Sai o contrato para mais 34 helicópteros NH-90 ‘Caiman’ para o Exército Francês
–
Contrato assinado pelo Ministério da Defesa da França junto à Eurocopter, aguardado há bastante tempo, tem valor de cerca de um bilhão de euros
–
Segundo reportagem publicada no jornal francês La Tribune na quarta-feira, 29 de maio, a assinatura de um contrato para 34 helicópteros de transporte NH90 é uma excelente notícia para a Eurocopter e o Exército Francês (Armée de Terre) . Diversas fontes do jornal disseram ao jornal que o Ministério da Defesa finalmente assinou o contrato com a subsidiária da EADS, que já estava pendente há várias semanas. Com o atraso de dois meses em relação ao previsto para a assinatura, devido à necessidade de aguardar a conclusão da edição 2013 do Livro Branco de Defesa da França, foi necessário fazer uma negociação com a empresa para evitar o pagamento de uma penalidade de 35 milhões de euros.
Chama a atenção, segundo o jornal, um gasto de 1 bilhão de euros numa época de severas restrições fiscais. Porém, deve-se destacar que a maior parte da conta só será paga quando da entrega das aeronaves. Por outro lado, esses helicópteros são extremamente necessários para o Exército Francês. E, por fim, o calendário de introdução do NH90 Caiman permitiu significativas economias em relação aos helicópteros Puma e Cougar.
A encomenda já era esperada desde 2010, pois em janeiro de 2009 o Ministério da Defesa já havia anunciado um pedido de 22 helicópteros NH90 (por 600 milhões de euros) para o Exército, acrescentados a 12 já solicitados desde o final de 2007 às três companhias que participam desse programa europeu (Eurocopter com 62,5%, AugustaWestland com 32% e Stork Fokker com 5,5%, formando a NH Industries).
No final de 2007, falou-se de planos para comprar 68 unidades da versão terrestre por 1,8 bilhão de euros. Assim, um segundo lote de 34 aeronaves deveria ser encomendado em 2010, segundo as projeções do Ministério da Defesa. Além desses dois lotes (34 + 34) a França planejou um total de 133 exemplares de NH90 para suas Forças Armadas. Porém, o Livro Branco prevê um total de apenas 115 helicópteros de manobra. Direta ou indiretamente, cerca de 5.000 postos de trabalho estão relacionados a esse programa na França.
FONTE: La Tribune (tradução e edição do blog das Forças Terrestres a partir de original em francês)
IMAGENS: Exército Francês (Armée de Terre) e NH Industries / Eurocopter
VEJA TAMBÉM:
- Novo Livro Branco de Defesa da França: Exército diminui e as ambições também
- Exército Francês recebe terceiro NH90
- Rei Juan Carlos I da Espanha voa no NH90
- DGA dá início ao programa de modernização do Cougar
- Helicópteros NH-90 da Suécia com atraso de 8 anos
- Primeiro pouso do novo helicóptero Caiman Marine (NH90) a bordo da fragata FREMM
- Marinha Francesa já recebeu seu primeiro NH90 NFH
1 NH-90 = 30 bi de EUROS.
Quanto nos custou a kombi mesmo?
Quanto nos custaria o black hawk ou AW-149?
1) Vale destacar que esse é considerado o mais moderno helicóptero do Mundo, diferente da kombi, que foi projetada na década de 60 e recebeu ao longo dos anos, como vou dizer, várias gambiarras, resultando nisso que está ai hoje. A kombi está para o NH-90 como o Bandeirante está para o Legacy 500. 2) “o calendário de introdução do NH90 Caiman permitiu significativas economias em relação aos helicópteros Puma e Cougar” E ainda por cima, pelo que dizem as autoridades francesas, o novo helicóptero é mais econômico. 3) “Com o atraso de dois meses em relação ao previsto para… Read more »
Cada dia mais acho que a República tem de cair, se é que vivemos sob uma República. No dia seguinte à rendição, os alemães tiveram de cair na realidade de que nada mais seria como antes. Aqui, a coisa terá de ser pelo mesmo caminho. Vivemos em uma sociedade onde de um lado há uma minoria cheia de direitos e de outro lado uma maioria cheia de obrigações. Abro o jornal e vejo falar em juízes vendendo suas decisões, de empresas privadas levando políticos passearem em seus jatos, dos próprios poderes desrespeitando ordens judiciais. De aquisições, a olhos vistos, com… Read more »
A República precisa ser refundada porque o que está ai não tem mais jeito.
