Parada do ‘Dia da Vitória’ na Praça Vermelha
Os desfiles militares realizados anualmente na Praça Vermelha em Moscou, como parte das comemorações do ‘Dia da Vitória’, são oportunidades para vermos novos equipamentos militares russos como o carro de combate Armata da foto acima. Veja outros equipamentos no vídeo abaixo.
COLABOROU: BrancoF-16
Interessante o padrão de pintura das viaturas. Todas no mesmo verde. É só para o desfile ou os russos abandonaram a camuflagem pintada?
No vídeo ao tempo de 42:18 segundos é possível ver um veiculo de transporte de tropas, portando o que seria 2 lançadores duplos de míssil de curto alcance, alguém sabe informar que sistema é esse e se é valido instalar um sistema dessa em um veiculo de transporte ???
Se trata de Kornet-D.portado pelo Tigr-M.
Alcance – ate 10km.
Não somente valido como extremamente eficiente contra veículos blindados e helicópteros (principalmente junto com complexo Arbalet-DM ou similar).
Um abraço!
Bronco, o veículo a qual vc se refere é um utilitário 4×4 Tigr… Como utilitário, ele não se destina apenas a transportar tropas.
Sobre a validade ou não de um utilitário portar 8 misseis Kornet, vou te responder com outra pergunta: O que vc acha de um veículo leve, rápido, com poder de fogo para – na melhor das hipóteses – colocar alguns MTBs fora de combate e evadir antes de ser contra-atacado ?
Alfredo Araujo 12 de maio de 2016 at 14:28
BrancoF-16 12 de maio de 2016 at 13:53
Deve ser válido sim, pois os “Humvee” foram usados no Iraque e no Afeganistão, não só com misseis TOW mas também os Avenger Air Defense System – terra-ar.
Aliás, os soviéticos já operavam (antes até dos Humvee creio) os BRDM-2 com mísseis TOW (9K111 Fagot, acho) e também nos 9P133 “Malyutka”; além dos terra-ar 9K31 Strela-1.
Grato pelas respostas dos colegas.
Então em resumo é coisa para país que tem dinheiro pra investir em suas forças armadas, o que no momento não é o nosso caso.
Sistema – Kornet-D/EM
Kornet – D é versão mais simples mais ainda muito boa
Kornet – EM ataque a tanques e Helicópteros até 8 km, sendo que com munição termobárica até 10 km de alcance.
Realmente um veiculo que pode chegar até 140 km/h com 8 míssil desse faz um estrago.
Caramba ou o carro é grande mesmo ou o pessoal vai compactado la dentro.
tripulação 2 passageiro (9 a 11) dependendo do modelo levando ainda 16 míssil ao todo sendo 8 de recarga e 8 já prontos para uso.
Amigo EParro!
Bem lembrado.So um complemento.
As unidades que usavam chassi BRDM-2 existiam em enumeras modificações.Entre elas :
-9P148 (ATGM Fagot/Konkurs)existiam tb as versões para ATGM Malyutka e Falanga.
-9K31 (Strela-1) .Uma dessas abateu A-10 no Iraque quando piloto foi capturado.
Amigo Branco!
Na versão Kornet-D/EM quantidade dos lugares é limitado .Porem existe uma possibilidade de operar dois lançadores independentemente.
Um abraço!
o mais impressionante é que é o dia mais comemorado no ano na Russia, e também esse ano contou com a presença das russas lindas rs melhorou o desfile.
Em matéria de desfile os russos dão aula!
Mas pra mim não existe música melhor para desfile militar que o Brado Batista de Melo.
DOBRADO, kkkkk.
Os Topol vem por ultimo, tipo, se nada disso aí resolver….
Com base em minha pergunta e nas respostas dos colegas me venho uma ideia meio idiota admito mais vou perguntar mesmo assim.
Hoje um tanque de guerra de ponta um Leopard 2A6 custa quanto novo ou outro equivalente???
e esse Kornet – EM russo custa quanto ???
A ideia meio idiota agora, sabendo que hoje qualquer tanque pode ser parado por um RPG que custa algo em torno de 3 mil reais.
Nao seria mais valido ter uns 4 mil carros equipados com isso do que 300 tanques ???? sabemos que em uma guerra quantidade e disponibilidade e custo conta e muito.
fica ai minha duvida.
Errado..
Em penúltimo passou Yars (parece com Topol-M mas tem diferença grande 🙂 )
Ja o ultimo foi K-17 (plataforma Bumerang) simbolizando “passeio” após aplicação de Yars.
Um abraço!
Branco,
Se seguirmos essa lógica então navios de guerra estariam condenados à obsolência porque existem mísseis antinavios lançados por simples helicópteros. Aviões idem porque existem mísseis capazes de destruir aviões e até mesmo o infante estaria obsoleto já que pode ser morto por um projétil de fuzil.
Um carro de combate (MBT) é essencial para controlar determinada área. Não há o que se falar em conquista de território sem que estejam presente carros de combate, mesmo porque eles são apenas um elo da corrente. Se os CC altamente blindados são alvos fáceis imagine se só houvesse veículos utilitários armados com mísseis? Simples artilharia os colocariam fora de ação. Um sniper com um fuzil ponto 50 seria suficiente para barrá-los. Bombas burras poderiam ser lançadas a quilômetros de altura já que possuem um raio de destruição que poria fora de combate esses veículos de pele fina.
