israel_iran_invasion

vinheta-clipping-forte1

O Exército israelense pode atacar o Irã sem a necessidade de apoio operacional americano, mas uma intervenção somente de Israel seria qualitativamente inferior a que poderia efetuar junto com os Estados Unidos, disse nesta terça-feira uma fonte oficial israelense à rádio pública do país.

A fonte, que a emissora não identificou, manifestou suas dúvidas sobre a seriedade do compromisso da Administração de Barack Obama de impedir, a qualquer preço, que o Irã desenvolva armamento nuclear.

O comportamento da Casa Branca em relação à guerra civil na Síria, acrescentou, mostrou que Israel não pode confiar nas promessas de seu principal aliado quando se trata de assuntos considerados cruciais para sua segurança.

Israel teme, além disso, a abertura de um diálogo direto entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear porque isso poderia gerar um relaxamento das sanções contra o Irã em troca do cumprimento de algumas condições da comunidade internacional.

O medo israelense reside em que as eventuais cessões iranianas estejam abaixo de suas exigências.

As três reivindicações de Israel ao Irã, conforme o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu formulou em várias ocasiões, são: o desmantelamento da usina nuclear próxima à cidade de Qom, o fim do enriquecimento de urânio e a eliminação de todo o urânio enriquecido acima de 3,5%.

A eleição de Hassan Rohani como novo presidente do Irã trouxe esperanças para uma reabertura do diálogo sobre o tema nuclear.

Rohani disse no domingo, durante sua cerimônia de posse, que vai tentar manter relações construtivas com o resto do mundo, melhorar a situação econômica do país e resolver a questão nuclear durante seu mandato.

FONTE: Resenha do Exército

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
joao.filho
joao.filho
11 anos atrás

Bom, poder ate que pode. Mas a Turquia e a Arabia Saudita nunca vao permitir o uso de seu espaco aereo para tal. E sem apoio e participacao dos Estados Unidos, as perdas e resultados seriam inaceitaveis. Mas de todas as formas, provavelmente ja e tarde demais. O Ira ja teve possuir pelo menos uma meia duzia de nukes…

Vader
11 anos atrás

joao.filho disse:
6 de agosto de 2013 às 16:06

Caro João Filho acredite: ninguém ali no OM quer um Irã nuclear, muito menos seus vizinhos não nucleares sunitas Turquia e Arábia Saudita.

Arrisco dizer que se o governo americano simplesmente soltar a coleira de Israel é bem capaz de AS e Turquia não apenas liberarem seu espaço aéreo mas também se juntarem a Israel para bombardear o Irã (basta ver que ambos possuem centenas de caças ocidentais em seus arsenais).

Aliás, o grande medo de Israel não é ter um Irã nuclear, mas sim com este nuclearizado ser desencadeada uma corrida armamentista na região, que faria com que países conturbados e pouco confiáveis como Iraque, EAU e Egito, sem falar na própria Turquia e AS, também quisessem ter os seus nukes, arriscando-se a cairem estes nas mãos de terroristas do naipe do Hamas e Hizbollah (amplamente apoiados e financiados pelo Irã, diga-se de passagem).

Entenda: Israel possui meios para se defender do Irã, seja este nuclear ou não. Qualquer movimento errado (digamos que o Irã por exemplo entregue uma BA para o Hizbollah e este faça um atentado terrorista em Israel) e Israel frita o Irã inteiro, do Azerbaijão ao Golfo e da Turquia ao Paquistão, pelo próximo bilhão de anos.

Estes outros países não tem como se defender do Irã. Para eles, seria o retorno do terror safávida.

Por fim, o Irã ainda não tem bombas atômicas não, pois se as tivesse já teria subido a retórica e saído da posição de eterna vítima internacional que se quer pespegar.

Se as tem não irá armar. Se armar, não irá testar. E se testasse, não teria como entregar o dispositivo.

Uma coisa é ter como construir uma bomba atômica: isso aí até o Brasil tem. Outra bem diferente é fazê-lo.

Sds.

hamadjr
hamadjr
11 anos atrás

KKKkkkkkk atacar o Iran kkkkkkkkk é muita droga pra pouco usuário kkkkkkk, agora só falta encontrar marciano em Vênus kkkkk

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
11 anos atrás

hamadjr disse:
6 de agosto de 2013 às 21:04

???????????????
Qual seria o impeditivo ? As grandes, e modernas, forças de defesa do Iran ?

Será q vc não se deixou contaminar por essa droga toda?

costamarques
costamarques
11 anos atrás

Estamos vivendo uma nova guerra fria, essa politicagem não passara disso, Israel tem poder de sobra para destruir o Irã, porem não é simples assim, pois existem os aliados e a OTAN

Soldat
Soldat
11 anos atrás

O Ira pode se até destruído, mais duvido que eles não tenham capacidade de arrasa também as grandes cidades de Israel o que é muito para um estado pequeno e artificial.

clsaraujo
clsaraujo
11 anos atrás

E quem forneceu o conhecimento ao Irã para enriquecer urânio ? que os ensinaram a técnica ? Precisa falar mais ? Quem os ensinaram estão com os iranianos para o que der e vier.

Vader
11 anos atrás

Soldat disse:
8 de agosto de 2013 às 11:18

“duvido que eles não tenham capacidade de arrasa também as grandes cidades de Israel”

Salvo alguns mísseis de cruzeiro, que se chegarem a Israel certamente serão em sua imensa maioria interceptados, o Irã não tem como atacar Israel. Praticamente não tem marinha e sua força aérea é composta de velharias da década de 70.

O grande Exército Iraniano não pode ir marchando via desertos de Iraque e Jordânia até Israel. O que eles podem fazer é insuflar suas hordas terroristas do Hamaz e principalmente do Hizbollah; mas até aí nada de novo para Tio Jacó.