Então que volte o Império Brasileiro.
O primeiro lote saiu por US$ 34 milhões a unidade;
O segundo lote, em questão, sairá por US$ 37 milhões a unidade, para pagamento lá na frente.
Aqui, a kombi pé de boi e que tem medo de água fria, sairá mais que US$ 60 milhões, já que a aviônica está sendo comprada separadamente.
Os Sikorsky Seahawk, completamente equipados para combate anti-submarino, adquiridos pela Marinha, saíram por US$ 28 milhões.
É um belo helicóptero!
Eu fico triste com a comparação que se faz dos helicópteros da Helibrás com a Kombi. Eu acho a Kombi um veículo tão bom…
O fato é que se há superfaturamento nas compras, devem ser apurada se denunciadas. Não resolve apenas criticar. Se porém a transferência de tecnologia justifica o preço, então é questão política. Se a tecnologia é ultrapassada, faça campanha política pelo seu candidato, a quem você crê ser mais “esperto”.
Realmente dá água na boca ver tais veículos voadores modernos. É uma pena que nós não podemos.
Marcos, República refundada? Calma aí. A matéria é sobre helicóptero. Também fico revoltado com muita coisa que acontece, mas sugiro que, antes de tentar recriar tudo, participe ativamente da política, talvez fazendo campanha para os candidatos que defedem o que VC acredita. Arnold Toynbee, um inglês do século IXX, escreveu: O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam. Desconfio que plagiou Platão, mas concordo c/ ambos. Então é importante ter bons homens e mulheres participando da política. Participe. Mas aqui não! Vamos deixar este espaço para nossos debates sobre… Read more »
Voltando a falar de helicóptero, que interessa neste momento, o NH-90 será o novo Puma da Europa Ocidental. Para os mais antigos, como eu, o bom e velho Puma era o faz tudo das forças ocidentais não americanas. Um helicóptero equilibrado que foi o sustentáculo das forças aeromóves da Inglaterra e França durante a Guerra Fria. Este novo heli, mais moderno e econômico, tem as mesmas dimensões e, certamente, as mesmas missões. Lista dos operadores da versão terrestre TTH (Tactical Transport Helicopter: Australia 46 Belgium 4 + 2 Finland 20 France 68 Germany 82 Greece 15 Italy 70 Netherlands 8… Read more »
Acho que o Marcos só estava desabafando, sinto a mesma perplexidade quando vejo esses contratos lesa-pátria assinados pelo Brasil, eu não votei nesse governo, nem no passado, mas adianta reclamar? Se milhões votaram na senhora que aí está, então ela deve ser boa, devemos aprender a conviver com a dissonância.
Jeca Tatu, concordo com você.
Pior que para ter este governo que nós temos, nós nos livramos de outro, que fechava as cortinas e fingia que nada de ruim acontecia, ou quando não podia fingir, dizia que era assim mesmo. Deixou o país quebrado ( quem se lembra?). Dos males, o menor… O fato é que não sobra em quem votar, pois os candidatos são ruins mesmo, bem ruins. Vide Tiririca, que, não fazendo nada, tem sido um dos melhores parlamentares… É revoltante de fato a política brasileira, mas um dia, quem sabe?
É melhor que o EC 725? É, paciência!
Mas não desfaço (salvo o preço) dos helis adquiridos pelo Brasil, porque o fato é que vão substituir os UH1H já cansados de tantas jornadas, são helis novos, com boa parte das peças fabricadas aqui no Brasil, isso faz diferença,sim.
É óbvio que custando o que custaram, todos nós aqui fariamos a aquisição de BlackHawks ou sua versão naval… mas, repito, são helis novos, muito melhor que adquirir material de segunda mão por aí…
Pagamos um absurdo pelos EC 725, francamente quem tem aliados como os franceses não precisa de inimigo.
