Rússia expressa preocupação com “declarações militaristas” do governo ucraniano
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou preocupação nesta quarta-feira com “declarações militaristas” do governo ucraniano depois que o presidente interino, Oleksander Turchinov, disse que as Forças Armadas da Ucrânia estavam em alerta militar total para o caso de uma invasão russa.
“Insistimos em que Kiev pare imediatamente com a retórica beligerante, que pretende intimidar a sua própria população”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores, após os comentários de Turchinov nesta quarta-feira, e também pediu que autoridades da Ucrânia se abstenham de usar a força.
O Ocidente acredita que o governo russo esteja envolvido nos acontecimentos do leste da Ucrânia, onde separatistas ocuparam mais edifícios públicos na luta para se afastarem do controle do governo de Kiev, e por isso nesta semana introduziu novas sanções à Rússia por causa da Ucrânia.
A Rússia nega as alegações ocidentais de fomentar a agitação separatista no leste ucraniano.
O presidente russo, Vladimir Putin, manteve conversas por telefone com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o premiê italiano, Matteo Renzi, nesta quarta-feira, e depois o Kremlin divulgou declarações curtas destacando o consenso entre os líderes.
Falando durante uma viagem ao Chile, o chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou que Moscou não iria retaliar imediatamente contra as sanções ocidentais, mas iria rever essa posição caso sejam introduzidas medidas que afetem a sua economia.
FONTE: AFP
Bom os EUA querem a guerra e vão usar infelizmente o povo Ucraniano como gado e carne de canhão pobre povo Ucraniano…snif…snif.snif…..!!!!
Errado Soldat, se há uma coisa que é certa é que os EUA não querem guerra e não irão mover um palha pela Ucrânia. Se quisessem ja teria se mexido.
A burrice de Putin fará todos perderem. Ele pelo enorme desgaste que resultará desta conquista que pouco e nada lhe acresce.
O ocidente perde por mostrar que sua palavra não vale nada quando prometeram defender a Ucrânia como condição desta abrir mão das armas nucleares.
O que preocupa é que depois desta desmoralização, na próxima vez, a reação será desproporcional.
Exatamente igual a situação do ataque à Polônia em setembro de 1939. Depois de anexar a Áustria, os sudetos e Memel, Hitler subestimou a reação franco britânica, e estes foram guerra poque não mais podiam recuar.
Putin cada vez coloca mais a OTAN nesta situação.
Esta falta de inteligência dele não me surpreende vinda de um elemento que teve formação em um regime de esquerda. Poderia ter conseguido tudo isso passando por pacificador, com pouco ou nenhum desgaste, com uma boa estratégia de guerra de quarta geração dentro da Ucrânia. Mas como no caso dele o ego substitui a inteligência, está pondo em risco o mundo e sobretudo a Russia, que, subtraído seu arsenal nuclear, não tem condições de escorar o ocidente.
Caro Colombelli, comunismo não é “de esquerda”, assim como o capitalismo não é “de direita”. São teorias de organização econômico-social, não de alinhamento político.
O correto seria dizer que o Putin teve formação em um regime totalitário ou ditatorial. Isso não tem “lado”.
Existem regimes totalitários conservadores “de direita” (como as ditaduras militares) e reformistas socialistas autoritários “de esquerda”, como o início do socialismo real bolchevique, que logo foi suplantado pelo comunismo.
As tropas em “manobras”, do outro lado da fronteira não são americanas, são russas.
Os operativos incitando a sesseção e invadindo as sedes dos governos locais, não são americanas; são russas.
Logo se alguém quer algo, como desestabilizar a Ucrânia, não são os americanos, mas sim os russos.
A é Leonardo! Me aponta um país comunista de direita então?
Não quis fazer nenhuma alusão a totalitarismo ou ditadura, eu quis falar exatamente o que falei: esquerda. Putin reflete o pensamento da esquerda que é marcado sempre por insistir no inviável.
Caro Colombelli, entendo que você tem suas opiniões de que um posicionamento de esquerda é o início e o fim de todo o mal no mundo.
Mas não deixe isso ofuscar a sua inteligência, que não é pouca pelos debates que já tivemos por aqui. O Putin é do partido Rússia Unida, que é centrista e neoconservador, o que dá no mesmo que centro-direita.
Ou seja, se você tem orientação política de direita, ele tem as mesmas ideologias políticas que as suas.
Leonardo, “direita” na Russia no poder? Tu so podes estar de brincadeira né? A direita russa são milionários que o capitalismo produziu lá e que, com certeza, devem estar possessos com a perda de negócios que esta empreitada de putin lhes renderá.
E sobre a esquerda ser o mal, a minha opinião é dispensável diante dos fatos, quer que eu enumere: Cuba, Coreia do Norte, leste europeu atrasado etc…
O
O que seria da Polônia, Ioguslávia, Romênia, Albãnia etc… se não fosse o comunismo (o viés econômico da doutrina de esquerda)? Certamente seriam muito mais desenvolvidos que hoje. E a Venezuela, pra onde está indo?
Se o comunismo e a doutrina de esquerda fossem bons, não estaria todo mundo fugindo como o diabo da cruz ( aqueles que podem e que não estão sob o tacão do totalitarismo que sempre acompanha a esquerda)
Creio que o Leonardo esteja considerando o Putin como de centro-direita apenas em relação aos “costumes”, eis que, nesse aspecto, prega condutas típicas dos “conservadores” americanos e europeus, como xenofobia, anti-homossexualidade, pró-igreja, defesa da família, etc.
Rafael, na Russia comunista de Stalin a xenofobia e a perseguição ao homossexualismo também eram a tônica. Salvante os regimes muçulmanos, nenhum outro regime perseguiu mais os homossexuais que o de Stalin.
