A Pátria Grande
Não é por outro motivo que o governo reage ferozmente à ideia de abrir a caixa preta do BNDES, que revelará parte dos custos da construção da Pátria Grande
Por Ruy Fabiano
A construção de uma unidade geopolítica latino-americana – ou ao menos sul-americana – não surge com o PT. É ideia antiga, que, há três décadas, inspirou o Mercosul e alterou, para o mal e para o bem, a diplomacia e o comércio continentais.
O fato de ser desejável e necessária, numa época em que as nações se organizam em blocos, para melhor figurar no cenário geopolítico mundial, não a torna menos complexa. A unidade europeia, ideal antigo de séculos, começou a ser implementada após a Segunda Guerra. Passou por diversos estágios e ainda está em curso, cada etapa sendo publicamente discutida.
Não é fácil unir coisas distintas e assimétricas, respeitando-se os espaços de soberania.
O problema da união latino-americana cogitada pelo PT, e pelas organizações da esquerda continental, reunidas no Foro de São Paulo, é tentar impô-la sem debates e sob o tacão ideológico.
A Pátria Grande terá que ser socialista – ou bolivariana – e seu projeto objetiva, com a urgência possível, unificar forças armadas, moeda e territórios. Nada menos.
Para definir sua institucionalização, criou-se a Unasul, cuja última reunião de cúpula, no Equador, em dezembro, aprovou três propostas complicadíssimas: uma Escola Sul-Americana de Defesa – “um centro articulado de altos estudos para formação de civis e militares” -, abertura do espaço aéreo dentro da Unasul, além de passaporte comum, sem distinguir nacionalidades.
São questões que tangenciam a soberania e pressupõem longas e complexas tratativas, acompanhadas de perto pelas sociedades dos países abrangidos. Nada disso, porém, ocorreu: nem na sociedade, nem no Congresso, nem em parte alguma.
Quem assiste os vídeos do PT tratando do assunto – e há vários na internet (deve ser isso que o partido entende como “debate”), constata que se parte de um pressuposto falso: de que a sociedade brasileira está não só ciente desse projeto, mas de pleno acordo – sobretudo quanto a seu teor ideológico.
Num deles, fala-se de “uma América do Sul vermelha”. Em outro, Lula fala da importância de o Brasil investir na infraestrutura de Cuba, sem explicar o porquê. O debate deu-se sempre intramuros, com a militância do partido e do Foro.
Os reflexos dessa manobra são evidentes. Mudou a diplomacia brasileira, trocando parceiros e prioridades. O Brasil é o único país a dispor de duas chancelarias: a oficial, o Itamaraty; e a real, a cargo do chanceler Marco Aurélio Garcia.
As antigas alianças ocidentais foram trocadas por outras, de teor oposto, que em vez de lucro dão prejuízo. Serve-se ao país a política do fato consumado, na base da terapia do susto.
A figura de Simon Bolívar tem peso simbólico nos países hispano-americanos, como libertador do colonizador europeu, mas nenhum no Brasil, que viveu processo de independência diverso.
Impingi-la como elo comum é uma arbitrariedade. Os nossos “pais fundadores” – e os há – são civis. Os mentores de nossa independência não eram militares, que só passaram a ter presença exponencial na política brasileira a partir da República, por eles proclamada. Nosso Bolívar é José Bonifácio.
O problema, portanto, começa na falsificação dos símbolos. A grande figura militar brasileira, o Duque de Caxias, firmou-se menos como guerreiro e mais como pacificador, arquiteto da unidade nacional, ao longo do Segundo Reinado.
Nem ele, no entanto, desfruta mais desse prestígio, tal a eficácia do processo iconoclasta a que foram submetidas as figuras históricas do país de algumas décadas para cá. Sem heróis, não há nação – e por isso as grandes nações sempre cultivaram os seus.
A Pátria Grande não inova nesse ponto: vê em Bolívar um herói comum, ainda que o perfil histórico que esculpiu esteja bem longe da figura real que ele encarnou. O Brasil, e esse é o absurdo maior, mesmo sem ter nada a ver com Bolívar, cumpre o papel de promover e patrocinar esse projeto, sem que sua população saiba de seus objetivos e, sobretudo, do seu custo.
