xiiienee

vinheta-clipping-forte1A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) promove o XIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE) nos dias 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento, que conta com a parceria do Ministério da Defesa, tem o objetivo de reunir civis e militares para reflexão em torno de uma agenda de interesse do Estado, voltada para o setor cibernético brasileiro.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, porém as vagas são limitadas. Aqueles que se interessarem podem acessar o site do Encontro no endereçohttp://www.sae.gov.br/enee/. No sítio eletrônico está disponível toda a programação do evento.

Com o tema “O Setor Cibernético Brasileiro: Contexto Atual e Perspectivas”, o XIII ENEE pretende produzir insumos para a formulação de políticas públicas mais eficazes nesse setor. Esta edição do evento também vai analisar e debater uma proposta da SAE lançada em 2010: a criação um comitê gestor de atividades cibernéticas no Brasil.

Para isso, estarão reunidos autoridades, especialistas, servidores públicos, acadêmicos, membros da comunidade científica, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e do setor privado, militares e estudantes que tenham interesse no setor cibernético.

O ministro-chefe interino da SAE e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Marcelo Neri, fará a abertura do encontro, que contará ainda com cinco conferências ministeriais. Também estão previstos painéis temáticos com a participação de palestrantes do meio acadêmico e de instituições relacionadas ao setor cibernético, como institutos de pesquisa, agências e órgãos do governo.

Serão debatidos, entre outros assuntos, a governança do setor cibernético no Brasil; a procura de uma agenda cibernética nacional; segurança e defesa cibernética, com gerenciamento de riscos e recuperação de desastres; além dos desafios e oportunidades que envolvem ciência, tecnologia e inovação no setor cibernético.

O XIII ENEE tem a colaboração do Exército Brasileiro, por meio da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

FONTE: Ministério da Defesa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários