Desconstrução-do-Brasil

Desconstrução-do-Brasil

O QUE SE PREVIA NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2002 DEMOROU…, MAS ACONTECEU!

Clipping1. Na campanha de 2002, analistas nacionais e de outros países projetavam um quadro sombrio com a vitória de Lula. Três conclusões eram consensuais: a inevitável irresponsabilidade fiscal; o afrouxamento inflacionário; e a ocupação da máquina do Estado pela máquina do PT. Em função disso, Duda Mendonça redigiu e Lula assinou e divulgou a Carta aos Brasileiros, onde assumia compromissos de responsabilidade econômico-financeira.

2. Com Palocci no ministério da Fazenda, o governo Lula foi afirmando os compromissos da Carta aos Brasileiros. Na verdade, essa não era a natureza nem a disposição do PT. As condições políticas e institucionais não permitiam outros caminhos, sob o risco de desintegração econômica e impasse político.

3. No final de 2003, a TV Globo, com uma câmera oculta (ou com gravação amadora de quem estava na reunião e repassou à TV Globo), divulgou um vídeo do discurso do poderoso ministro José Dirceu para a militância que estava exaltada com medidas que o partido havia criticado por muito tempo.

4. Dirceu foi claro: A ‘correlação de forças’ não permite, neste momento, avançarmos como gostaríamos. Por isso, nesta primeira etapa, adotaremos medidas conservadoras para dentro e aplicaremos nossas ideias e nosso programa para fora (leia-se política externa). A explicação de Dirceu agradou a militância. O tempo confirmou Dirceu e mostrou que eram apenas ações táticas e que a estratégia continuava a mesma.

5. Em 2004, o governo/PT começou a aplicar a “ética revolucionária”, ou seja, desvio de recursos públicos ou privados para financiar a “revolução” (ou seja, a garantia de maioria absoluta no parlamento para implementar o que desejasse), não é roubo, mas “expropriação”. A primeira grande operação de “expropriação” foi o mensalão. Em conversas informais a partir do estouro do escândalo, o argumento dos dirigentes era: o dinheiro não é para ninguém, ninguém está se apropriando de nada, é para garantir o poder num parlamento burguês de deputados e senadores corruptos. Isso é diferente do que fazemos, argumentavam. Esse dinheiro serve ao povo, concluíam.

6. Ultrapassados os obstáculos e o primeiro choque de opinião pública durante a CPI, já em 2006, ano eleitoral, a máquina governamental ocupada pelo PT e dinheiro desviado sem limites prepararam a eleição de 2006, usando todo tipo de recursos; de propaganda (Gobells ficaria envergonhado), agressões, mentiras, etc. Outra vez, no governo, em 2007, e com a máquina ocupada, o poder de Lula e do PT se tornou absoluto.

7. Apenas uma pequena minoria parlamentar não aderiu e os grandes grupos e setores econômicos passaram a defender o governo Lula, sem nenhum pudor. Com a correlação de forças (ver Zé Dirceu) totalmente favorável, foi implementando o Estado Total, conceito caro ao nazismo. A partir daí, a Carta aos Brasileiros foi rasgada. A “expropriação” passou a ocorrer na maior empresa brasileira, a Petrobras/fornecedores, nas grandes obras, nos amplos subsídios…

8. Os fundamentos macroeconômicos foram jogados no lixo, a “ética revolucionária” prevaleceu, afinal não havia oposição nem política, nem social (os sindicatos no governo), nem empresarial. A crise de 2008 foi respondida com um keynesiasnismo de consumo que só visava o PIB, a economia perdeu competitividade, a situação fiscal foi deteriorando e respondida com fraudes contábeis, o setor externo desintegrando com recordes de déficit corrente…

9. Mas num mundo globalizado, as expectativas têm caráter internacional. A crise econômica foi sendo antecipada pelo mercado e a velocidade de agravamento saiu de controle. A correlação de forças foi mudando e se expressou na eleição presidencial. Dilma volta ao primeiro capítulo e tenta, através da designação de um Pallocci ainda mais ortodoxo (Levy), reverter este quadro. Era tarde.

10. A operação Lava-Jato é assumida por um juiz independente (reveja Jean Louis Trintgnant –juiz de instrução no filme Z, de Costa Gravas). Não há mais por onde “negociar”. A “expropriação” passa a ser chamada por seu nome próprio: corrupção. Os valores dão dimensão internacional.

11. Os parceiros (políticos, empresariais, jornalísticos, sociais…) lavam as mãos.

12. As previsões de 2002 se confirmaram. O tempo desmontou as fraudes. Era um castelo de cartas –house of cards – que ruiu.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vader
9 anos atrás

Muito bom. Quase perfeito.

Só não falou dos próximos passos: radicalizar cada vez mais. Dividir para conquistar. Avançar a passos largos para o bolivarianismo. Botar o “exército” do Stédile na rua. Fazer o diabo. Pôr pra quebrar.