Não é por outro motivo que o governo reage ferozmente à ideia de abrir a caixa preta do BNDES, que revelará parte dos custos da construção da Pátria Grande. Ela também é destinatária de parte do saque à Petrobrás e aos fundos de pensão.
O Foro de São Paulo promove a eleição dos bolivarianos e sustenta a construção (que não é barata) dos alicerces dessa “nação comum”. O dinheiro vem daqui. E Joaquim Levy, antípoda ideológico do pessoal do Foro, foi chamado a administrar o troco que restou ao Tesouro Nacional nessa aventura em pleno curso.
FONTE: Noblat
União das Republicas Socialistas da América do Sul…
O pt e a esquerda empreenderam nos ultimos anos, um sonho jamais esquecido, um Brasil comunista, diante da realidade da inviabilidade de um conflito armado, tentado no passado, optação pela pregação de um evangelho, que se constitui a mudança de mentes como fala Antonio Gramsci.
ele ensina:
Tomar o Estado significa apenas tomar uma fortaleza avançada. Atrás dela estão inúmeras “trincheiras e casamatas” não neutralizadas.
Igrejas, sindicatos, todo os setores da sociedade devem ser ocupados sistematicamente, desta maneira cooptando e constrangendo, se consegue mudar a mente da população, para que ela apoie a própria escravidão.
Vemos aqui no Brasil, uma mistura do livro ” admirável mundo novo”, onde vemos o uso liberado das drogas e o sexo totalmente livre, no livro são usados como controle de massas, como o marxismo Graciano; nós consumimos mais cocaína que os EUA, de outro lado vemos também no palco, o produtor rural e empresário demonizados, como se o mérito fosse crime, ideologia de gênero, no qual os professores entrevistados, foram pegos como fraudadores, é tudo mentira, há um video sobre isso.
Mulher, Estado e revolução
política da família Soviética e da vida social entre 1917 e 1936
O livro retrata as grandes experiências da libertação da mulher e do amor livre na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) depois da Revolução – e por que falharam, quando entrou em cena a burocracia stalinista.
Agora hoje o governo federal, lançou um programa escolar universal, que ensina o marxismo a TODA População em idade escolar, sem informar o que são estas instruções, dentro de 20 ou menos anos, estaremos em um país, em que a população acredita no marxismo.como disse bolsonaro , crianças sendo emboscadas na escola
Estamos no meio de uma Guerra sem disparos… e estamos perdendo..urde deter isso!
o texto ta com muito erro devia te revisado
Gostaria de perguntar aos editores do portal alexgalante, poggio e nunao (consta lá na primeira página estes nomes) se vocês tem algum portal sobre política nacional e internacional. Se tiverem por favor passem o endereço aos membros, talvez se eu for lá encontre notas sobre defesa e tecnologia militar porque aqui agora virou portal de proselitismo político. Não creio que os interessados no assunto que venham aqui, tenham qualquer interesse na tendência ideológica ou nas visões políticas de vocês. O interesse é em outro assunto.
A Internet está cheia para todo lado de posts e discussões políticas, já encheu o saco os discursos de ódio de parte a parte e quem não se mete nisso, vem procurar informações de um assunto técnico que gosta, e tem que aturar isso aqui também? Quem vem aqui vem por outro motivo, atraído pelo título e tema do portal, Forças de Defesa, como diz.
Como não se quer saber sobre politica aqui, talvez no de politica, se tiverem algum, só exista de defesa, posso tentar lá. Talvez tenham trocado as bolas.
Aguardo o endereço, se houver.
Alex, o ForTe desde 2008 sempre tratou de questões geopolíticas e de relações internacionais que estão ligados à Defesa. A criação de uma Escola Sul-Americana de Defesa pela Unasul precisa ser debatida. Não faz sentido discutir a aquisição de equipamentos militares sem saber qual é a política de Defesa que a orienta.
