Capital humano: Brasil é o 57º em 122 países, em educação é o 88º
(Globo, 02) 1. O Brasil aparece na 57ª posição no ranking global de capital humano divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum). O ranking faz parte do Relatório sobre Capital Humano (Human Capital Report), um estudo inédito que avalia as condições para o desenvolvimento pessoal e profissional em 122 países, e a importância do desenvolvimento dessas habilidades no desempenho de suas economias. Os Estados Unidos ficaram em 16º lugar e o Canadá, em 10º.
2. O estudo apresenta o Índice de Capital Humano (ICH), medida do grau de desenvolvimento nesta área usada para a classificação dos países no ranking. O ICH baseia-se em quatro pilares: três deles considerados fundamentais (educação, saúde e bem estar e emprego/força de trabalho), e um quarto, denominado ambiente de oportunidade, que leva em conta fatores como o arcabouço legal, a disponibilidade de infraestrutura entre outros fatores que propiciam retorno sobre o capital humano.
3. Entre os dez países que ocupam o topo do ranking de capital humano do WEF, oito são europeus. A Suíça lidera a lista, com elevado desempenho em todos os quatro pilares. A Finlândia (2ª), a Holanda (4ª), Suécia (5ª), Alemanha (6ª), Noruega (7ª), Reino Unido (8ª) e a Dinamarca (9ª) vêm em seguida. Singapura, terceiro lugar no ranking, destaca-se entre os asiáticos, que têm o Japão na 15ª posição e a China na 43ª.
4. O Chile, 36º da lista, é o país latino americano mais bem colocado no ranking. O Uruguai, em 48º lugar, também supera o Brasil. O México é o 58º. Considerando os quatro pilares usados na avaliação, o Brasil fica em 88º lugar em educação, em 49º em saúde e bem estar da população, em 45º quanto à força de trabalho e emprego, e em 52º no ambiente econômico e social.
Todos os índices do Brasil sempre foram ruins e agora, depois que a kumpanherada assumiu, só piorou!
Existem índices que melhoraram com o PT, isso é propaganda demagógica generalizante.
Pioramos em várias coisas, melhoramos em algumas.
Nos dois governos, PSDB e PT, em geral, os índices sociais brasileiros deram uma melhorada. Mas foi uma melhora bem pequena na educação.
Cada partido tem seus méritos, E MUITO DEMÉRITOS.
O problema é que a Educação jamais foi prioridade para nenhum governo desse país. Professor hoje em dia vira que não tem opção, e as aslas de aulas são redutos de pequenos bandidinhos.
A M foi a Pedadogia brasileira com suas Pedagogas em geral, que lançaram essas ideias absurdas de que não podia reprovar aluno, não podia dar bronca em aluno, aluno faz o que quer, aluno é o coitadinho… isso sim é babaquice particularmente da esquerda brasilera, se bem que o PSDB não tivesse feito nada para mudar isso.
Aluno tem que ter disciplina, e nosso curriculum escolar, criado pela Direita imbecil da Ditadura Militar, é impraticável, querem ensinar haletos quimicos a um cara que sequer sabe ler…
O curriculum é lixo da Direita, nosso atuais métodos são lixo da Esquerda.
O resultado : tudo na M…