Ai que está a chave da questão. Não se pode confundir conservadorismo com direita e liberalismo com esquerda. Há regimes de direita que são liberais se comparados à média, ao passo que há regimes de esquerda que são conservadores.
Mas a dicotomia capitalismo/direita x comunisno/esquerda, esta sim é inegável.
Também não creio que putin seja um exemplo de católico ortodoxo. Aquele episódio da prisão das gurias na igreja se motivou mais para abafar questionamentos e protestos ( seja onde forem) do que por tendência dele a bom relacionamento com a igreja.
Sem dúvida, Colombelli.
Até por isso não gosto de usar os termos direita e esquerda.
Quanto a religião, parece-me que Putin, independente de sua convicção pessoal, busca uma maior proximidade que nos tempos de URSS.
Colombelli,
Mais uma vez seu preconceito sinaliza sua falta de conhecimento. Clássico dos direitistas 😉
“Mas a dicotomia capitalismo/direita x comunisno/esquerda, esta sim é inegável.”
Já que a sua verdade é a mais verdadeira, vamos ignorar os fatos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Putinism
“Putin regime has the power of bureaucratic oligarchy which had the traits of extreme right-wing dictatorship”
http://en.wikipedia.org/wiki/United_Russia
“The party rejects left-wing and right-wing ideologies in favour of political centrism that could unite all sections of society”
Quer que desenhe?
Rafael,
Você está correto quando analisa as posições sociais do Putin e conclui que são conservadoras, ou como nosso amigo Colombelli prefere, “de direita”.
Mas minha observação no comentário do Colombelli é que o simples fato do Putin ter vindo da KGB em um universo comunista (minguando, pois o Yeltsin já era presidente de uma democracia), não associa as práticas políticas dele com as bases políticas da esquerda.
Além do próprio partido negar veementemente qualquer lado (Rússia Unida é um partido centrista), as práticas políticas, econômicas e sociais do Putin são na totalidade baseadas no espectro conservador, não-liberal e oligopolista. Não entendo onde estes pontos se encaixam na tradicional esquerda política.
Mas como a preocupação do Colombelli é atrelar o Putin à esquerda, e o que mais de ruim tiver no mundo, relembro dois personagens da história recente, direitistas desde criança, e que assassinaram alguns milhões de judeus, homossexuais, negros, imigrantes e todos aqueles que pensavam o mundo de maneira diferente: Mussolini e Hitler.
Hitler e Mussolini só são considerados “de direita” porque combatiam os comunas “de esquerda”. Na realidade tanto o fascismo quanto o, friso, nacional-SOCIALISMO, são movimentos de ESQUERDA, sendo o oposto de todos o capitalismo liberal, este sim de direita.
Leonardo, a sua incoerência é típica de um troll de esquerda
“Mas não deixe isso ofuscar a sua inteligência, que não é pouca pelos debates que já tivemos por aqui”
“Mais uma vez seu preconceito sinaliza sua falta de conhecimento. Clássico dos direitistas”
Qual dos dois momento vocês expressou o que pensa? Ou sua posição é ao sabor da suas conveniências, como aprendeu com o quadrilherio chefe?
É na wikipedia que você busca teus argumentos? É ai que se encerra a profundidade deles e e descortinam teus limites?
Putin é cria da KGB e do regime comunista e de esquerda da URSS. Tentar associá-lo à direita é mais um sofisma de esquerdistas que não gostam de ver atos do jaez que ele esta tomando associados à esquerdas; de pessoas que negam, por exemplo, que cuba seja uma ditadura e que dizem o regime de castro uma vítima dos “direitistas maus”.
Atitudes falam mais do que palavras meu caro. Quem está ignorando os fatos é você.
Vader, disseste tudo.
Esquerda= venezuela, cuba, coria do norte argentina indo pro buraco. Precisa dizer mais? .
Bem, eu tento apresentar dados de outras fontes. Você, companheiro Colombelli, prefere usar sua inteligência e experiência. Apenas.
Não estou tentando trollar ninguém. Mas não posso dizer o mesmo de você, quando ignora fatos simples da história contemporânea.
Sua visão é que minhas fontes são fracas e perniciosas por serem da Wikipédia. Pois bem, faça a todos nós um favor: apresente as fontes que justificam sua visão. E digo do fundo do coração: se eu estiver errado e você me provar que o Putin é de esquerda, serei o primeiro a assumir e retratar tudo o que disse.
No entrando, não vejo a mesma disposição da sua parte.
Você disse que o Putin é de esquerda por uma associação simplória dele ter sido da KGB e ter tido ativo passado no comunismo Russo, que você insiste em esquecer que havia acabado há pelo menos 10 anos (muro de Berlin: 89 – Yeltsin: 99) ser o cerne político dele.
São afirmações que ignoram a história. Simples assim.
Eu disse que, e colei fontes da pobre Wikipédia, que ele possui um rito político próprio (Putinismo) que é avaliado de extrema direita, e que o partido dele é centrista.
Ou seja: ele não é de esquerda. O partido dele também não é de esquerda. E mesmo assim você insiste em dizer o contrário. Por favor, me prove!
Vader, dizer que Mussolini e Hitler só eram de direita por combater o comunismo vermelho, minimamente aponta que estudamos em livros de história diferentes. Sugiro reler os capítulos de 1918 até 1938.
A única esquerda que houve foi a da Espanha, que o Mussolini e o Hitler apoiaram a derrubar na guerra civil espanhola. Ou eu também estou invertendo isso?
Fica aqui uma mea culpa: talvez ambos estejam acreditando que estou defendendo o Putin de alguma forma. Muito pelo contrário: acho que ele é o exemplo de político que deve padecer com o tempo.
Mas forçar uma associação para um “esquerdismo russo” que verga a história, os fatos e a realidade política russa, é apenas um exemplo de indisposição a ouvir outras opiniões, e sendo elas factuais, preferir combate-las por simplesmente não serem a favor do que acreditas.
