4ª Bda C Mec realiza Operação Guaicurus
A Operação teve por objetivo realizar a avaliação operacional da estrutura organizacional da Brigada, com a dotação dos meios tecnológicos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), no cumprimento de missões no amplo espectro dos conflitos, considerando as funções de combate movimento e manobra, inteligência, comando e controle, fogos, proteção e logística.
Participaram da operação nove Unidades subordinadas à 4ª Bda C Mec, totalizando 723 militares e 123 viaturas. Além disso, uma comitiva de quarenta capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército do Paraguai acompanhou toda a Operação.
Durante a atividade, também foi realizado o tiro das armas coletivas, com o Carro de Combate M60 A3 TTS e com obuseiros, morteiro pesado e Metralhadoras MAG e .50.
Os resultados obtidos com a atividade servirão de subsídios para propostas de revisão de manuais de campanha, cadernos de instrução e outras publicações doutrinárias do Estado-Maior do Exército.
FONTE/FOTOS: 4ª Bda C Mec
Off Topic:
Armata na linha de montagem
https://www.youtube.com/watch?v=pzZOTsLbYM4
Pra quem tiver tempo, creio que é a mais completa matéria feita sobre a família Armata, pena estar em Russo, mas dá pra ver bastante coisas interessantes.
Lyw,
Já instalaram o radar com 98 km de alcance, o canhão de 30 mm e o canhão de 152 mm?
rrsrsssss
Bosco, essa informação eu deixo com os moradores do Mundo Mágico da Rustlântida.
Eu, que vivo na terra, nada sei a respeito.
Quando alguém (eu, inclusive) alegava que um MBT não podia ter um radar antiaéreo com 100 km de alcance (e nem precisa de um) e que a informação não passava de uma dentre muitas sputinices, era praticamente apedrejado.
Já faz 6 meses e até agora estou esperando o radar com 98 km de alcance e mais outras cositas.
Pra variar os russófilos fingem que não defenderam com unhas e dentes essa imbecilidade de radar em um MBT e como não é de praxe dessa turma amalucada, eles não se retratam e nem se desculpam.
Conversar com um russófilo é como jogar xadrez com um pombo. rrs
E pra variar eles deixam que o tempo varra pra debaixo do tapete do esquecimento as besteiras que acreditam e que defendem, até que a próxima sputinice venha preencher o vácuo, e com isso vão vivendo de barrigada em barrigada.
Um dia desses me deparei com um site desses antiamericano. Ele era antigo já que tinha artigos de 2005. Alguns dessa época diziam que o governo americano já estava instalando chips nos cidadãos e que em uns 10 anos o Governo Mundial já estaria estabelecido.
Eles nem se dão ao trabalho de tirarem essas besteiras do arquivo.
São centenas de artigos cada um mais cabeludo que outro que claramente são inventados. Provavelmente usando roteiristas de filme de terror de quinta.
Tem pra todo gosto e o alvo é sempre os EUA, Israel, etc. Já em relação à Rússia, Irã, China, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela, etc., não há uma referência desabonadora, como se fosse a moradia de anjos imaculados.
Tem pra todo gosto. Falam desde o hambúrguer da McDonalds até da conspiração dos aliens reptilianos cinzas, da maçonaria, dos cavaleiros do Apocalipse,etc.
Verdadeira salada de frutas tritura cérebros e prato cheio pra debiloides.
Em relação aos russos e chineses, só notícias sobre as mais poderosas armas que estão desenvolvendo.
E o pior é que não há nenhuma lógica editorial. Eles publicam qualquer “notícia” desde que seja ideologicamente adequado, mesmo que uma seja completamente contrária a outra.
O Armata se mostrou uma família de veículos de combate em sintonia com o que há de melhor no mundo e como é de praxe dos russos em relação aos carros de combate, recheados de sistemas sofisticados, mas está longe de ser o que os fãs mais exaltados (russófilos??? rsrss) tanto aguardaram, que era um veículo que simplesmente iria redefinir o conceito de carro de combate e iria colocar o Ocidente de joelhos. rsrrss
O T-14 é só um avançado MBT e nada mais. Como característica inovadora só a “cabine” separada do canhão (o que nem é uma característica tão exclusiva haja vista o Stryker M1128 MGS).
