Revista reacende polêmica de dezembro e volta a sugerir queda de ministro

 

vinheta-clipping-forte1“Economist” recorreu à ironia ao fazer um balanço conjuntural da economia brasileira, reacendendo a controvérsia, ocorrida em dezembro passado quando sugeriu que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fosse demitido. Segundo a publicação britânica, o pedido, com ampla repercussão na imprensa brasileira, teria justamente levado Dilma Rousseff, por obstinação, a manter o ministro no cargo. Insinuando que a presidente segue na direção inversa às sugestões da revista, a “Economist” sugere agora que a presidente o mantenha na Fazenda:

“Conclamos que a presidente mantenha-no a qualquer custo: ele é um sucesso.”

Segundo a “Economist”, pressionado pela crise global, o governo abandonou o caminho virtuoso do controle fiscal, cortes de gastos, controle da inflação, ao apoiar uma saída da crise por meio do estímulo ao consumo. O resultado, após o esgotamento da política de incentivos, foi um crescimento baixo e inflação alta.

Já o site da CNN, na série de reportagens sobre o país, questiona se o Brasil tem fôlego para ser o “B” dos Brics, devido ao pífio crescimento previsto para este ano, em comparação dos demais países que compõem o bloco de grandes emergentes.

FONTE: O Globo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

16 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Brandenburg
Brandenburg
11 anos atrás

Boa tarde, gostaria de saber o que o o fato do Mantega ficar ou deixar de ficar tem ver com Força Terrestre? Creio que o mesmo que tem a ver com o Poder Naval e Poder Aéreo – absolutamente nada.Desculpe mas publicar esse tipo de matéria em um site dedicado a assuntos militares ou conexos é uma perda de tempo para o editor e o leitor.Opinião pessoal.Obrigado.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

O Braphiu cumpanhero vive a armadilha cambial que criou: se desvalorizar a moeda para tornar mais competitiva sua indústria (e para troná-la maios competitiva só na base da moeda vai ter de desvalorizá-la muito) vai provocar uma inflação de custos, porque tudo nesse país virou coisa importada. Se mantiver o câmbio estável, vai levar o país à quebradeira, mas nem com isso vai garantir um controle inflacionário. Nesse momento vivemos já uma situação de estaginflação, economia fazendo o famoso voo da galinha enquanto a inflação já passa dos 10% nos supermercados.

A indústria dos EUA já recebe gás de xisto por valor de 1/5 do que nossa indústria recebe o gás bolivotupiniquim. Acresce-se que o Brasil mantem um sistema de leis trabalhistas mais complexo que o europeu, que por si só já é alto, sem ter as bases para isso. Tem indústria em São Paulo que para cada real que paga ao trabalhador, tem de desembolsar outros cinco para custear imposto daqui, sindicato dali, adicional que nunca chega ao trabalhador.

O Brasil é um dos poucos países do Mundo (não vou dizer que seja o único porque não tenho dados para isso) que o sistema tributário é regressivo: quanto menos o cidadão ganha, mais imposto paga. Mas todo mundo, pelo jeito, é feliz.

Nos últimos dez anos, ao invés de reduzir os custos com funcionários públicos, por tabela o previdenciário, o governo só fez aumentar. Alguém vai ter de pagar, com mais impostos.

Companhias estatais, já ineficientes pela sua própria natureza, após devidamente apetralhada, tornaram-se um lixo em termos de eficiência. Vide Petrobras, que de empresa lucrativa e líder mundial na exploração de petróleo em águas profundas, virou isso ai, uma empresa pré-falimentar, que só não foi para as cucuias por que tem um bando de tontos que as sustentam.

Alguém vai dizer que o Brasil é rico, que não quebra, que isso, que aquilo, o que em parte é verdade, mas é bom começarem a olhar para os países vizinhos, um ao Sul, que vive um crise que nunca termina e outro ao Norte que nem papel higiênico tem. Portugal e Espanha, antes países estáveis, hoje tem mais de 20% de sua população economicamente ativa sem emprego. Grécia ameaçou um confisco generalizada das contas bancarias da população.

Temo que o país vá para o buraco, de onde não possa sair. Pior, é que aproveitando uma crise econômica e social, certos abestalhados tentem promover a tão sonhada revolução socialista bolivariana: um bando de paísecos latinos, pobres, mal administrados, economia toda estatizada.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Brandenburg

“… gostaria de saber o que o fato do Mantega ficar ou deixar de ficar tem ver com Força Terrestre?”

Tem tudo a ver. Trata-se de um país estrangeiro fazendo criticas à um Ministro do governo brasileiro, sabe-se lá com que intenções. Talvez um imperialistas britânicos, aqueles com olhos azuis, com preocupações que Mantega tenha transformado o Brasil na maior potência econômica do planeta estejam deliberadamente, via um jornal, tentando derrubar nosso Ministro para desequilibrar nossa economia, impedindo que, além de maior economia do planeta, nos tornemos a maior força militar. Logicamente estou sendo debochado, já que acho o Ministro um parvo e que nossos inimigos estão aqui dentro e não lá fora.

