Jaques Wagner na diplomação de Dilma - foto Agência Brasil

Jaques Wagner na diplomação de Dilma - foto Agência Brasil

ClippingAtual governador da Bahia, Jaques Wagner vai assumir o Ministério da Defesa a partir de 1º de janeiro de 2015. O petista foi ministro do Trabalho e Emprego durante o primeiro governo Lula. Em 2005, assumiu a função de ministro das Relações Institucionais, em meio à crise política que resultou nas denúncias sobre o mensalão. Também coordenou a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Jaques Wagner nasceu em 1951, no Rio de Janeiro, onde cursou engenharia civil, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Na universidade, presidiu o Diretório Acadêmico e, em 1973, perseguido pelo regime militar, deixou o curso e o Rio de Janeiro, indo para Salvador em 1974. Trabalhando na indústria petroquímica, Wagner começou a atuar no movimento sindical, onde, na década de 1980, conheceu Luiz Inácio Lula da Silva. Participou da criação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi o primeiro presidente do partido na Bahia.

Em 1990, Jaques Wagner foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PT baiano, cargo para o qual foi reeleito em 1994 e 1998. Na Câmara, foi líder da bancada do PT e vice-líder entre 1993 e 1998. Em 2000, disputou a Prefeitura de Camaçari e, em 2002, foi candidato ao governo da Bahia. Em 2006, Wagner foi eleito governador da Bahia em primeiro turno, definindo a área social como prioridade e reforçando os programas federais de transferência de renda. Em 2010, foi reeleito, também em primeiro turno. Wagner deixa o governo da Bahia no fim deste ano. Em seu lugar, assume Rui Costa, também do PT.

FONTE / FOTO: Agência Brasil (reportagem de S. Craide, foto de V. Campanato)

COLABOROU: Roberto Bozzo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

47 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Corsario137
Corsario137
10 anos atrás

Vixe!

Juarez????? Kd Jezuis????

ivanildotavares
ivanildotavares
10 anos atrás

Não sei qual(is) o(s) critério(os) é(são) levado(s) em conta para se indicar ou escolher um ministro, se político(s), técnico(s) ou os dois.
Acho que mais políticos. Eu preferiria mais técnico. Alguém com experiência militar, mesmo civil mas com alguma vivência no meio.
A vantagem que eu vejo no novo Ministro da Defesa é que goza de imenso prestígio junto a Presidente. Isso pode facilitar as coisas.

GUPPY

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O critério deveria ser da competência. Não tenho nada contra que o indicado seja um político, um civil, um militar, um técnico. Mas a questão principal na República é achar onde enfiar as pessoas que querem cargos.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O problema de qualquer Ministério, Diretoria, empresa pública, Instituto, etc., é que há lá problemas que demandam soluções, não necessariamente dinheiro. Mas os cabeças ocas, por falta de competência, não trazem soluções, resulta dai que querem somente o dinheiro.
O resultado disso é que talvez saia mais algum projeto, sei lá, pode ser que decidam construir 15 porta aviões nucleares.

Vader
10 anos atrás

É um escárnio. Mais um tapa na cara das Forças Armadas. O cara que arrebentou a Bahia, e deixou dívidas até o séc. XXXV para os baianos pagarem, agora é o comandante das FFAAs.

O lado bom é que depois do NJ e do barbudinho Amorim pouca coisa poderia piorar. Não que eu duvide das capacidades petistas em arrebentar com qualquer coisa que funcione razoavelmente, mas esse cidadão é um político da pior espécie, entende patavinas de Defesa, e com certeza não vai querer meter a mão no que não compreende. Mas as Forças que abram o olho e apertem os cintos, porque a festa vai começar…

Soldat
Soldat
10 anos atrás

My god…….my god…….my god……..

