Rússia denuncia tentativa de revisar história da Segunda Guerra Mundial
Os intentos de reescrever a história da Segunda Guerra Mundial se tornam mais fortes hoje no mundo, denunciou o vice-ministro russo das Relações Exteriores Vassili Natenya depois de uma visita de dois dias a Cuba na última semana.
As manobras para revisar a história da segunda guerra mundial e seus resultados estão sendo feitas há muito tempo, declarou o vice-ministro à agência Prensa Latina.
Agora se busca tergiversar as decisões do Tribunal de Nuremberg que definiu claramente quem foram os libertadores quem foram os criminosos na conflagração mundial, destacou.
Uma das mentiras mais claras consiste em equiparar o nível de responsabilidade da Alemanha com o da União Soviética ao deflagrar a Segunda Guerra Mundial, sublinhou o diplomata, que viajou a Cuba para participar em consultas entre as duas chancelarias em formato ampliado.
Ademais, tenta-se diminuir o papel do povo soviético na vitória durante a Segunda Guerra Mundial, que deu aos povos da Europa a possibilidade de eliminar o horror fascista, afirmou.
Alguns políticos chegaram a afirmar que a citada vitória levou as nações europeias à subjugação, em vez de libertá-las, o que é uma barbaridade, expressou.
A correta educação das novas gerações não pode ser em absoluto subestimada, advertiu.
Nós e os países que compartilham nossas posições vamos fazer todo o possível para que o ocorrido na Grande Guerra Patriótica, seus heróis e mártires nunca sejam esquecidos, declarou Netenya.
Funcionários do governo polonês consideraram em um recente ato em homenagem às vítimas do Holacausto que os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz foram libertados pelo exército ucraniano.
Na realidade, o primeiro exército ucraniano era integrado por militares russos, bielorrussos, armênios, quirguises, tajiques e também ucranianos que faziam parte do Exército Vermelho soviético.
FONTE: Prensa Latina
Eu li que quase 80 % da Wermacht foi destruida pelo Exército Vermelho. Alguns historiadores dizem mesmo que a Segunda Guerra foi um Confronto Alemanha x URSS, sendo os demais cenários secundários, dada a ferocidade e a magnitude dos combates da frente oriental. Sendo assim, é ridiculo querer reescrever a historia e negar o papel da URSS noo conflito, deixando toda a glória para ” o soldado Ryan” .
A onda histérica anti-russa que se alastra pelo ocidente, alimentada por Washington, é absurda e apenas tem o objetivo de justificar a política externa dantesca da Casa Branca.
Agora Washington ja quer armar a Ucrania, ora, nao condenam a Russia por supostamente ter feito o mesmo com os rebeldes ???
Essa histeria, e a tentativa de eleger Putin como o inimigo da humanidade, são apenas imbecilidades dos ingenuos de Washington que raciocinam em USA bonzinhos x Russia malvada.
Mas, cada uma acredita no que quer né… se alguem quer acreditar nisso… o que posso fazer ???
é mais fácil absorver do que pensar…
Olha lá quem reclama de “reescrever-se ” a história!
Pois é, como é que se questiona um especialista.
Bem, cada um lê o que quiser.
Ah claro, o Pacto Ribbentropp/Molotov é uma ficção jurídica.
O massacre da Floresta de Katin também, é só uma lenda.
A União Soviética foi o pior império do mal do séc. XX. Muito, mas muito pior que o nazismo. Aliá, se não fosse as tropas nazistas terem destruído a maior parte da infraestrutura soviética no começo da Operação Barbarrossa e estaríamos possivelmente até hoje na Guerra Fria.
Reescrever a história? Reescrever a história é tentar colocar os russos como vítimas, quando de vítimas eles não tem é nada! Tiveram o que pediram para ter! Que o digam os poloneses…
E pros povos da Europa Oriental trocar os nazistas pelos soviéticos foi uma mudança só de cores. A tirania continuou sendo rigorosamente a mesma…
Engraçado que em relação aos revisionistas do Holocausto os russos se calaram.
Não existe verdade absoluta! O que existe são pontos de vista, que é nada mais, nada menos, que a vista a partir de um ponto.
Todo livro de história tinha que indicar o autor e deixar claro que é segundo a visão dele ou que reflete a versão de um determinado segmento da sociedade.
