Comando de Operações Táticas da PF é destaque no noticiário nacional
A Polícia Federal fez operação na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje pela manhã, cumprindo mandado de condução coercitiva, para levá-lo para depor e prestar esclarecimentos referentes às investigações da operação Lava Jato. Nas fotos, destacaram-se os homens do Comando de Operações Táticas, também conhecido pela sigla COT, unidade de operações especiais e Contra-Terrorismo da Polícia Federal do Brasil.
História do COT
A ideia de se criar um grupo de operações especiais dentro do Departamento de Polícia Federal surgiu em 1983, quando uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito responsável por apurar atos de terrorismo recomendou ao Ministério da Justiça o destacamento de um grupo de policiais para especialização em Contra-Terrorismo. O temor, na época, era com incidentes envolvendo sequestro de aeronaves e ameaças de bomba, influenciados pelos atentados à embaixada estadunidense e aos quartéis em Beirute ocorridos naquele ano.
Em 1984 foram feitos estudos de viabilidade sob o comando do delegado Raimundo Cardoso da Costa Mariz, então Coordenador Central de Polícia — cargo correspondente ao atual Diretor Geral —, e foi dado início à implantação do grupo especial segundo o plano inicial elaborado pelo agente federal Evandro Carnaval Barroso, com base no GSG 9, o grupo contraterrorista da Bundespolizei. Em 1987 foi formada a primeira equipe do Comando de Operações Táticas, composta de 20 agentes, um delegado e um escrivão. Ainda sem sede, instalou-se numa sala da Delegacia de Polícia Fazendária, no edifício sede da Polícia Federal, em Brasília.
O brasão do COT foi também elaborado pelo agente Evandro. O desenho da águia foi transposto de uma imagem encontrada em uma caixa de munições, juntando-se a ela um fuzil Colt M16. A águia foi escolhida como símbolo por ser capaz de enfrentar tempestades para caçar.
Em 1988 foi elaborada a primeira planta baixa da sede do COT, sob o comando do agente Nolsen Brito da Silva. A sede foi construída ao lado da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e tem cerca de 40.000 m², contando com toda a infraestrutura para os treinamentos.
Somente em 1990 o COT passou a integrar o organograma oficial do Departamento de Polícia Federal, sob a chefia do delegado Carlos Bernardes.
Atividades
O COT é a unidade de elite da Polícia Federal, sendo responsável pelas intervenções de alto risco e/ou complexidade que exijam preparo além do convencional das forças policiais.
Com o passar dos anos, o COT adaptou e evoluiu seu programa de treinamento com base na realidade brasileira; além dos treinamentos comuns às unidades de operações especiais de outras polícias do mundo, o COT possui treinamento específico para atuar em operações contra o tráfico de drogas, o terrorismo e em biomas típicos do território brasileiro, como floresta tropical, caatinga, pantanal e cerrado. O COT é também o responsável por resoluções de casos de apoderamento de aeronaves civis dentro do Brasil, com ou sem reféns.
O COT executa, em média, 110 operações por ano em todo o Brasil, distribuídas entre subequipes. No intervalo de tempo em que não estão executando uma operação, os membros do COT estão em treinamento ininterrupto na base em Brasília, ficando à disposição e podendo ser acionados para uma operação a qualquer momento.
Desde sua criação, o COT nunca teve um policial morto em combate nem nenhum caso de corrupção entre policiais membros de sua equipe.
Seleção
Policiais federais se alistam para entrar no COT voluntariamente — não há obrigatoriedade ou qualquer recrutamento. A seleção é rigorosa e exige alto condicionamento físico e mental, avaliados por uma série de testes preliminares, nos quais cerca de 60% dos candidatos são eliminados. Depois desta primeira fase, os candidatos passam por um treinamento de mais de um ano até o exame final, após o quê são finalmente admitidos como membros do COT, imediatamente dando início ao treinamento junto com o resto da equipe e estando sujeitos a um estágio probatório, onde serão avaliados sua convivência com o grupo, presteza nas ações tático-policiais e desempenho nos treinamentos ministrados.
