11º Regimento de Cavalaria Mecanizado realiza navegação com blindado
O 11º RC Mec, mantendo sua tropa constantemente adestrada, realizou, no dia 02 de outubro, uma instrução de navegação com os blindados EE 11 – URUTU. A atividade foi realizada no lago da Usina Hidrelétrica São João II, aqui no município de Ponta Porã/MS.
A viatura blindada de transporte de pessoal URUTU, de fabricação nacional, é uma viatura anfíbia, ou seja, é capaz de navegar. A instrução, para todos os motoristas de blindados do 11º RC Mec, teve a finalidade de relembrar os procedimentos de preparação da viatura para a navegação, assim como manter o adestramento da tropa.
Sensacional veiculo!!!
Um belissimo projeto realizado pelos tecnicos da ENGESA, em conjunto com engenheiros navais designados pelo Ministerio da Marinha.
O Urutu foi projetado como um quebra galho para substituir os LVTP-7 (hoje AAV-7A1) que o governo dos EUA se recusou a vender ao Brasil.
Projeto feito para os Fuzileiros Navais brasileiros, foi posteriormente adotado pelo EB, e teve muito sucesso na exportação.
Durante demonstrações a delegações extrangeiras, o pessoal da ENGESA fazia a “desova” do Urutu longe das praias, saindo da plataforma dianteira do “Duque de Caxias”. O Urutu caia n’agua e submergia totalmente. por algum tempo, até voltar a supérficie.
Colegas meus que tiveram oportunidade de estar dentro do carro em uma destas oportunidades, me disseram que era apavorante a sensação de que o carro não voltaria a flutuar!!!
Bacchi
Bacchi,
Vc sabe de algum protótipo de Urutú, equipado c/ hidrojatos, que naufragou na represa Billings???
Um colega de trabalho, não mto afeito a assuntos militares, contava que a viatura entrou na água, qndo acionaram os hidrojatos ela teria naufragado.
Sim. Este fato me foi contado pelo pessoal da ENGESA quando entrei na mesma em 1977.
A explicação que me deram é que tinham esquecido de colocar os tampões nos orificios de esvaziamento de agua.
O Urutu tem no assoalho varios pontos (8) para esvaziar a agua que pode entrar dentro do carro durante a navegação.
Antes de entrar na agua é recomendado:
5) Certificar de que os 08 (oito) bujões de drenagem encontram-se fechados;
11) Retirar o bujão da tubulação de recalque atrás do banco individual direito e preenchê-la com água para escorvamento da bomba;
12) Verificar se a saída de água da bomba de esgotamento encontra-se desobstruída;
14) Verificar o funcionamento da bomba manual;
Nas paginas 56 e 57 do livro “Rede de intrigas” de Roberto Lopes se fala deste afundamento, mas o mesmo é localizado na Praia Grande, e a causa indicada é a que citei acima.
Para o VBTP M113 encontrei o seguinte:
Verificar se a saída de água da bomba de porão encontra-se desobstruída;
Verificar o funcionamento das bombas de porão;
Bacchi