Com certeza vai ser um sucesso comercial mas está longe de fazer tremer as bases da tecnologia militar ocidental.
Os projetos de MBTs, mísseis antitanques, helicópteros de ataque, etc., no Ocidente, não se abalaram com a “revelação” russa. Salvo é claro os diversos departamentos de venda de MBTs e IFVs, que terá na família Armata um sério concorrente.
Os russos em geral são muito mais austeros que são fãs brasileiros e que alguns órgãos de propaganda russo. Eles, por tudo que sofreram e conquistaram nos últimos 100 anos, não merecem os admiradores que têm, e nem alguns de seus órgãos de propaganda do regime.
Esse vídeo sobre o Armata mostra a verdadeira face da indústria de Defesa russa e ela não tem nada de espalhafatosa ou exagerada. Muito pelo contrário!
É formada por profissionais competentes e dedicados que estão totalmente alheios às sputinices e aos rasgadores de calcinhas vermelhas. rsrsss
são = seus.
Algumas informações sobre o vídeo postado pelo amigo Lyw.
Depois de alguns copos de vódka, segue algumas informações úteis.
Em geral são informações bem vagas, mais feitas para o publico leigo…..coise importande não é publicada por motivos obvios.
O principal:
1. Em teste, o tanque atingiu 100km/h descendo uma ladeira no asfalto.
2. Um recruta só precisa de um mês para aprender a dirigir o tanque.
3. O tanque mesmo sendo automatico, possui 8 niveis de marcha para a frente e 8 de ré.
4. O tanque possui 4 sistema de proteção
A. Material e cor da pintura impede de refletir o radar inimigo!!!
B. Contra medidas eletrônicas.
C. Flares contra laser inimigo
D. 4 niveis de blindagem
Na realidade “Armata” não é nome do tanque….armata é o nome da plataforma sobre a qual são construidos 3 tipos de armas:
T-14 = tanque
T-15 = BMP, transporte de 9 soldados mais 3 tripulantes
T- 16= veiculo de engenharia, para reparos, guincho e etc.
Existem planos de construir usando a mesmo plataforma, veículos-ponte, veiculos para lanças misseis entre outros.
Uma cena repetida varias vezes, mostra um T-14 que parou durante um desfile em Moscou.
O reporter perguntou se foi um problema técnico.
Resposta: o motorista estava tão emocionado em participar da parada que se atrapalhou todo com os comandos do tanque; para evitar um acidente o comandante resolveu frear o veiculo.
Abs!
Esquecí de falar:
No T-15 (BMP) a porta foi feita mais larga para que 2 soldados possam sair juntos ao mesmo tempo em vêz de um de cada vêz.
“cvn76
18 de outubro de 2015 at 8:03
….o motorista estava tão emocionado em participar da parada que se atrapalhou todo com os comandos do tanque; para evitar um acidente o comandante resolveu frear o veiculo.”
Falha humana outra vez! Bem que poderia ser assim: o motorista estava tão bêbado que se atrapalhou todo com os comandos do tanque.
Saudações!
Sugestão:
Deixar os comentários sobre os Armata para uma matéria sobre os Armata.
Sds.,
Ivan, o ‘chato’.
Ivan, meu conterrâneo!
Eu até procurei uma matéria do Armata, mas faz tempo que saiu a última sobre ele(s), então escolhi uma matéria que ninguém ainda tinha comentado.
Lyw,
Tudo bem.
Apenas acredito que o vídeo que vc indicou poderia ser o “moti” para uma nova matéria. Mas aí é com nossos amigos editores.
Nesta matéria há questões interessantes a tratar, como a participação de 40 capitães-alunos do Exército Paraguaio.