Eles lá na Rússia que contem sua versão da história. De acordo com eles o imperialismo americano e o colonialismo inglês não foi absolutamente nocivo.
Pois é direito dos americanos acharem que Stalin foi pior que Hitler e que o comunismo foi pior que o nazismo.
Não vivemos nos tempos do relativismo axiológico das esquerdas?
Pois que provem do próprio veneno!
Wagner,
pense no seguinte:
As maiores batalhas da Wermacht assim como suas maiores derrotas(?) foram no front oriental, mas:
Pq a Wermacht não conseguiu manter sua linha de suprimentos até lá?
Pq os reforços, a aviação, o combustível, os tanks, a munição, roupas apropriadas não chegavam?
– Simples, pq a Alemanha estava sobre uma Blitz de bombardeios aérios pelo front ocidental e não conseguia mais produzir e abastecer seus 3 fronts.
– E sim, eram 3 fronts, pois temos que considerar que o Norte da África e a Itália eram o terceiro front de Hitler, que por sua vez tinha um aliado no mínimo incompetente na figura de Mussolini.
– A URSS teria ganhado a Guerra sozinha? Provavelmente. – Os aliados Ocidentais teriam ganhado a Guerra sem a URSS? Provavelmente.
– Mas ambos levariam mais uns 2 anos para conseguir isso, e o motivo tb é simples: Capacidade de Produção Industrial, que no caso de ambos, estavam fora do alcance da máquina de Guerra Nazista, a Soviética foi transferida para depois dos Montes Urais, em um monumental esforço logístico comparável apenas ao feito para o Dia D, e a Ocidental estava do outro lado do Atlântico.
A 2ª Grande Guerra ou a Grande Guerra Patriótica não foi um conflito bélico, foi um conflito de atrito, de desgaste, foi um conflito industrial, onde quem conseguisse manter sua capacidade industrial para alimentar a voraz Máquina de Guerra sairia vencedor… – E foi assim… e o resto é história.
O que nos contam hj no Ocidente e o que os Russos querem recontar agora é a simples e ridícula rixa Ideológica e de Egos… bem típica da Guerra Fria… e esse Vassili Natenya é mais um dos Porta-vozes fantoches de tal rixa, ou seja, é um Zé Ninguém sem Importância factual nenhuma, assim como a Prensa Latina… não servem pra nada alem de gerar barulho para direcionar a manada de Zumbis
…ambos não estão errados, mas tb não estão certos pelo simples motivo de ambos quererem puxar a brasa para a sua sardinha…
…e eu odeio sardinha, assim como eu apenas suporto gente que tem preguiça de pensar.
Grande Abraço. 😉
Lord Vader e Mestre Bosco,
como de costume, perfeitos.
É tudo uma questão de ponto de vista e talvez o melhor seja o das populações que ficaram no meio de tudo… esses são os melhores relatos do que cada lado fez ou deixou de fazer.
E quando quizerem analizar por um viez político, seria muito salutar encherga-lo pelo ponto de vista dos ditos “Neutros” da época, pois eles viviam “avaliando” como se portar em caso de um ou outro lado sair vencedor, e são quem mais possuem uma visão externa mais acurada dos eventos.
Os relatos Suíços, Suécos, Finlandeses, Gregos e Turcos são fantásticos.
Grande Abraço.
A culpa é dos Judeus, como sempre.
Só mais umas coisinhas sobre a WW II:
– Comboios de Murmansk;
– o Corredor Persa e
– a Rota do Pacífico
Para quem gosta de ler e de pensar, vale a pena conhecer.
PS: Para os “russófilos” Реквием каравану PQ-17 de Valentin Pikul.
Sabem o motivo do campo de concentração de Auschwitz esta tão bem conservado até hoje? A resposta é simples, a URSS tratou de limpar o campo e deixa-lo operacional imediatamente. Este campo ficou funcionando por anos, mesmo após o fim da segunda guerra. De santo a URSS não teve nada no início, meio, ou no fim da segunda guerra.
O grande herói da segunda guerra na Europa não foi o saldado ‘Ryan’, foi o soldado do exercito vermelho. As grandes batalhas no leste foram decisivas para acabar com o ímpeto ofensivo dos nazistas. Foi nas grandes batalhas em Moscou, Stalingrado e Kursk que o mundo viu que o exercito nazista não era invencível.
Certamente que o ocidente deu suporte ao exercito vermelho, e isso contribuiu muito para o seu sucesso no campo de batalha. No entanto, os bombardeios aéreos sobre a Alemanha nazista não foram tão eficazes ao ponto desmantelar toda a capacidade industrial. Isso é tão certo que os alvos dessas campanhas não foram, em sua maioria, as fabricas, mas as cidades. A falta de matéria prima e combustível, talvez, fora mais decisiva para a baixa capacidade produtiva que a destruição de fabricas.
Saudações!
Essa posição russa por si só já mostra a realidade dos fatos. Eles querem continuar obrigando as pessoas a aceitarem somente a versão deles.
O mais curioso de tudo é que se Hitler não tivesse sido militarmente estúpido de atacar a URSS teria um aliado fiel na figura de Stálin, que acreditava piamente que o nazismo era só uma corrente do socialismo.
E aí? Será que os russos de hoje pensam no que poderia ter sido a luta aliada com uma Alemanha Nazista abastecida pela matéria-prima soviética? Será que eles imaginam uma vitória aliada se não houvesse um front leste para desviar as tropas da Wermacht do desembarque no dia D e os meios da campanha de bombardeios aéreos. Isso se os russos não se aliassem abertamente aos alemães, formando um Império da Tirania que provavelmente jamais seria vencido.
Provavelmente estaríamos falando alemão ou russo hoje se Hitler não tivesse cometido esse erro estratégico. Porque Stálin e a URSS eram mesmo é ALIADOS da Alemanha Nazista.
Stalin era um genocida, paranóico, autoritário e cercado de bajuladores. Esse era seu único ponto em comum com Hitler dirigir um Estado totalitário. Vc foi absolutamente infeliz ao colocar o nazismo como uma corrente no socialismo, crê na terra plana tbem?
Wagner, se não fosse o capital economico e industrial do ocidente, principalmente dos EUA e Inglaterra, a princípio, o exército vermelho não teria meios logísticos para se defender. Depois, morreria de fome, logo após boa parte da população “soviética”.
A maior colaboração da antiga URSS foi na contagem dos mortos, no capital humano. Porque a URSS não tinha dinheiro para uma guerra contra a Finlândia, que dirá a Alemanha.
E só para finalizar, a URSS desviou muito do dinheiro vindo do ocidente para realizar “seus feitos” tecnológicos no fim da guerra. Além de usar esse dinheiro para reconstruir o país antes de depois da guerra.
Se não fosse o capital ocidental e o Pacto de Varsóvia, a URSS teria continuado sua decadência econômica pré-guerra.
Minha opinião é essa, muito diferente da sua.
Save Ferris!
Bem lembrada a invasão soviética à Finlândia neutra, sem falar nos países bálticos. Deve ser outra lenda “ocidental”…
Wagner, você ainda nos escreve do Brasil, ou já está cerrando fileiras no exército russo, a 430 dólares por mês?
“Vader
10 de fevereiro de 2015 at 20:28 #”
Caro Lord
E os USA ? Combinaram com ele ?
Esse desenho iria ficar recortado …………. de Bomb’s Nuc, certo ?
Com a ajuda da GB certamente.
A Rússia deveria se envergonhar dos dirigentes que teve na época da 2a Guerra Mundial, não a toa os nazistas foram saudados como libertadores quando a Polônia (se não me falha a memória) foi invadida pela Alemanha de Hitler
Uma coisa é defender a história da Rússia como um todo, o sacrifício de seu povo contra atrocidades como a de Hitler, outra coisa é ainda cutuar os atos atroz dos líderes da antiga União Soviética, em especial às atrocidades feitas por Lenin e Stalin.
Todo regime ditatorial, seja de direita ou esquerda, facista, nazista ou comunista, são prejudiciais para o seu próprio povo, que acostumam a serem tutelados.
Não sou favorável ao cerco que alguns países ocidentais, em especial Reino Unido e EUA, fazem à Rússia, mas também não sou favorável ao culto de uma história manchada com sangue de inocentes.
Até mais!!! 😉
Se Hitler tivesse esperado uns 2 anos antes de iniciar a invasao da Polonia, a Alemanha teria sido completamente vitoriosa.
