Confira, abaixo, a opinião do Grupo Bandeirantes sobre a relação do Brasil com a Bolívia e o caso envolvendo um senador boliviano que viajou para o Brasil com a ajuda de diplomata brasileiro.

vinheta-clipping-forte1

Quando as tropas de Evo Morales invadiram a área da Petrobras na Bolívia, no episódio da expropriação da refinaria, o nosso governo, não só desculpou a ação do vizinho – como quase pediu desculpas pelo incômodo.

Mas a subserviência de Brasília diante do governo Evo Morales nos reservaria outros episódios vergonhosos – como negociar o preço do gás atendendo mais aos interesses bolivianos do que aos brasileiros.

Ou como engolir o desrespeito de agentes de La Paz vasculhando o avião de autoridades brasileiras. Mas nessa já longa história de rendição aos desejos do presidente Morales, nada foi tão covarde como aceitar medrosamente que um salvo-conduto não fosse concedido ao ex-senador da oposição boliviana – finalmente resgatado graças a algumas ações individuais.

E só falta agora extraditá-lo para completar o descalabro. Além da humilhante posição brasileira em si, nosso país se constrangeu também pela traição de uma história ética e humanitária que sempre marcou o Itamaraty.

Era um orgulho para os brasileiros. Agora, é uma vergonha.

Esta é a opinião do Grupo Bandeirantes.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

22 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
alexandre
alexandre
11 anos atrás

Assino em baixo!!!

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
11 anos atrás
Vader
11 anos atrás

Editorial PERFEITO!

Delenda est Itamaraty!

Marcos
Marcos
11 anos atrás

O problema é que o Ministro das Relações Exteriores De Fato é o Top Top Dente Podre Garcia.

Jackal975
Jackal975
11 anos atrás

Tá bom, como essa Band é boazinha e patriota né? São uns santos!
A mesma Band que soltou editoriais e mais editoriais clamando contra a “injustiça” da prisão dos torcedores em Oruro, uns cidadãos honoestos, trabalhadores e coitadinhos…todos os dias no Jornal da Band o Ricardo Boechat gritava indignado contra as nossas autoridades que “permitiam essa injustiça!” (vai ver ele queria que o Brasil invadisse a Bolívia pra soltar os pobres e injustiçados torcedores…).
Curiosamente, a mesma Band e o mesmo Boechat que diante das imagens de dois daqueles torcedores no Estádio de Brasília puxando uma pancadaria generalizada, postaram-se indignados pedindo “cadeia para esses marginais!”.
Engraçado né?
Mudaram de opinião bem rápido!
Brasil, o país dos corneteiros.

Cinquini
Cinquini
11 anos atrás

A opinião da Band só vem nos mostrar uma coisa que já era notório, a imprensa brasileira não é imparcial.

Vader
11 anos atrás

Jackal975 disse:
30 de agosto de 2013 às 14:24

Longe de mim defender corintiano “maloquêro” mas…

Se o amigo entendesse um mínimo de Direito Penal saberia que 17 pessoas não podem ficar presas por meses pelo ato de uma única pessoa, inda mais depois que um menor aqui no Brasil assumiu o ato criminoso.

Ou os 17 puxaram o gatilho do tal sinalizador? Todo mundo é culpado até que se prove o contrário? Não existe mais o universal princípio da presunção de inocência?

E podem ser bandidos o quanto forem: em qualquer país minimamente civilizados tem direito a um julgamento JUSTO.

O governo brasileiro foi SIM fraco e covarde nessa questão. DEVERIA ter jogado pesado com a Bolívia mas fez foi NADA. Deixou os caras mofando na cana!

Mas sabemos que a diplomacia “altiva e ativa” do Itamaralívia é assim mesmo: não tira os sapatos em Washington, mas abaixa as cuecas em La Paz.

Não há hipocrisia alguma na Band. O senhor é que não gosta que falem mal de seu amado governo PeTralha.

Aliás, esquerdista que é esquerdista gosta mesmo é de imprensa encabrestada e sem opinião.

Guilherme Poggio
Editor
11 anos atrás

Posso fazer críticas a outros editoriais da Band, mas este ela acertou.

O políticos brasileiros são eleitos pelos eleitores brasileiros e o mínimo que devem fazer é a defesa dos interesses brasileiros.

Requena
Requena
11 anos atrás

Exato Poggio!