Só um milagre nos salvará. Quem sobreviver verá.

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
9 anos atrás

Excelente texto. Caminhamos para um caos generalizado,pois fora tudo isto acima e suas consequencias, ainda tem a crise hidrica que se instala em cada vez mais cidades/estados, e isso( a busca por recursos/sobrevivencia) pode virar uma bola de neve gigantesca, Deus nos proteja.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Os Comunistas….destruiram o pais.

Obrigado povo brasileiro (nem todos sao culpados), por elegerem essa maquina politica que esta minando o futuro politico, social e economico do Brasil.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

Nossa, muito sem tempo de verdade para me expressar por aki, mas tem algumas coisas que não dá para deixar a passar.

Estamos com o maior bonde da história dobrando a esquina para iniciar aproximação…

…mas ele não vai parar, irá apenas diminuir a velocidade, e quem estiver preparado irá subir nele…

…mas precisaremos de muitos subindo, apesar de não ter muito espaço nem conforto… – Espaço e Conforto: Duas coisas que terão que ser esquecidas e ignoradas por um bom tempo…

…esse bonde é o da Revolução, a legítima, a que talvez leve a sociedade brasileira a entender que não existe almoço grátis, a que leve a Sociedade Brasileira a compreender que o seu poder não vem de graça e que ela terá que sangrar de verdade para que alguma coisa de fato mude.

Essa revolução não terá que acabar apenas com o nojento pensamento comunista/bolivariano do ParTido, ela terá que executar, literalmente, 500 anos de pensamento político, 500 anos da Real psiquê Brasileira: A “flexível” Oligarquia Brasileira.

Outra oportunidade como essa só daki a 100 anos, e é por esse motivo que nunca avançamos de verdade em nenhum campo em toda a nossa história, sempre teve algum poder por trás para aplacar alguma chama que poderia levar a um ”possível cenário caótico” e que no fim, o resultado ou solução sempre foi mudar a coleira para o cachorro se parecer mais bonito.

Mas hj, quem está sobre ataque é o maior poder social de qualquer nação: A Classe Média.
E nunca na história do Brasil ela esteve tão grande e tão bem distribuída geograficamente por nosso território, assim como ela nunca teve a sua Zona de Conforto tão ameaçada…

A Classe Média, o “animal social” mais dócil e fútil que existe, mas é tb o único que NUNCA deve ser acuado… Vai depender da nossa psiquê, da nossa força moral e do amor por apeles que estão ao nosso lado e do legado que queremos deixar para nossas futuras gerações.

Até quando vamos permitir tais violências em troca de “agrados”?

– Vamos nos permitir sermos levados para baixo, lá para o fundo de um formigueiro totalitário comandado pelo ParTido?

– Ou iremos para cima, em direção a total e completa liberdade para sermos quem quisermos ser, onde e quando nós quisermos e apoiados pela única e verdadeira igualdade de uma sociedade: A Igualdade perante a LEI?

Meus caros colegas… terá que piorar, e muito, antes de melhorar.

Grande Abraço.

Kojak
Kojak
9 anos atrás

“Botar o “exército” do Stédile na rua.”

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/03/mst-divulga-video-de-invasao-e-destruicao-em-empresa-veja.html

Já começou …………….

“tadeumar
5 de março de 2015 at 13:56 #”

Errado.

Quem assumiu em 2002 foi uma República Sindicalista, alguns sabiam que são Sindicatos de Ladrões, já a maioria.

“Meus caros colegas… terá que piorar, e muito, antes de melhorar.”

Oganza

Infelizmente não vou estar vivo para ver.

Mas espero que meus filhos assistam do Canadá ou USA ou Austrália ou Nova Zelândia ou Israel ou um país europeu pés no chão.

Pode ser o Chile também.

Essa ……………… não tem jeito não.

QPQ, sou duma geração que não vai ver 25 anos de estabilidade, é só ……………… atras de ……………..

Detalhe, concordo com o artigo ….. mas o CM tem que tomar banho para poder chegar perto dele.

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Rui Barbosa

“A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade… Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.”

Rui Barbosa

Fui ……………

Antunes
Antunes
9 anos atrás

Desabafo multiforme:

Acho muita tolice achar que a corrupção tem um nome e um partido. Que a corrupção na Petrobras em seus contratos que envolveram tantas empresas brasileiras gigantes, grandes e pequenas, envolve apenas um partido. Empresas estas que estão envolvidas com outras tantas ações, construções, serviços de nível federal, estadual e municipal que envolvem tantos outros partidos possui apenas a cara do “foro de SP” em sua corrupção. Tolice, “não há um justo se quer”.

Já aparecem boatos ou noticias que não vão relatar nas investigações nem a presidente Dilma nem o antigo concorrente Aécio. Já avisaram que o metro SP não será investigado. Ninguém levantou a hipótese de investigar a transposição do São Francisco, nem todos os contratos dessas empresas privadas com o dinheiro público. Na eleição passada, segundo turno, não havia boa escolha, apenas a menos ruim (perspectiva de cada um).

