Navegação fluvial com VBTP-MR Guarani
Amambai (MS) – No dia 29 de março, foi realizada, pela Seção de Instrução de Blindados do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, a instrução de navegação fluvial diurna e a primeira navegação fluvial noturna da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR), 6 x 6, Guarani.
A navegação noturna foi realizada em duas fases, sendo a primeira com a utilização dos faróis de navegação e a segunda em escurecimento total, utilizando, para tanto, o periscópio de visão noturna orgânico da viatura.
Participaram da atividade 36 militares matriculados no Estágio de Qualificação Operacional de Comandante de Carro e Treinamento Específico de Motorista da VBTP-MR, 6 x 6, Guarani; instrutores e monitores do Estágio; dois engenheiros da empresa IVECO Defense Vehicles, empresa responsável pelo projeto da Viatura Guarani; e o Comandante do Regimento.
A atividade foi realizada na Fazenda Itamarati, município de Ponta Porã (MS), e contou com o apoio de uma equipe de militares da Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, de Jardim (MS), que realizou o balizamento e a segurança durante o exercício.
FONTE: 17º RC Mec, via EB
COLABOROU: Odilson
o Guarani, armado com seu canhão de 30mm, consegue fazer disparos durante a “navegação” ???
Que estranhas as laterais desse Guarani da foto… Em todas as fotos que já ví são laterais completamente retas.
Caro wwolf22 esta ai uma pergunta que gostaria de saber ? se estiver alguém da cavalaria disposto a sanar essa nossa duvida , desde já agradeço , abraços !!!
Lyw, também observei isso. Alguém aqui está por dentro dessa mudança?
Lyw 5 de maio de 2016 at 12:03
A mim, parece que este aí está sem a proteção balística adicional.
Mas não sou conhecedor do assunto não.
Até onde eu sei, Guarani com a torre UT 30BR não flutua. Abraços
Viatura Guarani é avaliada pelo Centro de Avaliações do Exército
Configurada com a torre manual GPK modelo Exército Brasileiro – 01 (EB–01), fabricada pela empresa Plasan Sasa, de Israel.
exercito/-/asset_publisher/IZ4bX6gegOtX/content/viatura-guarani-e-avaliada-pelo-centro-de-avaliacoes-do-exercito?redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fmidia-impressa%2Fnoticiario-do-exercito%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_IZ4bX6gegOtX%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D3
http://www.eb.mil.br/web/midia-impressa/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/IZ4bX6gegOtX/content/viatura-guarani-e-avaliada-pelo-centro-de-avaliacoes-do-exercito?redirect=http%3A%2F%2Fwww.eb.mil.br%2Fweb%2Fmidia-impressa%2Fnoticiario-do-exercito%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_IZ4bX6gegOtX%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-1%26p_p_col_pos%3D2%26p_p_col_count%3D3
Lyw, se vc olhar bem o que parece ser uma lateral diferente, nada mais é do que a marca da água, ou seja, uma parte molhada e outra seca.
Mistério resolvido pelo colega Erikson! É apenas a marca da água… Heheheheheh!
Olha….estas portas superiores parecem tão frágeis!! Não acham?
Agora …..este parabrisa é o melhor….
Parecem mais feios ainda….uma gambiarra colada no teto…..logicamente que tem a sua função.
Mas que é feio …… É!
Caro Alexandre: o Urutu tem (tinha) uma limitação relativa ao disparo lateral com o canhão Bofors (30 mm), devido ao “balanço” em torno do eixo longitudinal na condição em que estivesse navegando. Algo similar ocorria com o Cascavel, sendo uma limitação para disparos laterais com o canhão 90mm se o CCR estivesse sobre um talude limite (dentro daquele estabelecido no conceito estipulado); essa instabilidade lateral foi suplantada na condição limite com implementando uma bitola maior ( aumento na distancia entre rodas ). Essa versão do CCR era inclusive conhecida como o CCR “gordo”.
Voltando ao Urutu (CTRA), as versōes dos fusileiros tinham no maximo metralhadoras porque nas condiçōes de navegação maritima são mais críticas.
E o Guarani? Acho que na configuração com torre GPK deve sim ter alguma limitação de navegação, pois a distancia entre o eixo de disparo e o centro nominal de flutuação é aparentemente alta.
Caro WWolf22: sua pergunta é muito pertinente. A analise de estabilidade dos blindados tem que obrigatoriamente considerar este parametro. Mas não so a estabilidade global do conjunto nas diversas condições de terreno (principalmente em planos inclinados). Por exemplo, os esforços decorrentes do recuo de prototipos de canhōes em torre considerada para o Osorio simplesmente destruia a engrenagem de giro.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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Para aqueles que detestam o FAL, olha eles ai:
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/brazilian-jungle-training-why-isnt.html)
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PS: Como diria o ex-técnico da Seleção, Zagalo: Vcs vão ter que me engolir!!! O fuzil FAL, bem entendido.