Rafael M. F.
Rafael M. F.
11 anos atrás
Brandenburg
Brandenburg
11 anos atrás

Prezado Marcos, como escrevi, minha opinião é que o assunto não é digno de um site especializado.Mas concordo integralmente com seus comentários.O fato desse cidadão demonstrar uma grande incompetencia( a cada declaração dele a realidade do dia seguinte se encarrega de desmentir) reforça minha opinião de que não merece espaço na trilogia.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Brandenburg

De fato!
Mas é sempre uma oportunidade para que todos nós possamos desopilar nosso fígado.

Observador
Observador
11 anos atrás

Brandenburg disse:
8 de junho de 2013 às 17:43

Primeiramente, se este idiota continuar conduzindo a nossa política econômica, você pode esquecer qualquer tipo de investimento no setor de defesa pelo governo da “República dos Petistas”. Se continuar assim, não vão comprar mais um parafuso até 2015 (depois das eleições).

Então, é assunto sim para este tipo de Blog.

Segundo, tradicionalmente as discussões geo-políticas e estratégicas são sempre expostas e discutidas neste blog. Não vejo porque fazer diferente, porque são estes assuntos que podem criar situações de conflito entre países ou dentro de países.

Marcos disse:
8 de junho de 2013 às 18:03

Caro Marcos, o buraco é mais embaixo: NÃO existe mais gás boliviano para ser fornecido. Depois da apropriação besta implementada pelo Evo Morales, o investimento para trazer mais gás é ZERO.

Em compensação, a Petrobrás queima milhões de metros cúbicos de gás em suas plataformas, porque não tem meios de trazê-los para o continente, pois todos seus recursos estão sendo dirigidos para esta loucura que é explorar o Pré-sal, em detrimento de outros investimentos.

Rafael M. F. disse:
8 de junho de 2013 às 19:56

Foi a melhor notícia dos últimos tempos. Considerando que existe mais de um ano até as eleições e não há como produzir muitas boas notícias até lá, quem sabe se derrube a “Presidenta Incompetenta” do seu poleiro.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Observador

Infelizmente já se estuda a volta do Rei Luiz I, o Iluminado.
Essa gente não vai entregar o osso assim tão fácil e, escreva ai, vão fazer de TUDO para manter o poder.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

off topic

“Dirceu, a biografia”

Cadê a Comissão da “Verdade”?

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Marcos: “…que Mantega tenha transformado o Brasil na maior potência econômica do planeta…”: MENOS CHE, MUITO MENOS…

E até mesmo acho que um editorial econômico dum jornal do quilate do The Economist pode sim”, opinar sobra a matéria, justificando com a emissão de sua opinião no sentido de que o cuera seja afastado. Seguraente alguns brasilianists já sugeriram isso. Por que não? A Dilma não ensina tudo para todos? Até para o Papa?

Brandeburg: já tratamos de assuntos bem mais ‘impertinentes’ aqui nos posts e todos comentaram, pois queiramos ou não, está inserido no contexto, direta ou indiretamente, a partir do que ele pode influenciar na nossa geopolítica entreguista e do perdão.

Abraços aos dois.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

aldoghisolfi

Fui irônico!
🙂

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Livrou do Dirceu esgotado.

akhorus
akhorus
11 anos atrás

Wagner aqui ( MEU LOGIN ESTÁ ERRADO…)

Bom, EU acho…

Que umas discussões politicas e econômicas no espaço apropriado são muito bem vindas, lembre-se que nem todos são da área de engenharia militar… então apoio o Terrestre em abrir umas discussões assim.

Eu não culpo o Mantega, acho que a culpada é a Dilma mesmo, ela baixou os juros num país que não tem estrutura para isso…

Resultado : ferrou tudo…

Brandenburg
Brandenburg
11 anos atrás

Cancelo meu primeiro comentário! Liberdade de expressão acima de tudo.Voces têm razão e devemos aproveitar todos os espaços(respeitando as normas) para comentar assuntos relevantes para a vida nacional.Abraços.

Observador
Observador
11 anos atrás

Marcos disse:
9 de junho de 2013 às 12:15

Não se preocupe.

Primeiro, o ex-rei-sol não tem a saúde e nem a disposição de outrora; vai limitar a sua a participação ao horário político e a poucos comícios. E se a coisa ficar mesmo feia, ele tira o time de campo e abandona a pupila a própria sorte, como já fez em outras ocasiões com outros “aliados”.

E de mais a mais, ele tem outras preocupações em mente. Estão revirando o lixo em que o Babalorixá de Garanhuns chafurdou. E não é gente da oposição.

Toda esta “eca” vai aparecer no momento apropriado, em 2014.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
11 anos atrás

Marcos, positivo. Entendi errado.

Observador, esperemos que sim, que a podridão e a corrupção do Rei venha à tona!