Dentro do COT, além da variedade de formações acadêmicas advinda do próprio concurso público de admissão à Polícia Federal, há a formação de especialistas em algumas áreas específicas, como CQB, operações rurais e urbanas, operações aquáticas e aéreas, explosivos, franco-atiradores, controle de distúrbios civis, inteligência e pronto-socorrismo, dentre outras. Em comum, todos os membros do COT possuem forte treinamento em tiro com armas curtas e longas, combate desarmado, sobrevivência e primeiros socorros, além de ter de serem capazes de lidar com grande pressão psicológica.
Testes físicos
No início de 2009, os testes físicos compreendiam:
- corrida de 3 km em 15 minutos;
- corrida de 100 m em 15 segundos;
- 10 flexões pronadas na barra fixa;
- 35 flexões de braço (apoios) no solo;
- 50 abdominais “remador” em 80 segundos;
- sustentação na barra fixa por 60 segundos;
- subida de 6 m de corda, podendo-se usar os pés;
- 200 m de natação em estilo livre em 5 minutos;
- salto na água de uma plataforma de 10 m de altura;
- flutuação na água durante 20 minutos.
Os parâmetros utilizados nesses testes vêm ficando mais rígidos com o passar dos anos.
FONTE: Wikipedia
Aqueles são M-16 ou HK-416 ? Desconfio que sejam os últimos.
Quanto aos requisitos físicos de 2009, só descartam os sedentários.
Delfin,
.
São HK-416 mesmo.
O COT sempre foi um grande orgulho para a PF. Não poderiam ter selecionado um grupo melhor para ser essa “insígnia” que foi hoje.
OFF-TOPIC: O padrão de camuflagem do novo uniforme do COT é, na minha opinião, superior ao novo padrão de camuflagem usado pelo BOPE-RJ (que é o que, eu saiba o mais parecida com essa, hoje do país).
http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rj-pms-do-bope-ganham-nova-farda-camuflada-para-atuar-em-matas,c3d4a27bf3db1410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
E o padrão de camuflagem parece o Digital Florestal, que tem seu lugar na floresta amazônica. Deveria ser o ACU/ARPAT Digital Urbano na casa do Luis Inácio. E sem balaclava ou shemag pra esconder o rosto ? Nem um oclinho escuro ? Gostam de aparecer.
O preto no Hell de Janeiro é quase insuportável, haja garrafa de água congelada nos bolsos pra refrigerar e beber.
O COT salvo engano estava usando hoje uniformes multicam
Caio Romão
no link que você disponibilizou sobre a farda do BOPE, o que me chamou a atenção além do uniforme foi o preço.
“Serão investidos, aproximadamente, R$ 280 mil na aquisição de 930 fardas para 440 homens do Bope”.
Como custa caro manter um tropa.
Colando minha postagem anterior aqui do forte – para min é multicam esse traje
BrancoF-16 4 de março de 2016 at 13:14
OFF Topic:
uma coisa me chamou a atenção nesse rebuliço todo do dia de hoje,
os uniformes do COT da Policia Federal eram trajes multicam achei muito bacana estavam muito bem equipados, deu orgulho de ter pelo menos 1 tropa bem equipada pena que não sejam mais assim
http://imagem.band.com.br/zoom/f_337387.jpg
http://imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2016/03/04/740215/20160304094608355668u.jpg
http://www.24liveblog.com/show?img=//cdn2.24live.co/images/2016/03/04/1457099565962553.jpg
Vou fazer uma rápida passagem sobre o que me chamou a atenção hoje:
Não vou discorrer sobre a constitucionalidade ou não da medida coercitiva contra o Luís Inácio, ou das manifestações.
Me chamaram a atenção, como profissional de Segurança Pública, a rapidez, tamanho e organização das manifestações. Em especial a favor de Luís Inácio.
Em um mundo de múltiplas ameaças, que parecem que brotam do chão, fica uma lição pra nós : a coleta de informações e a necessidade de rápida reação. Se manifestações políticas podem ser articuladas assim em horas, com uso massivo das Tecnologias de Informação, o que dirá ações terroristas.
Chamamos a atenção do mundo com eventos desportivos e atitudes políticas. Temos que estar prontos.
O COT pode ser referência, mas não a única Unidade Especial Policial brasileira. O RJ está bem, SP talvez, e o resto do imenso Brasil ?
Delfim,
.