O projeto político do PT é roubar e enriquecer seus membros, esse é um fato incontestável, operadores e políticos já começam a fazer delações com medo da prisão e estão entregando tudo, a Lava-jato fez um enorme bem para o país ao mostrar essa corrupção e o nível que chegou até o mais alto cargo da reública, não fosse a Lava-jato esse meliantes ainda estariam assaltando os cofres públicos. Não tenho dúvida de que após todos eles estarem no xilindró o Brasil renascerá um novo país, longe de ideais políticos socialistas/nazistas, na América do Sul a Argentina já se livrou do seu lixo, Venezuela é a próxima, Bolívia idem, o Brasil não será exceção, esses lixos humanos são responsáveis pelo atraso da humanidade, só fizeram mal aos seus respectivos povos.
Alex.
.
Infelizmente, quando tratamos de assuntos militares, cedo ou tarde acabaremos tratando também de política.
.
Não tem como, é inevitável.
.
Ou não houve nenhuma interferência política que atrasou o FX por mais de uma década? Certamente também não deve ter ocorrido nenhuma interferência política na decisão pela aquisição do Pantsir pelo EB e nem dos subs Scorpene pela MB.
.
PS: Nem vou mencionar que nas eleições em 2002, eu li algumas denuncias de que 2 candidatos a presidência receberam milhões em doações de campanha da indústria aeroespacial francesa.
Estamos vivendo um momento especial de nossa história…e no final prevalecerá a verdade.
A UNASUL tem uma bandeira parecida com a chinesa ou a soviética, que legal!
–
Somos obrigados a aprender espanhol, mas o resto não aprende português (gente de fala hispânica não consegue aprender ou pronunciar outros idiomas mesmo…), que legal!
–
O herói continental é o Bolívar, que nada tem a ver com nossa história, que legal!
–
Eles não nos consideram “hermanos” (quem já atravessou a fronteira percebeu o asco que eles têm de nós – o sonho deles é nos invadir, tomar tudo de nós e acabar conosco), que legal!
–
Eles se beneficiam e nós nos ferramos, que legal!
–
Isso segue a um plano internacionalista visando à “república mundial” da ONU, que legal!
–
Mazzini, o fundador da máfia (Mazzini Autorizza Furti Incendi Attentati/Avvelenamenti – M.A.F.I.A.) também idealizou a Comunidade Européia, que legal!
–
Temos nada a ganhar com isso, só a perder, que legal!
–
Isso vai acabar prevalecendo e aí vamos viver uma ditadura de verdade, que legal!
Não há nada melhor que um povo esclarecido. Nada pode se opor aos fatos. Se comprovado, terá ínumeras implicações. Conceitos terão de ser revistos. Estratégias… Disto renascerá um novo Brasil. Um novo continente.
É impossível,falar de assunto militar, sem colocar politica no meio.Em qualquer lugar do mundo.
Reunión preparatoria de la Presidencia Pro Tempore de Venezuela
.
https://www.youtube.com/watch?v=1lMWrvgRxl4
.
Asco…
Alex 12 de março de 2016 at 11:07
—————————————————————
Não se faça de bobo!
Você sabe muito bem que não se pode discutir a defesa de um país sem abordar temas como geopolítica e relações internacionais.
Principalmente quando um dos vizinhos em particular, é regido por uma ditadura sanguinária, cada dia mais paranoica, armada até os dentes, com 100 mil soldados na fronteira e que já deixou bem claro que sua intenção é construir uma “Pátria Grande”, ou seja, suprimir o senso de nacionalidade de outros países para absorve-los.
E VOCÊ SABE MUITO BEM DE QUEM ESTOU FALANDO.
Vamos acordar BRASIL !!!
https://youtu.be/e-aDSaQf9Tc
A atual situação do Brásil está um nojo, temos que passar o lava jato mesmo, principalmente nos maiores partidos políticos do país, manda todo mundo pra cadeia, vender tudo que der, diminuir impostos em todas as áreas, diminuir o estado que é enorme e imprestável
M. Silva.
“Somos obrigados a aprender espanhol, mas o resto não aprende português (gente de fala hispânica não consegue aprender ou pronunciar outros idiomas mesmo…), que legal!”
