Rússia volta a usar máquinas de escrever para evitar espionagem
Serviço Federal de Proteção russo comprou ao menos 20 máquinas, diz jornal local
MOSCOU – O serviço secreto russo vai voltar a utilizar a máquina de escrever para evitar que informações confidenciais sejam espionadas, informou nesta quinta-feira o jornal russo “Isvestiya”. Segundo o diário, ao menos 20 máquinas foram compradas pelo Serviço Federal de Proteção (FSO, na sigla em inglês), que já reservou locais sem acesso eletrônico para escrever e guardar papéis com dados secretos.
Em entrevista ao jornal, o ex-chefe dos serviços secretos internos da FSB, Nikolai Kovalyov, disse que é comum o armazenamento de documentos secretos escritos a mão. Cada Triumph-Adler Twen 180 – o tipo preferido de máquinas de escrever do governo russo – tem seu próprio registro para que cada papel esteja relacionado a uma máquina específica.
O porta-voz do FSO, Serguei Devyatov, acrescentou que a Rússia continua a usar antigas conexões telefônicas à prova de escutas para conversas secretas entre lideranças de países. O uso de máquinas de escrever também se estende ao Ministério da Defesa e o Ministério de Proteção Civil, segundo o jornal.
FONTE: O Globo
é, os velhos tempos literalmente voltaram…
É isso que dá usar Windows nos computadores da Defesa:
http://www.forte.jor.br/2010/04/30/exercito-russo-preparado-para-a-guerra-em-rede/
http://www.wnd.com/2013/06/nsa-has-total-access-via-microsoft-windows/
Kkkkkkkkkkkkk…
Quando eu digo que os russos estão 20 anos atrasados em termos eletrônicos nego diz que sou “vendido”, “americanófilo”, e outras cretinices…
Ao invés de desenvolver sistemas e equipamentos para criptografar as comunicações os caras voltam pra máquina de escrever, rsrsrsrs…
Imaginem o quão “eletrônico” não é o cockpit de um Su-27/30/35… 😉
Uma Olivetti neste post, no anterior um Toughpad kkkkk as coisas nos últimos dias estão muito estranhas 😉
Mas Galante, a Olivetti foi sacanagem…. kkkkkk 😀
Acho que o modelo russo em questão é esse aqui.
http://www.bueromarkt-ag.de/schreibmaschine_triumph-adler_twen_180,p-t180.html
Bem, pelo menos não reativaram seu programa de paranormais telepáticos, apesar do programa de armas escalares estar de vento em popa. rsrsss
Antes precisava de bilhões de dólares pra espionar os russos, agora basta umas 50 verdinhas pra comprar o carteiro. rsrssss
Vader disse:
12 de julho de 2013 às 8:15
Kkkkkkkkkkkkk…
Quando eu digo que os russos estão 20 anos atrasados em termos eletrônicos nego diz que sou “vendido”, “americanófilo”, e outras cretinices…
Ao invés de desenvolver sistemas e equipamentos para criptografar as comunicações os caras voltam pra máquina de escrever, rsrsrsrs…
Imaginem o quão “eletrônico” não é o cockpit de um Su-27/30/35… 😉
Vader, o motivo de chamarem você dessas coisas é porque você é, só que ainda não se deu conta…
Sobre desenvolver comunicações criptografadas seguras, parece que isso não adiantou muito para os americanos, tendo em vista os casos do Wikileaks e do PRISM, não é?
A verdade é que sistemas informatizados, mesmo que sejam mantidos em salas fechadas, sem comunicação de rede e com acesso controlado, ainda permitem que massivas quantidades de dados sejam copiados. A vantagem do papel é que, mesmo que haja vazamentos, ele sempre serão pequenos se comparados ao que pode acontecer no caso de dados armazenados em um computador, onde milhares de documentos podem ser copiados em poucos segundos.
Então o que os russos estão fazendo é dificultar ao máximo o vazamento de informações realmente sigilosas, e impedir que um Wikileaks ou um Snowden estoure no colo deles.
Putz…. eu usei muito uma Linea 90…. depois usei muito mais uma Tekne 4 elétrica e por fim uma Praxis 201…. hehehehe…. bons tempos !
Acho que vamos acabar tendo que usar uma “Enigma” mais moderna….
Mas os russos as vezes tem soluções inovadoras…. reza a lenda que em certa época a NASA gastou meses de estudo e desenvolvimento para inventar uma caneta que escrevesse em baixo da água (para o treino dos astronautas) e ao mesmo tempo fosse possível de usar no espaço….. o custo teria sido de Us$ 12 mil.
