Israel chama Brasil de ‘anão diplomático’ por convocar embaixador

bandeiras

bandeiras

ClippingIsrael lamentou nesta quinta-feira (24) a decisão do Brasil de chamar para consultas seu embaixador em Tel Aviv, uma decisão que, segundo o governo israelense, “não contribui para encorajar a calma e a estabilidade na região” e chamou o país de “anão diplomático” por causa do gesto. O porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Yigal Palmor, disse que a decisão brasileira “não reflete o nível de relação entre os países e ignora o direito de Israel defender-se”. De acordo com a publicação “The Jerusalem Post”, Palmor afirmou que a medida “era uma demonstração lamentável de como o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático”. “Israel manifesta o seu desapontamento com a decisão do governo do Brasil de retirar seu embaixador para consultas”, diz comunicado da chancelaria israelense. “Esta decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e estabilidade na região. Em vez disso, elas fornecem suporte ao terrorismo, e, naturalmente, afetam a capacidade do Brasil de exercer influência. Israel espera o apoio de seus amigos na luta contra o Hamas, que é reconhecido como uma organização terrorista por muitos países ao redor do mundo”.

O governo brasileiro convocou para consultas o embaixador em Tel Aviv após considerar “inaceitável a escalada de violência” e condenar “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza”. A Confederação Israelita do Brasil também divulgou uma nota nesta quinta manifestando sua “indignação” com a posição brasileira. A confederação diz compartilhar da “preocupação do povo brasileiro e expressa profunda dor pelas mortes nos dois lados do conflito. Assim como o Itamaraty, esperamos um cessar-fogo imediato.”

Entretanto, o grupo critica o governo brasileiro por eximir “o grupo terrorista Hamas de responsabilidade no cenário atual. Não há uma palavra sequer sobre os milhares de foguetes lançados contra solo israelense ou as seguidas negativas do Hamas em aceitar um cessar-fogo. Ignorar a responsabilidade do Hamas pode ser entendido como um endosso à política de escudos humanos, claramente implementada pelo grupo terrorista e que constitui num flagrante crime de guerra, previsto em leis internacionais.”

Nos 17 dias de ofensiva militar em Gaza, pelo menos 733 palestinos e 35 israelenses morreram. Além disso, 4.600 palestinos ficaram feridos.

FONTEG1

0 0 votos
Classificação do artigo
83 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
pedro oliveira
pedro oliveira
10 anos atrás

Israel apenas a verdade. A diplomacia do Brasil é lastimável. Esse governo apoia ditadores, adora Venezuela e Cuba, abaixa a cabeça para Bolívia, perdoa dívidas de países africanos e nesse comunicado “esqueceu” de condenar o ataque do Hamas a civis.

ernani
ernani
10 anos atrás

Concordo.
Se há desproporção entre ataque e defesa, há que ser repreendido também e principalmente, quem iniciou a agressão.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Que se podia esperar do governo petista se não isso? É uma pataquada atras da outra. So pra recordar:

1) Encampação de instalações e aumento unilateral do gás da bolívia ( a minuscula é proposital).
2) Encampação de obras de empresa brasileira no equador por rafael correa.
3) Aumento da energia do paraguai ( triplicou)
4) Protecionismo da argentina usando de manobras alfandegárias.

Em todas estas ações, houve omissão criminosa do governo lula ou o que é pior conivência ideológica expressa.

Indo mais atras, tentativa de negociação do programa nuclear do Irã, passando fiasco perante a comunidade internacional.

Pois bem, independentemente de estar ou não havendo excesso de força por Israel ( eu acho que sim, pois defendo método diferente para suprimir os radicais), um governo que nada diz sobre a ditadura cubana e os abusos por ela praticados desde 1958, pelo contrário, a apoia e financia, não tem moral para apontar seu dedo sujo pra ninguem. Antes de estar se metendo onde não foi chamado, deveria estar cuidando é dos interesses nacionais. Se os palestinos merecem esta “ação diplomática pífia”, por que não o merecem os cubanos, especialmente os médicos cativos do programa fraudulento?

Não é anão, é pigneu diplomático. E a culpa é de pascácios desinformados como lula e dilma, e de espertalhões como o seu MAG ( este nome so é bom na metralhadora).

Perderam uma boa oportunidade ( mais uma) de ficarem quietos. Asco e vergonha é o que deles exala. E nos tomamos mais uma nos dedos na diplomacia. Podiamos ter ido dormir sem esta.

Corsario137
Corsario137
10 anos atrás

Esse governo não me representa. Peço desculpas ao povo de Israel por essa atitude desses políticos que por ora estão no poder.

lppassos2000
lppassos2000
10 anos atrás

Sem comentários…….

Pangloss
Pangloss
10 anos atrás

A declaração israelense é INACEITÁVEL, pois veicula preconceito contra os anões.
Onde já se viu, relacioná-los à diplomacia brasileira!!!!
Pela dignidade dos anões!

Rogério
Rogério
10 anos atrás

Pangloss
24 de julho de 2014 at 17:47

kkkkkkkkkkkkkkkkk

juarezmartinez
juarezmartinez
10 anos atrás

A declaração da diplom,acia Israelense expressa o que o mundo ocidental sobre a ministério das relações exteriores norteado pela ideologia politicas dos barbudinhos do Itamaravilha e não pelas expressão de nação.
Vergonha e mais vergonha é só que esta gente nos faz passar.
Nem em 100 anos vamos recuperar a credibilidade, somos um páis de ladrões, picaretas e espertalhões.