Âmis Help me…..

poor Brazil.

marciomacedo
marciomacedo
10 anos atrás

Na verdade, preferia ver Wagner em outro cargo, de natureza mais político. Mas, na Defesa, não vai decepcionar. Ele tem competência, liderança, capacidade de diálogo, qualidades necessárias para tocar os atuais projetos do Ministério, e deslanchar outros. Há, no blog, muitos que lamentam e o criticam por não ser um político de direita e, por isso, procuram mil adjetivos para desqualificá-lo. Mas ele é um ganho para a Defesa, que vai ter um ministro forte. Quanto a ser de esquerda, não tem problema. Hoje, é a esquerda é que tem interesse no fortalecimento do setor. Pagamos até hoje pelo descaso dos presidentes de direita. Teve um cujo ministro da Fazenda via com desconfiança a renovação dos caças da FAB, porque isso desagradaria o FMI.

eparro
eparro
10 anos atrás

Ao menos, desta vez, é um cara técnico – engenheiro civil de formação.
É certo que de coisa ruim é muito difícil sair alguma coisa boa, mas não é impossível.
Já sofremos tanto ultimamente, que uma “pedrada” a mais não haverá de nos derrubar.
Se não atrapalhar já irá ajudar e muito.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Esse sistema de democracia adotado no Brasil simplesmente não funciona.
Tá tudo errado!
Aqui no Brasil nem dá pra gente usar aquela máxima que diz que “a democracia é um péssimo sistema de governo, mas não existe nada melhor”. Pelo menos resta a nós brasileiros a esperança de termos a democracia a que se referiu o Churchill, que com certeza não é essa nossa atual, porque se for, estamos definitivamente lascados.
Sem falar que eu ainda tinha esperança de ser o Ministro da Defesa Interino Plenipotenciário Intergalático Barbudinho de Cabeça Branca e me lasquei.

a.cancado
a.cancado
10 anos atrás

Prova cabal e irrefutável de que não há nada tão ruim, que não possa piorar…

a.cancado
a.cancado
10 anos atrás

O PT, mais que o regime militar, ainda vai destruir este país…

tadeumar
tadeumar
10 anos atrás

Aqui nos EUA, qualquer pessoa indicada para o cargo de Ministro da Defesa, tem que passar por uma sabatina no Congresso, e se nao for confirmada a nominacao, o presidente tem que indicar outro candidato.

No Brasil quase tudo na base do improviso, e das manobras politicas, ou seja, nesse aspecto o pais ainda e um pais de terceiro mundo.

tadeumar
tadeumar
10 anos atrás

E para o amigo a.cancado, eu quero comentar uma coisa: talvez voce nao conhece a historia do Brasil, e nunca tenha vivido essa epoca,

O regime militar nao destruiu o pais; foi justamente ao contrario.

O regime militar tirou o pais das garras dos comunistas, que iam destruir o pais.

O regime militar foi muito mais alem do que isso, eles herdaram um pais quase que totalmente agrario e o transformaram em uma economia industrializada.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Os cargos de Ministro da Defesa e do Exterior tinham que passar pela aprovação do legislativo.
Se bem que no Brasil isso não funciona. O legislativo é tão mal preparado e tão afeito à politica do “é dando que se recebe” que não tá nem aí e aprova quem o chefe do executivo quer. Um caso ou outro, como por exemplo, o de quem irá explorar a cantina do Senado, pode ter desaprovação, mas a regra é: aprova todo mundo.
Também não ia funcionar.
Sabendo disso é até bom que não tenha essa representação teatral da “sabatina”.
O que é interessante é a mudança de todos os ministros. Ora! Se a presidente foi reeleita porque mudar todo mundo. Pra rearranjar as forças políticas que permitiram a reeleição?
Só isso já é uma forma de enganar o eleitorado. Se um presidente é reeleito subentende-se que é porque seu governo foi aprovado. Ou seja, ela e os ministros foram aprovados.
Mas o que vemos aqui no Brasil é que ela foi aprovada, mas mesmo assim altera toda a equipe.
E pior, um presidente se candidata a reeleição e nem tem um ministério (que devia ter ministros técnicos, e não políticos) já formado porque não sabe ainda pra quem tem que distribuir a carniça. Lamentável.
Era pra um candidato já expor quem vai ser seus ministros já que em princípio deveria apresentar um plano de governo para ser apreciado pela população, e esse plano de governo deveria em tese, estar conectado a alguém que irá comandar a execução do mesmo.
Claro, a lógica não funciona no mundo real da política brasileira.
Na verdade nossos candidatos ao executivo se comportam como aqueles que guardam um lugar em fila de supermercado com um lata de óleo na mão, mas estão mesmo é segurando a vaga pra mulher chegar com 3 carrinhos abarrotados de mercadorias. Quem escolhe a fila por conta da “lata de óleo”, dança.
Nós somos assim. Escolhemos um presidente, ou uma presidente, e depois que ela vence ela chega com um caminhão de novidades que não foram colocadas na campanha. E não há nada que nossas honoráveis instituições possam fazer a respeito.
Ou seja, na verdade há uma legitimação do “jeitinho” brasileiro.
Seria cômico se não fosse trágico.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