Quando acerta, aplausos.
Quando erra, críticas.
É assim que tem que ser.
Ou pelo menos deveria…

MAD DOG
MAD DOG
11 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau em seus comentários caro Vader.

Desde a palhaçada com as NOSSAS refinarias, NÃO deles, pois NÃO PAGARAM, nem mesmo conseguiriam explorar e exportar seus recursos de gás, se não fosse o BRASIL, bancar e construir um gasoduto, garantindo assim o escoamento e exportação desses recursos.

Me lembro muito bem, quando o molusco ao invés de se impor, simplesmente aumentou quase 50% o valor do gás aqui no Brasil, senti no bolso pois possuo carro com GNV!

Absurdo, o BRASIL abrir as pernas desse jeito a este futuro ditador da Bolívia. Nada me tira da cabeça que os petralhas são sócios deste evozinho imorales!

Aos comunas de plantão, lembrem-se o BRASIL não é e nem aceitaria a implantação do comunismo por aqui!!!

Colombelli
Colombelli
11 anos atrás

jackal
Eu conheço um pouco de Direito, especialmente direito penal, procesual e direito comparado. Inclusive ja tive que por conta de profissão que exerci, decretar prisões.

Com esta experiência, te digo que o máximo que se poderia cogitar no caso em apreço, é de dolo eventual, e foi somente de quem lançou o sinalizadore provocou a morte. A tese de uma participação por instigação em delito com delo eventual, cometido no meio de uma torcida é absurda. Logo, pelo menos 16 se não todos estão presos sem suporte fático e legal para isso.

Outrossim, prisões cautelares não podem eternizar-se e não são começo de execução de pena. Elas estão sujeitas aos vetores da razoabilidade e proporcionalidade e sobretudo, na imperiosa necessidade.

Pois no caso em apreço, estes limites foram de longe ultrapassados. O governo de pilantras que vossa senhoria defende é useiro e vezeiro em invocar instrumentos internacionais como fundamento para abrir comissões da mentira ( unilateriais e tendenciosas) e ignorar a lei e a constituição para promover revanchismos e premiar com indenizações terroristas e criminosos.

Ora, estes mesmos instrumentos garantem o direito a um dwe process of law e a um mínimo de garantias. No caso da bolívia, houve perseguição xenofóbica aos brasileiros e violações ao direito internacional.

O governo que tu defendes nada fez porque o perpetrador da vialação é o cumpanheiro Evo, assim como tentou dar asilo ao cumpanheiro batisti enquanto nega asilo a cubanos que são presos, cerceados e submetidos a uma ditadura ( caso dos atletas).

Não gosto nem um pouco de baderneiros de torçida. Por mim, seriam todos feitos de alvo em polígonos de tiro. Mas isso é uma opinião pessoal e governo não pode ter oipinião pessoal, assim como eu não tinha quando analisava um pedido de prisão. Deve buscar, isso sim, que cada qual seja responsabilizado na medida da sua culpabilidade e de mecanismos processuais que se norteiem por um mínimo de razoabilidade, aqui ou no exterior.

Mas o governo petralha, não so neste, como em vários outros incidentes de conhecimento geral, fez prevalecer a sua tendencisosa e ideológica opinião e interesse, agindo como se o Estado Brasileiro lhes pertencesse, coisa que é peculiar ao caráter deles.

O editoral nem pode ser dito emissão de uma opinião do grupo. É antes a constatação objetiva de fatos que o governo mentiroso, manipulador e rapineiro consegue fazer com que pessoas como você desconsidere de forma quase irracional. Quem apoia isso é tão responsável quanto. Está ai o Brasil sendo feito de palhaço por paisecos e depois quer roncar grosso com os EUA e Inglaterra. Em uma: ridículo isso.

F - 5
F - 5
11 anos atrás

Interessante:

O mesmo sr. Boechat, o qual o admiro muito em suas colocações, criticou o SUB-NUC brasileiro e o dinheiro que será gasto na compra dos caças.
Isso não vi ninguém criticar.
A política externa braisileira é uma mer…, mas tomar esse editorial e vangloriar a Band é complicado.