Não Leonardo, nós não estudamos em livros diferentes: todos nós no Brasil estudamos em livros escritos por… ESQUERDISTAS!
Esquerdistas estes que, por motivos políticos e evidentes, têm todo o interesse em desvincular seu esquerdismo do horror nazi-fascista.
No entanto, quando estudamos um pouquinho a mais, de outras fontes que não as “comuns”, nos deparamos diante de uma verdade absolutamente aterradora:
A de que o centralismo político, o estatismo, o populismo, a propaganda maciça e massificante, o controle de tudo que é privado, a obliteração do indivíduo em favor de um “ente superior”, seja este o Estado, a comuna ou o soviete, o controle do grande capital, essas todas são características de governos esquerdistas, e aí tanto faz se o nome que se dá a esse regime é fascismo, socialismo, nacional-socialismo ou comunismo.
A verdade aterradora é que a grande luta do séc. XX, entre nazismo e comunismo, é nada mais nada menos que uma luta fratricida entre esquerdistas.
Aliás como sempre acontece quando esquerdistas brigam entre si, e estes o fazem o tempo todo, o resultado é sangue e morte. A guerra na Espanha foi apenas um teste do que seria a Segunda Guerra Mundial: uma luta entre as esquerdas pelo controle da Europa.
Não meu caro Leonardo, reveja seus conceitos. O nazi-fascismo e o comunismo-socialismo são irmãos gêmeos separados no berço, tendo muito mais em comum entre si do que com o capitalismo liberal, este sim o ÚNICO movimento de direita.
Abra sua mente meu caro, para sair da mesmice.
Saudações.
Leonardo, a sua sugestão anterior de “desenhar” para ser entendido por mim reflete bem o tipo de cartilha que você usa, de forma que o método com desenhos lhe deve ser, certamente familiar. Este tipo de cartilha é que te faz querer esquecer o que putin é.
Falar de putin como um membro da direita é uma coisa ridícula. Ela passou a vida toda trabalhando e servindo ao partido COMUNISTA soviético. Você conhece algo mais a esquerda que isso? Este é o fato, não o que você tenta fazer parecer. Esta é a minha “fonte”, a realidade, e não cartilhas de doutrinação. Quer prova maior que essa?
É como o Vader disse: uma tentativa de dissociar a esquerda dos atos dele e de tudo o que ela fez de ruim ( e so fez de ruim). Ele é filho da esquerda. Se ele fosse de direita, estaria alinhado ou em menor antagonismo ao ocidente, como estiveram alguns de seus predecessores os quais, estes sim, viram que o comunismo acabou. se ele fosse de direita, teria pulado pro lado de cá do muro.
Aliás, como o Vader lapidarmente lembrou, todas as características do comunismo/socialismo/esquerda estão presentes no governo dele e nos governos de hitler e mussolini, exceto certa abertura econômica que as esquerdas, defensoras comunismo, tiveram de fazer para não quebrar, como a china faz. Ou seja, renderam-se ao capitalismo que é a doutrina econômica da direita.
O comunismo deveria ter acabado, mas não acabou, por pessoas como ele e como você, que insistem em defender um credo que, onde passou gerou miséria, subdesenvolvimento e que foi banido, exceto em cuba, e coreia do norte (exemplos de paises desenvolvidos!), e que encontra, agora, elementos como chaves, que ja foi tarde, tentando reavivá-lo. Muda o nome a essência é a mesma. E toda a vez que podem tentam dissociá-lo do seu resultado com sofismas. As coisas são muito claras, os lados muito definidos para quem não os quer esconder e dissimular.
Estude um pouco de estratégia e história militar, como eu fiz, que você vai descobrir uma realidade fora da cartilha de desenhos do partido. Comece com o nazismo. Leia “Ascensão e Queda do Terceiro Reich, do Shirer”, que eu pude ler na escola militar, ou o “Outro Lado da Colina” de Liddell Hart (este eu tenho aqui). isso sim é uma “fonte” onde você vai ouvir os fatos da boca de quem viveu com hitler.
Gente, calma.
Vou ter que relembrar o foco da discussão.
Camarada Colombelli afirmou categoricamente que a administração do Putin é de esquerda. Achei estranho e fui pesquisar.
Nenhum artigo, link, tira de jornal, comentário de facebook, nada. Pelo contrário: quanto mais você pesquisa, mais lê que na verdade o governo dele é considerado de extrema-direita.
Achei isso curioso e postei aqui.
Só que ao invés do camarada Colombelli também fazer sua pesquisa e me repassar novas fontes que afirmam sua versão da história, preferiu me chamar de trollador de esquerda e associar ao fato de ser ex-membro da KGB e ter nascido em um país comunista, automaticamente você é um esquerdista nato. Praticamente um bolivariano (rsrsrs!).
É este o empasse: um afirma que a administração Putin é de esquerda, outro encontra o contrário em várias fontes. E agora, José?
Camarada Colombelli: você não está lendo o que eu escrevo. Está lendo o que você quer escrever. Não são pessoas “como eu” que defendem o comunismo. Pelo simples fato que eu não defendi isso em momento algum. Leia todos os comentários e procure uma única linha “comunismo é ótimo!”. Uma vez mais, você prefere lutar contra o “fantasma vermelho”. Que não existe e nunca existiu, somente na sua vontade de “combater”.
Eu prefiro discutir. É mais democrático. Combate pressupõe um vencedor apenas. E pode gerar até dois perdedores.
Discussão sempre gera dois vencedores. Mas ambos tem que estar mentalmente posicionados para rever algumas afirmações ou idéias que por ventura podem estar fatuamente erradas. E acho que é esse o caso.
Com o perdão do excesso de palavras, me lembro de uma passagem da escola: todos falávamos “mortandela”. Um dia a tia de português corrigiu. Mesmo assim vários amigos preferiram continuar com o mortandela, por gostar mais do som, por apego sentimental, por limitação cultural, qualquer motivo é válido. Mas não muda o fato que está errado.
