Governo brasileiro entrega primeiros veículos blindados ao Suriname
Já encontram-se no Suriname os dois carros de combate revitalizados pelo Exército Brasileiro. Os veículos passam agora a integrar a frota do país vizinho. A iniciativa do Brasil faz parte do acordo bilateral de cooperação e do compromisso assumido pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, quando visitou o Suriname, em setembro de 2012.
O ministro Amorim considera importante o Brasil ampliar as oportunidades de cooperação militar com os países do cone norte e os classificou como “parceiros na construção de uma comunidade de segurança na América do Sul”.
Mais duas viaturas blindadas do tipo Cascavel, produzidas pela extinta Engesa, estão em fase final de revitalização no Parque Regional de Manutenção do Rio de Janeiro. O acordo prevê também a capacitação do país vizinho em sustentabilidade logística.
A revitalização dos veículos foi gerenciada pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro e o transporte até o país vizinho foi feito pela Marinha do Brasil, por meio do navio de desembarque de carro de combate, Almirante Sabóia.
A cerimônia de entrega dos carros para o Comando das Forças Armadas Nacionais do Suriname contou com a presença do embaixador do Brasil, Marcelo Bomba, e do general Adalmir Manoel Domingues, diretor de Material do Exército Brasileiro, representando o ministro da Defesa do Brasil.
FONTE: Ministério da Defesa
Quem pagou?
Bank of Mae Joana…
Entendi!
Rearmar vizinhos, pode!
Modernizar nossos equipamentos, necas!!!
Qualé gente o Suriname, essa potência econômica emergente, é nosso mais novo sócio de Mercosul…
Temos que ajudar os “hermanos”… mesmo não sendo estes propriamente latinos… tudo em nome da integração sul-americana…
🙂
Marcos, já está em curso programa de modernisação de cerca de 200 Urutus, que deverão receber motor Mercedes Benz de maior potencia, alem de outras melhorias
O EB já assinou contrato com a Columbus para a preparação do protótipo.
Estes carros deverão cobrir as necessidades dos esquadrões/regimentos de cavalaria mecanizados até os mesmos receberem os VBTP-MR.
Deve-se lembrar que os VBTP-MR inicialmente serão destinados aos batalhões de infantaria mecanizados.
Bacchi
Bachi! Por acaso tu saberias informar qual o modelo de motor da MB que está sendo utilizado neste repotenciamento?
Grande abraço
“O EB já assinou contrato com a Columbus para a preparação do protótipo.”
E o EB realmente necessita desses caras, p/ prototipar algo???
juarez, o motor sendo considerado é o OM366.
Bacchi