Abç.,
Ivan, o “chato”. 🙂
Rsrsrs!!! Adoro ver a rapaziada aqui, ridicularizando ao maximo blindados russos state of the art, novinhos de fabrica, enquanto nao temos capacidade de nem sequer produzir sequer um MBT leve. Ainda andamos nas peças de museu M-113 e M-60, e quando aponto para isso, ficam aqui argumentando do alto patamar nosso… Muito bem, Russia!!! La sim, se pesquisa, projeta e depois fabricam centenas, milhares de unidades, formando divisoes blindadas de verdade, somadas a helicopteros de ataque, S-300, indantaria mecanizada em vehiculos modernos. Enfim, grupos de batalha de verdade. Mas ja sei, por falar a dura verdade, serei taxado de russofilo. Comecem a malhacao…
Não sei se você é russófilo ou não, mas um requisito essencial para sê-lo você parece que tem, que é não conseguir interpretar corretamente ou honestamente o que lê, e não de modo a melhor decodificar o que o interlocutor quis dizer.
Onde alguém aqui “ridicularizou blindados russo”?
Se se referi ao meu comentário, eu ridicularizei as fontes que diziam inverdades e absurdos sobre os blindados russos e até pode dizer que eu ridicularizei aqueles que cegamente acreditam nessas fontes.
referi = refere.
Há muito o que escrever sobre os ARMATA.
Mas não aqui, em uma matéria sobre o EB,
sua cavalaria mecanizada e blindada,
bem como o intercâmbio com paraguaios,
nossos vizinhos de fronteiras abertas.
O conceito da Brigada Mecanizada no EB é singular.
Consegue combinar blindados sobre lagarta e
blindados sobre rodas em uma grande unidade
coerente, mantendo a homogeneidade de meios
dentro das unidades.
É uma grande unidade, Brigada, adequada a guarnecer
largas frentes (ou fronteiras) pela velocidade e
mobilidade estratégia dos seus meios mecanizados,
preservando o poder de impacto (ação de choque, bem como mobilidade tática da sua unidade blindada
sobre lagarta, o RCB.
Interessante intercâmbio, tendo em vista o terreno do
Paraguy, com necessidades semelhantes a nossa e
potenticial comprador do Guarani.
Sds.
Ivan.
Boa noite Senhores!
Usando a “giria” das moçada:
_ Pô na boa, vamos falar do tópico!
Armata o “crlh”!
Muitos reclamam da falta de matéiras e exposições das atividades a fim de nossas FFAA.
Quando acontece uma de boa envergadura…sai das ” trevas do teclado” um para desviar o foco do tema e as demais “Marias vão com as outras” engolem o caldo!
Porra aí é de foller!
CM
Claudio Moreno e Ivan,
Tudo que fiz foi postar um vídeo, informado de antemão que o conteúdo não tinha relação com o tópico. Algo que é praticado pelos mais diversos leitores, a muito tempo e que é uma forma muito interessante de compartilhar informações que compreensivelmente o sítio ainda não pôde publicar.
Este é um espaço onde normalmente me sinto à vontade, tirando uma vez ou outra quando uns e outros dão chiliques. De qualquer modo, acredito que vocês têm todo o direito no protesto, inclusive total liberdade de fazerem os comentários pertinentes ao tema que consideram adequados.
Para finalizar o imbróglio, peço aos colegas editores que, se acharem pertinente, publiquem o vídeo, para que quem quiser ter uma saudável conversa a respeito de uma das mais recentes famílias de blindados do mundo.
Continuando…
(…) Possam fazê-lo.
Faltou esse pedacinho hehehehe…
Saudações.
Lyw,
Primeiramente o vídeo é ótimo.
Apenas meu ‘russo’ está meio enferrujado… ka ka ka. 😉
‘Segundamente’ foi ótima sua iniciativa de publicar o vídeo sobre um tema que é instigante hoje em dia.
‘Terceiramente’ apoio sua sugestão de publicar o vídeo como matéria própria para discussão sobre os Armata.
Finalmente peço desculpas se fui grosseiro, mas minha intenção era trazer o debate para o eixo do tema da matéria que tem informações importantes.
Forte abraço,
Ivan Ivanovich.