Grande abraço

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Mas a Dilma tá certinha. Ora, onde já se viu reagir só por conta de 2000 foguetinhos?
Fosse lá uns 50 mil, 100 mil, mas só 2000? E naquele país daquele tamanho? E nem tão acertando direito e tá morrendo pouca gente!
Ora sim senhor!
Onde vamos parar!
Nananinanão!
Tem que chamar sim o embaixador e tem que dá um sacode leão nele, mesmo ele não tendo nada a ver com a coisa toda.
Ora sim senhor!!!!
Só 2000 e essa valentia toda?
Eh povinho agressivo esses judeus!
Nervosos…

Guilherme Poggio
Editor
10 anos atrás

É duro ouvir a verdade.

Isso que dá se meter em assuntos onde não pode influir e se excluir de assuntos onde DEVERIA influir.

Em segue a nossa política externa sem rumo e sem nexo.

eduardo.pereira1
eduardo.pereira1
10 anos atrás

Uma vergonha a mais que nos fazem passar . Que nos perdoem os israelitas por uns representantes tao infelizmente sem noção !!!

Uitinã
Uitinã
10 anos atrás

E pensar que foi desse anão Diplomático, pelas mão de Osvaldo Aranha que foi um dos primeiros a ratificar a criação do Estado Israelense.

Pelo que eu saiba o brasil e “Independente” desde de 1822 e se quiser pode convocar chamar de volta fechar embaixadas se quiser, e direito brasileiro, eu até concordo que nossa politica externa e uma porcaria, só sabe falar grosso quando não e preciso e afina quando e necessário.

Mas convenhamos o Iron Dome tá se mostrando mais que eficiente ao deter os foguetes do hamas, a resposta israelense está se mostrando desproporcional não tirando a culpa do Hamas que e o maior culpado, mas e inaceitável e revoltante ver mulheres e crianças sendo mortas como gado.

E aliás se somos tão irrelevantes assim por que tanto alarde assim, por que notas tão agressivas espero mesmo que o Itamaraty mostre firmeza se não só vai escancarar de verdade o anão diplomático que somos.

lppassos2000
lppassos2000
10 anos atrás

Não quero discutir os erros ou acertos do governo brasileiro!!!! Embora tenha achado esse discurso do diplomata judeu ironizando o Brasil com futebol de uma inutilidade e infantilidade ridícula, mas é um direito dele protestar da maneira que bem entender.

Mas de fato o que está havendo em Gaza é um verdadeiro massacre 797 palestinos mortos contra 35 judeus(dados de hoje), sabemos que foram lançados pelo Hammas mais de 2000 foguetes de fundo de quintal contra o território judeu, Israel tem que se defender, isso não se discute, mas quantos destes foguetes passaram pelo escudo anti-misseis e causaram estragos e mortes ao povo israelense?

Uma força armada tão poderosa como a israelense invadindo o território palestino matando e exterminando sob alegação de estar agindo para se defender, mesmo agindo de maneira desproporcional pode?

São mais de 130 crianças palestinas mortas, uma escola bombardeada, um prédio da ONU e a comunidade internacional tem que bater palmas e nada fazer?

O Hammas utiliza civis como escudo? Sim todos sabem, mas então se um local tiver 1000 civis e 10 terroristas irão matar todos estes civis para “exterminar” os terroristas?

Israel tem todo direito do mundo em se defender, mas se nada for feito, se não houver um cessar fogo imediato, isso vai virar um genocídio.

Concordo com o Uitinã: Se somos tão irrelevantes por que tanto alarde assim, por que notas tão agressivas.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Uitinã, joseboscojr e demais colegas

Sugiro acrescentarem em seu facebook:

Israel Defense Forces

Verão imagens, fotos, filmes quase em tempo real.

Sem essa que trata-se de departamento governamental.

Imagens e fatos reais.

Diferente do que a Rede Goebbels, a Globo Goebbels News e a imprensa anti semita difundi mundo afora.

Shalom aleikhem

http://img.historiadigital.org/2009/12/Judeus-e-Muculmanos.jpg

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Lord Vader,

peço sua licença e reproduzo:

“Vader
22 de julho de 2014 at 21:31 #

Depois de todo o blá blá nhém antisionista de sempre, noves fora, resta uma única verdade:

Israel não tergiversa, subordina ou terceiriza a sua segurança para ninguém. Nem ONU, nem Rússia. Nem OTAN, nem EUA. Nem Liga Árabe nem OPEP. NINGUÉM se mete com o pequeno Davi, e em última instância eles tem uma centena de bombas atômicas para provar seus argumentos.

Israel NUNCA abrirá mão de seu direito de defesa e sobrevivência. Os pais da pátria, muitos deles sobreviventes do horror nazista, sabem bem o que significa estar desarmado perante cães de guerra.

Enquanto o Hamas e outras organizações palestinas não renunciarem à Jihad como método e à destruição de Israel como objetivo, não haverá paz. E essa guerra que já dura 50 anos vai durar mais uns 5.000 anos. E Israel vai vencer no final.

Se a renúncia à destruição de Israel não trará a paz, que alguém me responda: porque os palestinos da Cisjordânia, controlada pela ANP, estão em paz? Porque a guerra só se limita à Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas?

Essa ação israelense, desta vez, não irá parar enquanto o Hamas não for destruído. Pra sofrimento do povo de Gaza, que não consegue mandar seus carcereiros do Hamas pros quintos dos infernos.

Sds.

Vader
22 de julho de 2014 at 21:38 #

PS: no que toca à cobertura da guerra, a imprensa ocidental esquerdista e relativista é uma vergonha moral. Se limitam a fazer a contabilidade de mortos, como se isso explicasse ou resolvesse alguma coisa.

O lado bom é que desta vez o povo israelense sabe o que está fazendo. O apoio à ofensiva em Israel é inédito nas últimas décadas.

De fato, um dia o cabra se cansa de viver tendo cinco minutos pra correr prum abrigo antimísseis.