Não posso falar por todas as Nações mas nas viagens a alguns campos de Sky no continente percebí que o segundo idioma nas placas de sinalização é Português.
“O herói continental é o Bolívar, que nada tem a ver com nossa história, que legal!”
Bolívar é o herói dos bolivarianos. No processo de emancipação da América do Sul existem muitos nomes como os de José Artigas, Miguel Carrera, José de San MArtin, Bernardo O´Higgins, entre outros.
“Eles não nos consideram “hermanos” (quem já atravessou a fronteira percebeu o asco que eles têm de nós – o sonho deles é nos invadir, tomar tudo de nós e acabar conosco), que legal!”
Como postei antes, não posso falar por todas as Nações, mas o Chile e os Chilenos tem uma profunda admiração pelo Brasil e pelos Brasileiros. Aqueles que viajam com clubes de motoqueiros poderão falar disso. Certa vez, na fronteira entre Argentina e Chile os Carabineros tinham o transito parado pra controle aduaneiro. Na sua maioria argentinos, colombianos, peruanos e bolivianos. A carabana brasileira foi liberada pra ingressar e seus tramites aduaneiros foram agilizados apenas por serem brasileiros. Isto sob forte reclamação dos argentinos.
Se você quer ser bem tratado no Chile, apenas precisa dizer que é brasileiro.
“Eles se beneficiam e nós nos ferramos, que legal!”
Isso é por que o Brasil tem se mostrado pouco experiente como articulador internacional e tem permitido por em disputa a sua liderança na América Latina por parte dos Argentinos e Peruanos que consideram que eles deveriam ser os líderes da região.
Se o Brasil escolhe-se melhor seus parceiros não se “ferraria” mas pra quem faz alianças com Evo Morales, Hugo Chaves, Cristina Kirchner (ainda não acredito que essa mulher foi presidente da Argentina) Alan Garcia, Ollanta Humala e Rafael Correa, o que poderia esperar, Lucro?
Aliás, foi o “camarada Evo” que mandou tomar as refinarias da PETROBRAS sem que o Brasil tivesse atitude nenhuma. Um país que quer ser líder, primeiro, tem que se fazer respeitar. O senhor não acha?
Antes que o Bardini me corrija, onde postei Sky entenda-se Ski
Como já exaustivamente falado, não há como dissociar política de defesa, especialmente quando somos governados por um grupo de pessoas que consideram seus ideais em cada decisão que tomam. Na verdade, nossa gestão de defesa é tão política como qualquer outra. Essa discussão e importantíssima, pois uma “escola nacional de defesa”, pode influenciar diretamente no modo como a geopolítica é exercida, e ai entra a questão da defesa.
Tratando-se especificamente da trilogia, é bem clara a divisão que foi pensada pelos editores, em que o aéreo e o naval tratam especificamente de suas áreas, e ao forte ficou reservada tanto a área de defesa terrestre, como assuntos ligados à geopolítica. Além dos tópicos das “últimas notícias”, em que há tratativas de assuntos especificamente “militares”, o Sr. pode utilizar o campo de pesquisa e pesquisar o que tiver interesse, já que seu objetivo é ter informações “técnicas”. Além disso, visite o site “sistemas de defesa”, há um bom acervo de “conhecimentos técnicos”, sobre essa área. Divirta-se.
Cheguei,a uma triste conclusão: Infelizmente,nenhum partido politico,de direita ou esquerda,tem condição moral, para governar o Brasil.Não tem um nome, de um político, quê possa dirigir o país com; seriedade,ética,respeito aos bons costumes. O quê os políticos,brasileiros pensam,sobre esquerda e direita,é em qual dos bolsos,eles vão colocar a propina,corrupção,o quê surrupiam do estado.
Patria grande ou mesmo mercosul, são sonhos sem base. Este projeto ideológico militar, um verdadeiro pesadelo que para nós só poderia ter uma consequência: uma ditadura hispânico comunista, ficaríamos submetidos a desmandos de uma gente que realmente não temos grande afinidade, cultural, linguística, histórica e nem mesmo econômica, este último caráter que costuma ser usado para a tal integração.
Deus é sábio e justo e está nos livrando desses judas.
Renato de Mello Machado
não existe direta no brasil…. todos são de esquerda, ou seja, a esquerda é hegemonica, se alternando em mais ou menos radical.
A influência da esquerda no continente, quiçá no mundo, é muito grande. É uma bela utopia, se é que se pode dizer isso. No mundo real serve a propósitos não muito nobres. Para o sofrimento de muitos, geralmente pobres, que eles dizem defender.Se queremos ajudar os mais pobres, primeiro deve haver uma economia que funcione. Mas parece que eles não entendem muito disso, Sonhar com um mundo mais justo é saudável. Mas entre o sonho e a realidade há uma diferença. Há direitos que devem ser preservados…existem leis. Mas como disse antes, a esquerda já nasceu com ambições de poder, de perpetuação no poder. E isso, numa democracia, não pode ser tolerado. Preservemos a liberdade, pois é algo valioso. Se queremos ajudar o próximo, existem livros de diversas religiões que nos ensinam como fazê-lo. Mas nunca passando por cima dos outros. Sempre respeitando o outro. Se um dia surgir um sistema mais justo, daqui a cem anos, ótimo. Mas por enquanto é o que temos. Nada de melhor surgiu até agora.
Sim caro Kfir,isso mesmo,vai levar tempo, para desembaçar isso. Mas enfim.
Cria um sistema conspiratório e tudo irá acabar neutralizando os cabeças e membros, pronto.
Só rindo mesmo.
Vamos falar a verdade. Como disse o amigo acima, no Brasil nao existe direita nem esquerda. O que existe e o que sempre existiu des dos tempos coloniais, uma robalheira desenfreada. Agora estao ai esperniando, querendo levar o Lula, Dilma, o PT inteiro para a cadeia. Sabem porque? Porque esses anjos, patriotas maralvilhosos da “direita” tambem querem sua chance na mamata eterna. Vamos ter essa conversa de novo, daqui a 5,10 anos, com toda essa comoçao, passeatas, inqueritos, e o escambal de novo, com o PMDB, ou qualquer outro bando de ladroes descarados que certamente estarao no poder nesse entao.
No Brasil não existe direita. PSDB ? PMDB ? Tem o DEM. Talvez mais algum no meio de 32 partidos, sei lá…
Expressei aqui minha opinião, deixo bem claro. Tudo terá de ser investigado um dia, e então se chegará as conclusões devidas. Pois é assim que se faz numa democracia. E viva a democracia.
PSDB é socialista.
PMDB é uma colcha de retalhos chapa branca.
E o DEM (PFL), como partido de direita, tinha o ACM que criou mais de uma dezena de estatais.
Até a nossa “direita” é de esquerda…
Off topic: a trilogia podia fazer uma matéria para debatermos uma possível invasão Saudita-turca da Síria e os possível desdobramentos militares e diplomáticos
Pior do que termos vizinhos que que ambicionam nossas riquezas sob o mote de “redistribuição bolivariana”, é termos quem concorde com isso aqui no Brasil.
Alguns amigos na area academica concordavam comigo no ano 1983. Quando eu percebi que o futuro do Brasil seria um desastre se o pais caisse nas maos do PT.
Quando sai do Brasil em 1985, eu dexei bem claro que o Brasil seria devorado pela esquerda, e que grande parte da populacao da America Latina ainda estava seduzida pelo comunismo.
So existe duas opcoes: Deixar o pais afundar la latrina comunista, ou tomar o controle dos destinos do pais atraves da intervencao militar.
CUIDADO porque se nao vao acabar sendo outra Venezuela/Cuba da vida.
glaxs7, concordo em parte.
–
Enquanto turistas, somos razoavelmente bem tratados. Eles nos acham cordiais, engraçados, amistosos, comunicativos. E só!
–
Os chilenos não gostam dos argentinos; peruanos, colombianos e bolivianos, por serem grandes produtores e “exportadores” de coca e seus derivados, merecem um pente fino, não acha?