É, de fato, o M-60 é um carro tão ruim que o Exército de Israel utiliza até hoje quase um milhar deles…
Deve ser porque ele é um artigo de “museu”…
Parabéns ao EB por botar os M-60 para ralar. Doutrina se constrói assim, não com desfile de carros.
Bem que o Exército poderia atualizar os M-60 A3TTS que estão em reserva e montar uma Bda Cav Bld em Roraima, pra dar um calor no Pajarito.
Quanto à presença dos paraguaios, não gosto desse tipo de exibição. Mas no caso em particular estamos tão à frente deles em matéria de cavalaria que não vejo risco.
Sem prblemas Ivanovich, o Russo 😀
Vader 19 de outubro de 2015 at 9:51
Concordo com você Lord, só coloco um porém, o M-60 foi um excelente Carro de Combate, hoje tudo depende muito do cenário de emprego que se tenha em mente.
Em tempo segue o link do vídeo de parte de um regimento de M-60 sauditas destruídos (massacrados) na fronteira com o Iemen, as cenas são de dar dó (espero que esse vídeo cause menos polêmica que o anterior heheheh):
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ePib-l8Tdes
Carros de combate no fundo de um vale, cotas mais altas para montar emboscadas, não há viaturas de infantaria, portanto não havia infantaria escoltando blindados…
Tudo indica que um esquadrão de tanques M60 Patton entrou em uma ravina sem reconhecimento anterior, sem infantaria e sem cobertura de artilharia.
Caiu em uma emboscada.
Aí, meu velho, tanto faz Patton ou Abrams,
vira tudo sucata.
Em tempo.
Como confirmamos que esta cena é no Iemen.
Abç.,
Ivan.
Ivan,
Pelo menos o título em Árabe (com uma ajudinha do google tradutor) fala de um combate contra os Houthis em Ma’rib, no Yemen.
Sem sombra de dúvidas houve algum erro enorme por parte dos sauditas.
Aos 0,30s dá pra notar um blindado de transporte sobre rodas destruído, como o vídeo tem alguns cortes, provavelmente quem filmou e/ou editou, deu preferência em mostrar os M-60 destruídos. Assim acredito que tinha alguma infantaria acompanhando o esquadrão.
Isto não muda o fato de provavelmente ter sido uma emboscada que massacrou o esquadrão.
Saudações.
Cont.
O blindado a que me referi parece ser um TPZ Fuchs.
https://en.wikipedia.org/wiki/TPz_Fuchs
Os sauditas/GCC tem se mostrado absolutamente incompetentes em combater os rebeldes Houthis, no Iemen.
É amigos, por mais bem armada e apoiada que seja uma tropa há algumas coisas que apenas a infantaria resolve.
Me parece ser o caso do vídeo do Lyw.
Lyw: o M-60 ainda é um grande carro de combate. E particularmente para a nossa realidade de país pobre, falido e fud. é uma excelente arma.
Claro que eu preferia um Merkava IV, ou um M1. Mas já ficaria extremamente contente se o EB fizesse uma visitinha ao Tio Jacó e atualizasse seus M-60 para o padrão Sabra III:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabra_(tanque)
Ou então uma olhada no M60-2000 Main Battle Tank da General Dynamics Land Systems (GDLS), que tem financiamento do FMS.
https://en.wikipedia.org/wiki/M60-2000_Main_Battle_Tank
Qualquer o upgrade escolhido removam a torreta do comandante, segundo a Wikipedia (em inglês) sob certas condições de combate ela “pula fora” de seu lugar e é difícil de ser fechada com rapidez.
Além do que a sua remoção, ajudaria na redução da alta silhueta deste veículo.
Investir milhões em um carro para ser destruído por um missil chinelo de US$ 200.000,00? No video acima, se fosse qualquer carro o resultado não seria muito diverso.
Prefiro quantidade e simplicidade, pois o que se faz com um M-60 um M1 ou um Armata não faz muita coisa mais em campo de batalha, ainda mais quando o adversário não usa carros de alto desempenho. Com o preço de um M1 novo eu mobilio um esquadrão com M60 A3 TTS.
Os russos estão fazendo uma enorme burrada abrindo mão do conceito que sempre usaram da simplicidade e quantidade em detrimento da sofisticação.