Eles (nazistas), estavam cozinhando a bomba atomica, desenvolvendo misseis balisticos, e comecando a produzir os jatos de combate.
Hitler cometeu enormes erros estrategicos por nao escutar a opniao e o os conselhos de seus generais.
O erro mais estupido da historia militar germanica, foi Hitler nao permitir que o General Von Paulus recuasse o VI Exercito e a 4 Divisao Panzer durante o inverno, e voltar na primavera para liquidar com o exercito vermelho.
A Alemanha era tecnologicamennte mais avancada, militarmente superior, com tropas super disciplinadas e com o moral elevado.
Tiveram que reunir varios paises (EUA, Inglaterra, Russia, e outros aliados para poder destruir maquina de guerra nazista.
Infelizmente, Hitler nao destruiu a Russia, mas Stalin de uma maonzinha, e nao perdeu tempo em executar quase 40 milhoes de russos.
Tive a oportunidade de conversar com muitos veteranos de guerra e sobreviventes (especialmente poloneses), deste grande conflito.
Eles achavam que os russos eram barbaros, sangrentos e cometiam toda a especie de violacao das normas internacionais durante a guerra.
O que levou os EUA a ganharem esta guerra (no teatro europeu) foi capacidade industrial americana.
Sem a ajuda dos intensos bombardeios dos B-17 sobre as instalacoes industriais Alemanha; o qual paralizou a capacidade ofensiva nazista, a Russia jamais teria sobrevivido.
Eu nao sei qual dos dois odeia mais os comunistas e a revolucao bolchevista: Eu ou Hitler.
O russos sao epecialistas em re-escrever a historia.
Wagner 10 de fevereiro de 2015 at 12:40
“Eu li que quase 80 % da Wermacht foi destruida pelo Exército Vermelho. Alguns historiadores dizem mesmo que a Segunda Guerra foi um Confronto Alemanha x URSS, sendo os demais cenários secundários, dada a ferocidade e a magnitude dos combates da frente oriental. Sendo assim, é ridiculo querer reescrever a historia e negar o papel da URSS no conflito, deixando toda a glória para ” o soldado Ryan.”
Sim, a URSS destruiu cerca de 80% da Wehrmacht, mas não foi a única participante, os EUA e a GB lutavam na Europa, norte da África e pacífico, contra o Império do Japão. Dizer que a SGM foi um confronto Alemanha x URSS é simplificar e muito a SGM. A URSS foi o país que teve maior quantidade de mortos, depois a China. Mas alguém achar que eles fizeram tudo sozinho é muita inocência ou coisa de fanboy.
Wellington Góes 11 de fevereiro de 2015 at 15:04
“A Rússia deveria se envergonhar dos dirigentes que teve na época da 2a Guerra Mundial, não a toa os nazistas foram saudados como libertadores quando a Polônia (se não me falha a memória) foi invadida pela Alemanha de Hitler”
Não foi a Polônia e sim a Ucrânia, por causa do Holodomor. A Polônia foi invadida dia 01/09/1939 pela Alemanha e 16 dias depois pela URSS. os dois países tocaram o terro nos polacos.
Vader 10 de fevereiro de 2015 at 20:28
“O mais curioso de tudo é que se Hitler não tivesse sido militarmente estúpido de atacar a URSS teria um aliado fiel na figura de Stálin, que acreditava piamente que o nazismo era só uma corrente do socialismo.”
Hitler já tinha esperado muito. Suas últimas conquistas territoriais tinham sido no campo diplomático e suas pretenções sobre o Lebensraum só podiam ser conquistadas à força. E para ele, os eslavos era povos infeirores, justamento por causa do comunismo, que para ele era uma ideologia de fracassados. Ele fez o pacto com Stalin apenas para se garantir na Europa Oriental. E no pacto tinha cláusulas secretas onde deles dividiam o território polonês entre si. Hiltler e Stalin não gostavam ou confiavam um no outro.
“Eles (nazistas), estavam cozinhando a bomba atomica, desenvolvendo misseis balisticos, e comecando a produzir os jatos de combate.”