Antes tivéssemos fechado parceria estratégica com a Inglaterra e ido com o novo Super Linx.
O problema com o EC 725 é o preço que esta sendo pago por algo considerado ultrapassado e cheio de problemas mecânicos resolvidos com gambiarras!
Quanto ao NH90 é um grande exemplo de helicóptero moderno e eficiente, parabéns ao exercito francês!
O Brasil é um país rico! Isso é ponto pacifico.
Deveríamos estar discutindo NH-90, F-35, Type 45, Leopard 2-A7.
Ai que vem a questão. Se tinha esta e outras opções,o que levou ao EC-725?
A tal transferência de tecnologia, se é a justificativa, compensará?
Seria possível tê-la obtido em vista de modelos melhores ( se é que ela será efetiva)?
Se fosse, qual seria o valor?
Marcos entendo sua indignação porém de nada resolve colocar todo governo abaixo se quando fizerem de novo será igual ou pior, pois o governo é reflexo de seu povo, e povo não pode ser colocado a baixo e feito de novo e por isso as coisas vão demorar a mudar, mas ânimos por que já foi muito pior… “Deveríamos estar discutindo NH-90, F-35, Type 45, Leopard 2-A7.” Mas não estamos discutindo o NH-90 ? O senhor com todo respeito esta superestimando as capacidades desta aeronave em detrimento do EC-725 de maneira absurda… E outra, aquisição de equipamento militar não é… Read more »
Alguém que entende mais que eu me responda uma coisa: Lí em alguns locais que o Merlin é o mais moderno, mas o Marcos disse ser o NH-90. Alguém poderia me dizer qual é o “mais moderno” entre esses dois?
O que aconteceu para o Brasil não esta recebendo estes helicópteros? Se são mais modernos que o EC-725 e mais baratos como mostra a matéria. Por mais que eu tenha sérias restrições a politica externa brasileira, acho que neste caso as decisões vão além dos alinhamentos ideológicos é simplesmente rasgar dinheiro.
Mi, mi, mi, mi… O EC-725, helicóptero francês, é tão super, mega, power, melhor que tudo o resto, que os franceses, fabricantes da dita aeronave, estão comprado outro modelo. Deixe-me dar aquela risada debochada: há, há, há… O dito cujo custou ao contribuinte US$ 60 milhões por unidade, quando deveria ter custado US$ 20 milhões. O super, mega, power, melhor que tudo o resto, opera com restrições: não consegue decolar com seu peso máximo de decolagem; se você submetê-lo a manobras dentro dos limites estabelecidos vai fazer com que a ponta do rotor colida com a cauda; a cada 2h30′… Read more »
Toleman
Tanto o NH-90, como o EH-101, são os mais modernos helicópteros que existem, mas são de categorias diferentes: o primeiro é da faixa de 10 toneladas, enquanto o segundo da faixa de 16 toneladas.
O assunto EC-725 rende bem por aqui, mesmo quando o tópico é sobre outra coisa rsrs
Querem conhecer a versão naval no NH-90?
Segue…
http://www.youtube.com/watch?v=Jvmwk3Ztun0
“Marcos disse:
30 de maio de 2013 às 22:51”
pois é senhor Marcos…deveriam estar investindo em torpedo nacional para os futuros subs daqui…..num míssil anti navio supersônico….num Tomahawk nacional….num S-400 nacional… em vez de EC-725 ou sei lá o que……
são os esquema senhor Marcos….são os esquema…
Alguém viu o vídeo?
Pois é, dai vem falar que eu estou superestimando as capacidades do NH-90.
A Marinha do Brasil está comprando SeaHawk por quê?