Uma geração inteira de israelenses só conhece a vida na Intifada, raramente viu um palestino de perto, e já não dá a mínima se eles se colocam no meio de hospitais ou escolas para aumentar o número de mártires da contabilidade macabra da imprensa esquerdopata ocidental.”

Quantos Israelenses teriam morrido:

https://www.youtube.com/watch?v=WHH6MRmw_Jo

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

“Carlos Alberto Soares
23 de julho de 2014 at 2:11 #

O primeiro lançamento de armas destrutivas foi do Hamas.

Nas primeiras 36 horas cerca de 800 foguetes.

1.- Fronteira de Gaza com meu Tio David, hiper vigiada.

2.- Espaço aéreo sobre Gaza fechado, controlado pelo meu primo Jacob;

3.- Acesso pelo mar para Gaza, bloqueado, meu outro primo Ezra cuida disso e

4.- Não estamos mais falando de foguetes artesanais que eram lançados a não muito tempo.

Pergunto:

A) Esse p…..ta monte de foguetes vieram de quem e por onde entraram em Gaza ?

B) Caso meu primo Rafael não tivesse desenvolvido o Iron Dome, qual seria o resultado ?

Importante:

Não dou ênfase ao número de mortos para nenhum dos participes, pois considero 40 ou 600, 1 ou 10 para ambos tragédia para as famílias honradas.

Porquê o conflito desenfreado voltou depois que Al-Fatah se reconciliou com o Hamas e/ou vice versa ?

lppassos2000
lppassos2000
10 anos atrás

E essa guerra que já dura 50 anos vai durar mais uns 5.000 anos. E Israel vai vencer no final.

Vitória em uma guerra que vai durar milhares de anos? Os dois lados já perderam!!!!!

O povo de israel já não dá a mínima se eles se colocam no meio de hospitais ou escolas para aumentar o número de mártires da contabilidade macabra da imprensa esquerdopata ocidental.

Quer dizer que os judeus podem varrer do mapa todo o território da Faixa de Gaza e exterminar todo o povo Palestino para viver em paz? Como se isso fosse trazer a paz a Israel!!!!

Então que o povo judeu que sofreu tanto como Holocausto, hoje tem o direito de causar um Holocausto ao povo palestino?

mmartins2
mmartins2
10 anos atrás

Lamentável a nossa diplomacia. Metemos o bico aonde não somos chamados e ainda levamos pito.
Desde que esses boçais petistas assumiram a presidência, só temos feito lambança. Apoio a Ahmadinejad, Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia desapropriam propriedades brasileiras e abaixamos a cabeça. São um bando de amadores isso sim, e ainda acham que estão abafando a ponto de soltarem nota condenando Israel.
É triste ver nosso país sem rumo no front domestico e internacional.
Levaremos décadas para reparar o desastre que tem sido o PT na condução do país.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

O sistema Iron Dome tem capacidade de interceptar foguetes com até 70 km de alcance. Os atuais foguetes estão chegando a mais de 100 km de alcance e são imunes ao Iron Dome, e já cobrem quase que todo Israel.
Foguetes com 100 km de alcance não são feitos no fundo do quintal. Ou estão vindo de fora ou há a participação de toda a sociedade, que não só aceita que suas escolas sejam usadas como base de lançamento de mísseis com ajudam a fabricá-los, pouco se importando com as crianças inocentes que lá estudam.
Só com a entrada em operação, sabe-se lá quando, do sistema David Sling, é que esses foguetes poderão ser interceptados.
Não há milhares de mísseis Tamir, que compõe o sistema Iron Dome, pra dar conta de tantos foguetes. Se não está ocorrendo milhares de mortes por conta dos ataques a Israel é porque os foguetes não estão atingindo grandes centros populacionais ou o sistema de aviso prévio está funcionando à contendo, dando tempo dos civis se protegerem nos abrigos, ou ambos.
Creditar ao Iron Dome a pouco ocorrência de vítimas do lado israelense seria exagero.
Outra possibilidade é que Israel estaria mentindo e não foram disparados tantos foguetes assim. (????), dado à reduzida quantidade de vítimas frente a tantos foguetes.
Quanto aos palestinos, eles podem até odiar os israelenses, mas temem mesmo é o Hamas, caso contrário já os teriam expulsados de lá. Pelo contrário, apesar dos métodos usados pelo grupo armado, não se vê nenhum palestino chorando e xingando o Hamas. A culpa é sempre de Israel.
Ninguém questiona os métodos do Hamas, só os israelenses são criticados. Para a imprensa internacional, o Hamas é igual a louco e índio no Brasil: inimputável.
Palestino não liga do Hamas usar o quintal da sua casa pra jogar foguete em Israel. A imprensa internacional não questiona os métodos do Hamas. A grande maioria da população mundial condena Israel e se cala em relação ao Hamas.
Os milhares de foguetes do Hamas, caso acertassem ou caso os israelenses fossem displicentes, teriam produzido mais de oitocentas e tantas vítimas em Israel, só que não acertaram. A pontaria de Israel é melhor e por isso são condenados.
Se o volume do ataque fosse pequeno, ou seja, meia dúzia de foguetes, a resposta de Israel seria exagerada, acontece que o volume é grande (salvo se for mentira de Israel). A resposta é adequada, o que é exagerado é a quantidade de vítimas.
E sem querer desmerecer o Osvaldo Aranha, mas ele estava no lugar certo na hora certa. Fosse o ET de Varginha que estivesse presidindo a sessão na Assembleia Geral da ONU e o Estado de Israel teria sido criado do mesmo jeito.
E se o governo brasileiro chama seu embaixador em Israel mas não cobra explicações do Hamas, legitimamente eleito pelo povo palestino, ele sinaliza que acha errado Israel se defender mas aceita como legítimos os métodos do Hamas.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Foguetes baseado em modelo Chinês, o Bosco pode nos dar uma aula sobre tais foguetes.