Sim, eu havia acessado de um celular. Agora, do computador, fica claro que é água kkkkk
Obrigado por responder nossas questões caro Rommelqe. Abraços !!!
Rommelqe,
fato pela resposta…
se o problema for recuo, seria possível instalar alguns mísseis anti tanque, iglas ou qq outro no topo ???
Mauricio R. complementando seu OFF TOPIC vídeo teste da letalidade do IA2 – 5,56 e 7,62 , certamente você já viu este vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=Ky7Zb6inCEU
Amigo Mauro não detesto o FAL , o problema é o seguinte ele já se tornou bastante obsoleto ,uma arma se for para tu poder o chamado tiro limpo , deitado numa posição e acertando o alvo é perfeito cara , mas no combate a curta distância ele deixa a desejar ,principalmente que ele da alguns coices pois pelo fato dele ele ser muito grande tu não consegue fazer uma boa base de tiro no num ambiente fechado , como becos e ruas , no Haiti tivemos vários problemas para combater milícias na hora do combate aproximado , tiro no máximo 20 metros do inimigo , então um sábio major em acordo com marinha deixou a gente usar estoque de reserva o M16/M4 dos fuzileiros navais quando a gente fosse fazer missões de patrulha visando desarmar as milícias ainda estavam por lá , ai e outro nível de arma 3 opções de tiro um por um , três por três , e rajada , fora a coronha ajustável que da um grande conforto para o soldado , e mira laser telescopica ,e muito mais leve para carregar . Agora comparar calibre de 7,62 e 5,56 e balela rsrs todos sabem que de numeração maior e mais letal . Abraços !!!!
Pessoal,
A capacidade anfíbia desses veículos é só pra pequenos cursos d’água de modo a evitar o trabalho de instalar pontes. Essas travessias ocorrem quando há domínio da margem oposta e salvo situações raríssimas não há fogo inimigo e muito menos necessidade do veículo que estiver fazendo a travessia efetuar tiro defensivo, independente dele ter um canhão ou uma metralhadora.
Diferente de veículos de assalto anfíbio que são aptos a atacar praias contestadas e estes sim devem ser capazes de atirar dentro d’água.
Caro Bosco, realmente é isso. A grande maioria dos Urutus e, certamente, os Guaranis, destinam-se apenas a atravessar pequenos cursos d’agua. Nos Urutus do exercito não havia sequer helices para propulsão nagua; o armamento instalado tambem era uma função da versão produzida, sendo o canhão de 30mm instalado apenas em algumas delas. Os Urutus dos fuzileiros inclusive possuiam, alem dos helices, anteparos para defletir ondas, bombas de drenagam, escotilhas superiores mais amplas e até um teto mais alto (porque os FN possuem equipamentos, armamentos e procedimentos especificados mais amplos e complexos, exigindo mais espaço, pois eles tem que considerar um tempo de autonomia em combate maior do que do exercito). Uma ocorrencia curiosa foi um exercicio efetuado na baia de Guanabara, quando um Urutu dos FN navegava em “mar de almirante”, dia ensolarado, mar calmo e com escotilhas abertas. De repente ele “subiu” numa duna submersa, e quando imbicou na água de novo, naufragou devido à agua que entrou pelas escotilhas abertas..o motorista da Engesa quase morreu afogado, mas se safou graças a uma pequena escotilha (a unica de teto que estava fechada) que essa versão tinha acima acima do seu banco. O restante da tripulação que estava no carro se safou simplesmente saindo para cima e nadando.
Foram pensados e produzidos dezenas de prototipos e versōes com caixa de transferencia manual, com acionamentos pneumaticos, sistemas anti- incendio, tubos tipo snorkel (da MB/FN ) trocadores de calor especiais (nas versōes fuzileiras, ao contrario as do exercito, a navegação no mar requer tempos de permanencia sob a agua muito maiores, e nessa condição o resfriamento do motor é feita atraves tubos aletados dispostos em um nicho lateral).
Abs
Caro Wwolf22 , nas versōes maritimas não creio que devam ser instalado misseis hellfire, por exemplo, fixos em suportes externos porque a linha dagua fica uns parcos 15~30 cm abaixo do teto. Acho que armamento externo ficaria muito exposto à água salgada, etc. Iglas anti aereos e outros anti- tanques podem ser levados no interior abrigados junto com a tripulação mas ocupam um espaço reduzindo o numero de soldados; me lembro do Colombini e do LM falando aqui na diferença entre um pelotão do FN e do EB, e a necessidade de mais espaço pela MB.