Os russos usaram um lápis de Us$ 0,50.
Sds.
Bem, pelo menos não reativaram seu programa de paranormais telepáticos, apesar do programa de armas escalares estar de vento em popa. rsrsss
Isso nao e so coise de russo, nao. Faz uma busca sobre: “Pentagon Remote Viewing Program”
Clésio Luiz disse:
12 de julho de 2013 às 12:46
“Vader, o motivo de chamarem você dessas coisas é porque você é, só que ainda não se deu conta…”
É meu caro Clésio, vai ver que eu não me dei conta de que sou “vendido” porque não pingou nada em minha conta corrente ainda, né? 😉
Quanto a ser americanófilo: se ser americanófilo é admirar com sinceridade um povo e uma nação que em três séculos de existência construiu a maior potência bélica, econômica, científica, tecnológica e cultural que o mundo jamais viu; se ser americanófilo é desmascarar sem piedade o antiamericanismo retardado latrino-americano, que para tapear o povão e desviar o foco da roubalheira desvairada tenta tapar o sol com a peneira jogando a culpa de nossas mazelas no “Império do Mal do Norte”, em vez de assumir nossas próprias falhas; se, em suma, ser americanófilo é não ser hipócrita e não me render ao ridículo pensamento dominante esquerdista, então sou americanófilo com tremendo orgulho.
No mais, os americanos provaram do próprio veneno com o wikileaks e o tal Snowden. E se tem uma coisa que eles não reclamam é de espionagem: sem a menor sombra de dúvidas são desde sempre o país mais espionado do mundo. Mas também espionam.
A verdade é que todo mundo espiona todo mundo, ainda mais em tempos de internet. Quem não gosta que se mude para… Marte!
_____________
Baschera disse:
12 de julho de 2013 às 12:47
É Baschera, essa história da caneta não era debaixo d´àgua, mas sim uma caneta que funcionasse na microgravidade da órbita terrestre.
Só que o que não se fala da tal história da caneta americana e do lápis russo é que numa dessas os americanos desenvolveram inúmeras tecnologias novas, de aplicações múltiplas, deram dinheiro a várias equipes de pesquisa, pagaram salários, geraram empregos, geraram renda para muitas famílias,, giraram a economia, etc., etc., etc..
Enquanto isso, os russos importaram seus lápis da Alemanha…
No final quem será que foi mais esperto, o russo ou o americano? 😉
Saudações.
Baschera,
Essa estória do lápis é lenda da internet. Nunca existiu.
Mesmo porque os lápis não são bons para serem usados em órbita, na microgravidade, porque o grafite é muito bom condutor elétrico e se ele quebrasse a ponta ou quando fosse apontado os resíduos poderiam provocar curto circuito. Os russos também usam canetas.
Canetas estas que não devem ter nada de extraordinário, só que devem usar algum fluído sob pressão, ou mesmo uma mola, para “empurrar” a tinta em direção à ponta, ao invés da gravidade, como ocorre aqui na superfície da Terra.
Só de curiosidade, as ogivas “disruptivas” usadas nos Tomahawks (salvo engano) na primeira guerra do Golfo, lançadas contras centrais elétricas iraquianas, eram formadas por filamentos de grafite que eram disseminadas cobrindo uma área de centenas de metros quadrados, colocando em curto toda a rede de transmissão elétrica.
As canetas usadas pelos russos no espaço, desde 1969, são as americanas da Fisher Space Pen Company: http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Pen
Vader, se vc é americanófilo ( e de fato vc é), isso é problema seu.
mas cuidado : não é porque alguém é contra os Estados Unidos que necessariamente é esquerdista.
O problema é a sua tentativa de sufocar, ridicularizar e escrachar opiniões desfavoráveis ao Império. E vc nem sempre faz isso com delicadeza…
E escrachar com a honra dos demais povos, tal como vc costuma fazer com russos e persas.
Todos os povos merecem respeito aqui no blog, nenhum de nós tem a autoridade moral para escrachar algum povo. Vc pode criticar um governo( tal como eu critico a política externa norte americana), mas desrespeitar um povo já é exagero.
de resto, claro, se vc ama os USA, é direito seu. Aliás, acho que ninguém tem o direito de questionar suas escolhas.
Tanto quanto ninguém deve questionar minha admiração pelos russos. Faziam isso aqui três anos atrás, finalmente pararam. me perseguiram até meu meu gravatar, lembra ?
Apenas experimente falar de uma maneira menos sarcástica e menos arrogante, quando vc trata dos russos e demais, e não haverá problema nenhum.
