Relatório da ONU confirma uso de gás sarin em ataque químico na Síria
Inspetores da ONU disseram nesta segunda-feira, 16, que há “evidência clara e convincente” que armas químicas foram usadas em uma escalda relativamente grande em uma ofensiva no mês passado na Síria.
O grupo disse que amostras ambientais, químicas e médicas forneceram prova clara e convincente de que mísseis terra-terra que e continham o agente sarin foram usados no ataque em Ghouta, subúrbio de Damasco, no dia 21 de agosto. O relatório mencionou as áreas de Ein Tarma, Moadamiyeh e Zamalka.
“A conclusão é que armas químicas foram usadas no conflito em curso entre as partes na República Árabe da Síria… contra civis, incluindo crianças, em uma escala relativamente grande”, disseram os inspetores, na primeira página de seu relatório, ao secretário-geral Ban Ki-moon. Ban apresentou o relatório ao Conselho de Segurança da ONU (leia íntegra, em inglês).
O ataque de 21 de agosto com armas químicas aconteceu quando uma equipe de investigação de armas químicas da ONU estava na Síria para investigar supostos ataques anteriores. Depois de dias de atraso, os inspetores foram autorizados a abordar as vítimas, médicos e outras pessoas nos subúrbios de Damasco.
Os inspetores tinham a missão de investigar se o armamento havia sido usadas e, caso as acusações fossem confirmadas, quais os tipos de armamentos estavam envolvidos. O grupo não tinha a missão de verificar quem foi o responsável.
Rebeldes sírios, aliados ocidentais e árabes culpam o regime do presidente Bashar Assad pelos ataques em Ghouta, reduto dos insurgentes. O regime de Assad insiste que a ofensiva foi conduzida pelos rebeldes./ AP
FONTE: O Estado de S. Paulo
E agora, Putin???
Vai cumprir sua palavra???
Se bem que palavra de semi-ditador vale tanto quanto conversa de bêbado 😀
( vou ter que abrir exceção ao tema, minhas desculpas ao blog)
Camarada
O presidente Putin foi eleito democraticamente, e se os russos não o quisessem, o teriam chutado do poder a muito tempo e eleito o Prokhorov ou o Ziuganov ( este hoje já falecido).
Pq não elegeram ?? PORQUE OS RUSSOS QUEREM UM CARA COMO O PUTIN NO PODER !! SIMPLES !!
Impressionante a hipocrisia e dificuldade do ocidente de entender isso : Se elegem um cara anti-ocidente, ou nacionalista, aaah a eleição foi fraude, o cara é ditador.
Mas se elegem aliados dos USA, aah, então é um líder democrático…
HIPOCRISIA E CINISMO . TÍPICO DA IMPRENSA PODRE OCIDENTAL.
O ódio a Putin é porque ele não tem medo dos Estados Unidos, e mesmo seus inimigos reconhecem que é muito mais macho que o Obama.
Putin levantou a Rússia, isso é a neura contra ele : se ele tivesse mantido a Rússia se prostituindo, tal como o Yeltsin fazia, aí ele seria o ” bonzinho” para Washington.
Mas o ódio que a IMPRENSA PODRE E SEUS ASSECLAS vomitam contra ele impede a muitas pessoas de pensar sobre os fatos : simplesmente pensam que ele é um malvado ditador. Ou seja, opinião de pessoas que simplesmente não pararam para raciocinar devidamente sobre a Rússia e sobre seu líder.
Putin é um grande estadista, um dos poucos caras machos mesmo que está no poder ( eu digo macho no sentido de decidido, e não como ofensa a qualquer outra conduta, antes que alguem me interprete mal…), e os DADOS ECONÔMICOS DA RÚSSIA DE 1999 PARA CÁ COMPROVAM O SUCESSO DE SEU GOVERNO.
É estatística, são números disponíveis para qualquer um.
Se Washington e seus governos asseclas e prostituidos acham que Putin vai rebaixar a poderosa Rússia a obscuros e sombrios interesses, podem esperar sentados : A Rússia está de pé novamente e NINGUÉM poderá fazer NADA contra ela.
Graças a Putin.
Wagner, por isso disse semi-ditador. Chávez, Maduro, Morales, Kirchner(s), Correa, Da Silva, Vana, etc., também foram eleitos democraticamente e, IMHO, ajudam a compor este “seleto” grupo.
Atente-se ao foco de meu comentário anterior, que segue o post, e questiona se o президент irá cumprir sua palavra.