Polícia francesa diz que abateu cérebro dos atentados de Paris

37
policial frances - foto reuters

O belga Abdelhamid Abaaoud teve mão em vários ataques na Europa só no último ano. Morreu na grande operação da polícia francesa desta madrugada, segundo o Washington Post. Procurador é mais cauteloso.

policial frances - foto reutersClippingA polícia francesa abateu nesta quarta-feira o alegado cérebro dos atentados de Paris, o belga Abdelhamid Abaaoud. A notícia era avançada pelo diário norte-americano Washington Post momentos antes de o procurador de Paris, François Molins, anunciar oficialmente os resultados do raide a Saint-Denis. Mas Molins não o confirmou na conferência de imprensa.

O procurador fez o apanhado da investigação e, sobre o jihadista belga, disse apenas que não estava entre as oito pessoas detidas. “Abaaoud não está entre os detidos”. Segundo ele, a identificação dos jihadistas mortos no assalto policial ainda não terminou. O jornal norte-americano, por sua vez, cita duas fontes próximas da investigação que asseguram que o corpo de Abaaoud já foi identificado por especialistas forenses.

François Molins foi cauteloso com os repórteres. Não identificou nenhum dos detidos e não deu sequer o número exacto de pessoas que morreram no raide desta quarta-feira. “Por enquanto, não estou em posição de dar um número preciso e definitivo das pessoas que morreram, nem a sua identidade, mas há pelo menos duas pessoas mortas”, afirmou.

As operações desta quarta-feira seguiam indícios de que Abaaoud estava Escolha entre as tags mais usadasabrigado em Saint-Denis, apesar de até agora ele ser dado na Síria. A polícia entrou durante a madrugada numa pesada troca de tiros com os residentes e presumíveis jihadistas no edifício suspeito, que respondiam aos disparos das autoridades com balas de espingarda automática. O raide já durava há vários minutos quando uma mulher no interior da casa accionou o cinto de explosivos que vestia. A intervenção terminou ao cabo de sete horas e meia, com a morte de um último homem barricado.

O balanço oficial estava então nos dois mortos e sete pessoas detidas – o procurador entretanto anunicou oito capturas –, tendo sido sugerida, entretanto, a possibilidade de um terceiro extremista ter morrido no assalto. Nas horas que se seguiram, a imprensa francesa avançou que o assalto policial em Saint-Denis não queria apenas capturar o belga Abdelhamid Abaaoud, mas também interromper um novo ataque terrorista em Paris. Este útlimo ataque quereria atingir o distrito comercial de La Defense.

François Molins não mencionou estas notícias e tão-pouco confirma a identidade da bombista suicida, que os media sugerem ser uma prima de Abaaoud. “Não identificámos ainda esta pessoa”, afirmou o procurador parisiense. “Pensamos que a explosão foi causada pela mulher accionar o cinto de explosivos, mas isto terá de ser confirmado por examinação forense.”

Mas “tudo leva a pensar” que os presumíveis jihadistas de Saint-Denis se preparavam para fazer um novo atentado. A polícia encontrou “um verdadeiro arsenal de guerra”, que incluía espingardas automáticas Kalashnikov e coletes explosivos. Ao longo da intervenção policial, foram disparados 5000 balas, de acordo com Molins.

FONTE/FOTO: Reuters, via UOL

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

37 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Eles já tiveram o “cara” na mão e não o eliminaram. Comecem imediatamente a eliminação seletiva e a coisa melhora !

thaunobr
9 anos atrás

Uma noticia OFF TOPIC: Leva-se a crê por imagens mostradas pela televisão russa, que tropas russas estão em solo sírio. As tropas seriam uma brigada de artilharia da base de Kemerovo na Sibéria. Esta brigada estaria atuando em apoio de fogo a guarda republicana Síria, na região próxima a Saddad, província de Homs. Na região central da Síria.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

