Helicóptero Pantera K2 do Exército Brasileiro

Pantera K2

Helicóptero foi a terceira unidade recebida pela Aviação do Exército

No mês de dezembro, a Helibras entregou mais uma unidade do Pantera modernizado. O helicóptero AS365 K2 recebido pela Aviação do Exército (AvEx) foi o primeiro a passar por todo o processo de modernização no Brasil, na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).

A aeronave havia realizado, em outubro, seu primeiro voo de testes no país após os trabalhos. Assista ao vídeo.

Na fábrica da Helibras, quatro outras células já passam pela fase de inspeção para receber os sistemas modernizados. Neste ano, militares da manutenção da AvEx acompanharão o processo na empresa como treinamento para trabalhar com os novos componentes da aeronave.

Novo painel do Pantera
Novo painel do Pantera

Com essa unidade, o Exército inicia 2016 com três Pantera K2 sendo dois deles reconstruídos (a partir de novas células) e o terceiro modernizado, mantendo suas estruturas principais. Os helicópteros já estão em operação em Taubaté, interior de São Paulo.

Somente no mês de dezembro, a Helibras entregou 5 helicópteros modernizados à Força, sendo 4 Fennecs e 1 Pantera K2.

DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica

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carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

A música do vídeo é horrível, aliás como a esmagadora maioria dos vídeos com tema militares.
Mas está ai, bom trabalho, moderniza a célula e pronto.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Afff. Não sei a diferença do pantera para outros helicópteros em operação.
Mas parece pequeno e ágil, com jeitão de heli de combate diferente dos Bell ou hc 725, grandões, quadradoes.

Thiago Soares
Thiago Soares
8 anos atrás

Vi um desses novos pairando sobre um bairro de Taubaté na semana passada e fiquei me perguntando se estava com pintura negra, mas vendo a foto acima, confirmei. Bem bonito. Não é o top dos helicópteros, mas é bem útil.

Iväny Junior
8 anos atrás

Nonato

O Panther é descendente direto do Douphin, é utilizado em combate naval (rivaliza com o Lynx em porte) e CSAR. Do jeito que se usa pelo EB só dá pra fazer transporte de força tática.
Porém, por aqui no brasil, o pessoal tem costume de dizer que qualquer heli equipado com uma metralhadora de 7,62mm tá “armado” e ele deve ser capaz de portar esse “armamento”.

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Estes helicópteros, no meu entendimento, são e seriam muito úteis às outras instituições federais.
PF, PRF e IBAMA estariam melhores mobiliados para atuarem no combate a ilícitos.
O EB estaria melhor equipado com helicópteros um pouco mais parrudos, como o Bell 412 ou 525, ou ainda com os AW-149.
É o que penso.
Até mais!!! 😉

moises
moises
8 anos atrás

Nonato, a relação peso/potência do Dauphin em conta de padaria (wikipedia) parece ser maior que a do Caracal, e ele é menor (menos arrasto), então a lógica é seja mesmo mais ágil. Com essa atualização, troca do motor por um 40% mais potente, deve ficar mais ágil ainda e portanto melhor em sua missão, que é a inserção veloz no combate de uma brigada aeromóvel contornando o terreno para ficar menos exposto.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Exatamente. A opinião dos colegas batem com a minha.
Há uns 20 anos presenciei, no interior do Nordeste, uma operação conjunta do EB, PF, PM etc. Combate a quadrilhas de assaltantes de bancos.
Esse helicoptero impõe respeito.
Parece ser muito ágil.
Estilo combate, mergulho, tiro.
E não aqueles quadradoes que mais parecem uma Kombi voadora.

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Por falar em aparência de helis o apache é bem esguio e um verdadeiro heli de ataque.
Os mi 35 são de ataque são bem armados mas têm uma aparência muito estranha.
A cabine são duas bolhas em tendem.
Um estilo horroroso grande e arredondado. Aqueles dois exaustores em cima com jeito de metal fumacado…
Já o kamov 52 alligator tem um estilo mais modernoso…
Diferente do Ka 32, um monstro em todos os sentidos… rs.