Poxa, agora fiquei na dúvida… Se o problema é apenas o governo, é de se supor que o high comand das FFAA se manifestasse sobre a superioridade do NH-90, frente ao EC-725, e, no momento do acordo, fizesse oposição, desaconselhando a compra… Mas e aí? Ficou todo mundo embasbacado com a tal oportunidade de transferência de tecnologia ou rolou foi muito, mas muito dinheiro por fora? Militares e políticos são farinha do mesmo saco, não é à toa que há, neste país, uma histórica dança de cadeiras entre eles. Agora, sejam mais leais com o povo; ainda estamos aprendendo o… Read more »
boa noite caros membros desse blog, eu acompanho a bastante tempo as matérias aqui publicadas, e fico muito satisfeito com todo a informação, não sou militar mas, sou fã de tecnologia inclusive a de defesa, no entanto fico apreensivo, quando leio o descredito da maioria pelo povo ou mesmo o responsabilizando pelos descalabres da nação, é lógico que todos nós que formamos o povo brasileiro temos a nossa culpa pela situação desastrosa de desgoverno e corrupção,porem é preciso lembrar que 15% do povo e completamente analfabeta, outros 74% leem pouco, mal e escrevem pior, apenas 11% tem nível superior(eufemismo para… Read more »
PERDÃO pelo comentário cortado,( dividir o computador com criança pequena dá nisso) e escrever muito também, indo direto ao ponto; o Brasil só irá melhorar quando nos livrarmos por meio de ações entre nós mesmo, o povo, tirarmos muitos das garras paternalista, manipuladoras e cerceadoras de reivindicações.
Marcos
Obrigado pela resposta. Mas como tu demonstra ter um conhecimento muito maior que eu em relação a helicópteros, talvez tu possa me dar tua opinião. Comparando o NH90 e o EH-101, pelo que consegui no santo google, ambos tem a mesma velocidade, alcance, com o NH90 tendo maior teto de serviço, e apesar do tamanho maior do EH-101, ambos podem carregar a mesma quantidade de tropas ou carga (4.000 kg). Então, em sua opinião, o NH90 seria melhor que o EH-101, ou teria algo de superior no EH, etc?
Olha… Ver o Marcos falando em mi mi mi chega a ser muito engraçado
A própria frança despreza o ECa, só banânia mesmo pra comprar essa lata velha.. lastimável…
“A Marinha do Brasil está comprando SeaHawk por quê?”
Não é somente o Brasil que está comprando Seahawk, ao invés dessa tranqueirinha.
A Austrália e a Dinamarca, tb.
O Seahawk dá no couro, esse aí não.
Olá a todos! Não sei porque de tantas críticas ao Marcos. Eu não acredito que a democracia funcione no Brasil. Isto principalmente devido ao “brasileiro” (como disse o Jeca Tatu). A democracia favorece o debate de idéias, mas no Brasil só favorece o debate de interesses egoístas dos envolvidos. Favorece a compra de votos, a troca de favores, os “esquema”. Não existem debates sobre o futuro do Brasil, existem sim debates sobre o futuro do poder no Brasil, afinal vivemos em constante campanha política. O cara acaba de ser eleito e já busca uma forma de se perpetuar no poder.… Read more »
É amigos, pois é.
A França, que fabrica o NH-90 e o EC-725 vai de NH-90.
Porque será? 😉
Quem pode me explicar porque que o NH-90, helicóptero que inclusive possui algumas características “stealth”, custa metade do preço da Kombosa Voadora da Apertaparafusobrás?
Quanto a denunciar, esqueçam: esse negócio foi tão bem costurado que agradou a PeTralhas e PSDBosos. Ninguém irá mover uma palha.
Só quem se fud. com isso aí foram as Forças Armadas, que tiveram que engolir o lixo do EC-725, e o contribuinte, que está pagando por uma aeronave que tem medo de água salgada.
Sds.
Faço coro com o Colombelle, Marcos e demais comentaristas: se existiam outras opções porque foi escolhido justamente aquele que ao meu ver ( e na opinião da grande maioria de comentaristas desse e de outros blogs que acompanho ) era a pior, o EC 725 ??? Aqui no sul de Minas estamos de fato contentes em ver esse helicóptero ser montado aqui mas para nós que procuramos saber um pouquinho mais da coisa ficaríamos mais contentes ainda se fosse um ¨senhor¨ helicóptero, sem problemas, sem custos absurdos, top de linha, último tipo, sonho de qualquer exército, etc.
“Não sei porque de tantas críticas ao Marcos.”
.