Companheiro Vader: todos os livros estão errados porque foram escritos por esquerdistas. É essa a sua linha de raciocínio?
Mas entendo uma coisa: existe uma certa confusão na organização dos seus pensamentos, sobre o que é e como se relacionam filosofias políticas, práticas econômicas, estruturas sociais e história contemporânea. As palavras “comunismo-socialismo” que você colou juntas, reforçam a minha impressão.
Entenda: não existe “comunismo-socialismo”. Existe comunismo e existe socialismo. São coisas diferentes, ou melhor, fases diferentes. Na teoria clássica, o socialismo seria uma evolução do capitalismo. E o comunismo a evolução do socialismo. Se você ver rapidamente como se deu a revolução russa, vai entender como essas teorias foram destruídas pelos bolcheviques e como o comunismo foi empurrado à bala para o povo.
Leonardo, primeiro tenha coragem de assumir o que você defende e pensa. Não se esconda. Para de usar de sofisma para tentar disfarçar o que tu defende e pensa. Assuma que você profliga um pensamento de esquerda. Não é porque o chefe de vocês é o maior dissimulado e viracasaca da história do Brasil, que vocês todos tem que agir igual. Vamos jogar limpo, não venha agora dizer que não falou em comunismo que não é de esquerda etc.. O que você está falando está bem claro. Precisa assumir abertamente so. Fica melhor, viu.
Pare de se esconder como teus “camaradas” atras de figuras de linguagem. Socialismo defende a mesma coisa que o comunismo, tudo aquilo que há de pior no ser humano e que o Vader acabou de mencionar acima, na clássica configuração dos regimes socialistas/comunistas. Cuba é socialista, não é? Os bolivarianos se dizem socialista, não se dizem? Olha como estão as coisas lá. Então as coisas são claras. Mudaram o nome para não ficar com a pecha. Não precisa de artigos de jornal ou facebook pra ver isso.
A questão é simples. O cara, putin, trabalhou 30 anos em uma organização cuja missão era implantar o comunismo no mundo inteiro (aliás, foi um alto funcionário dela), uma organização que fomentou, armou e treinou guerrilheiros no mundo todo com escopo de implantar comunismo e a doutrina de ESQUERDA; uma organização que matou pra isso ( não entro no mérito pois a direita também matou, mas que matou matou); uma organização que era o braço forte do PARTIDO COMUNISTA SOVIÉTICO, e agora tu vem dizer que na verdade ele é de “direita”, pior de “extrema direita” ( e baseado na wikipedia, pô!). Ou seja, na tua tese:
1) Ou o putin mudou da noite pro dia contrariando toda a história de vida dele e se tornou de “direita” , passando a ser tudo o que ele combateu a vida toda ( putin parece ter caráter, ao contrário do ex presidente, e não chegaria a este ponto, salvo se esquisofrênico ou bipolar fosse, e não é).
2) Ou o putin era um bom ator e enganou o PC soviético e seus chefes toda a vida, sendo um verdadeiro “agente da direita infiltrado e escondido na KGB”, mantendo recôndita sua tendência direitista no seio dos maiores fomentadores do pensamento de esquerda no mundo, quem sabe apenas pelo salário ( já que sendo um direitista seria um capitalista voraz),
3) Ou o comunismo soviético é de “direita” e não de esquerda.
Percebe o absurdo do que tu fala? Você afirma que o putin é um cara de direita quando o que ele fez foi lutar pelo comunismo, e epítome da esquerda, toda a vida. E pra negar este fato, você se socorre de facebook? Ta de brincadeira! Quem está negando os fatos ou a história? Quem tem as melhores “fontes”? Eu que falo de fatos ou você que se socorre de outros ( estude um pouco “sobre demanda social da pesquisa” em filosofia e vc entenderá o que eu quero dizer)? Quem está de acordo com a realidade e a lógica? Cuidado, a cartilha está te fazendo uma lavagem cerebral. Ainda há tempo de acordar.
So pra ti saber: pra “combater” tem que ter honra e retidão de caráter e defender abertamente o que se pensa, ainda que isso seja a babozeira de esquerda que leva povos a sofrer ainda. De outro lado quem fazer algo faz, quem não quer, arruma desculpa, normalmente uma “discussão” para não fazer nada.
Não sei porque esta conversa de “prefiro discutir” ( querendo parecer samaritano da democracia) me lembra pessoas de um certo governo que adoram fazer reuniões e discussões, e que escondem na aparência democrática o germe de totalitarismo, supressão do indivíduo, populismo barato, propaganda maciça e mentirosa, controle de tudo (inclusive da imprensa), ameaçando canais de televisão de cortes em verba quando críticas não lhe são favoráveis. Eles que também usam esta sua mesma cantilena, repetem, inclusive o mesmo cabedal de instrumentos de hitler, fidel, mussolini, Stalin, Pol plot etc… repara que você descobre o que está bem no seu nariz e você não quer ver.
Tovarish Leonardo, eu poderia aqui ficar escrevendo comentários quilométricos para lhe mostrar sem sombra de dúvida alguma as semelhanças irrefutáveis entre comunismo/socialismo (sim, são exatamente a mesma coisa, com “perfumes” diferentes) e nazismo e fascismo e, podes crer, eu o faria, se quisesse.
Mas tenho mais o que fazer do que ficar em discussões retóricas contigo. Já te dei o norte: vá estudar e descubra por si mesmo.
