15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Operação Bormann

20
Operação Bormann - 1

 

Cascavel (PR) – De 19 a 23 de outubro, na região do Campo de Instrução Marechal Hermes (Três Barras/SC), ocorreu a Operação Bormann, que visa à experimentação doutrinária para emprego das viaturas Guarani na Infantaria Mecanizada.

Operação Bormann - 2

Operação Bormann - 3

Operação Bormann - 4

FONTE: 15ª Bda Inf Mec

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

20 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

Essa torre “Pratt” é mais esquisita e mais feia, que aquela dos antigos M-113BR.

Vader
9 anos atrás

Caras, olha a chuva e o barro que os caras pegaram ahahahahaha…

Isso que é exercício top. 🙂

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Pois é lama até dentro do cantil ! Daí no final do dia tu vai pro rancho e bebe aquele “caol” que é servido…tá quase na mesma cor do solo …kkkkkk

MauricioR pelo menos a proteção é melhor que do vestudo M113BR.

Feio mesmo ficou na minha opinião a torre do canhão de 30 mm MK30-2/ABM Rheinmetall

CM

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Bizu: não tomar o caol servido no café que dá piriri e tu vai se esvair no mato.

Está de parabéns o 14 RC MEC pela camuflagem das viaturas, inclusive realizando tiro com a mesma sem problemas. Não aparece ai, mas tem no video da operação. Padrão.

Observar os pneus esvaziados para aderência. Pelo menos estes tem a torre e uma arma. Os da treme cerrado nem isso tem. Fiasco.

Juarez
Juarez
9 anos atrás

Aquela corrente no Marrua seria totalmente desnecessária, se ele estivesse com quatro Mud 31 ou 33, pneus para aplicação off road militar de verdade mas como está com pneus tipo “Mãmae quero ser gay” dá nisto.
O setimo BIB aqui da minha terra tem o mesmo problema, inclusive puxei um para fora de olho de boi com minha Toyota devidamente calçada somente usando 4×4 sem redução.

O Sargente estava dando uma bronca no motorista e eu imediatamente chamei ele mostri o que é um pneu de verdade e não aquilo que estavam usando nos Marruas.

G abraço

Claudio Moreno
Claudio Moreno
9 anos atrás

Fala Colombelli ! Já tomou muito caol na vida né…! Mas ou era aquilo ou era nada…então…vamos de aquilo mesmo!

Juarez a Agrale largou aqueles pneuzinhos pra ficar bonitinhos…ahhhh vão se lascar! Atola mesmo!

CM

Vader
9 anos atrás

Juarez, traduz pa nóis do “gauchês” o que vem a ser “olho de boi”. 🙂

Amigos, o caol do EB pela manhã é a salvação do infante que tem os “trem” meio preso, hehehehe…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Como ninguém comentou, registro que o EB está fazendo bastante exercícios nos últimos meses.

E não é pouca coisa não. Só nesse aí, vieram várias unidades de outros estados. Temos a participação do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (Curitiba/PR), com o M113 BR; do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Curitiba/PR), com o Obuseiro VBC M108; do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Lapa/PR), com o VBC OAP M109; da Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª DE (Curitiba-PR), com o M113 B; do 12ª Grupo de Artilharia de Campanha (Jundiaí/SP), com o Obuseiro M 114; do 2º Grupo de Artilharia de Campanha (Itu/SP), com o Obuseiro M 56; do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (Barueri/SP), com o Obuseiro M 56 e o Mrt P 120mm; do 26º Grupo de Artilharia de Campanha (Guarapuava/PR), com o Obuseiro Light Gun L118; da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Blindada (Ponta Grossa/PR), com o Gepard; e do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Cascavel/PR), com a Viatura Blindada Transporte de Pessoal – Média de Rodas Guarani.

Cláudio M, feia mesmo, na minha opinião, é a UT30BR. Aliás, a ARES integrou as torres em mais 5 Guaranis, recentemente.

A TORC 30 já tem mais cara de canhão e, aliás, deveria ter sido apresentada agora, no segundo semestre. Alguém está sabendo de algo???

Aliás, saindo algum canhão 105mm, acredito que o favorito será o da Oto, não só em razão de ser italiano, como a Iveco e já terem trabalhado juntas, mas também porque a Ares é parceira na empreitada.

Juarez
Juarez
9 anos atrás

Vader, olho de boi, é o apelido para um atoleiro que dá no tercho, aonde existe normalmente um vertente que brota do sub solo transformando o trecho em uma armadilha para quem não sabe como abordar e para quem não está em um 4×4 com penus de “homem com H”.

G abraço

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Caol passo a vez. Botavam laxante nele no campo pra dar risada da gente. sacanagem.

Rafael nos meses de setembro e outubro de 2015 foram 08 exercícios envolvendo brigadas, chegando até 4000 elementos, e um exercício de artilharia divisionária ( AD 1) com cinco unidades de artilharia, sendo três delas orgânicas.

Se formos ver na AL nos temos liderança em grandes exercícios. Neles é possivel ver as armas atuando junto e o trabalho de estado maior.

Ainda tivemos a operação do CFN em Formosa. So estou contando exercícios de gerra convencional- defesa externa. Ainda falta este ano a brigada de montanha e a PQDT fazerem os seus.

A titulo de comparação, os maiores exercícios este ano no exercito argentino tiveram 03 cias de dois regimentos de infantaria mecanizada. na internet as manobras chilenas é três ou quatro subunidades.

Na 3ºDE ja fiz execício com até 7000 homens envolvidos. Estive em uma linha de metralhadoras com 30 peças, e a minha esquerda, depois de uma MAG, tinha mais 15 carros M-41 e Cascavel atirando juntos 120 vezes. Música pros meus ouvidos.

andreas
andreas
9 anos atrás

Colombelli, essa sua última fala me remeteu a uma conversa que tive com o X.O. no Naval faz alguns dias. Nossas Armas são muito ruins de propaganda!!!! Cadê vídeos e fotos desses exercícios? Puxa, um vídeo do que você descreveu no último parágrafo seria bom demais!!!!

Vader, essa lama toda para exercício é legal, mas a coisa tá feia no Sul companheiro. Para nós do Estado de São Paulo que estamos na seca, dá até saudade de uma boa chuva, mas lá tá sobrando, e faz tempo, e não para de chover…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Colombelli,

Pois é, mesmo na pindaíba, quem tem os pés no chão consegue seguir em frente, pelo menos com as operações.

Sobre colocar laxante no caol é bem coisa de idiota e uma grande falta de profissionalismo.
.
Agora está ocorrendo a Operación Huracán 2015, no Chile, que é um exercício grandioso, mas ainda não achei as quantidades envolvidas – talvez, quando acabar o exercício, divulguem direito.

Andreas, o EB anda colocando vários vídeos curtos sobre os exercícios e sobre outros temas. Com o tanto de oficial jornalista, tem mais é que por eles para trabalhar, pelo menos.

Segue o da Bormann:

https://www.youtube.com/watch?v=S1LCmZAjKZU

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Este o vídeo que falei da camuflagem padrão. FO positivo. Alto nivel.

Mas observem que é do RC Mec so. Foi feito pelo pessoal da unidade, por isso ficou legal. A operação teve artilharia, RCC, BIBs, Defesa AA, 80 Blindados. O EB de fato muito pobre em propaganda.

Fica pondo videos e notícias idiotas no seu site, relativas à besteiras administrativas, e deixa de dar ênfase à operacionalidade que é o que chama o jovem. Operações ganham 04 fotos. Os videos ficam pegando entrevista do comando pra puxar o saco.

Video de militar tem que ser feito por militar e não pelo pessoal da comunicação social que se acha militar porque usa uniforme, mas não sabem a diferença e um tiro e um track. Queremos ver poeira, lama, ferro, aço, fogo e balaço.

