CAE – Avaliação da VBTP Guarani
Rio de Janeiro – No mês de maio, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) iniciou a avaliação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas GUARANI, do Lote de Experimentação Doutrinária. No dia 14 de maio, todas as viaturas serão submetidas ao teste de navegação, realizado em uma raia construída nas instalações do CAEx. Além desse, serão realizados outros testes: de rodagem (78.000 km), inspeções e testes de desempenho, tais como frenagem, transposição de rampas, desempenho do sistema de arrefecimento, aceleração, velocidade máxima, entre outros. Após o término dos testes de desempenho, as viaturas serão testadas no 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rio de Janeiro/RJ), no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria/RS) e no 34º Batalhão de Infantaria Motorizado (Cascavel/PR).
Fotos: Centro de Avaliações do Exército
Queria ouvir o relato de alguém que já operou com essa VBTP. Porque posso estar enganado, mas acho o centro de gravidade dela alto pra caramba, entre outros defeitos congênitos.
Vader, gosto do Guarani, mas é um gosto estritamente pessoal.
Não tenho absolutamente nenhum conhecimento técnico a respeito.
Quais seriam esses outros defeitos congênitos que você mencionou?
Vader, gosto do Guarani, mas é um gosto estritamente pessoal.
Não tenho absolutamente nenhum conhecimento técnico a respeito.
Quais seriam esses outros defeitos congênitos que você mencionou?
Não sei porquê o comentário foi duplicado.
Peço aos editores que excluam caso possível.
GBento:
Perfil alto e laterais em ângulo reto. Além do nome… 🙂
Alguns também criticam o fato de ter 6 rodas e não 8, mas eu particularmente não acho isso crítico.
Não quero dizer com isso que “não gosto” do Guarani (eita nominho que até me dói falar, rsrs). Pra realidade do EB está mais que bom (é melhor que tudo que temos). Mas poderia ser melhor. Muito melhor.
Sds.
Vader:
Acho que é um passo rumo à velha saga dos engesas de décadas atrás.
É um começo.
Qual o problema com nome guarani???? rs
De fato, comparado a outros carros sobre rodas como o BTR-80 e o Boxer, ele tem um centro de gravidade um tanto alto, mas os Striker támbem são assim. Vale recordar, ainda, que o canhão e o sistema de direção de tiro podem ser baixados no modelo mostrado, o que é, inclusive, essencial para a aerotransportabilidade .
Quanto às laterais, hoje com as munições AC disponiveis não fará muita diferença, pois se for atingido ja era, sejam anguladas ou retas. Concordo que podia ser melhor, mas ja representa uma evolução, sobretudo porque irá estruturar a criação de uma infantaria mecanizada, somando ao que ja se tem de cavalaria mecanizada. Seria interessente trazer uma reportagem sobre o projeto do caça tanques, seja em 06 rodas com canhão 90, ou em 08 rodas com canhão 105, sendo que este ultimo esta em projeto financiado pela FINEP, bem como sobre como será a composição dos batalhões de infantaria mecanizada no que diz respeito aos carros.