Rússia pretende instalar bases militares em Cuba, Venezuela, Nicarágua e Vietnã
Segundo o titular da Defesa do Kremlin, negociações já estão avançadas e incluem outros países
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, afirmou nesta quarta-feira (26) que o
país já tem “negociações avançadas” para a instalação de bases militares em países como Cuba, Venezuela, Nicarágua e Vietnã. A declaração foi dada horas depois do início de um exercício militar russo na região de fronteira com a Ucrânia.
“As conversas estão em andamento e estamos muito perto de assinar os documentos
relativos (à instalação das bases)”, disse Shoigu, segundo a agência russa Ria-Novosti. O Kremlin teria a intenção de aumentar sua presença permanente ao redor do mundo. A Rússia já mantém uma base militar em Tartous, na Síria.
Mais cedo, o ministro havia confirmado o início de um exercício militar de grande escala, por ordem do presidente russo, Vladimir Putin. A manobra inclui cerca de 150 mil homens do Comando Estratégico Conjunto do Oeste, região militar que abrange grande parte da fronteira do país com a Ucrânia.
Shoigu negou qualquer relação do exercício com a crise que provoca apreensão no país vizinho. Nesta quarta-feira, na Crimeia, manifestantes favoráveis à permanência da
Ucrânia sob a esfera de influência russa entraram em confronto com centenas de apoiadores da “revolução” que derrubou o presidente Viktor Yanukovich durante o fim
de semana.
FONTE: Estadao.com
Caros amigos,
Colombelli & Brandenburg
Voltamos ao assunto:
Cortes no MD,
BAMN e BABV,
vulneráveis e sem estrutura a altura das necessidades.
Esquadrão na BAMN ?
Estamos redobrando os Mike’s Brasil afora.
Reforço na BABV ?
Nem A 1 dentro dos prazos teremos.
Calha Norte & Pelotões de Fronteira ?
Como sem R$.
B I Mtz ?
Será ?
BI Mth leve ?
Como ?
Astros 2020 ?
Sem U$$, impossível.
E por ai vai …..
Cadê a dissuasão ?
Mas a decisão foi técnica como sabemos, uma vez que decisão política está proibida no PA.
E os USA ficarão passíveis ?
E a Colômbia vai bater palmas ?
Bom, por aqui vamos financiar boa parte com U$$ do BNDES por ordem do molusco e da Maria Antonieta Tupiniquim.
Eh muito complexo que nao cicatriza nunca e a distorcao de autoimagem endemica de um povo que vive de geladeira vazia mas pensa que eh superpotencia rs
Será que vamos reviver a guerra fria ?
Haverá uma nova crise dos mísseis em Cuba?
De que lado estaremos? Seja qual for nossa posição, vai sobrar pra nós !?
Sniper é bem isso mesmo, os russos não suportam ser um paiseco de segunda e estão perdendo a noção do ridículo e começando a parecer os iranianos com seus misseis miraculosos e aviões invisíveis de plastimodelismo.
É evidente que esta notícia é um verdadeira piada, mais ou menos do mesmo naipe de quando a governante da argentina disse que iriam por um reator em um submarino ILK depois que o Brasil anunciou a retomada do sub nuclear.
O pouco de credibilidade que a Rússia tinha se esvai em atitudes de opereta bufa que eles tem tomado, como esta. Lamentável ver um país que já foi superpotência terminar deste jeito.
Mas isso serve ao menos para chamar a atenção para a fronteira norte, como bem disse o Carlos. Onde estão os 28 pelotões de fronteira que o Jobin prometeu?
Dica pros editores: uma reportagem sobre a implantação deles, o que era pra ser e o que é
Che, acho as opiniões muito ponderadas, mas eu penso que a Rússia ainda tem condições de se expandir e projetar poder, ao menos aqui em cima de nós -nem de longe como poderia fazer tempos atrás-.
Cuba e Venezuela estão de portas abertas e, seguramente, darão todo o aporte material para a criação das bases.
Entendo que não serão BASES, mas bases… mmanutenção de presença.
Cuba vai fazer todo o possível para acelerar e facilitar o retorno do Urso, possibilidades imediatas de dindim e a Venezuela haverá de buscar vender petróleo em casa e não vai deixar passar a oportunidade de aproveitar para fazer mais um desaforo ao Tio Sam.
O depois é especulação, mas acho que serão bases que não durarão muito tempo. Por enquanto, mera questão de retórica e geopolítica, inclusive para mandar mensagens para a Ucrânia (poder militar obsoleto, mas atômico), que se afasta cada vez mais da órbita da Rússia.
Só o passar dos meses dirá o que vai acontecer de verdade.
Para mim tudo isso não passa de estratégia arquitetada pela equipe do molusco junto aos Castros, para forçar os EUA a acabar com o embarco a Cuba, e para tal utilizando-se de um argumento que incomodam os YANKES >>> BASES RUSAS <<< Acredito que haja uma chance razoável de dar certo, pelo momento de convergência do cenário político mundial.
Com a China crescendo feito leitão desmamado do lado deles, os russos vão espalhar tropas e gastar recursos do outro lado do planeta? Conta outra.
Nos próximos 50 anos a defesa global vai se voltar para Ásia. Os russos sabem disso. Estão só provocando Tio Sam e OTAN por causa da questão ucraniana.
Collombeli
Onde vc mora mesmo ???
As coisas estão esquentando…
http://www.foreignaffairs.com/articles/140980/kimberly-marten/crimean-punishment?cid=soc-facebook-in-snapshots-crimean_punishment-022714