Síria retoma mais uma cidade do ‘Estado Islâmico’
Tropas de Bashar al-Assad reconquistam cidade estratégica perto de Palmira, que foi há pouco recuperada pelo Exército. Al-Qaryatain estava sob controle do grupo extremista, Estado Islâmico, desde agosto de 2015.
O Exército sírio e suas forças aliadas retomaram o controle da cidade de al-Qaryatain, na região central do país, retirando-a das mãos do “Estado Islâmico” (EI). A informação é de autoridades militares da Síria, citadas pela imprensa local neste domingo (03/04).
Localizada em ponto estratégico, al-Qaryatain havia sido ocupada pela milícia terrorista em agosto de 2015. A cidade é cercada por montanhas e fica 100 quilômetros a oeste de Palmira, reconquistada pelas forças do governo há uma semana.
O presidente sírio, Bashar al-Assad, tem feito esforços para retomar as cidades ocupadas pelo EI na Síria. O temor é que as forças extremistas cheguem ao oeste, região mais populosa do país, onde Damasco e outras grandes cidades estão localizadas.
A televisão estatal síria afirmou que as tropas de Assad “restauraram completamente a segurança e a estabilidade em al-Qaryatain, depois de matar os últimos grupos restantes de terroristas do Daesh”, citando o acrônimo em árabe para o “Estado Islâmico”.
Em comunicado, o comandante do Exército disse que a retomada da cidade é uma vitória estratégica, pois protege rotas entre a região de Damasco e campos petrolíferos no leste do país. Ela também interrompe rotas de abastecimento usadas pelo EI dentro da Síria.
Segundo a imprensa local, as forças do governo invadiram al-Qaryatain a partir de diferentes direções. A agência estatal de notícias Sana, citando uma fonte militar, afirmou que o Exército conseguiu limpar áreas no entorno da cidade onde o Estado Islâmico havia plantado explosivos.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora o conflito no país através de uma rede de fontes locais, declarou que mais de 40 ataques aéreos foram realizados neste domingo nas proximidades da cidade, tanto por aviões sírios como russos.
Quando o EI tomou o controle de al-Qaryatain, em agosto de 2015, um monastério cristão foi destruído e cerca de 200 civis que residiam na cidade foram feitos prisioneiros, sendo muitos transferidos para a cidade de Raqqa, também tomada pelos extremistas.
Essa foi a segunda conquista do Exército sírio em apenas uma semana. No domingo passado, o governo anunciou a retomada completa de Palmira, ocupada pela milícia terrorista há dez meses.
Conhecida como “a pérola do deserto”, Palmira é famosa por seus tesouros arqueológicos. O Estado Islâmico chocou o mundo com a destruição de diversos templos antigos, tumbas e esculturas, consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
FONTE: Terra
Aos poucos Assad obtêm novamente o controle das cidades ocupadas pelo Daesh, isso no final das contas é bom para todos que torcem pela volta da estabilidade na Síria.
Com participação da aviação russa, aquela que segundo alguns havia sido retirada da área de combate.
Grande parte das aeronaves russas deixou a Síria sim, mas ficou um contingente menor.
O interessante é que agora estão sendo filmados Mi-28 Havok em ação e não apenas os tradicionais Mi-24. No vídeo abaixo um Mil Mi-28 atacando o ISIS em Al-Qaryatayn (flares para todos os lados se protegendo de possíveis MANPADS)
A “grande parte” das aeronaves russas que deixaram a Síria foram os Su-25, Su-34 e alguns Su-24. O resto está lá adicionado do Mi-35, Mi-28 e Ka-52. O tipo da missão mudou, agora é “pest control” e não “shock and awe”.
“…………citando uma fonte militar, afirmou que o Exército conseguiu limpar áreas no entorno da cidade onde o EI havia plantado explosivos.”
___________________________
Será que é uma expressão Infante ? “Limpar” (?) ….. entenderam ?
___________________________
Não sou simpático ao regime Sírio, ainda mais pelas questões de Israel,
mas há que se escolher o mal menor e ter claramente quem é o inimigo e não vários.
Espero que tenham feito uma boa “limpeza”.
Pés no chão é a Infantaria Síria, apoio aéreo, logístico e de expertise creio ser do Urso.
Os hélis tem participação fundamental nisso, destaco que equipamento russo operacional com apoio do Urso é outra paragem, mas …..
_________________
Bom vídeo Poggio.
Guilherme Poggio,
KA-52
https://www.youtube.com/watch?v=5MWxxe_YwBU
Quando o Papa Francisco dará “axilo a refugiados islâmicos” no Vaticano?
Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 15:05,
na Síria não avião só russo, mas também outros peritos 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=ARZ-y4LOFXc
Rustam Bogaudinov
______________
4 de abril de 2016 at 17:14
_____________
MKT – Advertising
_____________
Rustam Bogaudinov 4 de abril de 2016 at 15:22
Guilherme Poggio,
KA-52
_____________
Reality
não a publicidade e vídeo de doutrinas, não lhe mostrará ninguém as verdadeiras ações das tropas especiais russas
embora às vezes entrem no tiro – Palmyra 0-15 à direita sobre o caminhão com a arma antiaérea vemos o grupo de soldados não da origem síria
https://www.youtube.com/watch? v=gBDi9cgWv34
Palmyra 0-15 à direita sobre o caminhão com a arma antiaérea vemos o grupo de soldados não da origem síria
https://www.youtube.com/watch?v=gBDi9cgWv34
Syrian jet shot down in Aleppo, pilot reportedly captured by Al-Qaeda affiliate
https://www.rt.com/news/338483-syria-jet-nusra-captured/
donitz123,
SU-22
_Syrian Arab Republic_
MI-28N (Russian air force) vs ISIS (video)
https://www.youtube.com/watch?v=GuWCRsxvrIU