“thaunobr 18 de novembro de 2015 at 18:14”
Colega, tens a fonte ?

thaunobr
9 anos atrás

BBC, Reuters e Russia TV

thaunobr
9 anos atrás

*Russia Today TV. Inclusive com imagens em mapas da localização das tropas.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
9 anos atrás

A França, que têm uma ótima educação, deveria se lembrar da história de Héracles e a Hidra de Lerna.
Cobertura completa da Operação Policial.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3324288/Help-help-words-female-suicide-bomber-stood-window-Paris-flat-screamed-police-blowing-up.html

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Observem as fotos 4 e 5 do link que Melky Cavalcante postou (e que aparece em outras fotos de outras matérias sobre os atentados). Uma velha conhecida das forças policiais e militares brasileira: A Beretta PM-12S (produzida aqui pela Tauros como MT-12). https://www.all4shooters.com/en/Shooting/pro-zone/2012-articles/Umarex-M12-submachine-gun-airsoft-replica/

theogatos
9 anos atrás

Melky, usando sua história como inspiração, eu acho difícil encontrarem uma maneira de cicatrizar o pescoço depois de cortado… O fluxo de novas cabeças segue! Mas dizem que isso também é bom para os negócios de muita gente!

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Mencionei aqui no FORTE e já começou: Islamis atacaram um Professor Judeu com Facas de Carnicero em Marselha.
Reitero, a Zeuropa vai ter que reagir:
Comecem imediatamente a eliminação seletiva e a coisa melhora !
Mais, adotar a política que cada Terrorista identificado em qualquer grau:
Sua Família até 3º Grau percam suas casas, sejam expulsas (para o OM ou Norte de África), percam a cidadania etc ….
Verão como a coisa começa a entrar no eixo, tem que ser ações em larga escala nesses quesitos e com muita mídia !

Lc
Lc
9 anos atrás

São medidas extremas, mas concordo com o comentário do Carlos Alberto Soares.
Eliminação seletiva das lideranças, não só terroristas, mas também de clérigos radicais e simpatizantes.
Deportação de seus familiares: ascendentes, descendentes e colaterais.
Ademais o Estado deveria dar um ultimato aos islamitas: nossa cultura é ocidental, nossos costumes são estes. Não tentem mudá-lo. Se não lhes agrada, a porta da rua é serventia da casa.
P.s.
Esse tal de multiculturalismo ainda vai acabar com o ocidente.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Estão recrutando na España, já havia postado no FORTE, algo me diz que vão querer ficar longe desse assunto, mas …..
http://politica.elpais.com/politica/2015/11/19/actualidad/1447934283_886466.html

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás
carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Pergunta:
Quando um imbecil desses morre ele vai para o paraíso e ganha 117 mil virgens.
E quando morre uma imbecil ? Ganha o quê no paraíso ? (rs)
Arda no inferno seu pulha !
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/11/1708336-brasileira-diz-que-irmao-que-lutava-pelo-estado-islamico-morreu.shtml

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Aliás, alguém assistiu ontem o GN o programa do Monforte ?
Pessoal, esse programa é repetido todos os dias, assistam !
Tem um Oficial do EB locado no MD que desvaneia em besteirol.
Vocês não acreditarão no que vão ver e ouvir sobre as Olimpíadas no Brasil no quesito segurança, é uma lástima. E reitero, não precisa chegar as Olimpíadas, Carna\val está logo ai !
Carnaval meu Filho que mora no RJ sai pra longe, sempre o faz, não suporta carnaval, bagunça etc ….
Olimpíadas ? Vai pra USA e ponto. Longe do KABUM !
O GF está brincando, espero que um **** grite e assuma logo, senão …… KABUM !