Reparem que, tirante os EUA, que mantem maioria dos carros em reserva, e de Israel (que precisa), no ocidente hoje ninguem consegue manter mais de 500 carros sofisticados em operação.
Carros estão ficando igual caças.
Boa tarde Senhores,
Inicialmente desejo seguir o mesmo caminho do colega Ivan. Claro que fui mais ácido mas ainda assim não foi minha intenção ofender ou tolir a liberdade dos amigos em temas adicionais e que tem a ver com o que discutimos: “tecnologia e emprego de material de defesa”. Meus mais sinceros pedidos de deculpas!
Bem os senhores já comentaram praticamente tudo o que penso e que muitos cavalarianos também compartilham como pensamento:
O CC M-60A3TTS é um carro útil para nosso TO, podendo fazer frente a quase qualquer ameça do continente, excetuando-se os Leo2 do Chile.
A recente aquisição dos M88 e M577 pode ser a peça que faltava para compreendermos a totalidade das intenções do CM do EB para os CC M-60A3TTS. Perspicazmente observando o deslocamento de um elemento à RR e o exercício no Amapá com o ASTROS 2020, deduz que o emprego de CC + Artilharia de profundidade está sedimentando-se no EB.
NOTA:
Fora o recado a Venezuela de que o Brasil pode escolher um lado que não o venezuelano na peleja com a Guiana Francesa.
CM
dentre as forças armadas o EB pelo menos no que desrespeita aos meios blindados e em relação ao nosso T.O me parece a força mais equilibrada da 3 posso estar engano mais é o que me parece.
Quanto ao M60 e ao Leopard me agrada ambos.
Fecho com a rapaziada, e trago uma anedota do tempo da IIGM.
Os alemães capturaram um T-34 intacto – que era a espinha dorsal do exército russo – e enviaram para Berlim para análise. Após terem desmontado e analisado cada parafuso do tanque russo, os alemães concluíram que jamais seriam capazes de construir algo paecido…
…porque jamais passaria no teste de qualidade!
Os russos produziram 75.000 T-34 de 1941 até 1945.
Como comparativo, os alemães produziram 1.355 Tiger I, 6.000 Panther e 983 Tiger II
A lição disso tudo: aparelhos simples e fáceis de manter.
Tô junto com o M-60!
@Claudio
O problema da Venezuela é com a Guiana Inglesa.
Exatamente.
Cláudio, se o homem do “Pajarito” se engraçar na Guiana Francesa, que ao contrário da Guiana (Inglesa), que é um país independente (embora pertença à Commonwealth), é território ultramarino da França, toma uma bomba atômica na cabeça.
Sds.
Vader 21 de outubro de 2015 at 8:56
Hahahahahaha…
Ele verá pajaritos delta-canards espalhando pedacinhos de pajaritos sukhois.
Sobre os M-60, o EB fez sua opção por investir nos Leopards 1A5, que é superior ao velho guerreiro Patton. Diante das muitas necessidades dessa força, acho muito difícil o EB investir em unidades extras do M-60. Toda a sua estrutura logística foi montada para atender os tanques de origem alemã.
Vamos usar os que temos até o osso e depois aposentá-los.
Bom dia Senhores!
Bem vamos por partes como diria Jack Estripador:
CVN76: Hummmm acho que o Maduro está com penimba também com os franceses…
Lyw, você tem razão em partes…de fato o EB priorizou o CC Leopard1A5 como MBT de nossas fileiras. Já quanto a afirmação de o CC Leopard1A5 ser superior ao CC M-60A3TTS ela dever ser reavaliada, pois ambos são praticamente iguais em termos técnicos.
Como ex-cavalariano e cavalariano de coração eternamente, entendo que o CC Leopard1A5Br tem vantagens tais como ser mais baixo, termos um parque montado pelo fabricante no País e serem infinitamente menos rodados que o equivalente americano, que desejo lembrar o amigo, foi imposto pelo governo americano na época do FHC.