Vader:
Concordo contigo na questão da julgamento dos corinthianos, dveria ser justo. Mas…
Os caras aprontaram de novo por aqui…
Abraços…

Jackal975
Jackal975
11 anos atrás

Vader disse:
30 de agosto de 2013 às 17:00
Só vi agora o que escreveste. Não vou te responder em respeito aos donos do blog e ao que já ocorreu por aqui. Nem te conheço, nem te dei confiança e liberdade, então te põe no teu lugar. Se teu pai e tua mãe não te deram educação, não serei eu quem vai dar.

Colombelli disse:
30 de agosto de 2013 às 22:30
Caro Colombelli. Trabalho na área jurídica também, não se preocupe, não defendo que alguém fique segregado sem um julgamento. Mas penso que, no caso dos corintianos, só se poderia dar opinião ao examinar o processo e a esse não tive acesso. Se vc teve, ok, então dou o braço a torcer, vc está com a razão e paro por aqui. Mas pararei por aqui, pois vc escreveu isso: ” O governo de pilantras que vossa senhoria defende…” e esse tipo de colocação elimina qualquer possibilidade de um debate civilizado. Boa semana para vc e tenha menos ressentimento no seu coração.

Vader
11 anos atrás

F – 5 disse:
1 de setembro de 2013 às 12:26

Caro F-5, o editorial é da Band, não do Boechat, que também tem direito à opinião dele, diga-se de passagem (embora eu com ela não concorde integralmente).

Não misture as bolas…

E não é por

Vader
11 anos atrás

Ops, teclei enter errado, rs.

E não é porque o Boechat estava errado quando falava dos caças que agora a Band em seu editorial estaria errada também.

Ou mais: quem concorda com esse editorial, porque ele está correto (e não há como não concordar com ele sem perder a razão e cair na ideologia), não tem necessariamente a obrigação de denunciar o que o Boechat acha de caças e navios de combate.

Enfim, são coisas completamente distintas…

Vader
11 anos atrás

Jackal975 disse:
2 de setembro de 2013 às 11:06

Lamento que o amigo seja tão “dodói” e fique todo amuado quando alguém lhe contrapõe com argumentos o que vc escreve.

Aliás, desde que começou a escrever neste espaço, tenho notado que o amigo mais faz se queixar e lamuriar do que os outros escrevem do que qualquer outra cousa. Não me recordo de um comentário produtivo ou instrutivo, que acresça ao debate. Só chororô e mimimi…

Bem parceiro, uma coisa eu lhe garanto: a mim o amigo não irá “pautar”, nem com ameaças, nem com lamúrias: outros bem melhores já tentaram a mesma coisa e não conseguiram…

Enfim, vou continuar tecendo meus comentários sobre os seus, quando eles ferirem a lógica e os fatos.

So sorry…

A propósito: sem educação é VOCÊ! (reversal russa, rs)

Não güenta? Bebe leite… ou pede pra sair… 🙂

Jackal975
Jackal975
11 anos atrás

Vader disse:
2 de setembro de 2013 às 13:43
Você (e mais alguns) partem para a ofensa pessoal. Não conseguem debater ideias. Não sou nada disso que falaste, “dodoi” “mimimi” etc. Você não me conhece para dizer essas coisas. Eu posso não “contibuir” como falaste (até porque, já disse várias vezes, não trabalho no “meio”, sou só um entusiasta, um eterno aprendiz, venho aqui para aprender, não para ensinar), mas também jamais ofendi a dignidade de quem quer que seja. Como vc (e alguns outros) mais de uma vez já fez, não só comigo.
Bem, caro Vader, sou apenas um cidadão adulto, que paga seus impostos e tenta contribuir para uma sociedade melhor. Tenho família, tenho amigos, tenho uma vida e tenho direito a ter minha opinião, apesar de você achar que não. Não quero te pautar nem a ninguém mais, só quis debater ideias, mas fui chamado de BANDIDO por uma pessoa e fui chamado de mais um monte de coisas por ti, aí em cima.
Sem problema.
Me desculpe se te ofendi com minhas opiniões e digo o mesmo ao Colombelli.
Não se preocupe, como prometi ao Nunão, não redarguirei mais os comentários daqueles que querem falar em política. Não redarguirei mais teus comentários nem de mais ninguém que se desviar do assunto do blog. Se isso faz vc se sentir melhor, segui seu conselho, pedi para sair, vc venceu, parabéns.
Não quero e não vou discutir com mais ninguém. Felicidades e boa sorte na vida para vc. Abraço.