Camaradas,
Já que vocês ainda não se deram o trabalho de fazer uma rápida pesquisa na internet, eu faço por vocês:
Query: “is putin right wing or left wing”
– http://canadiandimension.com/articles/5281/
– http://en.wikipedia.org/wiki/Putinism
– http://mediamatters.org/blog/2013/09/06/a-right-wing-media-star-is-born-vladimir-putin/195756
– http://socialistworker.org/2013/02/25/putins-ongoing-war-on-the-left
– http://www.businessinsider.com/is-vladimir-putin-a-us-style-conservative-2013-12#!IeLt3
Query: “Putin é de esquerda ou direita”
– http://www.publico.pt/mundo/noticia/a-esquerda-a-direita-e-vladimir-putin-1629860
– http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/vladimir-putin-seria-republicano-nos-eua-e-no-brasil-seria-direita-ou-esquerda/
– http://www.cartacapital.com.br/revista/784/putin-o-czar-homofobico-4625.html
– http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/russia/14519-o-czar-putin.html
Criticar a veracidade das fontes, ou a intenção de cada artigo, é válido e compreensível. Mas pelo menos coloquem outras fontes para compor sua posição.
Até agora só tenho lido confirmações de que a verdade de vocês é a mais verdadeira só porque sai de vossas caixolas. Isso é egocentrismo na definição.
Meu comentário ficou barrado na moderação…
Muitos links, eu acho 🙁
Mas não tem problema: se os camaradas quiserem, favor digitar no Google duas pesquisas, pra não ter problema de tradução:
1) is Putin right wing or left wing
2) o Putin é de direita ou de esquerda
A única coisa que peço é um link, um comentário, qualquer coisa publicada por um meio de comunicação com a mínima credibilidade, que confirme aquilo que vocês estão dizendo. Nada mais que isso.
Leonardo, você não sabe avaliar e pensar por si próprio? Precisa de alguem que lhe diga as coisas ou confirme o que você pensa para ter convicção? Não confia na sua própria capacidade de avaliação? Precisa que alguem na internet para acreditar e ver o óbvio? É o que parece.
Amigo, na internet você, cavocando e garimpando um pouco, vai achar até gente dizendo que o putin é do partido republicano norte-americano, a besta do armagedon ou até um ET, e isso com “fontes” que aparentam credibilidade, as vezes até com algum diploma. Mas qualquer pessoa que avalie razoavelmente os fatos vê que o cara foi membro graduado do PC soviético e da KGB, ou seja, volto a repetir, ele trabalhou a vida toda pelo comunismo, e o comunismo é de esquerda, não?
Pois bem, basta por um pouco de lógica funcionando e a conclusão é simples. Putin não virou a casaca da noite para o dia. Putin não é lula, que se dizia coitadinho e representante dos trabalhadores e hoje anda de jatinho de empreiteiro. Putin é coerente com sua origem. É um saudosista da velha URSS e por isso está fazendo estas pataquadas, para iludir-se que está tornando a Russia ao protagonismo. Putin sempre, foi, é e será de esquerda. Se não fosse, estaria se aproximando do ocidente e não o antagonizando.
Não confunda, como ressaltamos eu e o Rafael anteriormente, conservadorismo com direita, ou liberalismo com esquerda. Putin pode ter opiniões e posições conservadoras, como tem, por exemplo a direita norte-americana ou francesa. Mas isso não faz dele alguem de direita. Pode a pessoa ser de direita e liberal, ou de esquerda e conservador e vice versa. Os conceitos de direita e esquerda, porém, são claros e o comunismo hoje tem sua vertente de pensamento no socialismo. Isso são fatos palpáveis, salvo para quem não quer ver.
Para mim, a questão está encerrada nestes termos. Contra fatos não há argumentos, e peço escusas se em algum momento fui grosseiro, mas se o fui, não fui eu que comecei.
Colombelli,
Criticar a qualidade das minhas fontes por serem da internet, eu até concordaria com você.
Mas o fato de eu embasar minha teoria que o Putin é de direita, juntando outras fontes que dizem o mesmo, não é perda de capacidade de avaliação própria. É apenas o simples método científico: você tem uma teoria, testa e replica. Se a teoria é testada e replicada, passa a ser um fato.
Outras pessoas, assim como eu, concluem que após avaliar as ações da administração Putin, suas políticas que orientam as iniciativas econômicas, sociais e internacionais, entendem que ele apresenta mais características de direita do que de esquerda. É essa a minha tese.
A sua tese é que ele é de esquerda, ou seja, que desenvolveu junto com seu partido, um plano de governo de esquerda, que para você é tudo igual (Cuba, Venezuela e Brasil são a mesma coisa, certo?), única e simplesmente porque ele foi integrante da KGB em um país que na época tinha um resto de comunismo. É essa a sua teoria.
Tentei achar informações que embasem a sua teoria, pois apenas a nossa “capacidade de avaliação” não basta não, meu senhor. Tente fazer isso numa banca de mestrado ou doutorado. Vai ser divertido.
Em conclusão:
1) Você levantou uma tese: Putin e sua administração são de esquerda, por ele ter sido da KGB.
2) Eu pesquisei se sua tese tem aderência com outras teses, pensadores e artigos de análise da realidade social e econômica russa.
3) Encontrei o contrário: diversas pessoas, jornalistas, socialistas e analistas econômicos dizendo que as iniciativas que o Putin adota em sua administração (que já é chamado de Putinismo) são representativas de um governo de direita.
4) Para piorar, não encontrei nenhuma outra fonte, nada, nem ninguém, com a mesma tese que você.
Se esses fatos não são suficientes para comprovar que a sua tese que o Putin é de esquerda está errada, realmente não tenho mais nada a acrescentar.
Seria o mesmo que concluir que todo russo que viveu na época do comunismo, é comunista.
Vader,
Se a sua humildade lhe permite, tente estudar o que é o nacional-socialismo. Achar que porque a palavra ‘socialismo’ está no meio, tem algo a ver com o socialismo de Marx, é a mais pura, completa e absoluta besteira que já li. E olha que esse tread daqui tá complicado.
Não precisa ir longe não, pode ser na própria wikipedia.