–
Sei que há outros “heróis”, mas por que o nome “bolivariano” é acatado até por onde o Bolívar nunca pôs os pés?
–
Nas estações de ski, muitos dos usuários são brasileiros mesmo; é fácil encontrar quem fale português no Uruguai ou no Paraguai; mas, para eles, hermanos hablan, não falam.
–
Já saudaram turistas até do México como “nuestros hermanos” na Argentina, mas o grupo de brasileiros (eu incluído) foi saudado com certa frieza como os exóticos turistas da Ásia (China, Japão, Coreia, Malásia, etc) sem sermos chamados de “hermanos” e nem “vicinos” , como se vivêssemos tão distantes deles quanto as Filipinas (Buenos Aires fica mais perto da minha cidade do que a Terra do Fogo). Só os americanos foram tratados com mais frieza, embora com respeito e bastante polidez. Coisa bem comercial, mas nem tão cordial (toleram-nos). Tratam-nos um pouco melhor no Uruguai.
–
Os paraguaios não tragaram o resultado da guerra que eles nos causaram até hoje (eles provocaram, apanharam e ainda querem revanche?). Os brasiguaios que o digam.
–
Concordo que a própria atitude covarde dos nossos governantes diante dos vizinhos já profetiza uma renúncia a qualquer afirmação de nacionalidade e de soberania, tipo “cidadão do mundo”, coisa bem ao gosto da ONU e dos banqueiros que a controlam.
Antes que me achem doido, as estações de ski são no Chile ou na Argentina. Mas falam algum português no Uruguai e Paraguai também.
Off
Os Russos não aguentaram, começam a sair DS Syria amanhã. Grana ?
Off: Isso mesmo Carlos, acho que foi grana! vale uma reportagem aqui no ForTe pra debatermos sobre isso.
É como sempre disse Esquerda e Direita tanto no mundo como no Brasil é tudo a mesmas M….tem o mesmo pai e mãe que são os banqueiros internacionais que dão ao governo de qualquer pais o sistema ideológico que os satisfazem é simples.
Portanto que o dinheiro e seus recursos minerais do determinado pais continuem fluido tanto faz se o sistema ideológico é de esquerda ou de direita o povo que se mate.
O que importa para esses apátridas é povo lutando pelos Âmis(direita) ou pelos malditos Comunistas(esquerda,socialismo) e enquanto isso os banqueiros internacionais ficam mais ricos a custa da pobreza do povo Brasileiro.
Como Gustavo Barroso escreveu em seu livor o Brasil não passa de “colonia de Banqueiros”.
Enfim ainda acredito numa 3 via.
Se Wotam quiser.
Ps:
tem um filme do 007 cujo não lembro o nome que fala sobre essa situação!!!
Fora com esses comunistas de meia tijela, bando de famfarroes…..mió num cometa marmente! né mermo! sds
Boa noite a todos,na minha opinião,uma unificação de todos os países de um mesmo continente termina por quebrar a independência econômica e a soberania dos mesmos.
Hum…isso me faz pensar um monte de coisas….primeiro, nós mesmos, brasileiros nos reconhecemos como tais em que momento? Ok, houve a guerra pela independência com batalhões de voluntários e uma significativa insatisfação popular com a dominação lusitana (que já era bem relativa para certos segmentos sociais). Vale lembrar que essas unidades foram comandadas em última instância por oficiais mercenários estrangeiros….dai talvez tenhamos parte da dificuldade de lembrarmos de oficias-generais como lideres libertadores, como aconteceu com Bolivar e San Martin.
—–
Houve a independência e a maior parte da população continuou explorada…como escravos, o que dificultou mais ainda a consolidação da ideia de povo….sem falar quer a constituição de 1824 nao reconhecia a maior parte da população como cidadãos!
—-
o Brasil colonial tem um histórico longo de disputas no prata com as colônias espanholas, sem falar nas invasões promovidas por D. João VI em represália à invasão napoleônica, além da guerra da Tríplice Aliança. junte isso com uma lingua diferente, uma independência que levou à formação de um Império (diferente do que ocorreu no resto da AS) e uma abolição tardia.