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás
Guto
Guto
9 anos atrás
Delfim
Delfim
9 anos atrás

Se os israelis não conseguem controlar seu próprio território, que conselhos podem dar ao Grande Rio, com uma população de quase 13 milhões, com perfil étnico, econômico, político e sócio-cultural totalmente diferentes ? Que pode haver um ataque terrorista e não estamos preparados? Ora, qualquer aluno do Pestalozzi sabe disso.
A única defesa razoável era a Dilma continuar em cima do muro, por mais esquisito que fosse; mas agora que ela tomou posição, estamos ferrados. Agora é tarde pra tomarmos medidas eficientes.
Vou me preparar pra sair colhendo digitais em serviço extra no IML.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

OFF TOPIC :Decreto 8572/15 de 13/11/2015 “considera-se também como natural o desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.”
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8572.htm

Depois dessa vou dormir.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Caro Delfim 20 de novembro de 2015 at 2:33
Não é o que os Alemães pensam :
Jefe del servicio de inteligencia interna alemana BfV, Hans-Georg Maassen.
http://www.aurora-israel.co.il/articulos/israel/Principal/68325/

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Delfim, o problema da segurança independerá da posição daquela mulher. Aliás, o que ela falou lá foi água de salsicha, ninguem leva a sério e se tratou daquelas declarações genéricas e padronizadas. Conversa fiada.
A questão é que todos os alvos do EI estarão aqui, com cobertura da midia mundial e eles sabem, porque o pessoal da triplice fronteira, de SP e daqui do sul do RS ja os informou, que a fronteira é porteira aberta. Ou seja, se querem fazer um atentado tipo Munique, jamais terão outra oportunidade igual. Logo, mesmo que tivessem certa simpatia pelo Brasil, fazer um atentado aqui é uma opção ótima e terão apoio interno fácil. Não há simpatia que resista a isso. Probabilidade é grande.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

Colombelli, acreditava – talvez erroneamente, ou não – que o Brasil, mantendo-se neutro da contenda contra o EIIL, manteria o evento de fora da lista de alvos.

Agora nossa segurança está nos braços de outros, seja atacando alvos do EIIL em seu terreno até debilitá-los a ponto de negar-lhes os recursos para atacar aqui em 2016; seja entregando poder decisório e de operações (soberania) a forças de segurança estrangeiras.

Acrescentando que há regras de engajamento de países que já combatem o terror há tempos que são consideradas ilegais por aqui.

Mas faço um acréscimo: há uns 3 a 4 anos, havia um planejamento de preparar Papiloscopistas da PCERJ pra compor grupos-tarefa de socorro a grandes eventos, pra identificação datiloscópica de grande número de vítimas em tais situações. De uns tempos pra cá a coisa caiu meio no esquecimento; mas soube que o curso de formação de Papiloscopistas aprovados em concurso do ano passado se iniciará agora no final do ano, e o número de convocados passará de 100 para 300, e a ênfase em CSI e necroidentificação será alta.

Talvez a ficha já esteja caindo.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
9 anos atrás