Tirei da wiki em inglês, para não ter o risco dos “esquerdistas brasileiros que mudam a história” terem editado esta parte, bem no tipo do Ministério da Verdade de 1984.
“Nazism, or National Socialism in full (German: Nationalsozialismus), is the ideology and practice associated with the 20th-century German Nazi Party and state as well as other related far-right groups. ”
Far-right groups = grupos de extrema-direita.
E agora, José?
Leonardo, de método científico eu entendo um pouco, certamente mais que você. Sabe quem é o JJ Calmom de Passos? Um jurista renomado no Brasil (pesquise). Eu sou co-autor de um livro com ele e outros “doutores”. Dá uma olhada aqui: mcolombellim.blogspot.com.br que você vai ver quanto eu sei de método científico. Procure e certifique-se da minha lista de publicações que aparece ali logo abaixo, inclusive em mídias escritas nacionais, já que você gosta tanto de pesquisar na internet e parece ter tempo pra isso. Quando você tiver metade disso produzido intelectualmente (por ti mesmo), nos conversamos sobre método científico e sobre diplomas (que não são prova de conhecimento como prova a camarilha do GF que você deve admirar ) e teses OK?
No mais, continue comendo pela mão dos outros, “de doutores” e “mestres” do “partidão”. Dos intelectualóides de uma doutrina falida. Azar o seu abdicar da própria capacidade de ver a realidade e dizer que o azul é vermelho ou que a água corre para cima so poque viu na WIKI ( Pô Leonardo, wiki, ai tu me quebra! Vamos nivelar por cima). Vai ler os livros que te indiquei ou algo minimamente substancial que tu vai aprender sobre nazismo, história e geopolítica e deixará de ser um manipulado. Aqui estamos bem além da wiki meu caro.
Cuba e Venezuela são a mesma coisa sim: opressão totalitarismo, balelas esquerdistas enquanto o povo passa fome (em ambas até o papel higiênico falta, assim como a democracia). E o Brasil está caminhando pro mesmo lugar por conta de gente que pensa como você, autômatos programáveis na pantomima da realidade que vocês criam para justificar suas doutrinas falidas e fracassadas e negar os fatos quando não lhes agrada,como no caso de putin, irmão que querem lançar aos leões.
PS Nem todo russo foi da KGB, matou, conspirou pelo e viveu pelo comunismo como putin fez. Logo tua conclusão/questão por último mencionada é inválida. So quem não sabe bases de lógica é capaz de usar o que eu disse para concluir o que você concluiu ao final do raciocínio como sendo aquilo que eu teria falado. É uma falácia do tipo que vocês estão acostumados a colar nos incautos. Aqui, tu não os vai achar. O buraco é mais embaixo filho. Estude um pouco de lógica e aprenderá a usar premissas válidas e não as falácias que te ensinaram, e a concatenar os fatos e chegar a uma conclusão ( por ti mesmo). Pega Introdução a Lógica do Irwing M Copy . Ainda, assuma que você é de esquerda ou tenha a coragem de negar se puder. Mas não se esconda que é feio.
Me dê uma prova, Camarada Colombelli.
Se você realmente tem alguma experiência em elaborar e defender teses, me dê uma única prova do que você está afirmando. Uma só. Até porque eu já cansei de ser o único a postar links aqui.
Saca aquele papo do método científico: uma teoria sem comprovação é apenas uma teoria?
Um estudo de Oxford, uma tese da PUC, até um link de internet. Qualquer coisa que comprove aquilo que você está dizendo.
Ou o Putin e o mundo inteiro são tão dissimulados, mas tão dissimulados, que não existe nenhum, e repito, NENHUM ÚNICO artigo jornalistico, tese de estudo econômico, crítica de editorial… Nada criticando a política de esquerda do Putin, apenas a de DIREITA?!
Como se faz política de esquerda e se é criticado fazendo política de direita? Essa é nova!
Enquanto você não apresentar nada, não pode sequer questionar a veracidade de um link da Wikipedia.
O que de fato deixa mui vergonhosa a sua posição: ainda não conseguiu dar um dado replicado, um exemplo só, de que a sua teria tem lastro acadêmico ou difusão jornalística, que um simples link da wikipedia basta para derrubá-la.
Francamente, não lhe soa nem um pouco estranho achar que toda a complexidade da política e da administração de um país inteiro possa ser simplesmente explicado com “foi da KGB, logo é de esquerda”?.
Até agora só consegui ver o desfile do se ego machucado. Uma pena.
Leonardo Pessoa Dias
6 de maio de 2014 at 14:37 #
De novo wikipédia? E ainda quer discutir?
Ora, vai estudar meu amigo…
Aliás, nem precisa buscar muito não: vá ler Mein Kampf e depois leia o Manifesto Comunista para ver as semelhanças…
Que ridículo…
Leonardo. Não vou repetir ad infinitum o fato de que putin trabalhou sua vida inteira em prol do partido e do regime que foi simbolo da esquerda no mundo e que, por não ser um oligofrênico ou bipolar , ele não iria mudar 180 graus da noite para o dia. isso está ficando chato para os colegas leitores já. Como disse, contra fatos não há argumentos e fatos não dimanam argumentos para confirma-los. Putin é um conservador, mas de esquerda, isso é fato como é a luz, o espaço, a gravidade.
O problema é de profundidade. Você raciocina a partir da rasa wikipedia, eu e o Vader estamos falando de obras, várias delas. Obras científicas, revisadas. Leia primeiro elas depois falamos, se ainda estiver com sua opinião que contradiz a realidade. Na internet ja te disse, vai achar até artigos dizendo que putin é ET. Acredita em absurdos quem não tem juízo critico e conhecimento suficiente para discernir. Come pela mão dos outros quem não confia no seu próprio intelecto.