—
tive um professor no mestrado que dizia que a identidade nacional se fez realmente no século XX, primeiro com o rádio, depois com a TV, que integrou realmente através de uma cultura de massa as distantes e mal interligadas regiões do Brasil…(com uma boa ajuda de Vargas, no meu ver).
—
como superar tudo isso e tentar criar uma identidade latina que nos englobe se nós mesmo temos dificuldade de perceber a nossa própria identidade? São tantos preconceitos regionais a serem superados que ainda nao consigo ver, em muitas situações, um habitante da região x aceitando lutar pelo compatriota da regiao y do Brasil!
A Lava a Jato recuperou, após dois anos de investigações, 520 milhões de reais das propinas pagas aos gerentes da Petrobras. Somente uma condenação da rede GLOBO, por sonegação, gerou a receita 1.200 milhões de reais. O problema é GEOPOLÍTICO. Os EUA não concordam que o BRASIL seja POTENCIA. O óleo de xisto norte americano é uma mentira, na quantidade propalada. O objetivo primeiro deles é o pré sal. Observação: Economistas afirmam que a operação Lava a Jato causou um recuo de 2% no PIB Brasileiro. Os manifestantes contra o governo, talvez sem saber, estejam trocando a nossa soberania pelo Mickey.
O que acontece com os líderes estatais que se tornam megalomaníacos e com manias de aumentar território e fazer uma “grande nação”? Isto acontece no Principado de Mônaco? Ou apenas nas cabeças de mente doentia do tipo Stalin, Hitler, entre outros malucos com mania de aumentar as fronteiras territoriais? O Brasil já é enorme e tem uma cultura tão ímpar, para que aumentar o território misturando nosso “jeitinho”? Eu fico indignado com a grana preta que foi “dada” para muitos países para alimentar a sanha populista de uma governo megalomaníaco! Indignado! Quanto dinheiro foi jogado fora… Eu creio que nós deveríamos primeiro, antes de querer liderar, dar exemplo, ou aumentar território, resolver os graves problemas do Brasil, que vão desde dívidas estatais até a ignorância de muitos, inclusive políticos. É cada coisa que me acontece…
Carlos Alberto
Em tempo, as propinas não foram pagas aos Gerentes da Petrobras você está invertendo as coisas, as propinas foram pagas aos políticos que indicaram os gerentes para angariar verba utilizando-se da Empresa. E você dizer que estamos entregando o pais para o Mickey foi uma boa piada, agora me diga ó grande mestre das teorias conspiratórias, você está defendendo a jararaca e sua turma de ladões do nossos impostos???? A culpa então da crise econômica brasileira é da lava jato, muito bem então parabéns pra você grande cidadão brasileiro.
Socialismo/comunismo. Sistema no qual somente os mais chegados (pelegos), ao rei ou rainha de plantão no partidão podem ter oportunidades de crescimento pessoal, profissional e financeiro. A estes serão exclusivas todas as benesses e locupletações que o estado pode oferecer. O povo? O povo que fique com as sobras, se sobrar e sem reclamar. E este mesmo povo será eleito inimigo de si próprio por aqueles que dizem querer a igualdade e justiça social. Ao povo caberá somente a obediência cega e resoluta.
“Acuse os adversários do que você faz. Chame-os do que você é”.
Vladimir Lenin.
Rogério Arantes. 15 de março de 2016 at 10:35
Você tem toda a razão. Há aqueles que invertem os acontecimentos e a história para explicar o inexplicável e justificar o injustificável. O fato é que todas as estatais e autarquias brasileiras estão tomadas por pelegos e espertalhões a serviço de uma ideologia espúria e anacrônica. Outro fato ululante é que tentam culpar sempre os outros pelos seus fracassos e desvios. Nunca assumem a responsabilidade de nada. É sempre a mesma ladainha: não sabem, não viram, não leram e não conhecem. A essa gente nada é imputável. Mesmo que troquem os interesses maiores do Brasil e seu povo por um partido, um governo e uma ideologia eles sempre irão se julgar injustiçados e perseguidos. Não passam de uma canalha.