Embora nossa fronteira esteja escancarada, acho difícil haver um atentado no Brasil, pois dentro do nosso país há vários estados dentro do estado, onde o estado de direito não está no controle o estado paralelo está, nada passa despercebido por um ou por outro. Somando-se a isso há o fato de termos uma comunidade muçulmana insignificante, na frança chega a 15% da população, no Brasil, segundo o IBGE, existem 35 mil seguidores do islã (Já a federação islâmica brasileira considera o número de seguidores do islã no país seja bem superior, com cerca de 1,5 milhão de fiéis ,50 mesquitas e 90 centros islâmicos), essas comunidades muçulmanas estão bem mescladas na sociedade e estão estabelecida a um bom tempo e não há histórico de ataques contra quaisquer outros grupos, já estão abrasileirados. Temos que ter cuidado com refugiados que entraram no país nos últimos 3/4 anos, algum desses podem até estar mal intencionados, mas, acredito eu, não teriam a capacidade financeira nem logística para montar uma estrutura que fosse capaz de realizar ataques como o de Paris sem se deparar com um dos estados que existem no Brasil, e nenhum desses correria o risco de permitir que um ataque terrorista aconteça por aqui.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Melky, divirjo, pois se conseguiram se infiltrar nos EUA e fazer o 11/09, podem entrar em qualquer lugar despercebidos. Aliás, o problema nem é tanto passarem despercebidos, mas haver efetivo desencadeamento de ação com base na detecção. No caso dos EUA um grupo de inteligência ( formado por maioria de mulheres, inclusive) alertou e várias vezes sobre a possibilidade de atentado no caso concreto e não houve ação. É a teoria do urso: passe perto dele sem fazer barulho que ele continua dormindo, não importa quanto perto seja.
O fato de nossa comunidade islâmica ser pequena e concentrada em nada interfere.
O manual de operações irregulares prevê que as células sejam pequenas, independentes e desconhecidas umas das outras, tendo uma divisão semelhante as forças armadas S1 (pessoal) S2 ( inteligência) S3 ( operações) S4 (Logstica). Uma célula tem efetivo máximo médio de um DOESP (12 homens) e nunca se desloca toda ela junta.
Assim como nos EUA alguns fizeram, a exemplo do libanês “filinho de papai” ( tinha até um Mercedes) que pilotou um dos aviões, e que se fazia de playboy nos EUA, uma célula não se infiltraria demonstrando sua origem ou crença religiosa. Usariam apenas alguns poucos elementos da comunidade islâmica local para apoio e com minimo contato.
Mudo de nome se alguém não conseguir, se quiser, entrar pelo Paraguai ou por qualquer outra fronteira terrestre e ir a qualquer lugar do Brasil sem ser parado pela policia. Nem documento falso precisariam. Basta o motorista ter ( apoio local).
No Rio, hospedam-se em uma pensão de subúrbio se fazendo de turistas ou de imigrantes e nem o Estado paralelo irá vê-los. Há tantos hoje do Haiti ou África. Nem documentos precisam pra isso. No carro dá pra trazer 50 quilos de C4, dá pra 5 atentados bem graúdos ou dois gigantes. Aliás, isso se traz fácil de navio se precisar. Eu inclusive nem iria no Rio. deixaria a maior parte da célula em Parati ou na região serrana se fazendo de turistas canadenses. Só reuniria no Rio no dia, em uma casa alugada desde já talvez em um bairro nobre, com muros altos, segura e sem bisbilhoteiros, onde estaria estocado o material.
Em síntese, os caras podem sair do Sudão agora e amanha de tarde estão atravessando nossa fronteira e em dois dias estão instalados. Se preferirem, falsificam passaportes e se hospedam na Barra da Tijuca. Quando um atendente de hotel irá ver a falsificação?
Eu vi em Porto Alegre por ocasião de um jogo da copa argelinos sendo cadastrados em um hotel. Foi maior mamata.
Na tríplice fronteira e aqui no sul do RS, fronteira com Uruguai, teriam gente que os apoiaria nas pequenas mas fechadas comunidades. Aqui houve literalmente foguetes no 11/09, e os apoiadores nem precisam ser muçulmanos. Basta lembrar as centenas de jovens anencéfalos que profligam a doutrina de esquerda radical, tipo PSOL, PSTU e até petistas. Tenho certeza e convicção que aqui no Brasil haveria dezenas destes capazes de dar apoio em um ataque contra um delegação “imperialista” especialmente a dos EUA.
Inclusive se eu fosse eles e fosse fazer um atentado, já estaria trazendo o material agora no fim de ano, no meio da muamba do Paraguai e deixaria estocado em uma casa.
Ou seja, há sim, risco e é coisa fácil de montar um atentado aqui. Nossa inteligência, que foi toda aparelhada pelo PT para fabricar dossiês contra opositores, vai de capenga pra pior. Sobra as FA. Duvido que deem conta.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