Acredito que se o Aécio ganhasse ele sairia como o herói que varreu a corrupção (dos outros) do Brasil.

***
Oganza
5 de março de 2015 at 19:50 #
seu comentário foi muito bom.

***
Seria apenas trocar a coleira.

Se a oposição fosse séria (de não corrupta) aqui, não haveria conchavos de não investigação mutua.

A parte boa (não para a população) é que o que foi de errado desse governo explodiu em suas próprias mãos.

***

Os políticos mais sérios que observo são um ex-jogador de futebol, um palhaço, um acadêmico e um jovem que procura usar o mínimo possível de seu orçamento. Estes não possuem força/capital político para fazerem grande diferença. É possível a existência de outros, claro, como a guria do PSOL que me parece bastante séria.

Não há movimento político que preze, um pouco que seja, pelo país, da economia a qualidade de vida (que não seja a própria, ou da Classe exclusivamente). A via que poderia ser nova, Dudu (exímio dialogador) que o avião levou, já aparece nas borbulhas das investigações.

Serão 4 anos dificílimos. Se comprovada a corrupção perceptível que caia a presidente, o vice, os presidentes das casas, cada deputado.. mas isso será muito difícil de acontecer, há muito rabo preso.

Alguns acham que a solução é uma bomba, uma guilhotina, uma revolução… pior que talvez seja, mas que seja uma revolução de pensamento.

Desde 2013 que percebo um movimento estranho no país, seja dos que estão no executivo a 13 anos e das forças que estiveram no poder por quase todo tempo antes. O que eu percebo é “apenas” essa luta pelo poder e muita massa de manobra.

Kojak, excelentes citações de Rui Barbosa.

abs a todos.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

A culpa recai em todos os partidos, mas sao os comunas e que estao no poder.

O ParTido que prometia acabar com todas as corrupcoes, e o lider exemplar na materia.

Sao todos corruptos, sim; quase todos. entao que vao fazer com eles????

Se nao podem ou nao querem fuzilar os criminosos de colarinho branco (ou vermelho), entao que organizem uma marcha nacional e pidam a cabeca da Dilma.

Ela, junto com o MAG e toda esta quadrilha tem que serem exonerados.

Nos caso da Dilma…..Impeachment.

Kojak
Kojak
9 anos atrás

A culpa é do Judeu, pronto resolvido.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro Kojak,

La por volta de 1983, eu estava reunido com alguns amigos e academicos.

Estavamos comentando sobre o destino do Brasil. Foi entao que eu fiz a seguinte declaracaoi: a inversao na piramide demografica brasileira, no iria garantir a ascencao e a permanencia do PT, para sempre…..ad infinitum, no comando do pais.

Quando dexei o Brasil em 1985, o movimento politico do PT ja estava com seus tentaculos espalhados por quase todo o pais.

Corsario137
Corsario137
9 anos atrás

Os colegas já disseram tudo nos comentarios. Meu acréscimo será apenas espiritual: para os que tem credo, qualquer que seja, que orem. Dias difíceis, como nunca antes vistos por nosso povo, nos esperam num dobrar de passos. Estamos na ante-sala do caos e teremos nossa moralidade individual e coletiva posta à prova. A virada da maré já começou.

rsbacchi
rsbacchi
9 anos atrás

Amem! Seja feita Sua vontade!

Alex
Alex
8 anos atrás

O problema todo é que deu tudo errado para o PSDB.

Qdo FHC foi eleito pela primeira vez, em 1994, Serjão Motta, braço-direito e pau pra toda obra do ex-presidente (uma especie de Paulo César Farias do FHC) declamou em alto e bom som que o PSDB tinha um projeto de ficar 20 anos no poder no Brasil. Serjão é aquele mesmo que três anos depois disso armou a compra de votos de parlamentares corruptos para votarem pela emenda da reeleição, que permitiu o segundo desastroso (especialmente para as FFAA) mandato de Fernando Henrique.

Deu ruim, e só conseguiram ficar oito anos no poder federal e desde então, lá se vão 13 anos, são obrigados a ver o PT neste poder. Vem tudo daí, inconformismo por estar longe do butim e ver quem era roubado roubando agora, sem que eles também tenham oportunidade de meter a mão. Essa é a causa de tudo, dar errado o projeto de poder por uma geração inteira do já falecido Serjão Motta seus cúmplices do PSDB paulista.

O resto é tudo factoide do César Maia, autor da pérola acima. É preciso ser muito ignorante ou muito mal intencionado para achar que a corrupção no Brasil vem de um partido ou que ele “institucionalizou ” o roubo. Mias ignorante que isso é só chamar o PT de “comunista”, algo de que até um dos oráculos da direita descompensada no país, o “historiador” Marco Antonio Villa, ri às gargalhadas.