Eu sou leitor frequente e não costumo comentar, mas entrei aqui somente para dizer que eu trabalho na indústria de petróleo há mais de uma década e posso afirmar que o Sr. Carlos Alberto de Oliveira não tem a mínima noção do que está falando.
Carlos Alberto – Teorias da conspiração zzZZzzz. Não faz sentido quererem petróleo do pré sal sendo que tem petróleo mais barato e de melhor qualidade no oriente médio (Arábia Saudita, Emirados árabes, Irã, etc) além do xisto que também sai bem mais barato do que explorar do pré sal, talvez seja exagero falar que o xisto vai durar 100 anos mas pelo menos a metade deve durar e não acho que daqui a 50 anos o petróleo ainda vai ser a forma de energia predominante. Enquanto vocês olham para um lado o verdadeiro inimigo, que depende muito mais dos recursos naturais do Brasil até mesmo da comida, se aproxima pelo outro comprando mineradoras, campos do pré sal, fazendo empréstimos bilionários para a petrobras, forçando o desmatamento da Amazônia para o agronegócio, matando a indústria nacional que não tem como competir, já deve saber: A China.
Nunão, gostaria de saber a sua opinião sobre essa questão da relação entre identidade nacional e identidade latino-americana, se possível.
achei o texto muito fraco. sem nenhuma argumentação robusta.
o tema é importantíssimo. entendo perfeitamente a posição daqueles que discordam de matérias tratando de temas “políticos”. pode passar a ideia de parcialidade ou de afastamento dos debates tecnicos e de alto nível.
mas sem dúvida o bolivarianismo e a tal grande pátria têm tudo a ver com segurança nacional.
o fato é que o objetivo do foro de São Paulo é realmente unir as esquerdas da América Latina e unir vários países enfraquecendo as instituições nacionais. vejam como a Venezuela inteveio na Bolívia quando houve revolta popular.
ou seja, se chegam militares de outros países ha dificuldade para o povo agir…
existe o objetivo de implantar bolivarianismo e a grande pátria.
mas eles fazem de tudo para ocultar. afinal de contas que povo em sã consciência quer ter um regime comunista onde um grupo radical faz lavagem cerebral do povo domina tudo não tem escrúpulos e se autodenominam os escolhidos, donos da verdade?
geralmente dependem de um líder supostamente capaz de mexer com as massas.
se você perguntar à maioria que apoiam eles negam que exista objetivo de implantar o comunismo.
eles querem que o povo continue enganado quanto a isso acreditando apenas que se tratam de líderes bonzinhos preocupados apenas com o bem estar do povo é com os pobres…
Vocês AINDA botam muita fé na quadrilha que tomou TODAS as instituições republicanas. Umas totalmente dominadas, outras menos dominadas…e muitas (autoridades)/componentes envergonhados/encurralados por SISTEMATICAMENTE terem seus nomes citados na rodinha da bandidagem… o que leva à crer QUE FAZEM PARTE DA QUADRILHA TAMBÉM né não??!!
Assim fazem “peças de teatro” na decisões/seções… ora condenando e ora aliviando BEM a barra dos quadrilheiros….TUDO PARA APARENTAR SEREM ISENTOS. Rataiada togada cuja remuneração para exercerem a atividade delinquente é ALTOS CARGOS NA REPUBLICA PARA FILHAS, NETOS, SOBRINHOS, esposa…amantes….e por ai vai. SE VENDEM por cargos vitalícios com salário de 30 mil reais mês (mais mordomias)….tudo legalizado….CANALHAS!
Leiam mais dobre o assunto “Pátria Grande” aqui: http://averdadequeamidianaomostra.blogspot.com.br/2015/08/la-patria-grande-bolivariana-integracao.html
http://lucianoayan.com/2014/10/30/patria-grande-este-sim-um-forte-motivo-para-impeachment/
http://www.midiasemmascara.org/artigos/governo-do-pt/15541-2014-11-17-16-07-33.html