Colombelli,

vc acabou de fazer o deebp – Drew, Binding and Published

perfeito…

… Grande Abraço.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

Colombelli, concordo e adiciono.
Nossa esquerda, que acredita que terrorista é lutador da liberdade e ainda merece uma Bolsa-Ditadura se derrotado, produziu a tipificação de crime por terrorismo de forma capenga e de má vontade.
Quanto a um grupo de combate irregular possuir estrutura minimamente militar, concordo, mas o grupo não precisa, em tese, ser militar : GSG-9 e CIGN são grupos policiais e não acredito que isso seja uma deficiência.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Delfim, com certeza um grupo que combate irregulares, e, portando, faz guerra de contra-guerrilha não precisa ter estrutura militar. Esta ai ad exemplum, hoje, a CORE, que, a rigor combate no Rio uma verdadeira guerrilha urbana, com armamento militar e modus operandi da mesma natureza, aliás, uma guerrilha de milhares de homens, e no passado o DOI. Mas os grupos de guerrilha, ou seja, as células, que correspondem a um destacamento de operações especiais militar, acabam se organizando exatamente como um grupo militar ou com as mesmas premissas. E isso não deve ser surpresa a partir do ponto que recordamos que este tipo de operação foi semeado no mundo afora pelo comunismo, à base de manuais militares da antiga URSS.
Aqui na AL, sabemos que isso se difundiu a partir do regime cubano, o verdadeiro câncer que teima em subsistir. No oriente médio, esta forma de organização vem dos enfrentamentos com Israel e mais recentemente da horda de chechenos e outros que aportaram lá para se tornarem insurgentes levando consigo o conhecimento. Eu, que ainda peguei no EB treinamento de contra-guerrilha, vejo enormes similitudes no método difundido aqui a partir de Cuba e nas ações do EI. Farinhas podres do mesmo saco de fato tinham que dar na mesma coisa. O que separa um Dirceu, Dilma et alii de um jihadista é só o pixuleco e o “não saber nada” depois. Ao menos lá eles assumem o que fazem.
Repiso que o EI está se valendo de muito dinheiro e de operações sofisticadas de guerra psicológica, como os videos falsos ( maioria) e cinematograficamente coreografados que difunde. Ali tem dedo de profissionais de cinematografia formados no ocidente. Homens de uniforme limpíssimo, sem cantis ( naquela região?), ou granadas, com armas sem nenhum arranhão ou desgaste ( dois dias de combate escangalha a arma) ficam de “guarda” pra uma execução com tomadas estratégicas e cortes de câmera. Prisioneiros aparecem com uniformes laranja ( uniforme naquela região onde prisões são paupérrimas?) e algemas ocidentais, pra serem executados, mas nunca se vê toda sequencia sem cortes. Pelo contrário, a aparência é que são feitas tomadas extremamente profissionais e várias pra cada cena. Isso pra mim é uma evidente encenação. Outro dia em um video até da gravidade esqueceram. O cara depois de baleado estava deitado de lado e o filete de sangue escoria para baixo no rosto. Devem ter acoitado o contra-regra e o continuista.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

Colombelli
A esquerda e o radicalismo pularam na frente no uso das novas tecnologias de informação pra propagar suas mensagens, o que ficou definido como “conflito de 4ª geração”. Os MAV’s são clássico exemplo.
Quem tem um mínimo de discernimento percebe que as mensagens contra o Ocidente e o liberalismo são transmitidas, e recebidas, por gadgets branquinhos, modernos e caros.

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Senhores, o Colombelli sabe que os serviços reservados das FAs, os únicos que são levados a sério por outras agencias internacionais vem sendo alertados do aumento sensível no tráfego de informações de terroristas que envolvem as olimpíadas.
O Mossad já alertou para o risco de um atentado com material nuclear sujo provindo de equipamentos de raios X de posse do El, e seguramente eles estão aguardando um momento de grande concentração de público e que chame atenção de todo o mundo, é qual é o próximo?

