EUA destroem equipamentos militares estimados em US$ 7 bi no Afeganistão
Material já não é necessário e ficaria muito caro enviá-lo de volta aos EUA
Os militares americanos destruíram mais de 77 mil toneladas de equipamentos – incluindo veículos de transporte de tropas antiminas – na preparação para a retirada do Afeganistão no final de 2014, reportou o jornal The Washington Post nesta quinta-feira.
Equipamentos militares no valor que supera os US$ 7 bilhões já não são necessários e ficaria muito caro enviá-los de volta aos Estados Unidos, razão pela qual estão sendo destruídos e o metal vendido como ferro-velho, informa o Post, citando fontes militares.
Doar o material ao governo afegão seria complicado por problemas burocráticos e, além disso, os oficiais americanos não acreditam que os afegãos poderão manter os equipamentos.
Também seria muito caro vender ou doar o material para países aliados por causa do custo de tirá-lo do Afeganistão.
“Estamos fazendo história com isso”, afirmou o major Kurt Stein, que supervisiona a retirada do Afeganistão ao jornal. “É a maior missão de retirada da história”.
FONTE: Terra/AFP
pôxa, não dava pra trazer nada pro EB não ???!!!
Que coisa…
nao sucatearam os da foto que custam 1 milhao cada, mas provavelmente os danificados e com muito uso.
A conta é simples. Esses monstrengos da foto não foram feitos para transporte aerotático. Somente monstros do ar como os C-17 ou C-5 podem transportá-los.
Uma “passagem aérea” para um MRAP sai muito caro. Principalmente se ele estiver bem baleado. Sai mais barato deixar por lá mesmo.
Todo mundo esquece que a guerra também tem custo de desmobilização.
Ponte que partiu ,tanto equipamento bom indo pro ralo,e acredito que muitos destes mesmo desgastados sao melhores que muuuuuuita coisa por aqui zero km!!rs
Isso faz valer a parte do filme “O senhor das armas”c/ Nicolas Cage onde ele vai a um depósito de armas utilizadas em uma guerra e molha a mao do general ae revende tudo .
Realmente a arte imita a vida!!
Mas os afegãos vão precisar de equipamentos, deixem para o novo Exército afegão, se podem fazer manutenção ou não, eles que se virem. Melhor que destruir.
acho que na verdade os USA não confiam de jeito nenhum no Karzai, e nao posso culpa-los por isso, e , com medo que o Taliban pegue tais equipamentos, resolveram destruir tudo.
Não é inviavel mante-los em abrigos e aos poucos os afegãos do exército nacional criarem um centro de manutenção.
Deve ser política mesmo.
Se destroi tipicamente municoes com prazo vencido, veiculos danificados ou com muito uso, material usado na construcao de bases.
Os EUA tambem nao vao transferir sucata – quando eles estao transferindo alguns Bilhoes de dolares de equipamento novo, veja os Super Tucanos que eles compraram e vao para a Forca Aerea deles.
Um detalhe – parte do equipamento que esta sendo sucateada, nao interessa aos EUA levar de volta, pois eles tem os mesmos la mesmo em otimo estado, e levar equipamento danificado e sem utilidade, implica em custos de armazenagem e um eventual reparo, e hoje em dia nao ha mais dinheiro sobrando.
Boa explicaçao Thomas_dw, valeu!!
Triangulo das Bermudas eh uma piada! O buraco negro fica no Afeganistao!
Quanto ja foi gasto em 4 decadas de guerras la e esse pais continua sendo o maior abismo da Terra?
Nada vinga nesse lugar!