Vader
11 anos atrás

Jackal975 disse:
2 de setembro de 2013 às 15:00

Mais mimimi? Mais chororô?

Você não me ofendeu com suas opiniões: cada um tem a sua e eu respeito a de todo o mundo, mesmo que a conteste.

Você me ofendeu me chamando de sem-educação, sendo que em momento algum eu lhe chamei de bandido ou seja lá o que você acha que te chamaram aqui ou alhures.

Mas não se preocupe, pois já estou acostumado com grosserias da internet e não guardo mágoas de quem quer que seja. No máximo respondo à mesma altura, dentro do natural direito de resposta, tentando nunca ultrapassar os limites das regras do blog.

Felicidades e boa sorte tb.

Jackal975
Jackal975
11 anos atrás

Verdade, não tinha me dado conta disso…acho que mataste a charada: “Mas não se preocupe, pois já estou acostumado com grosserias da internet”.
Pois é, eu não. Nem na internet nem fora dela. Opino em outros locais (virtuais e “presenciais”) e tudo se dá sempre em alto nível, não ofendo nem sou ofendido, mesmo com divergências. Foi assim até entrar aqui. Deve ter sido isso então. Bem, obrigado pela dica. Como eu disse, não acontecerá mais, já pedi desculpas e mudei minha postura nos comentários. A gente vai vivendo, aprendendo e mudando.
E sobre o “Mais mimimi? Mais chororô?”. Beleza, é assim que tu educadamente pensa. Tranquilo, já entendi. Abraço.

F - 5
F - 5
11 anos atrás

Vader disse:
2 de setembro de 2013 às 13:29

Meu nobre Lorde das Trevas:

O Boechat é um dos poucos jornalistas que respeito, mesmo discordando com ele.
Mas, em nenhum momento, alguém aqui comentou algo sobre a sua opinião e isso gerou em mim, pobre mortal, surpresa.
Ao contrário da grande maioria aqui, voto na esquerda desde 1989 (alguém deve estar fazendo o sinal da cruz e batendo três vezes na madeira nessa hora…rs) e, isso me permite com causa e seriedade, criticar as besteiras que infelizmente ocorrem no atual governo.
A política externa do país é uma mercadoria, para não falar coisa pior.
Na questão da espionagem, o governo deve criticar menos “uzamerikanus du norte” e tomar medidas sérias para que o sistema de dados do país não seja vulnerável como é atualmente. É como se uma casa estivesse toda aberta, fosse invadida e depois o dono vai reclamar na polícia. Uma nota oficial, alguns esclarecimentos e ação prática para que estejamos menos vulneráveis.
Quanto às discussões aqui, muito saudavéis.
Confesso que quanto vem determinadas postagens já espero uma boa polêmica.rs
E assim seguimos.
Saudações

Vader
11 anos atrás

F – 5 disse:
2 de setembro de 2013 às 19:48

F-5, o Boechat, como uma boa parte dos jornalistas do que eu costumo chamar “esquerda florida” (dos quais fazem parte muitos da Rede Globo, por exemplo), é radicalmente anti-armamentista.

Direito dele (mas só um cara que acha que vive na Ilha da Fantasia para pensar assim…). Por força desse viés, ele às vezes acerta; muitas das vezes erra.

Exemplo: acerta quando diz “ao menos bóia” para o PA da MB. E erra quando acha que comprar caças é desperdício de dinheiro.

Enfim, não sei se vale a pena ficar comentando muito o que o Boechat acha ou deixa de achar. Ele não é autoridade alguma em nada.

Saudações.

PS: respeito seu posicionamento político, embora de maneira algum com ele comungue. E sinceramente admiro o fato de você não misturar as coisas e nem querer tolher a liberdade de manifestação dos outros.

F - 5
F - 5
11 anos atrás

Vader:

Nunca defendi a ditadura, de direita ou de ESQUERDA.
Democracia acima de tudo.
Mesmo os mais pacifistas e os que não julgam importante a defesa de um país, devem ter na sua caixolinha que alguém pode invadir esse país e alguém tem que ter meios de defesa.
Woodstock ficou para trás.
Temos que estar prontos para defender nossa soberania e país.

Quanto a não misturar as coisas, aprendo muito com quem pensa diferente e não comunga da mesma forma de pensamento que eu.
Isso começa dentro de casa: minha esposa é Flamengo e eu sou Fluminense…kkkkk

Abraços