Os CC M-60A3TTS são bons CC, que mesmo na quantidade existente vale a pena uma atualização de meio curso como a sugerida pelo Ivan (M60-2000 Main Battle Tank da General Dynamics Land Systems) que tem a vantagem do financiamento via FMS.
NOTA:
O EB está em um “bico de sinuca” porquê necessita de mais CC porém não existem mais CC Leopard1A5 disponíveis na Alemanha, pode ser que a Espanha ou Belgica os tenha…a alternativa seria migrar para o CC Leopard2A4/5/6 disponíveis na europa.
Já os CC M-60A3TTS tem em quantidades absurdas nos EUA…
CM
Claudio Moreno 21 de outubro de 2015 at 11:20
Concordo com você quanto à disponibilidade de M-60 no mercado, embora dificilmente se encontrem atualmente unidades em boas condições como as compradas no final dos anos 1990.
Quando falo de superiodade do Leopard 1A5 sobre o M-60A3TTS me apoio em três aspectos:
1 – O Leopard 1A5 tem melhor blindagem;
2 – O Leopard 1A5 tem melhor mobilidade (relação peso – potência);
3 – O Leopard 1A5 tem um moderno sistema de controle de fogo, o EMES 18, derivado do EMES 15 do Leopard 2.
Estes 3 aspectos, em minha opinião, o tornam um Carro de Combate tecnicamente melhor no cenário atual, mas claro, isto é uma superioridade relativa, no mano a mano a coisa é mais complexa que isto.
“3 – O Leopard 1A5 tem um moderno sistema de controle de fogo, o EMES 18, derivado do EMES 15 do Leopard 2.”
Não vejo aonde isto indique uma clara vantagem do blindado alemão.
O controle de tiro do M60A-3TTS é estabilizado, tem sensor de vento, computador balístico em estado sólido, telêmetro laser e qndo introduzido o sistema de imageamento termal era superior ao do M1 da época.
Já a presença da KMW no Brasil, mais me parece uma prevenção por parte dos alemães, de que o EB não vá repetir o episódio do sistema antiaéreo “Roland”, não vá tentar fazer engenharia reversa no MBT e/ou seus sistemas ou parte deles.
O EB está em um “bico de sinuca” porquê necessita de mais CC porém não existem mais CC Leopard1A5 disponíveis na Alemanha, pode
Os Leo 1A1A1A adquiridos á Bélgica antes dos A5 alemães não poderiam ser elevados ao mesmo padrão???
Não que eu seja lá mto fã de arrumar serviço p/ a operação brasileira da KMW fazer, mas é melhor eles trabalhando em algo do nosso interesse; do que bancando o “pastor alemão” dos veículos no inventário do EB.
Boa tarde Maurício,
Muito boa a sua pergunta!
Os CC Leopard1A1 Belgas em operação poderiam sim ser elevados ao padrão A5BR, masssssssssss os alemães donos do projeto precisariam aprovar o Upgrade e eles não estão dispostos à fazê-lo. Apontaram a alternativa de adquirirmos CC Leopard’s 2A5 da Bundswher que seriam atualizados na unidade de SM/RS. Não são nada bobos né!
Quanto a equivalência dos CC mencionado, eu já indiquei e volto a fazê-lo, abaixo segue artigo sobre ambos CC e assim nós derimimos as dúvidas do “achismo”.
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/M60LEO1.pdf
Um forte abraço a você MR
CM
Obrigado, Claudio!!!
Disponibilidades dos Leo 1A5: Turquia e Grécia.
Claudio, como o M-60 foi imposto? ao que me consta nunca pretendemos adquirir dos EUA qualquer outro tipo de carro.
Ja os belgas foi compra de oportunidade.
E podem prestar os 1A1 ainda bons serviços nos RCB desde que sejam disponibilizados em quantidades corretas e não so os 45 disponiveis ( seriam necessários 84 carros). Nem há necessidade de up grade
“…como o M-60 foi imposto? ao que me consta nunca pretendemos adquirir dos EUA qualquer outro tipo de carro.”
Imposto no sentido de barrar mais compras de material excedente europeu, diminuindo a influência americana no EB.