É escandaloso o modo como são escolhidos os ministros desse país.
Essas escolhas da Presidente Dilma expõe uma método que eu nunca tinha me dado conta.
O que fica claro é que a presidente se entregou à reeleição sem ter nenhuma equipe em mente.
É aviltante o modo como a democracia é feita nesse país. Chega a ser grosseiro.
Um candidato entra pra disputa e não tem nem ideia de quem serão seus ministros.
Não há nem como um jornalista apontar os mais cotados porque simplesmente não se sabe o que vai sair da cabeça do eleito, já q

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Mandei sem querer.

Continuando:
… já que a escolha é eminentemente política e não há nenhum critério técnico.

Heyarth
Heyarth
10 anos atrás

Analisando o lado positivo da escolha, o cara é engenheiro e vai ter mais apoio da presidente por ser de esquerda.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro Heyerth,

Ai e que mora o perigo,o cara e da esquerda, assim como todo o governo federal.

Eles nao estao nem ai para os militares. O interesse deles e o de formarem uma defesa continental, um tipo de alianca militar, com os hermanos (podem esquecer a Colombia), para fazerem frente aos Estados Unidos.

Na cabeca do MAG (Marco Aurelio), O Brasil sera o lider das republiquetas latino americanas quando formarem um Pacto de Varsovia tropical.

URSA (Uniao das Republicas Socialistas Americanas). rsrsrsrs…

Corsario137
Corsario137
9 anos atrás

Preparem-se para novas entubadas. Sae-se lá o que vem por aí e a que preço?

Com a crise na Rússia se agravando, para continuar a vender pro Putin ele vai se desfazer de todo tipo de traquitana russa.

Leonardo Pessoa Dias
Leonardo Pessoa Dias
9 anos atrás

Acho um pouco prematuro julgar o cara. Mas também concordo que poderiamos ter quadros mais técnicos da reserva de uma das forças, até um civil com especialização na área ou acadêmico.

Mas tendo a missão de fazer os programas prioritários para as forças continuarem prioritários para a Dilma, e com a latente necessidade de ajustar os rumos pós o relatório da comissão da verdade; até entendo a indicação dele.

Saudações!

