ECMFA se dispõe a formar militares da Mauritânia em escolas brasileiras
Com o objetivo de estreitar relações e cooperações bilaterais, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa, general José Carlos De Nardi, recebeu, nesta segunda-feira pela manhã, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Mauritânia, general El Ghazovani.
Entre os assuntos tratados pelos chefes dos Estados-Maiores dos países estavam a colaboração militar nas áreas de ensino, treinamento de pessoal e produtos de defesa. O general De Nardi destacou que o país está “à disposição para oferecer suas instituições de ensino para a formação dos militares da Mauritânia”.
Por sua vez, o general El Ghazovani mencionou o interesse em um projeto de grande importância para o seu país: a criação de um sistema de monitoramento e controle do espaço aéreo da Mauritânia. “Já estamos discutindo com a Embraer esse projeto e esperamos a finalização da proposta e o aval financeiro.”
Nos próximos dias, os militares da delegação do país africano irão participar de conversas com o Comando da Aeronáutica e outros atores do sistema de defesa brasileiro. O general De Nardi disse que espera visitar, em abril ou março, a Mauritânia com a finalidade de aprofundar as negociações entre os países.
FONTE: Ministério da Defesa
off topic
(by AFP)
Procuradoria do Equador acusa militares por crimes contra Humanidade
“A procuradoria do Equador pediu pela primeira vez nesta segunda-feira o julgamento de seis generais e quatro coronéis reformados por crimes contra a Humanidade cometidos sob o governo do falecido presidente León Febres-Cordero (1984-1988).
“Em uma audiência pública, o procurador-geral Galo Chiriboga apresentou acusações contra os oficiais por sua SUPOSTA responsabilidade em atos de tortura, violência sexual e desaparecimento forçado a que foram submetidos TRÊS guerrilheiros do grupo AVC em 1985.
(…)
“Febres-Cordero combateu violentamente a guerrilha urbana de Alfaro Vive Carajo (AVC), uma pequena organização de orientação marxista-leninista que operou nos anos 80 e que se envolveu em assaltos a bancos, sequestros e confrontos com as forças públicas.
(…)”
more off topic
(by Terra)
‘Continuam achando que sou culpado’, diz motorista que socorreu JK
“O ex-motorista da viação Cometa Josias Nunes de Oliveira, que presenciou o acidente automobilístico na via Dutra que terminou com a morte do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, em agosto de 1976, afirmou nesta terça-feira à Comissão da Verdade da Câmara dos Vereadores de São Paulo que 37 anos após a morte de JK, ainda continuam achando que ele foi o culpado pelo acidente. De acordo com a sua versão, ele apenas parou o ônibus para tentar socorrer as vítimas. Além de JK, o acidente matou o seu motorista, Geraldo Ribeiro.
(…)
“O ex-motorista contou que dias depois do acidente, dois homens “cabeludos” que se identificaram como jornalistas e foram até a sua casa, ofereceram uma pasta de dinheiro para que ele assumisse a culpa no acidente. “Disseram para eu pegar o dinheiro, que seria todo meu. Falei que não, que não aceitava e não queria. Foram embora e não voltaram mais. Foi uma vez só. Foi muito dinheiro. Se eu tivesse pego aquilo lá…”