‘Garantia da Lei e da Ordem’ deixa de fazer parte da denominação da 11ª Brigada de Infantaria Leve, sediada em Campinas – SP
DECRETO Nº 8.098, DE 4 DE SETEMBRO DE 2013
Altera a natureza da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada e a denominação da 11ª Brigada de Infantaria Leve – Garantia da Lei e da Ordem.
O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, Caput, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,
DECRETA
Art. 1º
A 4 ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, fica transformada em 4 ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha.
Art. 2º
A 15 ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede na cidade de Cascavel, Estado do Paraná, fica transformada em 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Art. 3º
A 11 ª Brigada de Infantaria Leve – Garantia da Lei e da Ordem, com sede na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, passa a ser denominada 11 ªBrigada de Infantaria Leve.
Art. 4º
Caberá ao Comandante do Exército fixar a data de implementação das medidas de que trata este Decreto e editar os atos complementares necessários a sua execução.
Art. 5º
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 6º
Ficam revogados:
I – o inciso II do caput do art. 1º do Decreto nº 92.170, de 18 de dezembro de 1985; e
II – o art. 1º do Decreto nº 5.261, de 3 de novembro de 2004.
Brasília, 4 de setembro de 2013; 192º da Independência e 125º da República.
MICHEL TEMER
Celso Luiz Nunes Amorim
FONTE: Diário Oficial da União
VEJA TAMBÉM:
Até que enfim o bom senso imperou!!!
Bacchi
Alguém poderia me explicar a diferença entre infantaria mecanizada e motorizada?
De uma maneira bem simples pode-se dizer que nos batalhões de infantaria motorizada os fuzileiros são transportados por veiculos não blindados (no caso: caminhões), e nos batalhões de infantaria mecanizados os fuzileiros são transportados por veiculos blindados sobre rodas (no caso: VBTP-LR ou VBTP-MR).
Eu acredito que o EB deve ter uma definição mais profissional do que o que eu escrevi acima.
Bacchi
Pode-se acrescentar que nos batalhões de infantaria blindados os fuzileiros são transportados por veiculos blindados sobre lagartas (no caso: VBTP – M113).
Bacchi
Gostaria de acrescentar que esta diferença entre mecanizado (sobre rodas) e blindado (sobre lagartas) é valida para o Exército Brasileiro e não necessariamente para outros exércitos.
Bacchi
A única diferença é o meio de transporte, porque de qualquer maneira o infante combate desembarcado!
Gostaria que o blog e/ou o site perguntassem ao Comando do Exército se as denominações históricas destas Grandes Unidades foram mantidas! Por exemplo, a 4ª Brigada tem a denominação de Brigada 31 de março!
mbalbi69, Agora está meio tarde para perguntar (expediente normal do EB já acabou faz tempo) mas, normalmente, essas denominações ligadas a homenagens diversas costumam perdurar, e as tradições são herdadas por outras unidades no caso das que, eventualmente, são dissolvidas. E nesse caso, foi só mudança em parte do nome, ligado mais às missões do que às tradições. Mas uma brigada com essa data como denominação até pode ser um caso à parte! Ao menos até o momento (20h19), o 31 de março continua lá no brasão, logo abaixo de onde se lê “4ª BDA INF L (MTH)” (reparar que… Read more »
Bacchi,
Muitíssimo obrigado. Eu não fazia a mínima idéia da diferenciação.
Abraços.
Não entendi a mudança, se a função da 11a continuará a mesma.
Adoraria ver a justificativa para o decreto.
Deve ter a ver c/ a recente demonização das PM’s, qndo da intervenção das mesmas, p/ a manutenção da ordem, nas recentes manifestações de Junho.
Não vejo necessidade de uma GU especializada em montanha, bastando, dada a realidade brasileira, a presença de um batalhão.
Outrossim, há necessidade de uma infantaria especializada em montanha na região norte de Rorraima, onde há as formações chamadas Tepui. Um batalhão ou ao menos uma cia independente especializada seria o caso.