A única coisa que me chama realmente atenção é a quantidade de gente que atende ao ‘chamado’ em pleno horário comercial…
Senhores !!! Que sexta-feira !!! Haja estoque de caramuru !!! Sem comentários…
Branco F-16
Realmente, pode ser a multicam, preciso atualizar meus conhecimentos.
.
Bardini
Não vamos provocar a moderação… sabemos das coisas.
Sei que o COT é muito bem treinado e equipado, mas não acredito nessa grande superioridade em relação as outras forças policiais especiais.
A camuflagem deles ate parece com a dos HRT do FBI. Curiosamente sao ate unidades semelhantes, ambas de um orgao de investigacao federal, ambas com um tamanho pequeno e o ciclo operacional também é parecido.
Bardini. Realmente, quando fiquei sabendo ja estavam organizados e brigando. Nao seipq mas ainda me impressiono compessoas brigando na rua por causa de um ex presidente.
Os fuzis nas fotos são HK416 (possíveis A3 com barrel de 11,5 in em 5,56) como já dito, mas tem tb HK G36 em 5,56 tb como na segunda e terceira foto.
–
Na terceira é visível tb um HK417 A2(?) em 7,62 com barrel de 14,5 ou 16 in.
–
Na Linha de tiro dos snipers os 2 primeiros de baixo para cima são possíveis PGM Mini Hecate em .338 LM, o terceiro é um provável HK417 e o quarto é um HK PSG-1.
–
Ps.: a camuflagem é o multicam pattern padrão UCP. Já o do link do Caio Romão é o DigitalCam atualmente em testes de adoção pelo USMC (parece que será esse que irá ficar, junto com suas variações Desert, Tropical e Glacial). A US Navy está com uma verão Deep Blue e a USAF com versão Gray.
–
Pps.: O COT está bem de sapato, digo coturno. Parecem ser os da MAGNUM BOOTS com os das duas primeiras fotos sendo o MAGNUM BOOTS com ion-mask. Eu tenho 2 pares e são muuuuuito confortáveis… é como se vc estivesse de tênis.
–
Não sei qual é a real do dia-a-dia do treinamento, mas pelo equipamento é o que se vê quando vc tem uma força ou unidade de uma força sem determinas restrições orçamentárias.
–
Grande Abraço.
Ups, O terceiro operador na Terceira foto está com um AR M2 5,56 com barrel de 16 in.
Off topic.
Como se trata da área das forças terrestres e artilharia compartilho com os demais matéria sobre equipamento de alta tecnologia da Rússia que identifica disparos de artilharia e o local do disparo e atira de volta com artilharia e mísseis.
Tá faltando usar na Síria durante a guerra e não durante o cessar fogo.
Eu soube que o COT estaria com ,50
Não sou nem um pouco a favor dessa convergência mundial de tudo quanto é força, seja militar ou para-pública estarem adotando um monte de camo igual… Quero ver o dia que essa galera se cruzar de lados opostos… não gosto, muita chance de blue fire.
–
Aparentemente a Austrália foi a “única”(?) até agora que decidiu não “Comprar Pronto”. Depois de desenvolverem o Disruptive Pattern Camouflage Uniform – DPCU (que eu gosto muito, além de ser original) e suas variações, eles estão em processo mudança para o seu Australian MultiCam Camouflage Uniform – AMCU. Mas para mim ainda ficou um pouco próximo do MultiCam original… Mas ao menos é diferente.
–
Grande Abraço.
http://sputniknews.com/military/20160304/1035790897/russia-syria-radar-complex.html
Delfim,
pode ser um .50 sim, o espaço pro magazine bate.
–
Ps.: “Oganza 4 de março de 2016 at 18:38 – Ups, O terceiro operador na Terceira foto está com um AR M2 5,56 com barrel de 16 in.”
– É o terceiro operador da QUARTA foto e não da terceira foto.
–
Grande Abraço.
Gente, filmagem da ação da PF na casa do Lula… hihihi
Na minha opinião a arma em questão é AR-15 com munição importada da American Eagle
XM855 5.56 x 45mm NATO (OTAN). Como diz a reportagem o brasão do COT foi transposto dessa caixa de munição, com a águia americana (bald eagle) sobre um fuzil M-16. Na avifauna brasileira não há nenhuma espécie de águia e sim gaviões, sendo destaque a harpia (gavião-real), seria mais original para o Brasil tê-la como símbolo. Parabéns a equipe do COT. Vamos valorizar o que é nosso.
Sobre a “Águia” no brasão do COT… Ja ouvi as duas historias uma presente do livro do Charlie Oscar Tango que corrobora o texto aqui do forte e outra que na verdade seria um Gavião Real (ave de rapina com envergadura e peso maior que a maioria das águias).
A pergunta que faço é sobre os coletes.. pq são tao pequenos? Imagino que seja para manter a mobilidade mas reparem que deixa a região lateral e a base da coluna totalmente expostas.
Em relação à operação da PF na casa do guru dos alambiques. O COT realmente chegou de surpresa (coisa rotineira em operações deflagradas pela PF), não deixando margem para que o “exército do Stédile” chegasse e fizesse bagunça.
Faltou somente uma coordenação com a PMESP para que o policiamento ostensivo fosse reforçado nos entornos do aeroporto para evitar a confusão que ocorreu depois. Mas a própria PM foi pega totalmente de surpresa. A PF sempre age assim mas acho que hoje eles poderiam ter aberto uma exceção.
Ora,20 ou 30 minutos de aviso prévio à PM possibilitariam um deslocamento rápido de tropas de policiamento de choque para o local, enquanto que as caravanas do PT precisariam de pelo menos 1 hora para serem organizadas.
A impressão que tenho é que a PMESP estava com luva de pelica, poderiam estar de armadura para dispersão.
parabéns a nossa polícia federal pela seriedade com que conduz suas atividades em prol da sociedade Brasileira.
Delfim,
.
Também achei a PM leve, mas eles devem ter sido pegos de calças curtas pela militância.
O COT (Comando de Operações Táticas) da PF, já treinou com forças especiais de vários países e possuem o mesmo nível de treinamento como a SWAT americana, a SIGN francesa e a GSG-9 alemã em treinamento com essas forças. É o maior centro de treinamento de operações táticas da AL.
Não é à toa que o Comando conta com uma equipe de atiradores de elite (snipers), que dispõe de equipamentos sofisticados que permitem elevada precisão: um alvo pode ser atingido e imobilizado, em 100% dos casos, em distância de até 200 metros. É o que o Brasil tem de melhor à nível federal junto com os Comandos (EB), GRUMEC (MB) e PARA-SAR (FAB).
COT ta bem na fita em material e equipamentos heim? Ao contrario das FFAA , acho que no caso da PF além de um orçamento mais adequado para estrutura que tem, ela sabe administrar muito bem os recursos disponíveis. Quanto ao réu, peço ajuda dos amigos aqui pois não estou conseguindo ver a auréola nem as asas.
O COT tb possui armas que o EB autoriza como pistolas Glock 9×19, metralhadoras Minimi e fuzis Barret .50., miras optrônicas.
Dinheiro também não falta, nem em salários, diárias, e equipamentos.
Estão TatiCool, mas falta experiência de combate, ao contrário do BOPE da PMERJ.
Sobre as fardas eles estão usando Multicam e o Bope usa agora Marpat woodland. O minimi pelo o que consta na Janes só foi adotado pelo Brasil nas FA (Fuzileiros e Exército) onde existe o plano de substituir o FAP pelo Minimi. O BOPE-RJ requisitou a compra para uso nos helicópteros, mas foi negado. Ainda assim existem sites que informam que o BOPE-RJ possui elas (p.ex => https://en.wikipedia.org/wiki/FN_Minimi).
Fardas caras, completas, equipamento de ponta e muito treino, eles são uma das única instituições no Brasil que usam Simunition nos treinos (coisa chique).
Quanto ao colete, não estamos acostumados a ver nossas forças com estes coletes “modernos”, parece que eles estão usando o que chamam de Plate Carrier 6094, este modelo até fecha mais as laterais do que alguns que se usam lá fora, estão no grupo dos “Fast Plate Carrier”.
O sistema de comunicação pareceu meio estranho (apesar de eu achar que é um do tipo dos Peltor), talvez por que eles estavam com bonés, se tivessem com capacetes tipo Mich 2001 (que o HRT usa) eles não seriam tão aparentes.
