos atrás

É porque tem coisas, quê não colam mais por exemplo;policia do estado,presídios para as pessoas contra o regime,torturas,retirar das pessoas seus direitos civis,retirar bens, controle da imprensa,gente andando de uniformes e fazendo saudações,bandeiras,faixas,militância extrema partidária,isso me lembra uma foto de uma propaganda aliada contra o regime nazista em quê Hitler puxava a fila com Göring atrás e a fila de puxa sacos indo para o abismo.Coisa quê vinha a minha cabeça quando via Lula,Dilma,Dirceu,Genoino,Mercadante entre outros.A história sempre se repete ás vezes em maior ou menor intensidade

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Rinaldo Nery,

Meu caro, há um erro em dizer que PT ainda está nos 70… O que nós temos que entender que o pensamento de esquerda já existia 60 anos antes da URSS e já estava no Brasil desde o início do Sec. XX. A sua primeira expressão intelectualmente organizada para as massas e as elites foi o Manifesto Antropófago
de Oswald de Andrade.

A esquerda nunca parou e nunca vai parar até que seja obliterada no campo prático das idéias. Aki no Brasil ela realmente ganhou força com o Antropofagísmo dando início a sua influencia no campo das idéias do tecido intelectual e mesmo que incipientemente, no tecido educacional.

Eles tem o mérito de estarem sempre, sempre estudando… eles se auto avaliam. E isso meu caro, ocorreu no Brasil e no mundo… uai é só percebermos o fato da Guerra-Fria “acabar” em 1989 e em 1990 ser fundado o Fôro de São Paulo… Temos que entender que era o pensamento de esquerda que suportava o regime Comunista Soviético e não o contrário… Eles estão mais vivos do que nunca, seja na forma do Marxismo, do Nacionalismo ou do Fabianismo, esse último o mais dissimulado de todos, que se esconde por trás de alcunhas como Liberais Sociais ou Sociais Democratas e que ainda tiveram a esperteza de pegarem os aspectos mais “Sociais” do Keynesianismo para transformarem em instrumento de aplicação dos ideais esquerdistas na forma de leis e programas sociais de governo… foi assim que o partido trabalhista quase faliu a Inglaterra nos anos 70… ahhhh se não fosse Mrs. Thatcher.

”Há anos não ensinam nessas escolas a combater o comunismo.” – Esse foi o maior erro/falha dos Militares, abandonou-se o estudo intelectual sobre o tema… houve uma derrota no campo das idéias. A grande ameaça percebida era a possibilidade de uma guerra civil e não se “percebeu” o aparelhamento do resto da máquina… temos que entender que a esquerda lutou em 2 frentes nos anos do Regime Militar: Uma frente foi armada (totalmente obliterada) e a outra foi uma ocupação Gramscista da Sociedade (cultural, educacional, política e religiosa)… nessa última eles foram completamente vitoriosos. O que podemos fazer? – Estudar, estamos 60 anos atrasados no campo das idéias em relação a eles… Mas ainda temos uma grande força ao nosso lado caro Rinaldo: Nossa Moral Judaico Cristã ainda está muito BEM e VIVA obrigado: É só por causa dela que ainda somos capazes de nos sublevarmos contra a escória esquerdista.

Grande Abraço.

Fred
Fred
8 anos atrás

Já me chamaram de petista, que a Dilma é minha mentora, já é suficiente pra eu desistir de argumentar qualquer coisa hahahahahaha

🙂

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
8 anos atrás

Concordo. Essa discussão não chega a lugar algum. Os militares, como eu, somos anti esquerda por formação. Não mudaremos nossas convicções.
Concordo com o amigo OGANZA nos seus argumentos. Esse sistema não levou nenhum País ao desenvolvimento. A China é meio comunista/meio capitalista.

Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa
8 anos atrás

13 anos = 170 bilhoes de deficit, petrobras endividada, eletrobras fodida, projetos estrategicos sem recursos, 10 milhoes de deempregados, inflacao 9%!
E agora ????

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
8 anos atrás

Quero deixar uma pergunta aid foristas so no Brasil: O resultado de toda essa investigacao da PF, vai resultar somente no impeachment, ou vai gerar processo criminal contra altos os altos escaloes do governo.

Eu quero ver o Lula, a Dilma, o Mag e outros ex-terroristas dos ministerios, serem condenados por crime contra o patrimonio publico e traicao a patria.