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

Eu não tenho nada a falar sobre esse senhor, nem de bom e muito menos de ruim. Nem o conhecia e só sabia que ele existia porque eventualmente lia algo sobre ele. Não vejo televisão (salvo F1) e me atualizo via internet.
Agora, o que eu fico indignado é com o método de escolha de nossos ministros.
Até dia 31 de dezembro ele é Governador da Bahia, do dia primeiro em diante vira Ministro da Defesa.
Eu fico de cara!!
Nesse país não tem nenhuma personalidade ligada ao PT que tenha um mínimo de ligação com o complexo mundo da defesa, seja jornalista, empresário, deputado, engenheiro, professor universitário, etc. ???
Nenhum deputado federal que participa dessas comissões da Câmara ou do Senado (tipo a CREDN) se presta a ser Ministro da Defesa?
Não teve um político brasileiro que teve iniciativa de fazer alguma lei relacionada com o assunto e que por esse motivo tenha se colocado como uma possibilidade na pasta por ter se aproximado com os militares ou com a indústria ou com o lobby internacional ou com o jornalismo especializado no tema?
Será que os militares estão assim tão desprestigiados que não há nenhum político que os represente?
E quanto à indústria de defesa? Não tem ninguém pra indicar?
E as universidades?
Não tem nenhum intelectual petista anti-imperialista pra indicar, que seja autor de uma tese ou monografia sobre o tema defesa?
Nessa era petista, onde ficamos de olhos abertos em relação ao americanos que virão mais cedo ou mais tarde nos roubar a Amazônia e o Pré-sal não surgiu nenhum intelectual que tenha esmiuçado o tema?
Será que na USP não tem nenhum intelectual que já tenha feito algum artigo sobre como iremos morrer defendendo o pré-sal ou a Amazônia dos Âmis e por isso tenha se credenciado à pasta?

Brandenburg
Brandenburg
9 anos atrás

O inicio do desprestigio das Forças Armadas Brasileiras começou quando o Sr Fernando Henrique, criando o MD, nomeou como seu primeiro ministro o Sr Elcio Alvares, senador desempregado, bem conhecido pelos capixabas que o colocaram para fora daquela casa e cuja “secretária”, segundo as fofocas de Brasilia tinha o prazer de deixar oficiais generais esperando a audiência com Sua Exa. Pelo menos ficavam sentados. Só durou seis meses e saiu após graves denúncias de corrupção e favorecimento, além de ligações com o crime organizado do ES. Será que o então Presidente não sabia disso?Sua nomeação foi um acinte às Forças Armadas. O seguinte foi Geraldo Quintão, procurador -geral, pessoa íntegra mas que ficou conhecido como Geraldo Quietão, zero de iniciativa e por não conhecer nada de Defesa Nacional não tinha o que dizer. José Viegas Filho, o “homem dos punhos de renda” conseguiu ficar 2 anos e perdeu a briga com o Cmt Ex. Acho que Lula preferiu que a marola não se tornasse um tsunami. A seguir, José de Alencar mineiro cordial e gente boa viveu a famosa dupla função bem conhecida de quem é militar: vice-presidente, também ministro da defesa. Alguém achou que estava meio sem ter o que fazer no Jaburu e afinal a Defesa não merece que se empenhe algum quadro importante para o partido. Como dizem os gauchos, é gastar pólvora com chimango. Waldir Pires, coitado, não resistiu à crise do apagão aéreo e à insubordinação de um grupo de controladores aéreos. Pelo seu histórico político provavelmente pensou que a disciplina militar e a hierarquia podem ser colocadas na mesa de negociações. Falta de tarimba.Nelson Jobim chegou falando alto, como se estivesse se dirigindo a um grupo de funcionários indisciplinados: “Quem não estiver satisfeito que vá embora!” pura retórica, discurso para a platéia do Planalto que não atingiu os Cmt militares, cientes de suas obrigações e responsabilidades para com o Brasil e não para com os ocupantes de cargos. Depois que acostumou a usar e gostar de uniformes, de maneira irregular, pois o uso é privativo, creio que passou a entender melhor seu papel. Celso Amorim, outro “punho de renda”, conseguiu ser o primeiro ministro do Exterior, diplomata de carreira, filiado a partido político e que contribuiu, e muito, para a política externa brasileira, se tornar uma política de partido, ideológica e não de Estado. Um outro blog o cita sempre como “onde está Wally?”Desnecessários maiores comentários.E finalmente chegamos a Jaques Wagner que ao contrário do afirmado por alguns comentaristas acima, não é engenheiro pois, “integrante do movimento estudantil e perseguido pela ditadura militar, abandonou o curso da PUC/RJ e foi embora para Salvador”. Outra pobre vítima, mas nunca foi preso e viveu feliz na Bahia. Seus antecedentes dizem que é técnico em manutenção, sindicalista, trabalhador na area de petroleo, politico, amigo do Lula, admirado pela presidenta(?) e , para sua infelicidade, Ministro da Defesa. Com certeza deve estar passando as noites em claro pensando ” o que fiz de errado para merecer isto?”
Este breve(espero) resumo da curta vida do Ministério da Defesa é apenas para expressar minha opinião que nenhum presidente deste país teve a preocupação de colocar um homem(ou mulher) que estivesse a altura da importancia e responsabiidade de conduzir os destinos da Defesa Nacional. Enquanto o objetivo for apenas o preenchimento de cotas partidárias, viveremos essa aberração. Talvez algum dia apareça outro Pandiá Calógeras. Sds