Fornecedores: Irã e Syria.

Entraram pela fronteira de Gaza com o Egito, quando a irmandade Mohamed Mursi estava no poder.

Milhares de unidades e armamentos.

O “Instituto” sabia e foi informado dos detalhes pela comunidade de informações do vizinho e inclusive o equivalente das famílias Faisal e Saud.

Israel aguardou o movimento e/ou lance dos radicais.

Entenderam em parte porque os militares voltaram ao poder no Egito ?

Entenderam em parte porque o SI dos Faisal e Saud voltaram a “conversar” com o Instituto ?

Com exceção da “Adolf Eichmann Al Jazeera” vocês estão vendo algum país de peso Árabe ter um ataque de “chiliques” ?

Chamaram nossa diplomacia de anã, não o povo brasileiro, é muito diferente.

Vejam as imagens do modus operandi do hamas.
https://www.facebook.com/idfonline?fref=ts

Israel Defense Forces

Quem frequenta este espaço com críticas já esteve em Israel e no Líbano ?

Não por uns poucos dias para visitar o mar morto e Jerusalém, Beirute ou Byblos.

Lamento pelas vítimas honradas de ambos e suas famílias. Lamento pelo terror psicológico que permanecerá na mente e alma de ambos.

Morte aos que querem destruir Israel.

“Se o mundo tem uma opinião, não quer dizer que temos de aceitá-la.”

Nir Barkat

Shalom Adonai

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Estimado Bosco

joseboscojr

24 de julho de 2014 at 22:19 #

Perfeito.

Fácil ser pedra, difícil ser vidraça.

“Fosse o ET de Varginha que estivesse presidindo a sessão na Assembleia Geral da ONU e o Estado de Israel teria sido criado do mesmo jeito.
E se o governo brasileiro chama seu embaixador em Israel mas não cobra explicações do Hamas, legitimamente eleito pelo povo palestino, ele sinaliza que acha errado Israel se defender mas aceita como legítimos os métodos do Hamas.”

Todo vosso texto é irrepreensível, mas destaco acima.

Chaver,

Ani rotseh shalom

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás
lppassos2000
lppassos2000
10 anos atrás

Caro Bosco,

Eu Leonardo em nenhum momento apoio o que faz o Hammas, ou disse que foram meia dúzia de foguetes, apenas disse que eram foguetes de fundo de quintal, não dá para comparar a tecnologia tosca deste artefatos com a capacidade do arsenal judeu. Todos sabemos que grupo terrorista Hammas é uma milícia que detentora do poder na Palestina que governa e oprime seu próprio povo.

Israel tem todo o direito de se defender, mas está havendo uma desproporção de força absurda, os judeus invadiram o território palestino com equipamentos de última geração e dizem que as mortes de civis são efeitos colaterais, não estamos na década de 40.

Não me leve a mal, mas são quase 800 palestinos mortos até o momento em menos de duas semanas de invasão, sendo que dentre estes mortos mais de 130 são crianças, se isso pode ser considerado apenas “efeito colateral”, não faço mais ideia do que seja o valor da vida humana, e um erro não justifica o outro.

Quer dizer então que vida das crianças palestinas, e de seus civis em geral tem menos valor que seus pares judeus?

Tem que haver um cessar fogo imediato, pois como disse anteriormente, se nada for feito e as forças de defesa de Israel permanecerem agindo desta forma haverá um genocídio.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Quem começou o ataque foi o Hamas, que é o governo palestino.
Eles sabiam quando e onde atacariam.
Alguém sabe quando começaram a cavar as trincheiras pra proteger a população palestina?
Alguém sabe quando os palestinos foram avisados a permanecerem afastados dos locais de lançamento de foguetes por meio de megafones, sirenes ou panfletos?
Há foguetes na Faixa de Gaza, mas não há sirenes e megafones para avisar a população que um ataque será desferido e que um contra-ataque é esperado?
A população foi instruída a fazer porões reforçados e a acumular água e comida?
A população foi instruída a encher sacos de areia e colocar nas janelas e portas?
A população foi instruída a guardar medicamentos e curativos?
As crianças continuam indo às aulas? No meio da guerra?
Os militantes estão usando pontos ermos como bases de lançamento, onde a população é proibida de se aproximar?
A população é incentivada ou obrigada a ficar exposta?
Por que há tantas vítimas palestinas e poucas vítimas israelenses apesar de terem sido lançados 2000 foguetes?
Será mérito dos israelenses ou demérito dos palestinos?
São os israelenses que têm que se preocupar com a população do país inimigo?
OU sera´que os palestinos estão fazendo tudo pra se protegerem mas o ataque israelense é tão destruidor que nada adianta?
Alguém sabe me dizer quais as medidas que o governo da Faixa de Gaza tomou antes de começar o ataque?

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Amigos, agora estamos chegando no ponto que referi em outra postagem. A questão não é a defesa em si, mas o método usado, que favorece as pretensões do Hamas. Pra eles quanto pior melhor.

Os foguetes geram poucas vítimas pela imprecisão. Mas faz tempo que não são de fundo de quintal. Ai entra a questão: como estrangular esta produção.

Tudo cai naquilo que falei. esta guerra se ganha com operações especiais e psicológicas. Não com força bruta.

Quanto ao sistema iron dome, atentar para um aspecto importante que também referi na outra postagem: o econômico. Além da ofensiva terrestres paralisar a economia israelense, o Hamas sai ganhando na equação econômica de gastos. Com foguetes relativamente baratos impõe bilhões em gastos. Supondo que tenham sido interceptados 80% dos foguetes e que para cada um sejam dois misseis, seriam 3200 artefatos. Qual o preço disso para Israel? Por quanto tempo se pode pagar isso?