A ta !!!
um cara que vive disparando contra AZIZQUERDAS feias e bobas e comunistas e comedoras de crianças pelo anti americanismo e adota uma postura quase neurótica anti França…
coerente eim?
pau que dá em Chico também dá em Francisco
Quanto ao EC 725, não é um lixo como certos engenheiros com brevê de piloto insistem em dizer
e ao que parece os problemas com a caixa de transmissão estão sendo solucionados… não é um problema que durará para sempre
Ademais, alguém acreditava que os franceses fariam transferência de tecnologia de primeira linha? Eles transferiram dados do EC 725, porque não queriam transferir dados do NH90… é simples, compra quem acha que vale a pena, e se há alguma culpa, é do governo brasileiro.
Mas eu prefiro helis novos que compras de ocasião…
O EC-725 não é um lixo, só é velho e ultrapassado, mas o por quê de o terem escolhido, bem, vou guardar minhas convicções para mim ($$$$$$$$$). Muitas pessoas acreditam que ser patriota é ser antiamericano, o que prejudica o Brasil é esse ufanismo exagerado, de acharmos que somos os melhores em tudo, que fazemos tudo bom, que nossos soldados são os melhores em tudo. E quando alguém aponta justamente um contrato de lesa-pátria como esse do EC-725 é malhado igual a judas. Este helicóptero não é para combate, não serve para guerra, é um meio de transporte das nossas… Read more »
“ficaríamos mais contentes ainda se fosse um ¨senhor¨ helicóptero, sem problemas, sem custos absurdos, top de linha, último tipo, sonho de qualquer exército, etc.”
.
Meu filho, perfeição, só mesmo a Divina!
“Muitas pessoas acreditam que ser patriota é ser antiamericano, o que prejudica o Brasil é esse ufanismo exagerado”
.
Ah ta… vai começar a besteira.. tocou no nome dos sagrados USA os talebãs ocidentais começam logo a se revoltar
quer dizer que ser anti americano não pode, mas ser anti frances pode é?
hã rã!
ninguem aqui falou de ser anti isso ou anti aquilo… só falei a respeito de coerencia….
Não precisa ser ¨divino¨, basta ser um Blackhawk ou mesmo esse NH 90 da matéria.
Se as tranqueiras norte americanas fossem perfeitas, não vivia chovendo F 16 ao redor do mundo…
coisa que a trilogia fez questão de omitir….
Hahahah me divirto lendo alguns comentários, “chuva de F-16”? não entendi…
“Ademais, alguém acreditava que os franceses fariam transferência de tecnologia de primeira linha? Eles transferiram dados do EC 725, porque não queriam transferir dados do NH90… é simples, compra quem acha que vale a pena, e se há alguma culpa, é do governo brasileiro.”
Acredito que isso resuma tudo
“Hahahah me divirto lendo alguns comentários, “chuva de F-16″? não entendi…”
.
Então se divirta buscando outras fontes na internet
Toleman Picoli
O NH-90 tem procedência alemã, embora outros países participem do projeto.
Já o EH-101 tem procedência britânica, com participação italiana.
O que talvez os diferencie mais é o alcance, 800 km para o primeiro e 1200 km para o segundo e, evidente, o preço.
Alguém ai falou em utilizar o EC-725 para substituir o Sapão. Não, não, não… Quem vai substituir o Sapão é o BlackHawk, que aliás é o que está sendo feito.
E dai alguém vai perguntar: Tá, mas e o EC-725 vai fazer o quê?
Pois é, isso é o que tem muita gente perguntando e quebrando a cabeça dentro das Forças.
Por essas e outras ja relatadas em comentários acima é que a Compra das “Kombis” Voadoras entrará para história como mais um desses negócios que ninguém acredita que iria acontecer, mas que graças aos interesses escusos de alguns aconteceu…. Viramos motivo de galhofa da comunidade internacional por causa dessas coisas inacreditáveis, mas que vivem acontecendo…..
Um fiasco de projeto – a Suecia encomentou o UH-60M por que nao deu mais para esperar pelas entregas do NH-90 , a Dinamarca o Sea Hawk , a Australia depois do desapontamento com o NH-90 voltou a comprar o Sea Hawk.
Este projeto só sobrevive por interesses industriais.