Marcos
Marcos
9 anos atrás

ai, ai, ai…

Policia não vai poder mais atirar contra bandido desarmado em fuga!!!

Policial para bandido em fuga:

– E ai, bandido, cê tá armado ou desarmado?

Leonardo Ricelli
Leonardo Ricelli
9 anos atrás

esparro, essa idéia de que uma pessoa é técnica apenas por ter formação é um equívoco desgargalhado!

Pior ainda é o esteriótipo que as pessoas tem de que engenheiro civil é algo de especial e sinônimo de inteligência ou competência… SERGIO NAYA (que inclusive foi deputado) era eng. civil.

Marcos, isso em teoria e prática já acontece. Se um policial, no Rio de Janeiro, atirar em um batedor de carteira desarmado (ainda que sem saber) vai enfrentar muita lorota da mídia nos dias de hoje.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Pois é! Mas a coisa virou lei.

Leonardo Crestani
Leonardo Crestani
9 anos atrás

Pelo amor de DEUS generais, façam algo para nos livrar desses vermelhos nojentos!!!!

Requena
Requena
9 anos atrás

Dilma coloca como Ministro da Defesa o cara que construiu um Museu em homenagem a Marighella. E depois ainda mudou o nome de um colégio que se chamava Médici, para Marighella.

Ou seja, o chefe das Forças Armadas vai ser um fã do maior terrorista já combatido por elas.

Como disse o Vader, um tapa na cara dos comandantes militares.

eparro
eparro
9 anos atrás

Leonardo Ricelli 25 de dezembro de 2014 at 14:17 #

Bem, não sei quem aqui tem o estereótipo de que engenheiro civil seja especial, competente ou até inteligente? Eu, certamente, isto não disse. Talvez alguma interpretação de texto equivocada tenha levado à esta conclusão e bem equivocada, pois meu texto a isto não aduz.
Já, considerar que alguém que curse uma faculdade de engenharia não tenha conhecimento técnico pode ser discutível, entretanto equívoco esgargalhado é um excesso.
Em tempo, não creio que o famigerado Naya possa ser medida para balizar engenheiros civis, ao menos àqueles que conheço, não mesmo! Ainda mais sendo deputado, coisa que atualmente parece não recomendar muito qualquer pessoa.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

De modo geral, qualquer ocupante de qualquer pasta, tem uma visão errônea do que fazer por lá: vão fazer política de dentro do gabinete ao invés de resolver os problemas que lá existem, resultando que soluções não existem.

De resto, não o ocupante da pasta, mas o governo como um todo segue a agenda estabelecida no Foro de São Paulo. Leia-se: há o objetivo claro de transformar a América Latina numa nova União Soviética, e o Brasil seria a nova Rússia, uma espécie de Grande Mãe de bolsa aberta. O que se segue é simplesmente a entrega do patrimônio brasileiro à agenda bolivariana.