Quanto ao motivo das notas é simples: mais uma vez este governozinho de quinta está se metendo onde não foi chamado, enquanto se omite em vista da ditadura cubana e dos atos dos bolivarianos, como acima falei, e agindo de forma contraditória. Israel está dando um recado muito útil ao Brasil, cuja diplomacia outrora estaria resolvendo a questão como mediadora e não fazendo politicagem na hora errada. So pra lembrar temos, muita coisa em relação a eles, a começar pelos F5 e estavam estudando a modernização do M109 ( que acabou ficando com os EUA). O que temos a ganhar com esta atitude pueril deste governo demagogo e o que temos a perder? Muito mais a perder, e não acresce nada. Nota de repudio e chamada de embaixador até burundi e o gabão podem fazer e terá a mesma eficácia: nenhuma. Lá o pau continua comendo.

E pra finalizar vejam o estrago do governo lula/ dilma ( mais um). A não muito tempo atras, a diplomacia brasileira era das mais qualificada do mundo, e lograva alta respeitabilidade e credibilidade, sempre mantendo posições sensatas e independentes relativamente ao menos, das tendência políticas dos ocupantes do executivo. As burradas daquele néscio e da sua discípula jogaram uma reputação centenária no lixo. Hoje todos nos olham com desconfianças. Não temos mais uma diplomacia isenta, técnica e respeitada. Hoje ela é vista apenas como mais um instrumento político ideológicos destes retardados. Quantas décadas até nos livrarmos desta pecha?

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Leonardo,
Tem que haver um cessar fogo, mas não depende só de Israel. Pelo menos até onde eu sei.
Posso estar errado!
Mas de qualquer forma, o que acho estranho é o fato dos métodos de Israel serem questionados e inclusive haver um movimento pedindo que providências sejam tomadas contra israel, mas em nenhum momento o Hamas é questionado, nem pelo fato de terem iniciado o conflito, nem pelo volume do ataque que perpetraram e muito menos, e isso é o que me deixa mais estupefato, pelo descaso com a população civil dentro da Faixa de Gaza.
O que adianta Israel parar de atacar se a Faixa de Gaza continuar a ser governada pelos mesmos que tratam a população como bucha de canhão?
Ninguém, nem dentro nem fora da Faixa de Gaza questiona o Hamas.
Por exemplo, para o atual governo brasileiro, o Hamas é igual a um jovem viciado em crack e cola de sapateiro, que tem meia dúzia de filhos com meia dúzia de garotas diferentes e já teve mais de 20 “passagens” por assalto a mão armada e homicídio.
Esse criminoso é a vítima perfeita. Ele é assim porque foi estuprado quando criança, porque não foi ao shopping, não foi ao cinema, porque não estudou em escola particular e porque não usa Nike.
Por isso é um coitadinho vítima das circunstâncias e pode tudo.
Já Israel é a perfeita figura “das elite”.
O Ocidente, na sua onda do politicamente correto está numa fase de expiação e tudo que o representa é considerado mal e corrupto, e tudo que representa uma oposição ao Ocidente é bem vindo.
Todo mundo pede a cabeça de Israel e eu acho isso justo, agora, junto com esse discurso tem que ter outro, atrelado, colado e misturado, pedindo a cabeça do Hamas. Pedindo uma intervenção da ONU dentro da Faixa de Gaza.
Agora, será que os palestinos lá dentro vão gostar? Será que eles preferem o Hamas ao invés de uma intervenção da ONU?

eparro
eparro
10 anos atrás

7 a 1 da Alemanha;
7 a 0 de Israel;

Próximo!

Ó Pátria amada e tão solapada.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Colombelli,
Se dois mil foguetes foram disparado e se metade foram direcionadas corretamente contra áreas habitadas, duvido muito que mais de 10% tenham sido interceptados.
Duvido que mais de 200 Tamir foram disparados nesse curto espaço de tempo.
As poucas baixas israelenses se deve ao alerta e as medidas de proteção à população. São devidas as medidas de proteção que o governo de Israel elaboraram com antecedência, coisa que o Hamas parece não ter feito, apesar de saber com antecedência o dia e a hora que iniciariam os ataque e apesar de saber que estavam atacando um país militarizado até as entranhas e que não mede consequências na defesa de sua população.
O Iron Dome tem uma grande função midiática e pouca função prática, mesmo porque ele não foi projetado para a defesa contra um ataque maciço e nem cobre todo o território israelense. Sem falar que seu desempenho decai na medida em que se afasta muito da Faixa de Gaza. Os folheto informativos do sistema Iron Dome dão conta que ele é capaz de interceptar mísseis com até 70 km de alcance.
Foguetes com mais alcance são capazes de furar a defesa do Iron Dome.
Não sei bem as distâncias, mas Tel Aviv deve ser o limite de proteção que míssil permite, de foguetes lançados da Faixa de Gaza.
Sem falar que o sistema tem um defeito crônico. O míssil usa uma ogiva de fragmentação e uma espoleta de proximidade, não impactando diretamente com o alvo, o que pode não ser suficiente para fazer a ogiva do foguete explodir.
Moral da estória, o artefato em trajetória balística irá cair do mesmo jeito e provocar danos e baixas.