Agora o disparo a partir do carro navegando deve ser avaliado melhor. Um missil Tow deve resultar em um recuo razoavel…o Colombini e outros foristas podem certamente opinar de forma muito mais abalizada sobre isso . Abs
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
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EB testa nova torreta tripulada, no blindado “Guaraní”:
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“The Guarani IFV is moving forward toward its definitive production model and the Brazilian Army is testing this new PLASAN manned turret on the vehicle.”
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/brazilian-army-tests-new-manned-turret.html)
Vejam que, na ultima foto do Snaflu que o Mauricio postou, o Guarani esta com um defletor hidrodinamico posicionado à frente. As faixas laranja sobre o teto parecem ser amarras provisorias, pois seria um teste específico. Com o artilheiro posicionado no interior do carro ( o que justifica a blindagem e as janelas laterais), haveria a formação de ondas que poderiam resultar em alagamento interno devido a nessa versão, a base do canhão ou .50, passar pelo “casco”.
Nas fotos do meio tanto do Snafu quanto do Forte, da pra ver nitidamente o nicho lateral no qual fica posicionado o trocador de calor do motor; notar que quando navegando o Urutu possuia uma valvula de tresvias que comutava ocircuito fechado de agua de resfriamento do motor do “radiador normal ar – agua” para a opçào agua-agua do rio ( ou mar). Creio que a Columbus manteve o mesmo conceito no Guarani. Na foto do Snsfu as tiras laranjas seriam defletores inflaveis com agua para. Ajudarna dispersão da agua que “sobe” no teto quando navegando. Na foto do Forte vese o defletor quebra- onda posicionado à frente ( este é acionado por sistema hidraulico. Parecido com aquels usados em tratores porem os servomotores sao internos à blindagem).
Bosco: na versão FN o Urutu era navalizado, sendo previstos inumeros itens em matreriais resistentes à corrosão. Abs
Mo, não fique com inveja. O exercito tambemnavega…..kkkkkkkkk
Será que com a blindagem adicional o bicho ainda flutuaria?
CONSTRUINDO A TESE DO GOLPE…
http://www.oantagonista.com/posts/movimento-ocupa-senado-antecipado
MOVIMENTO ‘OCUPA SENADO’ ANTECIPADO
Brasil 08.05.16 23:33
Como O Antagonista alertou mais cedo, Paulo Paim organizou uma audiência pública sobre “democracia” com a participação dos baderneiros do MST, da CUT e da UNE para a terça-feira 10.
O evento seria usado como cobertura para a ocupação das dependências do Senado, com o objetivo de inviabilizar a votação do impeachment de Dilma.
Paim acaba de divulgar em seu perfil no Twitter que o evento começa amanhã às 9h, com uma mesa de debates com “juristas internacionais”.
O BRASIL É UMA DITADURA SOCIALISTA
É FATO CONSUMADO!
O Sr. “Maranhão” acaba de cancelar o impedimento da anta……..como eu venho dizendo só saem a bala.
G abraço
Amigos, o Guarani 6×6 é um blindado anfíbio limitado, isto já foi extensamente debatido aqui. Conforme descrito pelo Rommelqe, ele foi “projetado” para transpor apenas cursos d’água. Diferentemente do seu irmão europeu (inclusive selecionado para os testes finais dos Marines, em substituição aos Piranhas locais), o Guarani não pode nem ouvir falar em mar. Talvez (e muito talvez nisto), a sua versão 8×8 terá melhores condições. Esperamos para ver o desenrolar disso.
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Até mais!!! 😉
Quanto a tal “comparação” do FAL 7,62 com o IA2 5,56 (a despeito das suas deficiências), é sem propósito, desculpe, mas não vale de nada que tão somente evidenciar a diferença nos resultados dos impactos dos projéteis.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
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Depois do Caesar, se essa moda pega…
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“BAE Systems confirmed on 5 May that it is working with Emirates Defense Technology (EDT) to develop a self-propelled version of its 155 mm M777 howitzer for the United Arab Emirates (UAE) Armed Forces.”
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“The M777 model suggested the gun is lowered from its travelling position on top of the crew compartment so that it can be fired in the opposite direction from the one the vehicle is facing.”
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(http://www.janes.com/article/60097/bae-systems-looks-to-sell-m777s-to-the-uae)
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
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Programa de extensão da vida operacional do carro de combate M-60:
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/m60-tank-service-life-extension-program.html)
Poxa projétil de 150 mm auto propulsionado não é algo tão difícil, ai projetinho bom para a indústria nacional!
OFF
Renan deu a punhalada final pelas costas.
Maranhão deu pra trás.
