Exército Brasileiro cria para sargentos e subtenentes cargo de Adjunto de Comando, novo elo com a tropa

4
Dia do Exército
Dia do Exército
Exército que reforçar ligação do comando com a tropa

 

O Exército brasileiro lançou-se em uma experiência inédita: criar o cargo de Adjunto do Comando, para distinguir o subtenente ou o 1º sargento que, por meio de sua destacada liderança, reconhecida competência e perfeita conduta pessoal, seja capaz de representar um elo a mais entre o comando de sua unidade e a tropa.

A Portaria Nº 103, assinada pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Sergio Westphalen Etchegoyen, a 22 de maio último, aprovou “a Diretriz de Implantação, em caráter experimental, do Projeto de Criação do Cargo de Adjunto de Comando”.

A novidade será materializada através de projeto piloto a ser implantado em cinco unidades: na 4ª Brigada de Infantaria Motorizada (Juiz de Fora – MG), na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada(Recife – PE), na 1ª Brigada de Infantaria de Selva (Boa Vista-RR), na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Dourados – MS) e na 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria – RS).

De acordo com a Diretriz de Implantação, a criação do cargo “terá alta prioridade para o Estado-Maior do Exército”.

tropa exercito brasileiro
Projeto piloto será implantado em unidades de Minas Gerais, Roraima, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul

 

O Adjunto de Comando terá como atribuições: (a) ser divulgador da Ética e dos Valores Militares, (b) ser fortalecedor dos padrões do Comportamento Militar, (d) ser um facilitador da comunicação entre o Comando e as praças, (e) ser divulgador da missão e da visão da Unidade e dos conceitos do Comando, e (e) assessorar o Comando em assuntos disciplinares, de instrução e do bem-estar, incluindo o da Família Militar.

Do Adjunto será exigida a capacidade de se comunicar com clareza e, principalmente, a aptidão para ouvir as reivindicações e considerações dos subordinados. Em contrapartida, o sargento ou subtenente escolhido para o cargo de Adjunto terá, nessa designação, uma oportunidade de valorizar sua folha de serviços .

Um comunicado da Agência Verde-Oliva divulgado nesta sexta-feira (12.06) pelo portal do Comando do Exército esclarece: o cargo de Adjunto de Comando “não representará uma mera distinção, e sim uma missão” no âmbito do amplo processo de transformação que a força terrestre brasileira vem experimentando.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vader
9 anos atrás

Não entendi.

Me corrijam se estiver errado, mas ser adjunto do comando, transmitindo as ordens e fazendo a ponte do oficial para com a tropa já é e sempre foi uma missão do graduado. Aliás, arrisco dizer que esta é, por excelência, a missão de tal elemento.

Quem estiver mais a par que me esclareça, se puder, por favor.

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Eu também não enetndi!

Parece uma tentativa confusa de criar algo como o Sargent Major of the Army. Mas neste caso é um só.

Roberto Lopes
Roberto Lopes
9 anos atrás

Boa tarde.
Me parece que a ideia é precisamente esta, Engenheiro Bacchi.

Ronald
Ronald
8 anos atrás

Acredito que será um resgate dos antigos subtenentes que brigavam pela tropa, no passado! Tão necessário, mas que, se perderam no tempo!