eparro
eparro
10 anos atrás

Quando sequestraram os três jovens israelenses, que intuito tinham? Podiam ter barganhado por prisioneiros, por qualquer coisa, como já fizeram incontáveis vezes, mas não o fizeram. Ao contrário, os jovens foram rapidamente mortos e encontrados por Israel. Bem, que tipo de reação poderia ter o governo de Israel? Aquela que todo o mundo já conhece, que é a reação desmesurada.
Mudando um pouco de foco, quando Rússia invadiu a Criméia e anexou-a a seu território, a Ucrânia declarou guerra à Rússia? Óbvio que não! Ucrânia não quer arrumar briga com a Rússia. Penso eu que devido a desproporção de forças. Ninguém, em juízo perfeito, provoca uma ação da qual tem certeza que terá prejuízo.
Hamas não! Hamas, mesmo sem ter apoio de seus pares ou até, quem sabe, por não ter apoio de seus pares jogou uma cartada inconsequente. Provocou Israel com vara curta. Sabe-se lá o que imaginava? Talvez apoio de seus pares? Talvez condescendência internacional, pela sua causa. Talvez uma porção de coisas. Mas uma coisa não me sai da cabeça, Hamas tinha certeza do que aconteceria em Gaza. A meu ver, Hamas tinha certeza do massacre. Por que será que, mesmo diante do sofrimento insuportável que a população de Gaza está sofrendo, nenhuma negociação de paz ou trégua ou qualquer coisa, que cesse a mortandade, tenha sido efetivamente feita até agora?
Ah, e uma coisa que jamais tive conhecimento em conflito armado é aquela em que um agressor deliberadamente avisa antes onde vai atacar.

lppassos2000
lppassos2000
10 anos atrás

Bosco

Eu sei o Hammas começou tudo, que a solução não é simples, quanto ao governo brasileiro é apenas mais uma de tantas “cagalhopanças” feitas e eu prefiro nem me aprofundar, mas penso que se o Itamaraty tomou essa posição que permaneça com ela até o fim, pois como disse Uitinã se mudar de posição mostrará fraqueza, o certo seria condenar as duas partes como o Brasil foi um dois primeiros países do mundo a reconhecer o Estado da Palestina, na verdade um estado sem território, deveria ser também um dos primeiros a questionar o Hammas, mas isso nunca irá acontecer.

Sabemos também que mesmo que fosse criado um estado palestino a paz não estaria garantida, pois para a maioria dos palestinos e árabes o simples fato de Israel existir é uma afronta, mas de alguma forma iria atenuar um pouco a tensão, assim como todos sabem que o Hammas é um câncer na região uma milícia terrorista que usa a população como escudo e tudo mais, no entanto, nada justifica os excesso cometidos pelas forças de defesa de Israel infinitamente superiores na região, tem que haver um solução, não sei qual, mas no mínimo um cessar fogo imediato, pois se em cerca de 2 semanas quase 800 palestinos foram mortos, se o conflito permanecer por mais 6 meses a população palestina será dizimada.

No mais, Israel está caindo como um patinho na estratégia do Hammas que não é vencer o conflito, até porque não há a menor chance dada a disparidade colossal das forças envolvida, mas a opinião pública mundial aos poucos está se voltando contra Israel, que de “vítimas” passarão a ser os “vilões”, e se há uma possibilidade remota para que a palestina pleiteie com ainda mais força e apoio a criação de um estado Palestino de fato, talvez estejam construindo o momento certo, bom neste caso são apenas suposições.

Vader
10 anos atrás

A diplomacia brasileira sob a batuta do governo do PT se transformou não numa anã diplomática propriamente dita, mas numa anã MORAL. E isso senhores, creiam-me, é muitíssimo mais grave.

A ÚNICA diretiva a que os diplomatas e o alto comando do Itamaralívia obedecem é “confrontá usamericanu”. Não importa como, não importa quando, doa a quem doer, cause o prejuízo que causar.

Israel para eles é até um alvo fácil, porque é fácil jogar pedra na Geni. Nossa diplomacia faz coisa muito pior e muito mais abjeta, como apoiar incondicionalmente o carniceiro do Sudão, responsável por meio milhão de cadáveres, ou se calar sobre as atrocidades na Síria, por exemplo. Ou silenciar em considerar o Hamas ou as FARC como os grupos terroristas que são.

Se a Rússia, a China, Cuba ou a Coréia do Norte, de uma hora para outra se tornarem aliados fidagais dos EUA, e passarem a mandar tropas para lutar no Afeganistão, por exemplo, imediatamente se tornarão em inimigos da tigrada PeTralha. E em instantes veremos notas sub-reptilianas como a expedida pelo MRE implantadas pelos meios oficiais e na sub-imprensa a soldo do ParTido.

Isso porque o governo do PT não se move por valores como justiça, ombridade, honra, etc. Ele se move por ideologia, e a sua ideologia MARXISTA prega que importante é atingir o PODER, pouco importa através de qual meio. A isso se chama relativismo axiológico, e é estratégia de dominação marxista desde Lênin, atingindo seu apogeu via Gramsci.

O ParTido, em seus delírios megalonanicos, fantasia que ao confrontar o USA o mundo nos verá como uma “outra via possível”, e disto advirão ganhos no seu projeto de dominação MUNDIAL. E o marxista verdadeiro pouco se preocupa se essa estratégia demorará 1, 1.000 ou 10.000 anos (como parece ser o caso) para fazer efeito, pois ele se enxerga como uma mera ferramenta da história a serviço da ideologia.

Sim senhores, não se assombrem. O alvo deles não é a miserável América Latrina ou o pífio Brasil. Depois da derrocada da URSS eles aprenderam que o comunismo jamais pode prosperar se em um unico país ou região, como aliás já havia afirmado o próprio Marx. Para que ele seja duradouro ele tem que conquistar o mundo inteiro. E isso passa pela conquista do “pote de ouro”: os Estados Unidos da América. E para isso eles tem que desacreditar e enxovalhar perante a opinião pública mundial, apechando-lhes a pecha de “inimigos da humanidade” os EUA e seus aliados, o que inclui Israel.

É uma guerra senhores. Estamos é vivenciando a Terceira Guerra Mundial. Uma guerra pela dominação do mundo, como todas as outras. Só que essa, ao invés de ser ganha pelas armas, será ganha pelos corações e mentes.

Muito bem. Os píncaros de abjeção atingidos pela nossa diplomacia sob a batuta do nosso governo marxista se devem única e exclusivamente a essa diretiva partidária à qual tudo se subordina, incluindo a honra e a história da diplomacia pátria.