Vale salientar que esses alcances de mísseis divulgados são meio que exagerados. Em geral alvos móveis não são enfrentados a distâncias maiores que 4 ou 5 km por mísseis “teleguiados”.
Esses 10 km do Kornet EM não se refere ao alcance prático contra alvos táticos (pequenos e móveis) mas contra alvos fixos (prédios, etc), haja vista no caso do Kornet EM ter uma ogiva termobárica, que é específica contra edificações. A versão do Kornet EM que utilizam ogiva antitanque (HEAT) tem alcance menor (8 km) que junto com um sistema de rastreio automático facilita a utilização contra alvos táticos a grandes distâncias, mas que mesmo assim duvido muito as situações em que possam ser utilizadas na distância máxima. O mais provável para mísseis de linha de visada lançados do solo são combates na faixa de 4 ou 5 km (devido ao relevo), o que tornaria o veículo lançador alvo do canhão do carro de combate, que muito bem pode ter um sistema de detecção laser.
Um projétil HE de um canhão de tanque voa a 1000 m/s enquanto um míssil Kornet tem velocidade de 300 m/s. Ou seja, o veículo lançador pode ser destruído antes de seu míssil chegar ao alvo e aí o míssil por ser teleguiado iria errar.
Sem falar que um carro de combate pode adotar medidas defensivas outras, como por exemplo, o lançamento de granadas fumígenas, etc.
A imensa maioria dos mísseis Kornet não é da versão EM e têm alcance máximo de 5,5 km.
Em relação ao alcance ainda há outros problemas, como por exemplo a perda de rendimento dos sistemas de aquisição à noite. Um sistema pode ter até 50% de redução de rendimento de noite o que faz o míssil ter seu alcance igualmente reduzido quando de noite. Isso é possível de ocorrer com um sistema como o do Kornet lançado por pedestal (tripé). O alcance máximo se reduz a 3,5 km quando de noite.
Ou seja, os alcances divulgados devem ser analisados (principalmente em relação aos mísseis teleguiados) com certa desconfiança, já que é reduzido por uma série de fatores tais como: alvo estático ou em deslocamento; de noite ou de dia; campo aberto ou relevo complicado; etc.
Ou seja, juntando tudo, seria pouco prudente uma força terrestre abandonar seus carros de combate com robusta blindagem e um confiável canhão.
Um abraço.
Valeu bosco,
No caso esse tipo de veiculo seria um complemento para ampliar ainda mais uma força em determinado local e não um substituto aos MBT.
Branco,
Sem dúvida! Como mais um elemento os mísseis AT montados em viaturas utilitárias dão muito mais flexibilidade a uma força terrestre e dificultam muito a defesa.
Um abraço.
Boa ScudB……
Mísseis teleguiados (CLOS e LBR) com aquisição visual têm dificuldade de atingir veículos terrestres a grandes distâncias porque quanto mais longe o alvo menor ele fica em relação ao retículo de mira, o que dificulta o enquadramento do alvo pelo atirador. Vai chegar um ponto que o alvo estará literalmente obstruído pelo retículo. Pior se estiver em movimento e mais ainda se o movimento do alvo for rápido.
Com um sistema ACLOS (um tipo de CLOS onde o alvo é rastreado Automaticamente), onde há o rastreio automático do alvo isso é corrigido já que se remove o fator humano, mas ainda assim não resolve totalmente.
Diferente de mísseis que têm orientação autônoma, dotados de um seeker autônomo (IIR, radar MMW, etc.) que melhoram a precisão na medida que se aproximam do alvo e portanto sua eficiência independe da distância do alvo.
O Kornet seria um ótimo míssil pra gente fabricar aqui sob licença e ainda sairia mais barato que desenvolver o mss 1.2 que é muito inferior aos misseis atuais.
Sobre a nova gama de blindados russos vamos vê no que da, a Russia esta sobre sanções internacionais e sua economia vai de mal a pior é um projeto muito ambicioso substituir 70% do equipamento ate 2020. Não adianta nada desenvolver tecnologia se você não tem dinheiro pra fabricar e só olhar para os EUA que tinha vários projetos ambiciosos de modernização das suas forcas ate o final da década passada e vários já foram cortados inclusive nem ainda conseguiu uma forca aérea full-stealth
Bosco…
Pensando bem… Já vi dezenas desses vídeos de ataques de Kornet / TOW a CC.
Não me lembro de um em que o CC esteja em movimento…
Lindo desfile. Nenhum militar, na completa acepção da palavra deixa de se emocionar num evento destes. Parabéns a eles.
A Russia não sabe bem o teu Papel no mundo,depois da guerra fria.Ela socialista meiocapitalista mas conserva os mesmos inimigos. A China e um Comunismo que hospeda o maior numero de milionários do Planeta inclusive passou o EUA nisto.o Comunismo chines é para os pobres é o pessoal de maior poder aquisitivo fica do outro lado do muro. A Europa é um forte, e ficamos nós sem sabemos aonde no Baseamos, alguns pensa que o Eua e o grande Satá,outros acham que são os russos, e o chineses não achamos que são Perigosos. O caminho natural do Brasil é ser uma Das maiores Democrácia do Planeta , vai ter muitos ajustes muitos erros mas vamos chegar lá