Trollbuster
Trollbuster
8 anos atrás

Entendam uma coisa… Existem diferenças entre helicópteros civis militarizados e militares… Este ai é civil militarizado, não tive a chance e interesse de examinar este projeto de modernização de perto, mas conheço bem as suas versões civis em especial as mais modernas. Pelo que eu entendi ele ficou semelhante ao HH65C da USCG, que é utilizado em missão no estilo para-pública, embora a USCG seja uma força armada. O EB precisa de naves militares puras, rústicas e que aguentem um bom ritmo operacional ou que sobrevivam ao pouco orçamento que o EB tem a disposição. Nestas condições só existem duas:… Read more »

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Perfeita colocao. Panther, A 149, 169, 207, 222, 412, EC 725 e demais são aero aves civis e ponto

G abraco

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Troll, o Mi-17 pode até encaixar perfeitamente na tua colocação, especialmente custo, mas neste quesito o UH-60 não se encaixa.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Em um mundo “perfeito” e em um Brasil “perfeito”, sem essa crise, ou sem essa nossa falha de caráter, qualquer uma dessas escolhas atuais ai ou mesmo as sugestões dos colegas, seja com ToT, seja de prateleira, não importa, são todas caducas e defasadas… – … daki a 10 anos o futuro das asas rotativas serão conceitos baseados no Bell V-280 Valor e no Sikorsky SB-1 Defiant. – O resto e qualquer coisa que se diga com carregadas doses de “SE” é pura perda de tempo e apenas a constatação dos nossos 40 anos de atraso. – Certas modernidades ou… Read more »

Bardini
Bardini
8 anos atrás

Bom, como o assunto pendeu para um lado muito interessante, gostaria de dar o meu pitaco, baseado em minhas elucubrações: . Se formos levar em conta mais do que a modernização de asa rotativa do EB, colocando pelo menos a FAB na jogada e visando uma certa padronização, para reduzir alguns custos (o que já deveria se ter feito, uma integração da asa rotativa entre as forças) penso que: . A princípio, todas as prioridades deveriam ser dadas aos Chinooks. Embora sejam mais caros de se comprar que um UH-60, são pouca coisa mais caros de se manter que os… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Bardini, compartilho de boa parte do seu entendimento, o qual sempre tenho colocado na trilogia quando o assunto é asas rotativas. Sempre digo que a avaliação para seleção de um vetor, deve ter um espectro maior do que, tão somente, operacionalidade. Esta avaliação deve vir acompanhada de outros quesitos, para assim termos uma melhor relação custo-benefício (não somos uma super potência militar, para atuar em qualquer região do globo terrestre, que demande o melhor dos equipamentos militares e assim levamos em consideração, apenas, operacionalidade como requisito). O EB já mandou equipe para avaliação do AW-149 e do T-129 e é… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Quanto a esta modernização do Pantera, vale citar quão cara está saindo. Em 2013 um AW-139 novo custava algo como US$ 12 milhões de dólares. Um Pantera K2 está saindo (em conta de prateleira) por US$ 8 milhões. Agora avaliem as capacidades de cada e o tempo de vida útil, daí tirem suas conclusões.

Até mais!!! 😉

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Wellington na situação do EB 4 milhões é uma economia danada, o ruim como o bardini disse e com o tempo a manutenção do pantera se torna cara por ser um heli civil militarizado mas o aw-139 tbm é eo o aw-149 está fora das realidades, mais uma coisa o pantera irá operar até 2028 de acordo com EB ou seja mais uns 15-13 anos data igual a de implantação do bell 208 valor que Caria como uma luva para um país continental como Brasil , nossa infantaria aerotransportada poria ir a qualquer lugar em tempo bem rápido , quanto… Read more »

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Com uns bell 208 valor se ele fizer o que prometer podíamos transformar 12 brigada de infantaria leve em uma air-mech-brigade

