Segundo Cartes, entrada da Venezuela não respeitou as normas legais. País havia sido suspenso após destituição do presidente Fernando Lugo

 

vinheta-clipping-forte1O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira (12) reintegrar seu país ao Mercosul, após manifestar que a entrada da Venezuela no bloco e a entrega da presidência rotativa ao presidente Nicolás Maduro não se ajustam aos tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores.

‘As características jurídicas da entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, em julho de 2012, não respeitaram as normas legais’, afirmou Cartes em um comunicado divulgado após a cúpula do Mercosul em Montevidéu, onde ficou decidido o retorno do Paraguai ao bloco, com a anulação da medida imposta a Assunção após o impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.

A Venezuela assumiu durante o encontro na capital uruguaia a presidência rotativa do bloco comercial sul-americano. “Amamos o Paraguai. Nos comprometemos coletivamente e na presidência (do Mercosul) a iniciar as ações imediatas para que tenhamos a incorporação do Paraguai”, disse o presidente Nicolás Maduro.

Lugo foi destituído pelo Congresso acusado de mau desempenho em um veloz e questionado julgamento político e o então vice-presidente Federico Franco assumiu a chefia do Estado.

Franco entregará o poder no mês que vem ao presidente eleito, o empresáro Horacio Cartes, do tradicional Partido Colorado, e ele já manifestou sua disposição de trabalhar pela normalização das relações do Paraguai com a região.

FONTE: G1/France Presse

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

12 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Brandenburg
Brandenburg
11 anos atrás

Parabéns ao Paraguai pela decisão.Espero que a mantenham.Todos sabem que a suspensão foi uma farsa armada pela dupla dinâmica Dilma/Cristina e apoiada pelo Uruguai, para atender ao anseios do companheiro Chaves.Agora querem dar uma de bonzinhos ao aceitar o Paraguai de volta. Ainda por cima com as bençãos do Maduro, presidente rotativo do bloco!Seria muita humilhação para o povo guarani.

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Voltar prá que, se eles lá já tem algo potencialmente melhor???
Ah, o Mercosul que se…

akhorus
akhorus
11 anos atrás
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Paraguai dando de dedo em cima das “putenphias” de araque.

Vader
11 anos atrás

Esses bolivarianos são patéticos. A subserviência do governo do PT aos ditames do governo supranacional do Foro de São Paulo esmigalhou o Mercosul, que hoje é uma sombra esquálida do que poderia ter sido.

Faz bem o Paraguai. Logo ligo eles deixam de vez o bloco e entram na Aliança do Pacífico, para ódio dos PeTralhas golpistas.

Requena
Requena
11 anos atrás

Rejeitado pelo Paraguai.
E assim o Mercosul entra em modo “final de carreira”…

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Daqui a pouco o Paraguai libera uma Base Aérea para os americanos operarem e a petralhada entra em desespero.

Colombelli
Colombelli
11 anos atrás

Wagner, com certeza este exercício esta bem melhor que aquele com meros 8000 elementos.

Porém, é preciso aferir se é mesmo verdade ou se é mais propaganda do que realidade. Infelizmente, os russos ultimante tem feito algumas divulgações e declarações um tanto forçadas e exageradas, que são facilmente detectadas como embuste pelas pessoas que conhecem um pouco mais do assunto como é o caso dos colegas aqui do blog. Estas declarações forçadas acabam por solapar a credibilidade de qualquer notícia que venha de lá.

Que eles tem capacidade isso não resta dúvida. Mas deveriam ter mais pé no chão e divulgar somente o que realmente estão realizando ou fazendo, para não perderem o pouco de credibilidade que lhes resta e que conquistaram nos anos da guerra fria.

Quanto ao Mercosul, a rejeição pelo Paraguai é uma piada pronta. Está de parabens o presidente eleito do Paraguai por não aceitar que seu pais seja tratado como moleque pelo bolivarianos. O Brasil tem laços muito mais fortes com o Paraguai do que com a Venezuela e jamais deveria ter sido deferido este tratamento a um sócio do Mercosul. Demostram com isso que apesar de tudo, eles ainda tem um pouco de honra.

Vale lembrar que a Venezuela caminha para uma recessão e que nada iremos ganhar com usa entrada, pois não é um mercado atraente.

O bloco ja nasceu fadado ao fracasso dada a inexpresividade política e econômica. Brasil e Argentina, que são as economias de maior amplitude, nada tinham a ganhar no cenário internacional agindo sob pálio do Mercosul, pois atuando sozinhos tem muito maior poder de barganha, seja pelos recursos naturais, seja por possuirem as maiores extensões de terras agricultáveis ainda não ocupadas do planeta.

Se poderia haver algum ganho seria em termos de economias de cada país, com incremento do comercio entre os sócios. Mas nem isso foi conseguido, pois são todos trairas. A Argentina, por exemplo, é useira e vezeira em criar barreiras protencionsitas contra o Brasil. Não foi criada uma moeda comum e as importações e exportações não foram tão significativamente aumentadas. Enfim, o bloco é um fracasso.

Agora, então, com este fiasco de ser refugado pelo Paraguai, se chegou ao fundo do poço, e isso tudo por conta de se colocar a ideologia na frente dos interesses nacionais. Brasil e Argentina querendo favorecer Chaves, e de forma injusta e incoerente , tomaram uma medida que pôs uma pá de cal no natimorto bloco. Mais uma pra pormos na conta do PT, com MAG, Patriota e Amorin, chefiados pela capitã do Mato e pelo grande chefe, autointitulado gênio da política.

Mercosul é um barco furado que nos fez perder o bonde da história. Tivessemos feito um acordo de livre comercio com os EUA, como foi proposto e severamente combatido pelas esquerdas, estariamos muito, mas muito melhor.

Como se diz, quem planta ventos, colhe tempestades.

juarezmartinez
juarezmartinez
11 anos atrás

Como diriam os esquerdopatas psicóticos by” fórum delirus Brasil”

TOMA, TOMA, TOMA,kakakakakak

Grande abraço

ernaniborges
ernaniborges
11 anos atrás

Não conheço o presidente eleito do Paraguai, mas já ganhou a minha admiração por esse ato.
Demonstra caráter e coragem. Valores há muito esquecidos no Brasil.

Guilherme Amorim
Guilherme Amorim
11 anos atrás

Excelente Paraguai! Parabéns!
Essa política externa petista ridícula acabou com nossas possibilidades de acordos internacionais.

Fizeram essa sujeira de dar uma “geladeira” pro Paraguai, que agora sabidamente deverá procurar o novo bloco econômico Latino Americano, composto por México, Chile, Peru e Colômbia.

Vai ser uma vergonha pro Brasil e uma aula de política externa o que esse novo Bloco vai fazer, e já está fazendo, em termos de acordos intrabloco.

Vergonha desse governo petista medíocre, que faz política como se estivesse num sindicato……E ainda baba ovo pra chefe de quadrilha de narcotraficante, o cocaleiro-chefe da Bolívia que aliás, hahaha, deu hoje no jornal que mandou inspecionar o avião da FAB com o Celso Amorim dentro, em Dezembro de 2012, prestes a decolar.

marciomacedo
marciomacedo
11 anos atrás

Molha a mão dos paraguaios que eles voltam. Estão valorizando o passe.