Os alemães não conseguiriam desenvolver a bomba atômica. haviam somente 200 pessoas trabalhando nesse projeto, enquanto nos EUA foram mais de 100.000 no Projeto Manhattan. Depois os americanos descobriram que os alemães tinham errado no cálculo da massa crítica necessária para a criação da bomba atômica. Os misseis balísticos eos aviões a jato, realmente, estavam á frente de seu tempo, assim como o 1º fuzil de assalto, o Stg44. Mas Hitler não podia esperar muito. O equipamento alemão foi evoluindo ao longo da guerra, assim como os dos principais países envolvidos.
tadeumar,
As estupidês de Hitler…
Amém todos os dias ha elas. 🙂
Grande Abraço.
Luiz, obrigado pela correção. 😉
Caro Luis,
Eu disse que os alemaes estavam cozinhando a bomba atomica, justamente por isso. Voce esta certo no que diz respeito a massa critica.
Eles so nao chegaram a desenvolver sua arma nuclear, porque a Fisica naquela epoca era um patrimonio intelectual dos judeus, ou seja; os arquitetos das armas atomicas eram predominantemente judeus.
Se Hitler tivesse se aliado aos judeus, ao inves de persegui-los, a Alemanha nazista, teria sido a primeira a possuir armas nucleares.
Einstein escreveu uma carta a Roosevelt a respeito do perigo dos nazistas desenvolverem sua bomba A,
Os EUA foram beneficiados neste campo, porque os fisicos judeus, trabalharam para os governo americano e produziram a teoria necessaria para o desenvolvimento da bomba.
tadeumar ( 11 de fevereiro de 2015 at 17:53 ),
Tivesse Hitler esperado dois anos, é provavel que a SGM não tivesse acontecido, posto que ele poderia perder a oportunidade de lançar-se antes que as defesas européias estivessem consolidadas. Hitler temia que, caso os aliados resolvessem mobilizar os recursos estacionados em suas colônias, suas pretenções se tornassem impossíveis, o que poderia ocorrer a qualquer momento… Os soviéticos, apesar de suas deficiências, também estavam se lançando em um programa de produção massivo que, se fosse efetivamente consolidado, colocaria os alemães em cheque em duas frentes ( afinal de contas, Stalin tinha suas próprias intenções, que iriam invariavelmente se chocar com os interesses alemães )…
Receio que os bombardeamentos sobre a Alemanha foram tão e somente parcialmente efetivos.
Apesar do esforço concentrado feito pelos aliados, a Alemanha nunca parou de produzir durante todo o conflito; pelo contrário… Houveram, inclusive, alguns picos de produção antes do final de 1943 e inicio de 1944 ( um feito, de certa forma, notável, mesmo considerando o desvio de prioridades por parte dos aliados, em preparação para o Dia D ).
Isso ocorreu por diversos fatores, dos quais creio que o mais notável foi a considerável adaptabilidade da industria alemã. Um exemplo emblemático foi a produção do FW-190, que passou a ser feita quase que inteiramente em fabriquetas de fundo de quintal. Eram aproximadamente 30000 componentes fabricados em instalações distintas, que seguiam até campos de pouso dispersos, onde as aeronaves eram montadas.
Outro fator digno de interesse era a precisão dos sistemas de bombardeamento da época… Um estudo realizado pelos britânicos em 1942, calculava que apenas 8% das bombas lançadas pelos bombardeiros caíam na área dos alvos… O sistema Norden do B-17, considerado preciso para a época, garantia uma precisão de uns quinhentos metros, e olhe lá…
De fato, o bombardeamento somente foi efetivo visando alvos de difícil remoção, como usinas de força e refinarias. E mesmo assim, jamais conseguiram êxito total.
Concordo que há um aspecto a ser considerado no fato de que as industrias, submetidas a constante bombardeio, tinham interrupções em sua produção ( e isso efetivamente contribuiu para a vitória aliada e para o avanço russo ), mas daí a dizer que os bombardeiros paralisaram a industria alemã e foram vitais para a sobrevivência da Russia, creio ser um exagero… Entendo que foi o conjunto dos esforços que superou a Alemanha no final, mas no que diz respeito aos russos, o envio de suprimentos por todos os gargalos possíveis teve peso infinitamente maior que os bombardeiros, permitindo saturar os alemães com soldados armados até os dentes e bem abastecidos…
Enfim, entendo que o que realmente e decisivamente brecou a industria alemã e a Wehrmacht foi a perda de suas fontes de petróleo e de minérios e suas rotas de abastecimento quando do avanço aliado em terra ( quer no oeste ou no leste ), além dos esforços para negar os mares próximos aos portos de interesse dos alemães.
