Kryptus traz o CPS para a Mostra BID Brasil
Luiz Medeiros – Enviado Especial para Forças de Defesa
Pela segunda vez presente na Mostra BID Brasil, a Kryptus trouxe alguns de suas soluções em hardware par exposição além de seu portfolio com demais soluções. A empresa é 100% pioneira no mercado de segurança de informações no Brasil e uma referência em seu nicho de mercado.
A Kryptus possuí hoje um forte vínculo com a área de Defesa no Brasil estando desde 2012 envolvida com o SISFRON (Sistema de Monitoramento de Fronteiras do Exército Brasileiro) como fornecedor de sistemas de cifração e enlaces CommGuard à empresa Savis do grupo Embraer Defesa e Segurança, assim como a empresa também está envolvida no projeto do LINK-BR2 da Força Aérea Brasileira juntamente a Mectron, do grupo Odebrecht Defesa e Segurança.
A grande novidade nesta exposição foi a vinda do Cripto Processador Seguro (CPS). um processador dual-core de uso geral com avançados mecanismos de segurança especialmente desenvolvidos para aplicações críticas.
O processador é capaz de executar somente código assinado, e proteger tanto os dados quanto os aplicativos contra leitura ou modificação e permitindo proteção 100% à memória RAM. O CPS foi projetado e desenvolvido pela Kryptus sendo um projeto nacional e ímpar no mercado.
O CPS pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações como: VANT’s , Rádios Cifrados, Urnas Eletrônicas de Votação e IPS/IDS, VPN (Virtual Private Network), Módulos de Segurança Criptográficos (HSM) entre outros.
Especificações do CPS:
Desempenho
- Clock de até 500MHz
- AES-256: até 4Gbps
- SHA-512: até 6Gbps
- Memória: até 4GB DDR2 RAM
Criptografia
- RSA (PKCS #1 V2.1) (1024 to 8192 bits)
- ECDSA (NIST FIPS PUB 186-3)
- ECDH (curvas NIST e SECG)
- AES (FIPS 197 128, 192 e 256)
- DES/3DES (FIPS 46-3)
- SHA-2 (FIPS 180-2)
- Certificados x509v3
Compatibilidade de software
- Linux kernel 2.6.X
- OpenSSL 1.0.X engine
- Biblioteca criptográfica RELIC
- Gerador de números aleatórios
- Interno, baseado em hardware
- Atende à norma AIS-31 P2
Periféricos
- PCI-SIG PCI 32bit 33MHz
- USB 2.0 host/device
- I2C, serial RS232, SPI
- 2 x PS/2
- 2 x Ethernet
Características físicas
- 484 Fineline BGA
- Consumo de Potência: até 2W
- Temperatura: operação 5oC a 70oC armazenamento -30oC a 70oC
Em breve traremos mais novidades da Kryptus obtidas na BID Brasil.
Excelente!
Agora, cadê a integração entre projetos da industrua nacional? Desenvolvemos um processador criptografado pra usar em que? Será que este hardware não poderia estar sendo utilizado no KC-390? Ou quem sabe não poderia ser utilizado na CV-03?
A Kryptus está de parabéns. Isso sim é salto tecnológico.
Fazer míssil, canhão, aeronaves, embarcações, veículos e outros, é fazer commodity. Qualquer tipo de entidade com capital para investir pode fazer.
Componentes eletrônicos, sensores ópticos e software de ponta, são muito mais difíceis de se obter know-how porque evoluem muito rapidamente além de envolver áreas do conhecimento de vanguarda. Porém, demandam escala comercial muito maiores para se manterem atualizadas. O que significa que não adiantará nada se essas conquistas não vierem acompanhadas de encomendas, pois, perder-se-á.
Save Kryptus!
Parabéns ao Gallo e Luiz, Abs
Guizmo