Do caol não tenho prova, mas que puseram puseram. Galera do rancho da ESA, da CACA ( companhia auxiliar do corpo de alunos) para mangar da cara dos alunos. Na saida de uma marcha para o combate de 24 Km. Nunca mais tomei aquele tareco.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Colombelli, eu não entro no site do EB há um bom tempo. É só besteira administrativa mesmo, entrega de medalhas, visita do ministro etc.

Entro direto no youtube e procuro vídeos de operações. Fujo das entrevistas bisonhas.

E aí é que está, um monte de oficial jornalista e fazendo pouca coisa que preste. Uma dúzia de GoPro pro pessoal do batalhão e o vídeo sai muito melhor.

Voltando ao caol, não é normal uma bebida qualquer dar piriri. Se deu, é porque zuaram o negócio. Para mim, tinha que ter IPM e punição exemplar – ou, se é pra resolver internamente, dar laxante pros engraçadinho e trancar numa sala para eles dormirem na m.. No dia seguinte, abre a porta e dá produtos para eles limparem.

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Nada é por acaso.
A torreta UT30 é alta porque não penetra no interior do veículo. Isso é bom porque mantém o espaço interno intacto, mas é ruim porque mexe com o centro de gravidade.
A torreta TORC 30 é mais baixa porque tem alguma penetração no interior do veículo.
São proposta que se adequam às intenções do usuário.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

A Torc não pode ter “crescido” para os lados, em vez de “crescer” para baixo?

Tudo bem que é só uma maquete, mas você viu essa reportagem da Janes sobre ela? Parece que toma pouco espaço dentro do blindado.

http://www.janes.com/article/50749/laad-2015-ares-looks-to-enhance-lethality-of-brazil-s-guaranis

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Rafa,
Se for só isso que mostra a foto realmente a penetração no interior do veículo da TORC 30 é bem reduzida. Mas será que é só isso?
Eu acho que é pouco tendo em vista o canhão, o berço do canhão, as calhas de alimentação, os cofres de munição, os optrônicos, os sistemas de estabilização, os servomotores, etc.
Se for mesmo sem penetração, resta saber porque fizeram a torreta UT30 tão alta já que há tecnologia que consegue o mesmo resultado com volume bem menor.
Só se a torreta UT30 for alta de propósito, sendo uma das características do projeto, onde privilegiaram uma maior consciência situacional e uma maior aérea de cobertura do canhão.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
9 anos atrás

Bosco,

Se você não sabe, eu é que não irei saber rsrsrs.

Se fossem divulgadas as dimensões da UT30BR e da Torc30, daria para a gente comparar o “volume” delas e ter um bom parâmetro de comparação. Mas eu pelo menos não tenho esses dados.

Tentei achar imagens da torre e do interior do IFV Puma, mas não foram conclusivas.

Não acho que o tamanho e, principalmente, a altura da UT30 tenha sido intencional. Como foi a primeira, dá para imaginar que o EB não ficou muito satisfeito com ela e pediu para a Ares, Elbit e demais parceiros pensarem em algo menor e melhor. Considerando como uma evolução, é natural que a Torc30 seja melhor que a anterior.

Mas estou só especulando. O ideal seria ver o resultado, que já deveria ter saído, conforme o cronograma divulgado.

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Se não me falha a memória, a UT-30 já era um projeto pronto da ELBIT, fizeram foi ofertar ao EB através da AEL.

Ao que parece o EB a quis para testá-la no Guarani, mas por causa da altura que ficou, prejudicando também seu centro de gravidade (que já é um problema natural do Guarani 6×6), o EB resolveu bancar o desenvolvimento da TORC-30. Até ficar pronta, o EB vai de algumas poucas UT-30.

Pelo menos foi isto que eu soube, se é verdade ou não, não posso confirmar.

Até mais!!! 😉

leandro moreira
9 anos atrás

Meu filho ficou do dia 10 de outubro ate o dia 26 de outubro nestas operacoes, impressionante ver uma operacao deste tamanho. Se nao me engano foi neste site que li que este ano nao haveria treinamentos, e lembro de um dos comentarios, “o exercito combate como treina” kkkkkkk, ainda bem.