E aqui, a polícia contínua sem a possibilidade de se quer manter um suspeito preso, em face as nossas leis “di direituzunanu”, infelizmente, ou nós aceitamos a ajuda internacional na coordenação da segurança, bem como o hardware dela, com sistemas de de detecção, AA, satélites e etc….ou o 11 de setembro vai parecer um pequeno acidente de trânsito.

G abraço

Trollbuster
Trollbuster
9 anos atrás

Eu ainda confio mais na polícia que nas FFAA…

O problema é que os recursos também são limitados nelas e no caso de SP a PC é extremamente politizada em comparação a PM.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Troll, te garanto que os serviços das FA são bem superiores aos da policia. Quando digo que não darão conta não é por questão de competência. É questão de impossibilidade humana mesmo. Temos 17. 000 km de fronteiras, um população miscigenada, onde qualquer um pode se esconder e vários vácuos de presença do estado em muitos lugares e uma vizinhança que dispensa comentários, alinhada com o que há de pior no mundo. Nenhuma força de defesa do planeta daria conta de controlar um quadro assim.

Trollbuster
Trollbuster
9 anos atrás

Minha humilde visão…

Eu não confio nas FFAA, porque elas tem ilhas de excelência cercadas por um oceano de mediocridade.

E são descritas das duas maneiras conforme interessa aos comandantes. Nunca vi uma descrição realista de nenhum deles…

Fora eu ver as FFAA em geral como inexperientes e mal adestradas.

Não tentem me convencer que quem pouco treina tem capacidade real de combate e alta efetividade.

Também não acredito que os serviços de inteligência das FFAA sejam tão bons assim com tão pouca gente e menos ainda capacidade tecnológica.

As polícias estaduais, conhecem a sua região bem melhor que as FFAA, acabam sabendo melhor a quem pressionar para conseguir informações e a quem vigiar. Dêem o equipamento e liberdade de ação que a coisa fluirá rapidamente.

Independente disto tudo eu sou fortemente contra o Brasil aceitar refugiados aqui no Brasil, pessoas que não convivem com o diferente e a força querem impor as suas tradições.

Fiquem no Brasil os que são brasileiros e aclimatados com a nossa absurdamente alta diversidade cultural.

Fritz
Fritz
9 anos atrás

Prezados Srs.
Sobre o EI, é importante comparar as informações provenientes de diversas fontes distintas, não alinhadas. É comum alguns lerem apenas notícias alinhadas ao EUA enquanto, por outro lado, há quem leia apenas alinhados da Rússia, por exemplo (se bem que se conforma numa pequeníssima minoria).
A dita esquerda brasileira (conceito vago, que para alguns inclui e para outros tantos exclui partidos como PT e PCdoB…), mesmo na sua mais extrema linha (como PCO e PSTU), está bastante longe (leia-se abismo) de grupos como EI. Na realidade, a História do Oriente demonstra que os grupos da chamada esquerda foram os que mais combateram os grupos religiosos (vide URSS no Afeganistão, dentre outros), sendo os EUA os maiores patrocinadores dos atualmente mais radicais grupos e ditadores (fonte confiável é o Sr. Tim Weiner, do The New York Times, dentre tantos outros).
Sinceramente, até me causa estranheza tal raciocínio pois demonstra um claro desconhecimento acerca de grupos e ideologias que se propõe, aqui, atacar (duvido que um membro da ABIN pense assim mas, infelizmente, mesmo os serviços reservados das FFAA sempre foram míopes).
Já sobre a capacidade de forças de segurança tupiniquins garantirem a realização tranquila dos jogos… concordo com VSªs. Não temos pessoal capacitado, seja nas FFAA seja nas polícias.
Na realidade, se entrarmos no mérito das capacidades das forças no Brasil, veremos que a incompetência do atual governo não destoa, em nada, do que podemos ver no povo e seus órgãos jurídicos e policiais.
Quem já foi das Forças Armadas ou de uma força policial (fui de ambas e hoje estou na área jurídica) e visitou outras forças através do mundo tem a certeza de que, nesse jogo, levamos mais de 7×1.
Enfim, um abraço a todos e que os fanáticos pulem 2016.

