General que chefia Missão da ONU no Congo profere palestra no Ministério da Defesa
Elogiado pela mídia internacional por sua atuação no comando das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo (Monusco, na sigla em inglês), o general Carlos Alberto Santos Cruz proferiu palestra nesta segunda-feira no Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa.
Nomeado em maio de 2013 passado para comandar a Monusco, a frente de quase 20 mil homens de 20 países, o general foi apontado pela agência britânica Reuters como decisivo no processo de pacificação e estabilização do país africano, em guerra civil desde 2012.
Santos Cruz lidera uma experiência inédita entre os chamados capacetes azuis: a Brigada de Intervenção, uma unidade de soldados das Nações Unidas (ONU) que tem autoridade e equipamentos para ações ofensivas. Com esta iniciativa, ao lado do exército congolês, o comando brasileiro conseguiu derrotar os rebeldes do grupo armado M23.
Para o general, o desempenho do país em missões de paz “é uma combinação da diplomacia, da experiência militar e da determinação do governo”.
O general também dirigiu as operações de paz no Haiti e a sua contribuição neste país foi relevante para sua escolha pela ONU para chefiar a Monusco.
Atualmente, o Brasil participa, além da Monusco, de missões de paz no Haiti (Minustah) e na chefia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).
FONTE: Ministério da Defesa