Flag_of_Venezuela_(state)

Flag_of_Venezuela_(state)

Clipping(Andrés Oppenheimer – La Nacion, 14) 1. Nesta cultura de “vale tudo”, a Venezuela quadruplicou sua taxa de homicídios desde que Chávez assumiu a presidência 15 anos atrás; de 19 mortes por 100.000 habitantes em 1999, passou para 79 mortes por 100.000 habitantes atualmente, de acordo com dados do Observatório da Violência da Venezuela, um grupo não-governamental dedicado ao registro de crimes violentos. No mês passado, o ministro do Interior da Venezuela, Miguel Rodríguez, questionou os números do Observatório da Violência, e afirmou que a taxa de homicídios é de 39 por 100.000 habitantes.

2. A estimativa mais recente do Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas é que a taxa de homicídios na Venezuela é de 45 mortes por 100.000 habitantes, muito acima da vizinha Colômbia (31), que sofre de um conflito armado, e do México (24 mortes). Alfredo Romero, diretor do Fórum Penal Venezuelano, um grupo não-governamental com sede em Caracas, disse em uma entrevista por telefone que as principais razões para o enorme aumento do crime na Venezuela são a corrupção policial, a impunidade dos criminosos e o falido sistema prisional, que levam a maioria dos venezuelanos a nem sequer reportar os crimes dos quais são vítimas.

3. Chávez instalou na sociedade a ideia de que roubar não é algo necessariamente ruim, e que os criminosos não são necessariamente pessoas ruins, mas muitas vezes vítimas do sistema capitalista. Isso contribuiu para a onda de roubos, assaltos e assassinatos no país, acrescentou. Minha opinião: Eu concordo. Obviamente, como em outros países, as principais causas do aumento da criminalidade na Venezuela são a corrupção policial e a impunidade dos criminosos.

4. Mas na Venezuela, o discurso violento do governo piora as coisas. Felizmente, após vários meses negando uma epidemia de criminalidade, Maduro convidou governadores governistas e da oposição para irem ao palácio presidencial na última quarta-feira, para encontrar soluções para o problema.

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

Pobre América Latina, que ainda permite que bandidos travestidos de caudilhos que lutam pela Justiça e contra as desigualdades assumam o poder e façam de um país com petróeo o que a pobre Venezuela é. E a lástima se estende para Cuba, Paraguai, Bolívia, Suriname, Argentina. Pobres bolivarianos. Graças a Deus não somos latino-americanos!

Marcos
Marcos
10 anos atrás

O que aumenta a criminalidade, riqueza ou pobreza?
R: Impunidade!!!!!

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Eu sinto muito pela miss e pelo seu país.

Achei ótimo o negrito no artigo, porque esse é o ponto mais perigoso do socialismo em uma democracia. Como ele sempre está amarrado a seus “braços armados”, é leniente com o “estatuto” deles. E as implicações disso na sociedade são imensas.

Se pegarmos o caso do Brasil, podemos ver um processo de degradação em quase todos os campos. Sobretudo, no educacional e moral.

Uma rápida espiada na conta do Twitter de um ídolo de uma geração como o Mano Brown, por exemplo, vê-se a incitação ao crime e ao ódio a cada tweet.

Quando fomenta-se a luta de classes, o que “tem menos” passa a achar que é seu dever praticar todo o tipo de assédio contra o que “tem mais”. Daí, aquele que precisa defender sua família passa a se proteger de uma forma ou de outra. E o resultado sempre é alguma desgraça que se arrasta pelo país inteiro.
Eu não vejo muita esperança na Venezuela. Esse Maduro já mostrou que é doidão. Uma hora ele terá que resolver os problemas de violência na Venezuela, e todos nós sabemos como comunista resolve esses problemas. E eles resolvem em. Ô se resolvem!

Espero que o Brasil esteja preparado para intervir militarmente se essa hora chegar. Seria uma bela contribuição do nosso país para com a humanidade.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

“aldoghisolfi
15 de janeiro de 2014 at 12:42 #”

Suriname bolivariano ? Onde ? Quando ?

Lá como cá. Cada povo tem o governo que o elegeu.
Agora aguenta !

aldoghisolfi
aldoghisolfi
10 anos atrás

OK… o Suriname não é bolivariano. Abrangência da redação, corrigida.
Gracias.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

A criminalidade parece avançar em toda a A. L. mesmo nos USA parece piorar.

Sei lá galera, acho que não é o sistema em si ser esquerda ou Direita, a equação é outra.

A China é “esquerda” e fuzila todo mundo. Não se pode dizer que la tem impunidade generalizada.

Países de Direita também tem corrupção.

A questão é : várias sociedades estão simplesmente perdendo a fibra, porque entenderam tudo errado a respeito de Direitos Humanos. Confundiram Direitos Humanos com impunidade.

Ta tudo errado. Não só no Brasil ou Venezuela, é em muitos países. É como se os valores morais estivessem se deteriorando em escala planetária. Parece que ninguém mais se importa, e os atuais estadistas, com exceção do Putin, Netanyahu e mais algum, viraram um bando de maricas tipo o Hollande. Um bando de pateticos deprimentes envolvidos em crime e corrupção, degeneração ética, degeneração moral.

Ou começam a eleger ” um cara macho”” para o poder, caso contrario, o crime vai crescer.

Antes não era assim : existia noção de ordem, de civilização. Hoje tudo virou baderna…

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
10 anos atrás

Wagner, foi por isso que eu lembrei que comunista sabe resolver o problema.

Governo socialista só consegue resolver o problema da violência quando se transforma em regime comunista. Enquanto o Maduro estiver governando em uma “democracia”, por mais fraca que seja, ele não pode atacar a violência sem perder a capacidade de intimidação dos seus “apoiadores”.
Por isso, se a violência descambar do jeito que parece que já está acontecendo, a tendência – na minha opinião – é o Maduro dar o golpe. E ai sim, resolver o problema da violência ao estilo chinês.

Realmente está tudo errado. A coisa tá feia 😀

https://www.youtube.com/watch?v=DPK_ij0llc8

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

“aldoghisolfi
16 de janeiro de 2014 at 7:01 #

OK… o Suriname não é bolivariano. Abrangência da redação, corrigida.

Gracias.”

Porsupuesto !

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Reitero:

Lá como cá. Cada povo tem o governo que o elegeu.
Agora aguenta !