E sabe porque você não acha artigos falando que putin é de esquerda ( e nem vai achar)? É porque, ao contrário de você, as pessoas, em sua maioria pelo menos, não discutem e, sobretudo não contrariam, o óbvio e não precisam afirma-lo com teses. O óbvio se constata, não se “constrói”.
E vergonhosa é a sua covardia em não admitir que é de esquerda (até agora se esquivou de admitir) e sua atitude em falar algo absurdo ( sua tese sim faz de putin um dissimulado que trabalhou pelo comunismo e pela esquerda mas seria de direita, não a minha. A minha não é tese, é fato).
Se você não tem ocupação e pode navegar na wiki, que nem revisão científica reconhecida tem (continue desperdiçando seu tempo com ela ao invés de ler o que estamos te indicando e se aprofundar) ou em outros locais que publicam qualquer coisa, fique sabendo que eu trabalho, e muito, e também escrevo, e muito. Você deve ter visto se foi no endereço que mencionei. Tenho mais o que fazer do que tentar garimpar um artigo que não existe (ad impossibilia nemo tenetur), pois ninguem perde tempo dizendo que putin é de esquerda. Isso é óbvio para a maioria das pessoas que pensam sobre fatos e por si próprias e não por cartilhas.
Camarada Vader diz que nacional-socialismo é a mesma coisa que socialismo. Nada a declarar nesta flagrante demonstração de erro. Zero em história para você, menino!
Camarada Colombelli insiste em uma tese sem sustentação, repetidamente forçando que quanto menos se comenta sobre o assunto, mais se comprova que ele é verdade, ou seja: se ninguém acusa o Putin de esquerda (só o Colombelli, aliás), é porque definitivamente ele é de esquerda. Zero em sustentação para você, menino!
Eu sinceramente esperava bem mais de vocês dois.
Leonardo Pessoa Dias
3 de maio de 2014 at 23:55
Pelo contrário: quanto mais você pesquisa, mais lê que na verdade o governo dele é considerado de extrema-direita.
Ahn, Leonardo, então explique essa charge de um cartunista de extrema-esquerda, que é o Latuff:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/34200/carlos+latuff++e+na+ucrania+o+gigante+despertou!.shtml
Acha que a esquerda estaria tecendo loas a um governo de extrema-direita?
E o que você me diz dos vários esquerdistas que vêm aqui na Triologia fazerem uma apologia apaixonada da Rússia?
Na verdade, o esquerdista possui uma mania muito feia de imputar aos outros seus erros: “se o comunismo matou, oprimiu, prendeu, então ele usou de métodos da direita”.
Ou seja: a esquerda é sempre imaculada!
“Na verdade, o esquerdista possui uma mania muito feia de imputar aos outros seus erros”
Caro Rafael, isso é uma estratégia de argumentação que foi pregada por ninguém menos do que o socialista Lênin: “acuse seu acusador daquilo que você mesmo é ou faz”.
Não à tôa, o nacional-SOCIALISTA Goebbels aprimorou essa tática com o “uma mentira contada mil vezes se torna em uma verdade”.
Mas claro, esse tipo de conexão você só consegue enxergar pensando: não vai encontrar na wikipédia… 😉
Oi Rafael,
A política econômica e internacional do Putin é considerada de direita não apenas por mim, mas por grande parte de analistas, jornalistas e comentaristas.
A política social é considerada conservadora não só por mim, mas sim de qualquer um que veja as bandeiras que esta administração defende em público.
O fato disto ser verdade, da administração representada pelo Putin possuir características definidas como de direita, não torna a direita maléfica e a esquerda boazinha ou imaculada. É apenas um fato.
Governos de orientação de direita ou esquerda, para mim, não são maus ou bons. São apenas guiados pelas suas crenças, e só.
Ditaduras, cooptações de mandatos e regimes nepotistas, tais como o Irã, Síria, Venezuela, Cuba, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes, entre outros; não são democracias, logo não podem ser consideradas em um constante diálogo democrático com posições de direita e de esquerda. Se assim fosse possível, regimes como o nacional-socialismo teriam que entrar na conta dos “governos de direita”.
O problema deste tread todo é que vocês estão lendo minha fatídica conclusão como uma bandeira de crítica à direita, só porque o Putin executa um governo com estas características.
Enquanto continuarem nesta incansável briga de “quem tem o brinquedo mais bonito”, não conseguiremos debater.
Os fatos desta tread foram:
– Afirmaram que o Putin é de esquerda.
– Fui procurar quem mais considerava ele de esquerda.
– Encontrei que pensam justamente o contrário, e noticiei aqui.
– Daí pra frente, o caos.
Ninguém consegue concordar com os fatos que eu apresentei, nem contrapor com outros dados, ficando apenas na analogia KGB+Comunismo+Putin=Esquerda.
Se você teve paciência para ler tudo, vai perceber que ninguém conseguiu apresentar um único comentário de um jornalista econômico ou político contra a “administração de esquerda” do Putin. Mas quando eu procuro, encontro facilmente o oposto.
Portanto, por favor, vamos discutir o assunto inicial, não se a esquerda ou a direita são boas ou comem criancinha.
Vader:
Você continua com o nariz vermelho e o sapato grande, toda vez que destaca o ‘socialismo’ do nacional-socialismo. Hilário!
Leonardo Pessoa Dias
10 de maio de 2014 at 14:52
“A política econômica e internacional do Putin é considerada de direita não apenas por mim, mas por grande parte de analistas, jornalistas e comentaristas.”
E a esquerda o louva como um freio aos Estados Unidos. Contraditório, não?
“A política social é considerada conservadora não só por mim, mas sim de qualquer um que veja as bandeiras que esta administração defende em público.”
E a política econômica é de viés fortemente estatizante, bem típico de regimes de esquerda. Exemplo: 70% das receitas russas vêm da venda do gás, produzido pela Gazprom, uma estatal.
