A equação energética global ingressa no reino da abundância

5

vinheta-clipping-forte1(Jorge Castro – Clarín, 26) 1. A produção de energia cresce mais depressa do que a demanda a partir dessa década, e um terço desse crescimento corresponde aos EUA.  A produção norte-americana de petróleo bruto subiu em 800 mil barris por dia em 2012 e a oferta petroleira aumentou 50% desde 2008. É o maior aumento em um ano de sua história desde que se têm registros (1854).

2. Mais de quatro quintos desta alta é por conta do gás de xisto.   Metade do aumento global de petróleo virá dos EUA e Canadá durante os próximos 10 anos, mais do que a Arábia Saudita. O mesmo se aplica para o gás.  A demanda global de gás alcançará 5,1 bilhões de metros cúbicos (bcm) em 2035 (hoje é de 1,8 bcm), a participação do gás na energia passará de 21% para 25% e subiria para 40% em meados do século.

3. O boom do gás de xisto nos EUA modificou a equação energética global, que sai do mundo da escassez, no qual tem estado submergido historicamente, e ingressa no reino da abundância. Nessa transição, o Oriente Médio perde a sua natureza de região estratégica central e sua importância geopolítica é reduzida qualitativamente.

4. A América do Norte adianta a tendência global. Os preços da gasolina nos EUA são atualmente um terço dos europeus e 25% dos asiáticos, e o preço do barril do petróleo no Canadá caiu em 2012 para 50 dólares o barril, metade do Brent (petróleo cru) (cotado a 104/110 dólares no mesmo período).

FONTE: Ex-Blog do Cesar Maia

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcos
Marcos
11 anos atrás

Ha, ha, ha…

E tem gente que acha que os Imperialistas do Norte virão com toda a sua força militar para tomar o Pré Sal.

paulofvj
paulofvj
11 anos atrás

E o pré sal vai continuar enterrado.
Sonho de riqueza para o país do “futuro”.

Vader
11 anos atrás

E a Petrossauro “investindo” um quarto de trilhão de dólares até 2017, conforme a propaganda oficial…

Taí, o que sempre falei: a oferta de energia aumentando o pré-sal se tornará INVIÁVEL financeiramente.

O que estão fazendo com o Brasil é um CRIME! Estão SAQUEANDO o Brasil para investir numa energia CARÍSSIMA, que não vai dar o retorno esperado.

Petrobrás: privatização JÁ!

Observador
Observador
11 anos atrás

Eu já tinha colocado a situação do gás de xisto americano anteriormente. Isto vai – na verdade está – mudando a balança de poder no mundo.

Enquanto isto, no Brasil…

Primeiro o PT quebrou o Pró-alcool, subsidiando a gasolina.

Agora, ao influenciar as decisões da Petrobrás em onde investir, passando as decisões de técnicas à políticas, vão acabar destruindo a Petrobrás.

No primeiro leilão da ANP depois de cinco anos de paralisação por burrice ideológica (mais uma c*gada do PT), deixaram as petroleiras estrangeiras arrematarem as áreas de exploração fáceis e baratas, para que a Petrobrás possa reservar seus recursos para arrematar as áreas de exploração do Pré-sal.

E quando o petróleo do pré-sal começar a sair – se sair – quem no mundo vai querer pagar a conta? Só nós mesmo, os otários.

Graças às estratégias de gerico do PT, vamos terminar pagando a gasolina mais cara do mundo.

Bosco Jr
Bosco Jr
11 anos atrás

Isso sem falar que no máximo até 2040 já deve ter usinas de fusão comerciais operando, além do uso em larga escala do hidrogênio e dos veículos elétricos.
Acaba que petróleo vai servir só pra indústria de materiais plásticos e ainda assim há uma série de substitutos artificiais renováveis à vista.