Não é tanto a sua opinião, que é direito seu, o problema é a maneira que vc se expressa, vc desrespeita os outros quando vc diz absurdos como ” a Rússia não contribuiu em nada para a humanidade” .
Isso é ofensa. E sério, mostra, a princípio, que vc não sabe NADA sobre a Rússia. Pavlov, Mussorgsky, Panfilov, os dois Ostrovski, Oistrakh, Jenevski, Markov, enfim, são incontáveis. Eu que leio sobre esses caras todo dia não sei de cor todos eles.
Enfim, o povo russo tem seu valor, já provou isso muitas vezes, e vc não tem autoridade intelectual ou moral para questionar as contribuições russas para a humanidade.
Além disso, embora seus discursos favoráveis aos USA sejam muito bonitos, vc nunca colocou uma opinião de um Bill Guston junto para comprovar suas teses sobre a suposta superioridade de 20 anos dos USA sobre a Rússia. ( no caso dos caças russos mais novos).
Observe seu comentário, vc disse que a compra de máquinas de escrever da parte dos russos indica atraso de 20 anos nos cockpits dos Su 35.
desculpe, mas não tem nada a ver. Tal como o Clésio muito bem disse, trata-se de uma tática para evitar qualquer possibilidade de espionagem em sistemas informatizados, medida bem inteligente, visto que mesmo a maior potência do mundo, com sistemas ultra-avançados, não consegue proteger segredos militares de hackers ” estatais” chineses.
se vc tira do computador, ja ajuda bastante.
Eu conheço caras de criptografia, e eles me disseram que não existe sistema 100% seguro. Ou seja, os russos, mesmo tendo seus sistemas, preferem usar a máquina. Sábio, e mais uma vez prático, da parte deles.
Mas tudo o que os russos fazem vc cai em cima como se eles fossem a escória do planeta. Acho que sua atitude é carregada demais de preconceitos de guerra Fria.
Ninguém disse que eles vão botar uma máquina de escrever num Su 35.
Aliás, são coisas totalmente distintas.
Pensa nisso… na boa.
Por favor, não falei nada disso para te ofender, ok ??
Boa noite.
🙂
A Inglaterra está tomando as medidas para reagir a isso ! Sean Connery voltará a ser o agente 007 e os EUA com Martin Landau para cuidar de “missões impossíveis”.
Medida sem sentido, o grande problema não foi exatamente tecnologia e sim o próprio ser humano pois a bases dos sistemas ainda é a confiança e basta alguém para rompê-la e qualquer sistema vai por água abaixo…
akhorus, sem ironia na pergunta – sou leigo em assuntos Rússia. Pode me dizer algumas contribuições russas para a humanidade? É pergunta mesmo, sem sarcasmo. Obg
Somente quando for criada uma tecnologia de criptografia quantica aplicável se terá sinais 100% seguros, pois a própria leitura ja destróí a informação. Há pesquisas em andamento acerca disso.
Mas não há sistema 100% seguro. Coloca-se no papel e bastará que se usem métodos de espionagem de 50 anos atras.
akhorus disse:
12 de julho de 2013 às 19:29
Ah Wágner, obrigado mas dispenso sua “liçãozinha de moral” ok? 😉
Ao contrário de você lutando por sua “Mãe Rússia”, eu não “luto” pelos EUA, país o qual aliás sequer visitei (pra ser honesto tenho outras prioridades em termos de viagens), e sei muito bem que tem um monte de problemas.
Apenas luto contra o antiamericanismo imbecil da latrino-americano, pelos motivos que já citei e por muitos outros.
Dentro do antiamericanismo está a ridícula tentativa relativista de igualar Rússia e Irã, por exemplo, países com contribuições RIDÍCULAS à espécie humana como um todo (até o Brasil se bobear tem mais contribuições), com os Estados Unidos, repito, a maior potência bélica, econômica, científica, tecnológica e cultural que o mundo jamais viu.
Essa tentativa ridícula, que só pode surgir mesmo de mentes perturbadas por ódio visceral e acima de tudo INVEJA gutural, mórbida e irracional, visa relativizar e diminuir o papel dos EUA no mundo e na história, para assim fazer parecer que aquele país e povo são maus, devendo portanto serem atacados a torto e a direito resto do mundo.
E vou continuar lutando contra esse tipo de pensamento enviesado, com as armas que tenho, enquanto tiver forças.
Gostem você e o Seu Clésio ou não.
Me divirto com essas discussões na Trilogia
…