Militares? Há militares na Argentina, na Venezuela, na Bolívia e esses seguem o bolivarianismo. Há milicos de direita e há milicos de esquerda. Uma eventual intervenção militar pode resultar simplesmente em um aprofundamento do bolivarianismo no Brasil.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Claro, havia esquecido do Jaques Wagner: simplesmente mais um inútil.

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

Marcos,

Eu gostaria muito de concordar contigo acerca da inutilidade do Jacques Wagner.

Mas, ao contrário, creio que ele é muito útil – aos propósitos do Perda Total, lamentavelmente.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro Marcos,

Voce esqueceu que os EUA estao ai do lado…e dentro, e por dentro de tudo????

Tudo o que acontece no Brasil, e devidamente monitorado e analisado por agencias de inteligencia americana.

Qualquer conflito entre militares no Brasil, ou seja, uma guerra civil, resultaria em uma intervencao militar americana direta.

a.cancado
a.cancado
9 anos atrás

tadeumar, tenho 53 anos, então vivi, sim, aquele período, seguramente o mais nefasto da História do Brasil, que ao contrário do que você supõe, conheço muito bem.
E goste você ou não, a maldita ditadura, além de ter destruído a economia nacional, a deixado em frangalhos para que seu primeiro sucessor tentasse consertá-la, o que não poderia acontecer, já que ele era um dos principais líderes daqula tragédia, ainda por cima deixou de herança ao país essa corja imunda que nos infelicita com seu governo corrupto e incompetente, já que tanto Lula quanto o PT são crias da mente doente do general Golbery do Couto e Silva. Acredite, o que há de pior neste país, tudo que há de pior, é parte da herança maldita do regime militar.

Marcos
Marcos
9 anos atrás

tadeumar

Você esqueceu que agora existe o cumpanhero Obama, aquele que voltou a se relacionar com Irã e Cuba.

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
9 anos atrás

Como é difícil as pessoas aceitarem a democracia plena, a democrachia coxinha é só reclamar que os vermelhos fizeram, fazem ou farão desgraça e porcaria…

Como se inúmeras porcarias não tivessem sido feitas de FHC para trás e como as FFAAs brasileiras não tivessem dado um salto de centenas de quilômetros de onde estavam ao final do reinado tucano de FHC…

Engole o choro e deixe o Jaques Wagner mostrar ao que veio, é um ministro político e que acabou de ter uma experiência no executivo da Bahia.

Acho uma idiotice achar que o ministro de Defesa tem de ser um militar ou um civil estudioso do assunto. Um ministro é uma agente político e a questão é atitude do indivíduo ao lidar com a sua ignorância sobre o assunto.

Se trabalhar seriamente se cerca de pessoas para assessorar e usa-se o bom senso (sem arrogância) e com o tempo se toma pé pelos assuntos.

Ter sido aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro é o mais perto que ele passou das FFAAs e desde que ele entenda que tem de restringir suas manifestações de esquerda pois como Ministro da Defesa suas falas tem outro peso e dentro deste contexto, por exemplo, fazer apologia do Marighella ele tem de entender que tem que se adaptar e se abster de confrontar nos temas mais sensíveis aos seus comandados.
E fazer cara de paisagem pois é claro que os repórteres PIG vão perguntar justamente estas questões para abrir manchetes para gerar polêmica e intrigar.
Não pisar nas cascas de banana jogadas no caminho…

O Lula não entende patavinas de física nuclear, mas entende de política e percebeu a importância geopolítica e econômica do projeto do submarino nuclear e colocou-o em marcha…

O iluminado do FHC e todos antes dele não…

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
9 anos atrás

Quer saber joseboscojr qual o melhor quadro do PT para o ministério da Defesa do ponto de vista de preparo para a função ?
No quadro do PT sem sombra de dúvida é um ex-combatente guerrilheiro que sempre militou na comissão de Defesa enquanto Deputado Federal e que já trabalhou inclusive no MD como assessor do ministro.