Ontem teve grandes emoções… sorry !!!
https://youtu.be/zt-BuXPVDZw
Para a BAe deve ser fácil, são os fabricantes do M777.
Esses testes e esse vídeos lançados a conta gotas parecem piada:
“– Ai cambada, tamo indo lá no rio pra testar o nado do Guarani… quem quer ir?”
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Ok que não temos(sic) nenhuma OM full operacional com o nosso “novo blindado”, mas eu queria ver a ação com as outras coisas que “temos” operacional… Cadê a engenharia, o logística/suporte indo pra campo junto… – E por falar em engenharia:
https://www.youtube.com/watch?v=hbkA_aZlf-A
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Quando vamos ver o EB promovendo algo parecido com os meios que possui?
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Ps.: Colegas de Pé-Preto… Os 2 Bradley que passam primeiro sem a ponte flutuante está completamente montada é para fazer recon mais a frente?
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Grande Abraço.
…ESTAR COMPLETAMENTE… e não “está”.
Grande Abraço.
Oganza. Não sou “beiçudo” sou infante, mas acredito que seja Rec do E Prog com vistas a segurança da cabeça de ponte. Abraços.
Capacitação dos Instrutores e Monitores no Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) CIBld
http://www.cibld.ensino.eb.br/index.php/177-cibld-realiza-capacitacao-dos-instrutores-e-monitores-no-reparo-de-metralhadora-automatizado-x-remax
Tem os vídeo ai no Site do CIBId
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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EUA entregam viaturas blindadas MRAP aos militares egípcios:
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“Today’s delivery is the first batch of a total of 762 MRAP vehicles that the United States is transferring to Egypt. This new capability will be used to combat terrorism and promote stability in the region.”
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“This delivery of MRAPs is part of the U.S. Department of Defense’s Excess Defense Articles grant program, in which the vehicles are transferred at no-cost to the Government of Egypt.”
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(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/173808/us-hands-over-first-of-762-mrap-vehicles-to-egypt.html)
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PS: É o tipo de auxílio que em certos países, pode até acabar com a industria de material bélico local.
Sr. Rommelqe, gostaria de saber; o senhor trabalhou na ENGESA?
Sr. Rommelqe, gostaria de saber: o senhor trabalhou na ENGESA?
Alexandre Samir, desenvolvi estudos de uma versão na configuração Bullpup para o FAL, ou seja sem a coronha, seria ideal para combates urbanos e tropas aerotransportadas, entrei em contato com a Imbel (fabricante) fui atendido por um militar (alto escalão) enviei a ele uma montagem fotográfica de como seria a arma após as adaptações, ele ficou admirado com o projeto, porém não demosntrou interesse no mesmo, alegando que o FAL era produzido a décadas e possuía desempenho satisfatório, um detalhe, me comprometi a pagar o desenvolvimento do projeto que seria simples, barato e eficiente, sem maiores adaptações …
Abraço.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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Veículos táticos leves aerotransportáveis ou carregados internamente…A discreta mecanização da infantaria…
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Há um vídeo e fotos de diversos modelos de veículos táticos leves aerotransportados são exibidos.
O veículo “Gaucho” desenvolvido conjuntamente entre Argentina e Brasil, é citado:
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“But perhaps the most impressive Light Weight Tactical Vehicle is the Argentine/Brazilian Gaucho…”
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(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/air-transportableinternally-carried.html)
Mauricio R, bom tópico, o Gaúcho é realmente um veículo notável, gostaria de saber se ele será adotado pelas nossas FAs ?
Abraço.
Mauricio Veiga,
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Não creio, penso que este veículo tem maior aceitação na Argentina.
Caraca Mauro Veiga, Li seu comentário sobre FAL agora , poderiam ao menos deixar tu desenvolver e testar , mas enfim tem coisas que acontece dentro do EB que nunca vamos entender .
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
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Carros de combate “Leopard”, de 3 países diferentes, batem os americanos no Tank Challenge:
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“GRAFENWOEHR, Germany — The German platoon took top honors in the Strong Europe Tank Challenge, a three-day competition that tested offensive and defensive operations and mounted orienteering, with Denmark and Poland placing second and third, May 13, 2016.”
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“Seven platoons from six NATO nations took part in the U.S. Army Europe and German Bundeswehr-sponsored competition that was hosted by 7th Army Joint Multinational Training Command, May 10-12, here.”
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(http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/173905/leopard-2-tanks-beat-us-army-m_1-into-fourth-place.html)
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
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Função expandida para o sistema anti-blindados jordaniano Nash-Shab
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(http://www.janes.com/article/60500/expanded-role-for-jordanian-nash-shab-anti-armour-system)
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PS: E o que será que a Avibrás, que dizem por ai fabrica esse RPG-32 sob licença, está fazendo????