Na realidade a postura do Itamaralívia não surpreende em nada. Já era altamente previsível, e até demorou.

Vader
10 anos atrás

Caro Colombelli:

Você afirma que a estratégia israelense é equivocada, e que o país deveria fazer uso do Mossad e suas FEs para eliminar as lideranças do Hamas, ao mesmo tempo em que promove ACISOs para ganhar a população palestina.

Você não está errado. Mas se esquece de um detalhe: Israel DEIXOU a Faixa de Gaza. Israel NÃO QUER governar Gaza. Não quer ter nada a ver com Gaza. Israel só quer que Gaza e os palestinos de lá os deixem em paz!

Infelizmente, depois de tudo o que aconteceu creio que Israel deverá rever suas posições, e acabará tendo que recolonizar a Faixa de Gaza. Instalar um governo, colocar tropas permanentemente, implantar colônias e tudo o mais. E incorporar Gaza ao Estado de Israel.

Isso vai ser tremendamente custoso em termos de tempo, vidas e dinheiro, mas creio que Israel está ficando sem opções: ou solta seus nukes e apaga Gaza da face da Terra, ou mata todos os palestinos de lá com mais de cinco anos de idade ou não tem mais o que fazer.

Saudações.

thomas_dw
thomas_dw
10 anos atrás

enquanto isto, na Siria, morrem 100 pessoas por dia

no Iraque um homem bomba matou 30 pessoas ontem

na Libia, dezenas morrem em combate todo dia, dos civis, nem se sabe quantos,

Aliados de Putin derrubam um aviao civil com 300 passageiros.

O Governo Brasileiro se cala.

O Hamas se esconde entre civis, que morrem no fogo cruzado, disparam 2000 misseis a esmo na direcao de Israel … talvez se Israel disparasse 2000 misses a esmo na direcao de Gaza isto seria considerado uma resposta proporcional.

Bosco Jr
Bosco Jr
10 anos atrás

Qual foi a nota diplomática brasileira no caso do uso de armas químicas na Síria que vitimaram milhares de inocentes num único dia?
No máximo deve ter sido: “Lamentamos as mortes de inocentes”.
Não tomaram partido, não se indignaram. A mídia ocidental, idem.
O problema não é que inocentes, incluindo crianças, estão sendo mortos na Faixa de Gaza. O problema é que é Israel que está causando as mortes. Isso sim revolta o mundo.

Pangloss
Pangloss
10 anos atrás

Que os demais comentaristas perdoem a pobreza de detalhes, mas eu me recordo que, durante o governo racista da África do Sul, o Brasil matinha boas relações diplomáticas com aquele país.

Confrontada com o que seria um apoio ao apartheid, a nossa diplomacia respondia que, na condição de país amigo, o Brasil teria muito melhores oportunidades de influenciar positivamente o governo sul-africano.

Para resumir, era a realpolitik à brasileira. Pode-se criticar ou elogiar, mas acho que era uma atuação bem mais assertiva do que a atual.

Hoje, ao reverso, o Brasil busca se meter em questões nas quais não tem qualquer possibilidade de exercer influência, parecendo aquele aluno relapso que, ao fazer um comentário boboca sobre um tema, é repreendido pelo professor e passa vergonha perante os colegas.

Sobre o Hamas, parece-me que é a longa manus de regimes teocráticos sunitas (Arábia Saudita, sobretudo), travando uma guerra por procuração. A impressão que dá é que a verdadeira disputa deles é contra os xiitas. Querem mostrar ousadia e valentia perante o inimigo comum (Israel). Tomara que o Hezbollah não entre em competição com o Hamas. Nisso, a recente aproximação do Irã com o Ocidente – pouco confiável – pode servir para neutralizar, por enquanto, seus bonecos-de-ventríloquo do Hezbollah.

Modo futebolista on: essa menção à goleada sofrida pelo Brasil na Copa do Mundo ficou completamente fora de contexto. Essa masturbação mental de futebol já está indo longe demais.

Fôssemos ainda governados (?) por Dom Ináfio I, nosso Comandante-em-Chefe imediatamente exigiria uma partida entre as seleções brasileira e israelense, para mostrar quem é que manda dentro das quatro linhas.

Problemas:

1 – Onde seria a partida? Gaza? Golan? Tel Aviv? Belo Horizonte? Miami? Moscou? Cabul?

2 – E se o Brasil levasse outra goleada? Culparíamos o Mossad por dopar nossos craques, como insistimos em fazer a respeito da final de 1998?

lynx
lynx
10 anos atrás

Essa resposta israelense pegou de surpresa nossos diplomatas. A ação do Itamaraty, hoje um feudo dos radicais seguidores do MAG, foi típica de amadores, que provaram seu amadorismo ao serem surpreendidos pela reação diplomaticamente”violenta” de Israel. Agiram sem avaliar as consequências de seus atos. E agora? O que irão fazer? Invadir Israel? Romper relações? Convocar a seleção brasileira para dar de 8 em Israel? Kkkk decretar sanções políticas e econômicas? Chamar os bolivarianos em nossa defesa? Do que é possível fazer, o que surte algum efeito? Nada! Só nos resta voltarmos ao nosso cantinho do mundo com o rabo entre as pernas.
Enquanto isso veremos irrelevantes passeatas das “Organizações Sociais” contra Israel e “uzamericanu”. Que além de serem requentadas, agora ainda podem descambar em quebra-quebra, comandados pelos Black-Bostas que “seu desembargador” colocou de volta nas ruas. O que Israel tem a temer disso aí? De novo: Nada!
A verdade é que somos SIM irrelevantes. Nós e nossos amigos bolivaro-comunistas. O que representamos para o comércio mundial? Temos força econômica? Militar? Estamos é encolhendo economicamente. E agora também politicamente. Para completar, estamos localizados em um cantinho do mundo de onde não conseguimos sequer incomodar alguém de estatura…
Os esforços de Lula com Irã até foram válidos. Não deu certo pelo nosso amadorismo ao avaliar os demais atores. Os esforços junto a Israel, até ontem, eram vitimados pela desconfiança israelense em relação à nossa imparcialidade. Agora a máscara caiu: somos parciais!!! E como fica a atuação da MB no Líbano e a possível futura atuação do EB. Uma das partes no conflito que tentamos ajudar na mediação, justo a mais forte militarmente, nos tem como defensores dos interesses do seu inimigo…
Parabéns ao MAG e seus seguidores. 192 anos de construção de uma credibilidade solapados em apenas uma noite!