José Genoíno seria a melhor indicação, infelizmente ele é obviamente politicamente inviável como ministro da Defesa tanto para dentro da caserna como para o mundo político. Se a Presidenta e “Comandanta-em-Chefa” é uma ex-guerrilheira, porque o Ministro da Defesa não poderia ser igualmente um ex-guerrilheiro mais qualificado pelo seu currículo político ?

Mas o cargo de Ministro da Defesa é mais político e não técnico.

Mais uma mostra que a argumentação geral sobre o tema é basicamente fútil…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
9 anos atrás

Nada está tão ruim que não possa piorar. Jacques Wagner é, de longe, a pior escolha para o MinDef. Ele se fez na Bahia como sindicalista e, governador, destruiu com o Estado. Como ministro da Defesa certamente será um desastre. Mas o pior mesmo é ver que a Gerenta fez a pior escolha mesmo tendo nome bem melhores como Aloízio Mercadante e Aldo Rebelo.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
9 anos atrás

E já que alguém falou no PROSUB como prova da suposta visão geoestratégica do Iluminado de Garanhuns, discordo frontalmente. A meu ver foi apenas o casamento da megalomania de alguns almirantes com o oportunismo que caracteriza o nonedáctilo caudilho. Irão gastar-se 21 bilhões de Reais quando a frota de superfície está caindo aos pedaços. com esse valor era possível resolver o PROSUPER, a questão das novas corvetas e ainda deixar o PRONAE encaminhado.

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Caro a.cancado,

Entao talvez voce tivesse preferido viver em uma grande Cuba, porque o que voce chama de maldita ditadura , evitou que o Brasil caminhasse nesta direcao, assim como toda America Latina estava indo para o mesmo buraco..

Essa corja imunda estaria governando o Brasil desde os anos 60.

O governo militar teve que contrair dividas porque o Brasil nao tinha recursos para fazer uma reforma economica e nem criar uma sociedade industrial.

Dos dois males, ou seja, transformar o Brasil em um pais comunista, ou ser governado por uma junta militar, a segunda opcao foi a melhor.

Aonde estaria o Brasil hoje..se nao fosse salvo pela Revolucao de 64???

Se voce acha que eu gosto de ditadura militar, voce esta enganado. E que te fique bem claro que eu estive no Exercito durante estes anos dificeis.

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
9 anos atrás

É Incansável és um _____________ difícil…

Jaques Wagner destruiu a Bahia e os burros dos nordestinos baianos elegeram para substituí-lo outro petista para acabar o serviço…

Tá legal…

E o Submarino Nuclear é um erro ?

Então camarada o que fazes aqui num site de assuntos militares ? Só para fazer pirraça ???

Tem cada uma que parece duas…

Sempre tentando diminuir o feito por quem não te apetece…

Imagino tua reação se fosse obra do FHC…

Comemore a visão estratégica dele que comprou um NAe francês usado por 12 milhões de dólares…

Isso que talvez valha para ti…

É estranhíssimo ver alguém que tem como nickname um nome de um navio de marinha (real Inglesa) fazer tão pouco caso da Marinha do Brasil querer obter/manter tanto o SNBr como o São Paulo como costumeiramente faz…
Incongruente ou ___________ mesmo…

Seguem o barco e o submarino…

COMENTÁRIO EDITADO.

NOTA DOS EDITORES: GILBERTO, NINGUÉM LHE FEZ ATAQUE PESSOAL, NINGUÉM MENCIONOU SEU NOME, NINGUÉM LHE PROVOCOU PESSOALMENTE, ENTÃO POR QUE PROVOCAR OU ROTULAR OS OUTROS?

PARA COMEÇAR MAIS UMA BRIGA INÚTIL?

PARA FAZER COM QUE OS EDITORES PERCAM NOVAMENTE O TEMPO, EM PLENO FIM DE ANO, TOMANDO CONTA DE MARMANJOS?