Queria saber qual rádio usam, será são Triumph PRC (especulação) por que parece não faltar dinheiro lá.
Também não vi Camelback em nenhum deles, apesar de existir um MULLE nos Plate Carrier que caberiam.
Link da Jane’s =>
http://infantry116.rssing.com/chan-19810963/all_p3.html
Oganza 4 de março de 2016 at 18:35
Que aula!
Grazzie.
Aproveito o post pra tratar de tema diretamente correlacionado e que a moderação no Aéreo vetou.
Isto é sim tema de discussão, é sério e é real.
http://www.oantagonista.com/posts/forcas-armadas-advertem-dilma
_
NOTA DOS EDITORES: VOCÊ TEM COMENTÁRIO PUBLICADO COM O MESMO LINK NO PODER AÉREO, ENTÃO A AFIRMAÇÃO “MODERAÇÃO DO AÉREO VETOU” NÃO PROCEDE. COMENTÁRIOS COM LINKS PODEM FICAR PRESOS NO ANTISPAM E SÓ SEREM LIBERADOS DEPOIS, ESPECIALMENTE QUANDO FEITOS DE MADRUGADA.
Melky Cavalcante 4 de março de 2016 at 23:11
“Estão TatiCool, mas falta experiência de combate, ao contrário do BOPE da PMERJ.” A tropa do COT age em silêncio, muitas vezes atrás das linhas inimigas, ela entra quando todas as outras forças públicas falharem. Já participaram de operações ao lado do BOPE no RJ. Ao longo de sua história, o Comando tem registrado pleno êxito nas missões em que tomou parte.
Foram inúmeras operações em nível nacional, tendo operado em todos os estados brasileiros e em diversas áreas de atuação da Polícia Federal, tais como: entorpecentes, assalto a banco, roubo de carga, apoderamento ilícito de aeronaves, prisões de elevado risco, seqüestros, tomada de áreas restritas, dentre outras.
Participou desde operações de suporte a outras unidades do Departamento da PF até operações sensíveis e alto risco.
Algumas operações realizadas pelo COT ou que contaram com a presença de seus membros:
– ECO92
– Operação Porto Belo
– Operação Sombra
– Operação Alfa
– Operação Anaconda;
– Operação Planador;
– Operação Sucuri:
– Operação Porto Belo;
– Operação Carga Pesada;
– Operação Vampiro;
– Operação Alfa;
– Operação Córrego das Pedras;
– Operação Arca de Noé;
– Operação Águia;
– Operação Nicotina;
– Operação Esteira Livre;
– Operação Pororoca;
– Operação Farol da Colina;
– Operação Poeira no Asfalto;
– Operação Petisco;
– Operação Terra Nostra;
– Operação Caronte;
– Força Tarefa no RJ;
– Força Tarefa no ES.
Entre as grandes operações de que o COT esteve ou está envolvido podemos citar a Operação Anaconda, contra o crime organizado e da Operação COBRA (Colômbia e Brasil) que têm como objetivos desarticular o narcotráfico na fronteira de 1.644km do Brasil com a Colômbia, através da identificação de bases de produção de cocaína sob o domínio das Farc. A COBRA também abrange um quadrilátero limitado a Noroeste pelo rio Içana, a Nordeste pelo Pico da Neblina, a Sudeste por Tefé – de onde os federais fazem incursões periódicas no rio Solimões como estratégia complementar a COBRA – e a Sudoeste por Tabatinga.
Para isso o COT participa de muitas ações conjuntas com as Forças Armadas brasileiras. Por sinal o COT participa de outras operações com os militares em outras áreas do território, nacional, principalmente com a FAB e o Exército. Na Operação COBRA o DPF contou com apoio logístico dos batalhões e pelotões de fronteira do Exército, e montou bases flutuantes onde são vistoriadas todas as embarcações que navegam entre os dois países. O COT também participa no programa de atuação conjunta com os militares nas Operações PEBRA (Peru e Brasil) e VEBRA (Venezuela e Brasil).
Só não curti mostrarem os rosto, mas ai a PF tem os seus motivos.
Para este tipo de ação eu preferia estar de capacete que de boné..