Fritz
Fritz
9 anos atrás

Sr. Troll,
Apenas discordo no que diz respeito à chamada ilha. Convivi com oficiais superiores de uma das nossas forças e posso garantir que não possuem 1% da capacidade de oficiais de países centrais como EUA, Rússia, China, Alemanha, Japão, Inglaterra ou França.
Foram formados por instrutores sem experiência de campo… Não adquiriram experiência (salvo alguns poucos na missão subalterna de pacificação do Haiti – Líbano nem conta)… e só fazem política ou demagogia.
Aqueles que, hoje, possuem capacidade intelectual para além da mera vocação, em pouco tempo, são aprovados em concursos públicos de monta e, aos 20 e poucos anos de idade, com menos de 3 anos de serviço pública civil, já recebem soldo superior ao de oficiais generais. Isso sem contar a liberdade que tais cargos proporcionam, sem beija mão e regulamentos medievais que servem apenas para acariciar egos de classe média frustrada.
Fico triste apenas pois, em países civilizados, a profissão de defesa bem como de segurança pública é bem melhor tratada, sendo destino de profissionais disputados pelo mercado e que se destacam em suas áreas, havendo sistemas profissionais extremamente eficazes e eficientes, aplicando o que de mais moderno há tanto em C&T quanto em administração e logística.
Aqui, brinca-se de guerra em escolas superiores sendo que até meu cachorro deve ser capaz de, em pouco tempo, derrubar toda a rede das FFAA…
Se bem que, enquanto os EUA pensam em laser e os russos em escudos de mísseis, há quem, por aqui, pense ser o PT um partido comunista…Logo, vemos que os tupis não ultrapassaram sequer a década de 80 do século passado, motivo pelo qual, aí sim, nem sequer saberemos de onde vieram os c4s…

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Troll, a questão é que o foco é outro, A policia conhece bem punguistas, traficantes, cafetões e bancadores do jogo de bicho na sua região. Quando falamos de terrorismo a abrangência geográfica é diferente e o modus operandi também. Terrorista é o contrário dos vagabundos locais. O que eles menos querem é chamar a atenção. Não formam ligações locais profundas ou duradouras. No caso do Rio, se apolicia não deu conta do tráfico que é ostensivo e “ostentativo”, imagina lidando com gente que se esconde como profissão.
Ainda deves separar a tropa convencional, que tem pouco treinamento, de forças como a Brigada de Operações especias, GRUMEC, GER etc… Este pessoal treina quase tanto quanto qualquer força especial de qualquer lugar do mundo.

Fritz, so uma correção. O PT de há muito deixou de ser um partido. É uma quadrilha, e quadrilha so tem uma ideologia: o pixuleco e o enriquecimento pessoal e familiar, coisa que não se coaduna como o comunismo, a despeito de eles ainda usarem slogans de esquerda e até mesmo comunistas.

Quanto aos oficiais superiores, este quadro que tu delineias é bem tipico da marinha. A generalização não é valida para o EB e FAB. Tem sim, muito cabeça de bagre no seio das forças, mas tem muita gente competente e “brincar de guerra” se faz em toda parte. Quanto menciona da perda de gente para outras profissões, esta correto e eu sou exemplo disso. Fui sargento de carreira do EB, trabalhei no MP e fui juiz de direito. Infelizmente aqui de fato ainda se valorizam muitas frescuras e rapa-pés e se põe em segundo plano a operacionalidade, salvo raras exceções. Mas a verdade é uma só: inexiste verdadeira liberdade no serviço publico. Por isso não estou mais ali.