VÊ SE TOMA JEITO! DÁ UM DESCANSO!

Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

E segue o enterro…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
9 anos atrás

Meu caro Gilberto, simplesmente não consigo entender o porquê de sua reação, assim, tão destemperada. Mas vamos aos fatos:

– Jacques Wagner não foi, nem de longe, um bom gestor na Bahia. Hoje em dia os índices de violência no Estado são altíssimos e o orçamento apresenta um senhor rombo. E o candidato do seu partido foi eleito em grande parte pelo terrorismo eleitoral, algo que o PT entende bastante, que impingiu o medo nas camadas menos favorecidas da população. E como eu havia dito haviam opções muito melhores ( Mercadante e Aldo Rebelo, que possuem excelente trânsito entre os militares)

– Quanto ao Subnuc eu reitero o que disse. Antes de partir para um projeto dessa magnitude faz-necessário resolver a penúria que afeta outros setores da Marinha, que culminaram na desativação precoce de uma Inhaúma e no fato de que toda vez que precisa mandar uma Fragata ao Líbano a MB tem de canibalizar outra. Agora se você não consegue enxergar o que por demais se mostra obvio eu realmente sinto muito

tadeumar
tadeumar
9 anos atrás

Marcos,

Voce tem razao; existe o cumpanheiro Obama.

Lavo as minhas maos, porque eu nao votei nele.

Nao se se essa virada na politica externa americana tem a ver com as recentes eleicoes e a virada de poder no congresso, ou se e uma tentiva honesta de destruir a Cuba, via softpower.

Baschera
Baschera
9 anos atrás

Socorro…….. fica Amorim !!

Melhor um na mão do que dois voando….

Sds.

a.cancado
a.cancado
9 anos atrás

tadeumar, acho que ditadura, seja de esquerda ou de direita, é tudo a mesma porcaria. E tivemos uma para evitar a outra, só que não adiantou nada, pois a que tivemos nos deixou de herança os que hoje estão no poder. E só não vivemos numa ditadura hoje, porque os tempos são outros, e o Brasil amadureceu politicamente, e não suporta mais esse tipo de regime, seja de um lado, ou de outro do espectro político-ideológico. O fato é que Lula e o PT são resquícios daqueles tempos nefandos, e os que mandavam nos milicos naquela época, são os mesmos que hoje mandam no PT, os sarneys, collors, malufs, delfins, etc, de sempre, ou seja, trocamos seis por meia dúzia. Pobre país, este nosso, tentando se equilibrar entre boçais corruptos de direita, e oportunistas corruptos de esquerda. Por isso jamais deixaremos de ser esse arremedo patético de republiqueta de bananas, infelizmente.

juarezmartinez
juarezmartinez
9 anos atrás

Corsario137 23 de dezembro de 2014 at 21:47 #

Vixe!

Juarez????? Kd Jezuis????

Caro Corsario 137! Cada povo tem os governantes que merece.
Eu quero mais é que o circo pegue fogo, que o Brasil se exploda com todos os seus politicos corrutos, nefastos e que só pensam no “pudê” e em si próprios, porque nós Gaúchos estamos nos mexendo em se Deus quiser, um dia vamos mandar esta bost…. de país para o lugar que merece e vamos ter o nosso país, do nosso jeito, do zero, e que os Bahianos e demais partidários do dito cujo aí de cima se virem com esta gente.

Grande abraço

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

“…… o cara é engenheiro……”

Pois é, o Paulo Maluf também,

O Zé Dirceu Advogado,

e por ai vai ……….

O que penso dessa pessoa esta no face da Revista Forças de Defesa.

Me recuso a tecer comentários sobre esse …………..

Galdério, Caro Amigo Juarez

Não discrimina não, pode por nessa,SC, PR e SP (nosso interior é bão e uma parte significativa da Gde. SP é normal)………… rsrsrs

Abraços