VESPÃO
VESPÃO
10 anos atrás

Essa agora :

25/07/2014 00:00:30
Israel reage com ironia ao Brasil: ‘Desproporcional é 7 a 1’
Resposta, em referência ao futebol, veio após o governo brasileiro criticar mortes em Gaza

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Essa declaração de Israel não deveria ser feita. A menos que Israel já esteja com a disposição de enfrentar o Brasil.

Deveriam convocar o embaixador do Brasil quando nosso país não se posicionasse contra os ataques do hamas. Ou seja, deveriam imputar culpa ao Brasil pelo silêncio que faz em relação aos ataques do hamas e, pelo barulho exagerado que faz com os ataques de Israel no território palestino (sempre preventivos).
Além disso, poderiam retaliar o Brasil no campo comercial além do diplomático.

Não é preciso lembrar a seriedade do Estado de Israel, sobretudo, as qualidades do seu povo. Se Israel disse o que disse é porque a disposição de enfrentar o Brasil já faz parte da política externa deles. Portanto, eles sabem perfeitamente o que eles estão fazendo e conhecem as capacidades do Estado brasileiro de atuar a favor dos inimigos de Israel e contra os judeus que vivem aqui.
Ou seja, daqui pra frente se o Brasil aumentar o tom, eles vão ainda aumentar mais um pouco.

Eles sabem que o Brasil vive um regime socialista típico. E o que pesa mais contra os judeus aqui é o Estado policial que o PT criou. Os perigos desse tipo de força ninguém entende mais do que eles.

Tempos difíceis estão por vir. O Brasil senhores, pertence ao chamado Eixo do Mal. Não importa o que eu ou vocês pensam sobre o Estado brasileiro, o que importa é o que ele é. E no momento ele representa uma ameaça à ordem internacional. O Estado brasileiro atual, é o mais importante aliado de várias dentre aos piores organizações criminosas que existem no mundo. De organizações e Estados terroristas globais ao narco-terrorismo. Qualquer coisa que seja anti-americana, anti mais rico, anti mais desenvolvido … É o socialismo assediando o que não é socialista, pura e simplesmente.

Save Ferris!

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Sempre triste a morte de inocentes, mas espero ansiosamente que os líderes consagrados e abençoados do Hamas e congêneres montem em seus cavalos brancos, empunhem suas espadas e simplesmente esmaguem e triunfem sobre todos os infiéis já que são os que realmente são escolhidos por seu deus para essa missão e que lhes dá toda a certeza da vitória. Não é estranho que se escondam em bunkers e atrás de escudos humanos !?!?

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Quanto ao (des)governo brasileiro, já estou com nojo ao tentar comentar ….

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás
Guilherme Poggio
Responder para  Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Interessante essas coincidências da vida.

Na semana em que o Dunga assume a seleção, Israel chama o Brasil de “anão diplomático”.

7×1 para eles

Vader
10 anos atrás

A verdade é que o Brasil está a um passo de se tornar um pária internacional. Um “país-lixo” como chamam os grandes investidores internacionais, muitos deles de origem judaica.

E isso, senhores, tem um custo. Vamos ver se o PoliTburo aguenta o tranco na hora em que o dinheiro de fora se mandar e o pouco capital nacional começar a minguar de verdade (o que já vem ocorrendo nos últimos dois anos). Na hora em que os empregos despencarem, a inflação e os juros para tentar contê-la (a única coisa que o PT sabe fazer pra conter a inflação é aumentar juros) dispararem e começar a faltar frango nas mesas do povão.

Aí amigos, essa tigrada que bravateia na política externa vai aprender com quantos paus se faz uma canoa. Jun/13 vai parecer uma festinha de jardim de infância.

A tigrada vai miar fininho.

Sds.

Pangloss
Pangloss
10 anos atrás

MAG já qualificou o israelense que disse o óbvio como “sub do sub do sub” (acho que ele repetiu três vezes para ver se dava sorte, só pode ser isso).
Não sei a posição do sujeito em Israel, mas lamento não poder descrever o MAG da mesma maneira, como lhe seria merecido.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Caro Pangloss

posso colaborar contigo ? Tomo a liberdade:

O inspirador do MAG:

http://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Eichmann

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Estimado Lord Vader

25 de julho de 2014 at 18:32 #

Caso a Argentina declare default (ela já está de fato, falta caracterizar em ofício), o Brazil vai “derreter” numa velocidade que vai deixar a Maria Antonieta Tupiniquim e o Luis XV sem argumentos.

Vai derreter de qualquer jeito, o “timing” e a velocidade estão em pauta.

Estão “dividindo” o país há anos, pagarão caro por isso.

Compartilho das suas afirmações.

Quem viver verá.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Caro Guilherme Poggio

25 de julho de 2014 at 18:08 #

Dunga ….. só aqui mesmo.

Apenas um adendo:

Ele não chamou ao Brazil e sim a diplomacia brazileira.

Coitados dos anões, deveriam ir a Corte de Haia reclamar sobre essa injustiça.