“Governos de orientação de direita ou esquerda, para mim, não são maus ou bons. São apenas guiados pelas suas crenças, e só.”
Para você, sim.
Mas não para gente como Clóvis Rossi, que em crônica de 2005 (época do mensalão), afirmou: “É um caso de estudo para a ciência política universal. Já escrevi neste espaço uma e outra vez que o PT fez a mais radical e rápida guinada para a direita de que se tem notícia na história partidária do planeta” (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2408200504.htm).
E muita gente pensa igual. Daí eu tiro a mania feia do esquerdista de imputar aos outros seus erros.
“Se assim fosse possível, regimes como o nacional-socialismo teriam que entrar na conta dos “governos de direita”.”
De forma alguma. Se assemelhava muito ao comunismo porque doutrinava o cidadão a viver e morrer pelo Reich (na Rússia, era pela revolução) e reprimia brutalmente qualquer divergência. Só se diferenciava pela política econômica.
“O problema deste tread todo é que vocês estão lendo minha fatídica conclusão como uma bandeira de crítica à direita, só porque o Putin executa um governo com estas características.”
E, curiosamente, Putin é ídolo das esquerdas. Basta ver sites como o “Brasil 247” ou o “Ópera Mundi”. Ou alguns comentaristas da trlogia.
Impossível dissociá-lo do comunismo, porque o presidente russo é, como o Colombelli disse, subproduto desse regime.
“Afirmaram que o Putin é de esquerda.”
Economicamente, sim. Politicamente, não sei. Só sei que ele é ídolo das esquerdas.
“Fui procurar quem mais considerava ele de esquerda.”
Eu também. Aliás não precisa ir muito longe não. Basta ler os comentários da trilogia.
“Encontrei que pensam justamente o contrário, e noticiei aqui.”
Quem pensa ao contrário sempre vai existir. Mas prefiro me escorar em fatos.
“Se você teve paciência para ler tudo, vai perceber que ninguém conseguiu apresentar um único comentário de um jornalista econômico ou político contra a “administração de esquerda” do Putin.”
Pior que eu tive.
Poiliticamente, o governo de Putin está se assemelhando muito ao antigo regime soviético, seja pela repressão às oposições, seja pelo forte estatismo. Não chega nem perto do regime Czarista, por exemplo (este, sim, poderia ser considerado de direita, do mais conservador e tacanho), que era apoiado em dois pilares: Igreja e Exército. Isso é fato. Não precisa jornalista nenhum discorrer sobre isso.
Putin se escora em antigos amigos da KGB e na oligarquia empresarial russa que o apoiou.
“Portanto, por favor, vamos discutir o assunto inicial, não se a esquerda ou a direita são boas ou comem criancinha.”
Na verdade, quem começou a celeuma foi você mesmo.
Embora atualmente seja relmente difícil separar o que é esquerda e o que é direita. Basta ver que FHC, sociólogo uspiano marxista, e José Serra, ex-presidente da UNE, são de um partido considerado por muitos de “direita”.
Se bem que aqui no Brasil, a esquerda considera “direita” quem não pense como ela, seja conservador, libertário, keynesiano, etc…
Aliás, J. M. Keynes era a favor de forte intervenção estatal. Assim como Vargas. Ao que me consta, ninguém será alucinado de afirma que eram de esquerda (E Vargas é ídolo das esquerdas, basta constatar que já houve publicação especial da “Caros Amigos” sobre o mesmo).
Oi Rafael,
Eu adoraria continuar o debate, mas não acredito que teremos muito proveito a partir de agora. Se tivesse um chope gelado na frete, tenho certeza que haveria um fôlego novo…
Com muito respeito, mesmo e sem ironia alguma, não vou discutir fatos históricos. Acho desnecessário.
Argumentar ou discutir se o nazismo era um regime de extrema-direita não é um ponto de vista meu. É um fato histórico. Não coloco isso como um ponto negativo aos valores ou morais direitistas, não me entenda mal. É apenas um fato. E este fato não implica que a direita seja cruel, errada e má como o nazismo. É o mesmo que dizer que todo flamenguista é bandido.
Isto (questionar fatos históricos) soa tão mal quanto o Vader destacando o socialismo no nacional-socialismo, como se tivesse qualquer relação com os valores ou idéias socialistas elaborados por Marx. Foi apenas uma palavra utilizada para dar aspectos sociais ao nazismo. Não precisa acreditar em mim não, basta pergunta para qualquer professor de história do ensino básico.
Entendo e vejo que várias ações do Putin são da cartilha natural do esquerdismo praticado por semi-democracias (eu não considero Venezuela ou Irã regimes democráticos. Imagina se teríamos a chance de ter uma prosa como essa lá?!), mas é preciso ver além.
Assim como ações que o PT executa no campo econômico são clássicas do direitismo, não torna o PT um partido com valores ou com um plano de governo embasado nas idéias do Thomas Hobbes, e o mesmo se aplica ao Putin. Tenho certeza que Jean-Jacques Rousseau não é o autor preferido dele…
Quanto ao Keynes, ele não era a favor de forte intervenção estatal pura e simplesmente. Ele desenvolveu a teoria econômica anticíclica, que utilizava a intervenção estatal para perseguir o pleno emprego. Acho que você esqueceu este detalhe na sua comparação.
Como você bem colocou, ninguém em sã consciência afirmaria que Keynes era de esquerda. Ou seja: ele solidifico a tese da intervenção estatal, mas não era de esquerda. O Putin intervém na economia através de empresas públicas. Isso pura e simplesmente o torna de esquerda?
Um grande abraço e obrigado pela discussão!
Kkkkkk e eu conheço VAAAAAAAARIOS professores de História, e não do primário, que afirmam que o nacional-socialismo é só uma mutação mal-ajambrada e ultranacionalista do socialismo.
Estude e verás mein liebe…