Marinha do Brasil apoia operação no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro
A Marinha do Brasil participa, neste domingo, da Operação conduzida pela Secretaria de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SESEG-RJ), no Complexo do Lins, a fim de contribuir para a continuidade do Programa de implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).
Por meio da Força de Fuzileiros da Esquadra, a Marinha do Brasil prestará apoio logístico de transporte aos Batalhões de Operações Especiais (BOPE) e de Choque (BPChq) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), e à Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).
Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, com o efetivo de 180 militares, atuará na Operação. Estes militares vão operar as 14 viaturas blindadas que garantirão a mobilidade das Forças Policiais nas seguintes comunidades do Complexo do Lins: Gambá, Morro do Amor, Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Morro da Cotia, Barro Preto, Barro Vermelho e Morro do Encontro.
Serão utilizadas seis Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, quatro Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e quatro viaturas Mowag Piranha para transporte de pessoal.
O Comandante do GptOpFuzNav-Rio VIII é o Capitão-de-Fragata (Fuzileiro Naval) JOSÉ GUILHERME VIEGAS.
Viaturas Blindadas empregadas:
Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf)
Os CLAnf pesam cerca de 23 toneladas e tem capacidade para transportar até 25 militares armados e equipados para realizar operações anfíbias. Para a autodefesa do pessoal e do Carro, emprega uma metralhadora calibre 12,7 mm e 01 Lançador de Granadas MK-19, de calibre 40 mm. Além da sua capacidade de deslocar-se na água, a partir dos Navios Anfíbios da MARINHA DO BRASIL, pode deslocar-se em terra com uma velocidade de até 72,4 km/h.
Viatura Blindada sobre Lagarta M-113
As Viaturas M-113, de fabricação norte-americana, pesam 11,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. O armamento para autodefesa do carro e do pessoal é uma metralhadora calibre 12,7 mm. Sua velocidade máxima é de até 66 km/h.
Viatura Blindada Especial Sobre Rodas Mowag Piranha
De fabricação suíça, as Viaturas PIRANHA pesam 18,5 toneladas e transportam até 13 militares armados e equipados. Utiliza para a sua autodefesa uma metralhadora de calibre 12,7 mm. Além de sua característica anfíbia, pode desenvolver em terra velocidade superior a 100 km/h e é capaz de manter sua capacidade operativa mesmo que todos os seus 08 pneus estejam furados.
DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social do GptOpFuzNav-RIO VIII
Gostaria de saber o motivo para dois esquemas diferentes de camuflagem para os transportadores blindados do CFN.
Observando a primeira imagem desta matéria, percebemos o quanto grande é o CLANF……….. realmente bem maior que o M-113.
abraços,
Há uma dúzia destes Clanf novinhos em stand-by no fabricante….. os Chile cancelou a aquisição.
Sds.
a MB não andou comprando um lote dos Marines para reformar???
Grande abraço