Obama_Michelle350Segundo agência, governo disse que questões legítimas foram levantadas. Denúncias mostraram que Dilma Rousseff e assessores foram espionados

vinheta-clipping-forte1A Casa Branca disse nesta quarta-feira (11) que está empenhada em trabalhar com o Brasil para responder às preocupações sobre atividades da agência de inteligência americana, informou a agência de notícias Reuters. Ainda segundo a agência, a assessora-chefe de Segurança Nacional da Casa Branca, Susan Rice, se reuniu com o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, e disse que algumas reportagens publicadas recentemente “distorceram nossas atividades”, mas que questões legítimas foram levantadas.

Figueiredo viajou para os Estados Unidos para, entre outros compromissos, se encontrar com Rice. De acordo com o Itamaraty, o tema da reunião foram as denúncias, divulgadas pelo Fantástico, de que a presidente Dilma Rousseff, assessores próximos e a Petrobras foram alvo das ações de espionagem dos EUA.

No dia 6 de setembro, após encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama, na Rússia, Dima disse que ele se comprometeu a dar explicações sobre as denúncias de espionagem dos EUA até esta quarta e que assumiu responsabilidade “direta e pessoal” sobre as investigações das ações de espionagem.

“Eu quero saber o que há. Se tem ou não tem, eu quero saber. Tem ou não tem? Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que há em relação ao Brasil. Tudo. A palavra tudo é muito sintética. Ela abrange tudo. Tudinho. Em inglês, everything”, disse Dilma, em entrevista à imprensa na sexta (6), após reunir-se com Obama.

Dilma afirmou ter dito a Obama que a questão não era de “desculpas”, mas de uma solução rápida. A presidente também disse que a viagem dela para Washington, programada para outubro, vai depender das “condições políticas” que Obama criar.

FONTE: G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
juarezmartinez
juarezmartinez
11 anos atrás

A nossa catrefa presidenta deveria ouvir mais os serviços reservados(mas infelizmente eles politizaram isto e encheram a ABIN de incompetentes e ratos).
Agora se Tio Sam resolver entregar por exemplo anonimamente a CNN parte do que conseguiram, segundo o sr. “fuentes”, ela, boa parte STF atual, ministros e parlamentares terão que trocar de país muito rapidamente…..

Grande abraço

Sniper
Sniper
11 anos atrás

Acho engraçado a mamãe petralha imaginar que pode deixar o governo americano aflito com essa gravíssima ameaça de cancelar a viagem de outubro ahaha. Se fosse um presidente americano de verdade(não uma vítima de complexo de vira-lata apeiado pela esposa), daria uma justificativa superficial, demonstrando um deliberado desinteresse pela polêmica e durante a visita da presidANTA, tiraria uns dias de descanso no Havaí, deixando um secretário de segundo escalão pra despachar com ela! Seria simplesmente o máximo! imaginem o ataque de fúria, sucedido do interrogatório jornalístico de praxe: o que a Sra. pretende fazer agora, presidanta??? romper relações comerciais com a américa? apresentar declaração formal de guerra, invadindo por terra, mar e ar? ou uma medida mais sutil como fechar a embaixada em Washington DC? Seria o tabefe dos sonhos dos vermelhos (que no clímax da esquizofrenia coletiva creem RELIGIOSAMENTE em sua capacidade de encurralar os EEUU com esse dedo cheio de catota em riste). Miando pra morales e rugindo para a Casa Branca… Não dá mais pra torcer pelo Brasil em nada! existe um ParTido acima do Estado, e tudo que minimamente puder representar ganho ou enriquecimento ao país, é inteiramente capitalizado e absorvido pela quadrilha-partido.