Após denúncia de espionagem, Alemanha expulsa chefe de serviço secreto dos EUA

3
US President Barack Obama meets with Ger

Em resposta, Casa Branca não comentou suspeitas e apenas ressaltou ser ‘essencial’ manter ‘estreita’ cooperação bilateral

 

US President Barack Obama meets with Ger

Clipping  O governo alemão anunciou que expulsou nesta quinta-feira (10/07) o chefe norte-americano responsável pelos serviços secretos da embaixada dos EUA em Berlim, após suspeita de espionagem por parte dos norte-americanos na última semana no país europeu.

Efe
“A solicitação foi feita pelos meses que passaram sem respostas sobre as atividades dos serviços secretos dos EUA na Alemanha”, justificou o porta-voz da chancelaria alemã, Steffen Seibert.

[Câmera de vigilância no Ministério de Defesa alemão]

Para manter esse tipo de relação bilateral é “necessária a confiança mútua e a transparência”, o que Berlim “espera de seus parceiros mais próximos”, acrescentou Seibert.

Em resposta, a Casa Branca não comentou as suspeitas e apenas ressaltou que é “muito importante” que os Estados Unidos e a Alemanha continuem sua cooperação em todos os setores, apesar da decisão do governo de liderado por Angela Merkel.

“É essencial que a nossa estreita cooperação com nossos parceiros alemães prossiga em todos os domínios”, escreveu a embaixada norte-americana em comunicado.

Ontem, as autoridades alemãs anunciaram que estavam investigando uma nova suspeita de espionagem por parte de Washington e já haviam pedido a “retirada imediata dos funcionários da embaixada dos EUA envolvidos no caso”. Merkel – que já teve seu telefone grampeado pelos EUA – qualificou as denúncias de espionagem como “muito graves”.

De acordo com a imprensa alemã, o episódio seria ainda mais grave do que a descoberta de um agente duplo que trabalhava para a CIA e que foi preso na semana passada no país. O suspeito teria vendido 218 documentos por cerca de €25 mil para um serviço secreto norte-americano ao longo de dois anos de espionagem.

FONTE: Operamundi

FOTO: AFP

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Bastos
Rafael Bastos
10 anos atrás

Nunca na história daquele país ouve um desgoverno tão incompetente! (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/americanos-apontam-obama-como-pior-presidente-desde-a-2a-gm) E pra piorar agora estão até mesmo conseguindo deteriorar uma relação sólida com um parceiro estratégico da mais alta importância. Merkel não fez mais do que a obrigação, o próximo passo é a expulsão definitiva das tropas americanas de seu terrítório.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Nem o Bush Filho conseguiria essa besteira.

Ribeiro
Ribeiro
10 anos atrás

A CIA e o Pentágono estão fazendo o que sempre fizeram, não só a Alemanha, mas em todos os locais onde eles tem interesse…
A diferença agora, é que por não gostarem do presidente, acontece “vazementos” e “denúncias” dos fatos, justamente para enfraquece-lo.