Wellington Góes
Wellington Góes
8 anos atrás

Rafael, acho que você fez uma mistureba danada e não entendeu minha ponderação.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Bardini, as duas maiores merd….as fsitad pelo Cavex foi adotar aeronaves civis travestidas de militares e a diversidade de vetofes que literalmente arrasou com a logística de pós venda. Não adianta comprar ou acrescentar mais modelos a uma estrutura que mal consegue manter o que tem O EB deveria ter dois de assalto e transporte e dois destaque e esclarecimento. BH e Chinook para os primeiros e esquilo e AH1 W para o segundo. Porque estes: Porque três deles são DNA full militar e tem escala de produção, e para quem não tem dinheiro, a escala baixa custos de operação.… Read more »

Vader
8 anos atrás

Nonato 11 de janeiro de 2016 at 16:39 “Mas parece pequeno e ágil, com jeitão de heli de combate diferente dos Bell ou hc 725, grandões, quadradoes.” As aparências enganam meu amigo… Esse helicóptero é PAISANO, por mais que o EB insista em querer fazer crer que ele é militar. Não aguenta três balaços. Vale dizer: em um combate real teria que deixar a tropa beeeeeeeem longe da linha inimiga… Não me entenda mal: voei neste helicóptero logo depois que ele chegou ao Brasil. Foi o único helicóptero com que operei no EB. Foi o único helicóptero em que já… Read more »

Bardini
Bardini
8 anos atrás

Nada contra a Chinook, AH-1Z, BH, e esquilo sendo o grosso da asa rotativa do EB, muito pelo contrário, tenho muito, mas muito mesmo a favor destes que na minha opinião seriam os vetores ideais. . Mas os senhores parecem querer tornar toda a discussão ‘utópica’, na falta de palavra melhor para descrever o caso, pois tendem a deixar de lado o fator da suja politicagem desta suposições, cujo qual tentei esboçar no meu comentário acima. Entendam, não embasei meu comentário para expressar o que eu queria que acontecesse… . Os senhores precisam levar o fator ABIMDE em conta. Os… Read more »

Vader
8 anos atrás

Bardini 16 de fevereiro de 2016 at 15:33
Bardini, sem sombra de dúvida: é o maldito nacional-desenvolvimentismo estúpido que faz com que o Povo Brasileiro, através de seus suados impostos, tenha que pagar três vezes o preço do mercado internacional por cada munição fuleragem que compra pras suas FFAAs, tudo em nome do tal “conteúdo nacional” que, pra piorar, muitas vezes de nacional não tem p. nenhuma…
Depois nego ainda reclama das pensões e dos gastos com pessoal, como se o problema das FFAAs fosse só este…
Saudações.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Bardini, este negócio de Abinde a demais sandices e bandalheiras defendidas por alguns esquerdóides topeiras que não tem competência nem para administrar uma carrocinha de cachorro quente estão com os dias contados, Explico.. Foi passada uma régua recentmente pela Copac no projeto da Kombi e as ditas cujas, na sua versão mais pela da que a Sharon Stone na decada de 90 estão custando a nós cerca de SESSENTA MILHÕES DE EUROS, uma verdaderia vergonha, um assalto a mão armada ao erário público e um desrespeito com um povo que está morrendo com gado nas portas dos hospitais Brasil afora… Read more »

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Vader, concordo com quase tudo, a excessão dos Fennec que poderiam continuar, pois cumprem a missão, a modernização feita vai bem, pois é restrita a painel e geração de energia, e ainda tem boa escala e linha logísitica no Brasil.

G abraço

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Amigos, em especial Vader o Oganza. vocês conhecem a estratégia da Blitzkrieg junto com o movimento de pinças do Gal Hans Guderian? Com certeza não é mesmo. Oganza, lembra que eu te disse que ia chegar lá, pois é, pelos dois lados, o contrato e as palestras; Game over….. Lava Jato investiga palestras de Lula Brasil 27.02.16 09:43 A Lava Jato está pedindo provas de que Lula realizou as palestras pelas quais foi pago. A Rumo ALL confirmou a O Globo “que recebeu um ofício solicitando dados e documentos sobre a contratação da L.I.L.S. para palestra de Lula”, assim como… Read more »

Rogério Barcelos Midão
Rogério Barcelos Midão
8 anos atrás

Quantas unidades do H225 foram entregue as Forças Armadas em 2016???