Espero que o COT tenha feito as honras do povo brasileiro e pelo menos um pescotapa “sem querer” tenha escorregado no Lularápio..
No mais parabéns a PF, por ignorar os frufrus do EB de forçar quem está na linha da vida e da morte no cumprimento do dever de usar lixo de equipamento e armas nacionais.
O padrão de camuflagem é o multicam, mas o COT usa vários padrões de acordo com o ambiente. O armamento das fotos é o HK-416 com tudo que há de mais avançado em equipamentos para armamento individual. Sobre a experiência em combate do COT, é vastíssima, e galgada em todo território nacional. Selva, pantanal, caatinga, pampa… A questão é que as a maioria das operações do bope são visíveis, por serem cobertas pela mídia na cidade do RJ, ja as do COT são bem mais furtivas e confidenciais.
Desde quando o cumprimento de um mandado de busca e apreensão numa residência dum ___________________é uma operação de alto risco e periculosidade? Se fosse no cafofo dalgum traficante ou mafioso armado, seria uma boa justificativa. Um apoio do Choque já bastaria para isolar a área e conter possíveis “militantes”.
–
Nenhuma morte? Pouco enfrentamento!
–
Como nossos brasões são feios, hein? Um pouco de heráldica nos faria bem! Parece desenho de aluno colegial entediado com a aula.
_
COMENTÁRIO EDITADO. MODERE AS PAIXÕES PARA A DISCUSSÃO NÃO DESCAMBAR PARA A FLA-FLU POLÍTICO-PARTIDÁRIA QUE INFESTA A INTERNET.
Quanto ao uniforme preto, usado por “forças especiais”, é uma “gelada”: fácil de ser visto até no escuro (só é invisível no breu completo – algo raro em ambiente urbano), chama muito a atenção (saber que o policial “brota do chão ou das paredes” com a camuflagem já ajuda a amedrontar o meliante), não é difícil de ser delineado e é quente demais.
–
A camuflagem é muito melhor. Falta esconder o rosto e camuflar a arma e a cabeça.
Pelo conjunto, o pessoal do COT lembra MUITO o do DEVGRU…
Ops! Foi mau, pessoal! A expressão correta para preencher a lacuna é “ex-PresidenTe da República”.
Junior, segundo “O Antagonista”, as Forças Armadas deram um “aviso” à atual “presidente” (?) hoje de manhã. Ao que parece, eles deixaram bem claro que garantirão a lei e a ordem haja o que houver. Pelo que disseram, o recado foi entendido.
Obrigado pela resposta.
O veto, na verdade se referia a trecho de comentário editado anteriormente.
Abraços
Eu acho mais fácil os melancias ficarem do lado dela que do povo.
Porque o COT da PF não usa o IA-2?
Os melancias, os vermelhos por fora, a OAB, a ONU (garantindo a assimetria na guerra pró-guerrilha), a mídia mainstream, os grandes empresários de capitalismo de compadre, os analfabetos funcionais e os loucos da militância (armados e treinados) ficarão do lado da Dentuça.
–
Provavelmente, Bolívia (com “milícias populares”), Paraguai (embora nunca assumindo o fornecimento de armas e drogas), Venezuela (armas e treinamento, talvez “milícias populares”), Cuba (treinamento, armas e militares), China e Rússia (armas, treinamento, militares) também. A Unasul vai nos invadir.
–
Nossos especialistas temem uma guerra civil com invasão estrangeira ou com apoio estrangeiro? Com direito a sabotagem da agropecuária, fome, etc? Eu temo.
“…………..ESPECIALMENTE QUANDO FEITOS DE MADRUGADA.”
________________________________________________________
Kkkk …. rsrsrsrs ….. Tô nessa !
Jakson de Almeida 5 de março de 2016 at 19:31
“Porque o COT da PF não usa o IA-2?”
Porque eles preferem usar o que há de melhor no mundo.
Pare de acreditar na propaganda da IMBEL. rsrs
O mesmo vale para o BOPE: http://www.infodefensa.com/latam/2014/08/02/noticia-fuzis-janeiro.html
Ué, o próprio Defesanet já desacredita o artigo logo de cara:
“Mais um artigo de desinformação plantado na rede. aos leitores um cuidado na análise e leitura.”