Mas seja como for, a máquina industrial alemã jamais iria conseguir superar a capacidade produtiva do ocidente e os numeros brutos dos russos. Em verdade, a Alemanha, por volta do final de 1943, já estava no limite de sua capacidade industrial, com uma economia quase que totalmente desarranjada… Assim sendo, pode se dizer que a Alemanha simplesmente não conseguiu acompanhar e competir com a industria aliada. Isto é, não foi a industria alemã que produziu necessariamente menos, e sim a industria aliada que produziu muito mais…
Saudações.
edcarlos prudente ( 10 de fevereiro de 2015 at 19:38 ),
Caro edcarlos,
Os soldados aliados também tem a sua parcela de heroísmo, representada realmente em ações dignas do termo…
Muitas batalhas que se desenrolaram no oeste foram praticamente tão cruentas quanto as da frente leste. A série de engajamentos nas Ardenas, por exemplo, foram tão intensas quanto as grandes batalhas no front russo. E os alemães cobraram caro pelos caminhos até o seu país, dispondo diante dos aliados algumas de suas forças de elite…
Salvo engano, na segunda metade de 1944, cerca de 1/4 do efetivo alemão estava de fronte para os aliados ocidentais, de modo que a contribuição das forças aliadas ocidentais em solo foi mais que importante. Foi vital para o esforço de guerra russo.
Não vou entrar em considerações da 2WW pra não desviar do tópico e me tornar prolixo. Vou me ater ao tema do tópico.
Pra mim a questão é que a URSS, depois Rússia, nunca admitiu que necessitou da ajuda aliada. Não se trata tanto do orgulho nacional, mas de propaganda política-ídeológica, a grande Mãe-Rússia depender do capitalismo ???
Mas dependeu, embora admitamos pelo nosso lado, que o material era inadequado e/ou obsoleto : tanques Matilda, caças P-40, por aí… a única coisa que os russos adoravam eram os caminhões e o spam, que realmente não tinham.
Não analisando o fator “nazistas” … incrivel como um único país conseguiu lutar por tanto tempo contra o mundo…
–
como diz o ditado… “o diabo esta nos detalhes”….
os EUA lutaram em 3 frentes…supriram 3 frentes!
Apos o DIa D, a Marinha americana fez um desembarque monstruoso no pacifico!
a URSS deu uma sorte fora do comum, quando Hitler mudou as diretrizes da barborssa…..o que deu tempo de stalin recuar!
Se seguisse as normas iniciais da operação, tinha vencido pela desorganização Russa !
Porem, realmente apos 42 Stalin moeu as forças alemas…sem duvidas!
Só filhote do tio San aqui. É só ver quantos soviéticos foram vitimas dos nazifascistas, 20 milhões de soviéticos mortos, fora as mulheres estupradas. A frente oriental foi muito mais cruel os soviéticos lutaram sozinhos contra a maior ofensiva da história. Por anos o ocidente nem ligou pra URSS queriam que a Alemanha derrubasse Stalin, só depois que o exercito vermelho começou a vencer as batalhas ai viram uma vantagem em ajudar, como dizia Che não se deve confiar no imperialismo, mais nem um pouquinho. Os americanos depois praticamente imploraram pra ajuda-los na guerra na Ásia. Se os comunistas precisaram dos imperialistas, eles também precisaram dos comunistas e não foi vergonha pra ninguém, vergonha seria se tivessem perdido a guerra pro Nazismo e Fascismo. As batalhas de Minsk, Stalingrado, Leningrado foram as piores da guerra, agora vem uns historiadores de pc falar que a URSS deu sorte? Eles lutaram praticamente contra todos e é só lembrar quem chegou em Berlin primeiro, a Rússia só lutou para que a verdade fosse dita, pq os filmes de Hollywood só mostrava o tio San como os vencedores únicos na guerra as vezes incluindo ingleses e nunca os partizans franceses, gregos, finlandeses, iugoslavos, filipinos, australianos, neozelandeses, canadenses, brasileiros, chineses, africanos e a grande URSS.