Existe um caso clássico disso, mas entre franceses e americanos.
A AA pretendia adquirir 350 jatos Sud-Aviation Vautour, os americanos aproximaram-se do governo francês e lhes ofereceram 210 F-84, capazes de executarem quase que as mesmas funções que a aeronave francesa, através do MAP.
Resultado, a indústria francesa forneceu a AA somente 140 aeronaves das 350 pretendidas.
Maurício, mas tinha outros excedentes europeus na época disponíveis?
Que vantagem teriamos ter adquirido mais material europeu ao invés do M-60? Material por material o M-60 é superior ao Leo 1A1 e não teria os problemas logisticos que este teve.
Que vantagem teria o governo dos EUA se o material é de segunda mão?
Se isso ocorreu na época, por que não se repetiu com o Leo 1A5?
Eu fico realmente impressionado com o discuros que “uzamericanu nusimpuseru”.
Pelo amor de Deus,quando é que vocês para com esta blenorragia ideológica.
Se não fosse pela boa vontade do Tio Sam nós estaríamos de Sherman e M 41B ainda, ou vocês na época não lembram que estavmos recem saindo do caos econômico e eram os primeiros tempos do plano real e este blindados vieram via FMS quase de “grátiz”…
OS Leo 1A1 Belgas tem sistemas de tiro de origem Belga e foram modificados por lá e segundo eu fiquei sabendo os demais veículos que estão na reseva estão bastante comprometidos e sua recuperaçõ era considera anti economica.
O M 60 ainda é o segundo ou terceiro melhorcCC do teatro Sul Americano, que quando bem operado, com munição adequada e tripulação com doutrina operacional moderna bota para correr qualquer CC da nossa volta a excessão os Leo 2A4 Chilenos.
E por favor lembrem-se:
Ter não significa operar…..
G abraço.
Senhores bom dia!
Colombelli: Bem vamos lá ver se consigo me fazer entender quando disse “imposto pelos EUA a compra do CC M-60A3TTS…
O governo FHC desejando melhorar suas relações com o Washington aceitou a compra via FMS do lote do referido carro. Na época não foi somente o EB quem teve que engolir o material americano a contra gosto (já explico o termo contra gosto), digo isto porque a MB também precisou aceitar New Port, quem conhece meu amigo Marcelo “Ostra” MO, pode perguntar a ele lá no PN.
Porquê digo contra gosto:
O EB já vinha estudando a adoção do Leopard à tempos, não estou conjecturando estou dizendo um fato. Mas no meio do caminho precisou aceitar o CC M-60A3TTS que é um bom CC, não nego e nunca disse isto.
Juarez: O que está acontecendo com seu teclado? Gostei do termo “blenorragia” piperacilina sódica resolve.
O que parece estar difícil de resolver é minha tentativa de esclarecer os senhores quanto a esta história de Leopard1A5 ser inferior ou melhor que M-60A3TTS. Ambos são equivalentes!
Se você tomar tempo para ler o link acima do Bastos verá que ele fala de maneira bem didática…
Mas se preferir pode acessar o link do meu amigo pessoal o Düring (Nelsão) que é mais específico quanto as capacidades do CC M-60A3TTS, seus prováveis TO e como se sairia frente aos CC dos nossos vizinhos.
Novamente esclareço que falo de conhecimento de causa. Não tenho interesse de debater se tivéssemos esse ou aquele material, ou outros tipos de sonhos…Gosto de dialogar sobre o que nosso exército tem e o que nossas unidades blindadas podem e esperamos, treinamos para que se realize.
http://www.defesanet.com.br/tank/noticia/18084/CC-M60-A3-TTS–da-4%C2%AA-BDA-C-MEC–comparado-aos-CCs-do-TO-do-CMO-/
Um abraço a todos,
CM
Meio Off Topic
Lembram do exercício logístico que o EB fez para levar um M60 A3TTS à Roraima? Pois bem, agora foi a vez de trazer ao Amapá o Astros 2020.
http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/10/grupamento-do-exercito-brasileiro-faz-treinamento-na-fronteira-do-amapa.html